Comunicado de imprensa. 17/290
Para libertação imediata
19 de julho de 2017
Os comunicados de imprensa de fim de missão incluem declarações de equipas de pessoal do FMI que transmitem as conclusões preliminares após uma visita a um país. Os pontos de vista expressos nesta declaração são os do pessoal do FMI e não representam necessariamente os pontos de vista da comissão executiva do FMI. Esta missão não vai resultar numa discussão.
O desempenho em alguns sectores da economia melhorou, uma vez que a última parte do crescimento de 2016. Desceu para 3.8 % em 2016 e é agora projectada para aumentar até 4.7 % em 2017., a publicação do resumo detalhado de O relatório de auditoria kroll é bem-vindo; é necessário fazer mais para preencher as lacunas de informação sobre a utilização dos empréstimos.
Uma equipa de pessoal do Fundo Monetário Internacional (FMI), liderada por Michel Lazare, visitou Moçambique a partir de 10-19 de julho de 2017 para discutir com as autoridades as medidas necessárias para dar seguimento ao recente relatório de auditoria das empresas ematum, proindicus e mãe do sector público. A equipa avaliou igualmente a evolução económica recente e debateu as políticas monetárias e orçamentais no contexto do orçamento de 2018
No final da visita, o sr. Lazare emitiu a seguinte declaração:
" o desempenho em alguns sectores da economia melhorou desde a última parte de 2016., o mais decisivo reforço da política monetária de outubro de 2016 ajudou a reequilibrar o mercado cambial e resultou na valorização de cerca de 30 % em relação ao O Dólar dos EUA desde o final de setembro de 2016., esta orientação monetária contribuiu também para um declínio da inflação de um pico anual de 26 % em novembro de 2016 para cerca de 18 por cento em junho, apesar de um grande Aumento dos preços dos combustíveis em março. Além disso, os preços mais elevados do carvão internacional e um aumento acentuado dos volumes de exportação de carvão contribuíram para reduzir os défices do comércio e da balança corrente da balança de pagamentos, apoiando uma grande acumulação de reservas internacionais, que, no final de junho, abrangia cerca de 6 MESES DE NÃO Importações megaprojecto. Na frente fiscal, o governo tomou medidas importantes, eliminando o trigo e os subsídios de combustível e reintegrar o antigo mecanismo automático de preços do combustível em março.
" No entanto, as perspectivas globais continuam a ser um desafio. O crescimento diminuiu para 3.8 % em 2016 e agora projecta-se que edge até 4.7 % em 2017, principalmente devido a um aumento da produção de carvão e exportações. A inflação continua elevada, mas espera-se que diminua ainda mais. Apesar dos cortes orçamentais no investimento e na aquisição de bens e serviços, o aumento das despesas com salários e salários continua a exercer pressão sobre o orçamento, contribuindo para uma grande acumulação de pagamentos em atraso. A dívida pública total, principalmente denominada em moeda estrangeira, continua em perigo e o governo perdeu os pagamentos da dívida externa.
" as discussões sobre políticas macroeconómicas centradas na necessidade urgente de consolidar as finanças públicas. A equipa salientou que um forte compromisso com o ajustamento orçamental é um elemento essencial para garantir a sustentabilidade das políticas, fomentar uma diminuição da inflação e das taxas de juro, limitar novos aumentos da dívida pública, ao mesmo tempo que facilita a reestruturação da dívida. A equipa salientou que o orçamento para 2018 deverá reduzir decisivamente o défice orçamental. Deve concentrar-se na eliminação das isenções fiscais (incluindo o IVA), que inclui a expansão da lei salarial, e priorizando a aplicação de apenas os investimentos públicos mais críticos, evitando simultaneamente a acumulação de pagamentos em atraso. A protecção dos programas sociais críticos e o reforço da rede de segurança social devem almofada o impacto destas medidas nos segmentos mais vulneráveis da população. É igualmente necessária uma acção urgente para reforçar a situação financeira das empresas de prejuízo e limitar os riscos fiscais que representam.
" no lado monetário, a equipa congratulou-se com a recente introdução do novo regime de política monetária, centrando-se na utilização de uma nova taxa de política (mimo) como principal instrumento de política monetária do banco central. A equipa reconheceu o forte empenho do banco central no sentido de reduzir a inflação. Para abordar as vulnerabilidades do sector financeiro, a equipa instou o banco central a manter-se vigilante em relação aos riscos, a assegurar uma provisão adequada de liquidez para a economia, e continuar a reforçar a supervisão e a execução de regulamentos prudenciais
" a equipa congratulou-se com a publicação do resumo detalhado do relatório de auditoria kroll pelo Ministério Público, como um passo importante no sentido de uma maior transparência no que se refere aos empréstimos contraídos pelas empresas ematum, proindicus e mãe. No entanto, tal como salientado num comunicado de imprensa de junho de 24, enquanto o resumo do relatório fornece informações úteis sobre a forma como os empréstimos foram contraídos e sobre os activos adquiridos pelas empresas, as lacunas de informação crítica continuam a não ser utilizadas no que se refere à utilização A equipa instou o governo a tomar medidas para colmatar as lacunas de informação e reforçar o seu plano de acção para reforçar a transparência, melhorar a governação e garantir a responsabilização.
" a equipe encontrou-se com o primeiro-Ministro Carlos do Rosário, ministro da economia e finanças Adriano Maleiane, banco de Moçambique governador Rogerio Zandamela, promotor público Beatriz Buchili, altos funcionários do governo, representantes do Parlamento, setor privado, e da comunidade de doadores.
" a equipa agradece as autoridades pela sua contínua hospitalidade."
Para libertação imediata
19 de julho de 2017
Os comunicados de imprensa de fim de missão incluem declarações de equipas de pessoal do FMI que transmitem as conclusões preliminares após uma visita a um país. Os pontos de vista expressos nesta declaração são os do pessoal do FMI e não representam necessariamente os pontos de vista da comissão executiva do FMI. Esta missão não vai resultar numa discussão.
O desempenho em alguns sectores da economia melhorou, uma vez que a última parte do crescimento de 2016. Desceu para 3.8 % em 2016 e é agora projectada para aumentar até 4.7 % em 2017., a publicação do resumo detalhado de O relatório de auditoria kroll é bem-vindo; é necessário fazer mais para preencher as lacunas de informação sobre a utilização dos empréstimos.
Uma equipa de pessoal do Fundo Monetário Internacional (FMI), liderada por Michel Lazare, visitou Moçambique a partir de 10-19 de julho de 2017 para discutir com as autoridades as medidas necessárias para dar seguimento ao recente relatório de auditoria das empresas ematum, proindicus e mãe do sector público. A equipa avaliou igualmente a evolução económica recente e debateu as políticas monetárias e orçamentais no contexto do orçamento de 2018
No final da visita, o sr. Lazare emitiu a seguinte declaração:
" o desempenho em alguns sectores da economia melhorou desde a última parte de 2016., o mais decisivo reforço da política monetária de outubro de 2016 ajudou a reequilibrar o mercado cambial e resultou na valorização de cerca de 30 % em relação ao O Dólar dos EUA desde o final de setembro de 2016., esta orientação monetária contribuiu também para um declínio da inflação de um pico anual de 26 % em novembro de 2016 para cerca de 18 por cento em junho, apesar de um grande Aumento dos preços dos combustíveis em março. Além disso, os preços mais elevados do carvão internacional e um aumento acentuado dos volumes de exportação de carvão contribuíram para reduzir os défices do comércio e da balança corrente da balança de pagamentos, apoiando uma grande acumulação de reservas internacionais, que, no final de junho, abrangia cerca de 6 MESES DE NÃO Importações megaprojecto. Na frente fiscal, o governo tomou medidas importantes, eliminando o trigo e os subsídios de combustível e reintegrar o antigo mecanismo automático de preços do combustível em março.
" No entanto, as perspectivas globais continuam a ser um desafio. O crescimento diminuiu para 3.8 % em 2016 e agora projecta-se que edge até 4.7 % em 2017, principalmente devido a um aumento da produção de carvão e exportações. A inflação continua elevada, mas espera-se que diminua ainda mais. Apesar dos cortes orçamentais no investimento e na aquisição de bens e serviços, o aumento das despesas com salários e salários continua a exercer pressão sobre o orçamento, contribuindo para uma grande acumulação de pagamentos em atraso. A dívida pública total, principalmente denominada em moeda estrangeira, continua em perigo e o governo perdeu os pagamentos da dívida externa.
" as discussões sobre políticas macroeconómicas centradas na necessidade urgente de consolidar as finanças públicas. A equipa salientou que um forte compromisso com o ajustamento orçamental é um elemento essencial para garantir a sustentabilidade das políticas, fomentar uma diminuição da inflação e das taxas de juro, limitar novos aumentos da dívida pública, ao mesmo tempo que facilita a reestruturação da dívida. A equipa salientou que o orçamento para 2018 deverá reduzir decisivamente o défice orçamental. Deve concentrar-se na eliminação das isenções fiscais (incluindo o IVA), que inclui a expansão da lei salarial, e priorizando a aplicação de apenas os investimentos públicos mais críticos, evitando simultaneamente a acumulação de pagamentos em atraso. A protecção dos programas sociais críticos e o reforço da rede de segurança social devem almofada o impacto destas medidas nos segmentos mais vulneráveis da população. É igualmente necessária uma acção urgente para reforçar a situação financeira das empresas de prejuízo e limitar os riscos fiscais que representam.
" no lado monetário, a equipa congratulou-se com a recente introdução do novo regime de política monetária, centrando-se na utilização de uma nova taxa de política (mimo) como principal instrumento de política monetária do banco central. A equipa reconheceu o forte empenho do banco central no sentido de reduzir a inflação. Para abordar as vulnerabilidades do sector financeiro, a equipa instou o banco central a manter-se vigilante em relação aos riscos, a assegurar uma provisão adequada de liquidez para a economia, e continuar a reforçar a supervisão e a execução de regulamentos prudenciais
" a equipa congratulou-se com a publicação do resumo detalhado do relatório de auditoria kroll pelo Ministério Público, como um passo importante no sentido de uma maior transparência no que se refere aos empréstimos contraídos pelas empresas ematum, proindicus e mãe. No entanto, tal como salientado num comunicado de imprensa de junho de 24, enquanto o resumo do relatório fornece informações úteis sobre a forma como os empréstimos foram contraídos e sobre os activos adquiridos pelas empresas, as lacunas de informação crítica continuam a não ser utilizadas no que se refere à utilização A equipa instou o governo a tomar medidas para colmatar as lacunas de informação e reforçar o seu plano de acção para reforçar a transparência, melhorar a governação e garantir a responsabilização.
" a equipe encontrou-se com o primeiro-Ministro Carlos do Rosário, ministro da economia e finanças Adriano Maleiane, banco de Moçambique governador Rogerio Zandamela, promotor público Beatriz Buchili, altos funcionários do governo, representantes do Parlamento, setor privado, e da comunidade de doadores.
" a equipa agradece as autoridades pela sua contínua hospitalidade."
6 comentários
Comentários
Augusto Fernandes E tudo muito lindo mas os nomes dos Principais culpados da divida nada...
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Estacio Valoi
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Traduzido do Inglês
Antonio Cossa.
" as lacunas continuam a ser não no que diz respeito à utilização dos
empréstimos." incluindo os nomes dos implicados e os trazer em
responsabilidade, prisão. Devolve todo o dinheiro, confiscar os seus
bens....!Ver Original
Daniel Neto Pois é, comeram uns camarões, beberam uns copos, embarcaram de regresso em business class... e tudo fica na mesma. Que farsa!
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Carlos E. Nazareth Ribeiro Veloso,
a Diplomacia no seu mais elevado grau de "hipocrisia"... Como diziam os
nossos Velhos, "dar uma no cravo, outra na ferradura"... e o cavalo que
relinche à vontade, que NADA vai mudar...
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Zulficar Mahomed A contínua suga de colarinho branco.
Nem BM, nem FMI, nem doadores sérios vao desafogar este povo sugado.
Oxalá, gerações vindouras tenham mais ousadia reivindicativa, o que também duvido.
Viraremos a uma monarquia partidária a breve trecho, apadrinhada por pseudo-legalistas.
FMI diz que persistem lacunas de informação sobre uso do dinheiro das dívidas
Nem BM, nem FMI, nem doadores sérios vao desafogar este povo sugado.
Oxalá, gerações vindouras tenham mais ousadia reivindicativa, o que também duvido.
Viraremos a uma monarquia partidária a breve trecho, apadrinhada por pseudo-legalistas.
FMI insta governo a eliminar lacunas do relatório da Kroll
A missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) saúda a sua divulgação do relatório da Kroll sobre a auditoria às dívidas ocultas, mas deixa algumas recomendações:
“Persistem lacunas de informação essencial que carecem ser resolvidas, no que concerne ao uso dos proveitos dos empréstimos. A missão exortou o Governo a tomar medidas para colmatar essas lacunas de informação e a aprimorar o seu plano de acção de reforço da transparência, melhoria da governação, e garantia de responsabilização”, avança o comunicado.
Durante os dias que esteve em Moçambique, a missão do FMI manteve reuniões com diferentes entidades nacionais, com objectivo de avaliar o estágio da economia e ver com as autoridades o seguimento que está a ser dado ao Relatório da Kroll. Tendo por isso, se reunido em separado com o Primeiro-Ministro, o Ministro da Economia e Finanças, Governador do Banco de Moçambique e a Procuradora-Geral da República.
No final, o chefe da missão, Michel Lazare, fez uma apreciação positiva à medidas de política monetária adoptadas pelo Banco Central que combinadas com a subida do preço do carvão e aumento das exportações daquele recurso contribuíram para a melhoria dos principais indicadores macro-económicos. Também elogiou a decisão do governo pela eliminação dos subsídios ao trigo e combustível. Entretanto, consideram, a situação ainda não é das melhores: “As perspectivas continuam difíceis. A inflação continua elevada mas prevê-se que continue a declinar. Apesar dos cortes orçamentais no investimento e na aquisição de bens e serviços, o aumento da despesa com salários e remunerações continua a colocar pressões sobre o orçamento, contribuindo para a acumulação de atrasados internos. A dívida pública total, na sua maior parte denominada em moeda externa, continua em situação de sobre-endividamento e o Governo falhou pagamentos de dívida externa”.
Face à situação difícil da economia nacional, a Missão do FMI deixou outras recomendações para o governo: “As discussões de política macroeconómica centraram-se na necessidade urgente de consolidação adicional das finanças públicas. A missão sublinhou que o empenho forte no ajustamento fiscal constitui um elemento crucial para garantir a sustentabilidade, promover o declínio da inflação e das taxas de juro, limitar aumentos adicionais da dívida pública e, ao mesmo tempo, facilitar a reestruturação da dívida. A missão enfatizou que o orçamento de 2018 deve, decisivamente, reduzir o défice fiscal. Deve centrar-se na eliminação das isenções fiscais (incluindo de IVA), na contenção da expansão da massa salarial, e na priorização da implementação de investimentos públicos essenciais apenas, evitando uma maior acumulação de atrasados. A protecção de programas sociais críticos e o reforço das redes sociais de segurança devem amortecer o impacto destas medidas sobre os segmentos mais vulneráveis da população. É também necessária acção urgente para reforçar a posição financeira das empresas que operam em perda e limitar o risco fiscal que estas representam”.
O FMI aconselha ainda o Banco Central a continuar vigilante em relação a riscos decorrentes da vulnerabilidade que o sector financeiro está exposto e pede que garanta a provisão da liquidez adequada à economia, e a continuar a incrementar a supervisão e aplicação da regulação prudencial.
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