NYUSI PREOCUPADO COM ARMAS EM MÃOS ALHEIAS
O Presidente da República, Filipe Nyusi, manifestou hoje, em Maputo, o seu extremo desagrado com os indivíduos que portam ilegalmente armas, reiterando que apenas as autoridades tem o único e exclusivo direito de as ter.
Nyusi, que falava hoje, na sede nacional da Frelimo, no âmbito das comemorações do seu aniversário natalício, assinalado na terca-feira, alertou aos moçambicanos sobre os perigos que incorrem ao permitirem que pessoas comuns estejam armadas, comparando-as com leões à solta que a qualquer instante podem gerar terror e causar danos irreparáveis.
'O país está a ter um tipo de comportamento que agita toda a população. A circulação de armas não facilita o trabalho das autoridades, se uma arma está com a polícia é possível dizer de onde um certo tiro vem, mas se esta mesma arma cai em mãos alheias ai fica-se sem perceber e isso intensifica o crime. É como ter um campo disponível para plantações, com boa chuva, mas as pessoas temem sair de casa porque há leões que causam conflitos e não permitem que as pessoas produzam num ambiente de paz e harmonia. Deixemos as armas, esse é o meu grande apelo, disse Nyusi.
O Chefe de Estado acrescentou ainda que Moçambique não pode ser uma excepção quando o assunto é a segurança e estabilidade, pois, mesmo ao nível regional, nenhum país permite a posse e circulação ilegal de armas.
'Não há país na região que deixa uma pessoa com arma a andar na estrada, não podemos nós nos tornarmos um país estranho, deixemos de transformar o país num lugar de pessoas estranhas. As armas devem ser entregues às autoridades, temos que estar muito engajados na denúncia, apelou Nyusi.
O Presidente da Republica manifestou a sua desilusão para com as pessoas (homens armados da Renamo) que não acataram o apelo à devolução espontânea das armas, pois, tais indivíduos não percebem que a democracia não é feita através de braços armados.
'Alguns irmãos não entendem quando dizemos para devolverem as armas sozinhos, não entendem este gesto de tolerância, não podemos e não deixaremos que armas continuem em mãos alheias, não deixaremos que leões andem à solta, pois se não deixarmos, as populações poderão produzir e ajudar a resolver o problema da fome ao nível da sua região, explicou Nyusi.
Para o Estadista não é possível que as pessoas aleguem falta de confiança para continuarem armadas até hoje.
'A entrega das armas é que é a principal ferramenta para o debate, a democracia é feita através do debate, da discussão de ideias, não queiramos agora inventar outro tipo de democracia em Moçambique', disse Nyusi, acrescentando que todos os indivíduos devem ser protegidos e assegurados unicamente pelas autoridades, compostas pela polícia e forças de defesa.
Nesta ordem, Nyusi instou os membros e simpatizantes do seu partido para que também estejam engajados na promoção da paz, demonstrando a sua organização ao nível interno.
'Agradeço imenso o gesto, isso demonstra a família unida, organizada e coesa que é a Frelimo. Ensinem as outras pessoas com actos, disse o Presidente da Republica.
Por seu turno, o Secretario-Geral (SG) da Frelimo, Eliseu Machava, tranquilizou o Presidente da Republica, afirmando que tudo fará para que o Partido e todas as suas organizações sociais se unam na promoção dos valores do patriotismo e massificação das ideias democráticas reinantes no partido.
'Estamos dispostos a trabalhar com o nosso Presidente, para juntos pensarmos no bem comum para a nossa sociedade, estaremos lado a lado para ajudar na implementação do plano desenhado pelo partido que tem em vista um uniforme desenvolvimento da sociedade moçambicana. Comprometemo-nos em acções concretas que permitiram a materialização dos objectivos, disse Machava.
Jeremias Chemane (JC)/sn
AIM – 10.02.2016
Os que insistem no encontro Dhlakama/nyusi
Nyussi diz a paciencia tem limites a renamo deve entregar as armas e Afonso Dhlakhama deve ser guarnecido com PRM.
Stv
" Neste país, com o nível de tolerância que existe, não há motivo para as pessoas andarem armadas. Não há! Só o facto de termos dito 'devolvam as armas sozinhos', isso é tolerância que até excede os limites, é essa a tolerância que o povo já está a transbordar a paciência. O Governo não vai continuar a tolerar coisas que fazem mal ao povo"
(Filipe Nyusi)
Sem comentários:
Enviar um comentário