quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

SERÁ QUE NÃO EXISTE UMA FORMA DE DESCENTRALIZAR ESTE SERVIÇO E LEVÂ-LO AO ENCONTRO DO CIDADÃO




Boa tarde e feliz 2016 para todos! Este é o cenário que se vive "todo o santo dia" nas instalações onde provisoriamente(?) está a funcionar a Direcção de Identificação Civil (DIC) em Maputo, para onde centenas de cidadãos acorrem para abtenção do Bilhete de Identidade (BI). As pessoas ficam horas a fio, de pé, ao sol, num local bastante próximo de bombas de combustível e quartel dos Bombeiros. Como se pode ver nas imagens, algumas pessoas até recorrem aos portões dos Bombeiros para sentarem e se abrigarem do sol.


No meu parco conhecimento sobre Higiene, Segurança e Ambiente, estas pessoas estão expostas a vários perigos: radiação solar directa, inalação de derivados de petróleo, perigo de atropelamento em caso de um despite na Av. Eduardo Mondlane, de saida de viatura dos Bombeiros em emergência, ou mesmo de um incêndio nas Bombas, dentre outros perigos que aqui não importa referir, sem contar com o "cabritismo" que a impaciência provocada pela longa espera dá azo.

A pergunta que eu coloco é: SERÁ QUE NÃO EXISTE UMA FORMA DE DESCENTRALIZAR ESTE SERVIÇO E LEVÂ-LO AO ENCONTRO DO CIDADÃO, através das Administrações dos Distritos Municipais, das Secretarias dos Bairros, ou outros locais de fácil acesso? Gostaria que quem de direito revisse esta situação que já se torna alarmante.



LikeComment

16 people like this.
Comments


Rui Neves Ha mais de 6 meses que nao consigo ter BI, a DIC faz um pessimo trabalho todos funcionarios deviam estar no olho da rua

Like · Reply · 1 · January 5 at 4:56pm


Marcy Ismael Daima O mesmo acontecendo na cidade da Beira...
Lastimavel

Like · Reply · January 5 at 5:01pm


Daude Amade Autentica VERGONHA NACIONAL em pleno seculo XXI;tanta fila para ter BI......Requer intervencao do Conselho de Ministros!

Like · Reply · 1 · January 5 at 5:21pm


Emidio Cuamba País do Pandza... eu estou sem moral para ir tratar meu BI depois de mudar meu estado civil so posso deixar este que tenho ir até ao fim..... estamos mal o mesmo senario se vive no INATER pra obtenção da carta....

Like · Reply · 2 · January 5 at 6:47pm


Wilson Mondlane Parece que há quem gosta de ver o povo a sofrer! Terrível.

Like · Reply · 1 · January 5 at 7:09pm


Cristina Samboco Cris Realmente , é muito triste, pra ter um documento de identidade é necessário fazer filas longas, e até subornar os funcionários da DIC

Like · Reply · January 5 at 7:15pm


Antonio Pereira Um BI pode levar mais de um ano a sair, mas um Cartão de Eleitor fica pronto em menos de 20 minutos!!!

Like · Reply · 7 · Yesterday at 3:32am


Selma Simango Kkkkk... esqueci-me de referir que eu mesma que vivo a escassos metros do local (as fotos foram tiradas a partir da varanda da minha casa), estou sem BI desde Setembro de 2015. Só de ver a avalanche de gente todas as manhãs e imaginar o que tenho de passar para obter um novo BI, os meus cabelos " ficam em pé', kkkkk....

Like · Reply · 4 · Yesterday at 10:41am


Jose Mateus Simango Simango Vamos comentando O

Like · Reply · Yesterday at 11:02am


Antonio Pereira Apesar de terem requisitos e tecnicidades similares para a sua emissão, a díferenca entre os 20 minutos em que fica pronto um Cartão de Eleitor e os meses ou anos de um BI leva a ser emitido, é que para as autoridades o BI só serve aos interesses do cidadão, enquanto o Cartão de Eleitor dá tachos, enche bolsos, elege deputados, edis, governos, ministros e até presidentes. Por isso os Cartões de Eleitor saiem rápido e são prioritários e os BI praticamente ignorados. frown emoticon

Like · Reply · 6 · Yesterday at 12:40pm


Nasser Ossemane sofrimento

Like · Reply · Yesterday at 2:49pm


Jasmin Rodrigues E o valor que se gastou a uns anos neste sistema de BIs ....ao serviu para enriquecer as pessoas! O que esta a dar agora e pagar balurdios por sistemas informaticos.....

Like · Reply · 14 hrs


Affonso Guerreiro A AT tem estado a expandir seus braços em todo o país para colecta tributária. Ou seja, para tirar dinheiro das pessoas são eficientes, mas para simplificar a vida das pessoas são infernalmente incompetentes.

Conclusão: Isto é propositado. É um desleixo deste governo incompetente.

Like · Reply · 1 · 5 hrs


Affonso Guerreiro Atenção, que não estou a dizer que emissão de BI é tarefa da AT. Só para que conste.

Like · Reply · 5 hrs

Sem comentários: