sábado, 20 de fevereiro de 2016

Mulheres falam de violações perpetradas pelos soldados do regime."

2
Para aqueles que gostariam de saber o que se diz nesta reportagem da BBC sobre os refugiados
moçambicanos no Malawi. A reporter diz o seguinte sobre os homens, mulheres e crianças no campo.
"Estes sao refugiados. O governo de Moçambique diz que estas pessoas nao existem. O governo de Moçambique nao quer que façamos esta reportagem por medode de afogentarmos os investidores de Moçambique.
"Agora muitos destes refugiados falam e contam sobre aquilo que se passa nas zonas donde fugiram, da violencia que la existe em zonas onde a Renamo tem muito apoio e acusam as forças do governo de montarem ataques contra as populações.
"Alguns destes refugiados acusam ambos os lados.
"Mulheres falam de violações perpetradas pelos soldados do regime."
Uma mulher em voz na sua língua disse: "Tive que fugir para nao ser violada pelos soldados do governo. Vi a minha vizinha a ser violada por treze soldados do governo. Tive mesmo que fugir visto que nao gostaria de ver aquilo que aconteceu a minha vizinha me acontecer a mim."
"Os dirigentes moçambicanos nao querem falar do assunto, mas o pessoal das organisacoes que prestam ajuda aos refugiados ja falam do assunto."
Uma mulher das organisacoes de apoio aos refugiados diz: "O campo estava congestado e o governo nos deus terra onde estabelecemos um novo campo. O povo aqui partilha o pouco que tem com os refugiados."
O régulo diz:" Sim partilhamos com eles a terra, agua e lenha."
A reporter diz:"O governo de Moçambique diz que essas sao pessoas normais que atravessam a fronteira e nao ha problema com elas."
A reporter termina por apontar alguns outeiros a distancia, dizendo que la é Moçambique e nao pode ir para la visto que os refugiados dizem que no outro é muito perigoso. FIM
b
1
Caro Dr Francisco Moisés, creio que deixou escapar "antigos rebeldes" que a reporter inglesa usa para designar os membros da Renamo.
A reporter da BBC não consegue esconder a sua íntima antipatia para com a Renamo, condicionada por muitos anos de indoctrinação pela propaganda mundial da Frelimo.
O Governo do Malawi, as organizações de apoio humanitário como a ACNUR (Nações Unidas) e Médicos sem Fronteiras, têm estado a reportar que as populações estão a fugir de Moçambique por causa das atrocidades das tropas governamentais apenas, e ninguém acusa a Renamo de hostilizar essas populações.
Portanto é duvidosa a reportagem da BBC que as populações estejam a acusar ambos os lados.
A verdade deve ser reposta. O mundo não pode continuar a escamotear a verdade sobre a realidade do drama dos moçambicanos.
More than 6,000 people have fled Mozambique to neighbouring Malawi after being caught up in fighting in the north of the country.
Government forces are accused of targeting villages loyal to the opposition, who have threatened to seize key areas after the 2014 elections which they claim were flawed.
Karen Allen reports from Malawi.
BBC- 19.02.2016

Sem comentários: