quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O poder de Guebuza

PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Opinião - Editorial
Escrito por Redação  em 21 Outubro 2013
Share/Save/Bookmark
O poder de Guebuza dentro do partido é incontestável. Os pronunciamentos de grandes figuras do partido – antes apologistas da resolução de quezílias no seio da Frelimo – fora do perímetro da formação política da Pereira do Lago não passa, na verdade, da perca de espaço dentro do mesmo. O que lhes sobra, actualmente, é gritar e espernear. O que significa, na realidade, que Guebuza tomou o poder e os demais, no seio do partido, estão apenas desesperados, mas não podem fazer absolutamente nada porque deixaram que lhes atassem os braços.
Portanto, a ideia de acabar com Dhlakama visa, no meu entender, extirpar qualquer espécie de oposição ao poder do Presidente da Frelimo. O perigo, se tal suceder, será o de Guebuza tornar-se dono e senhor do nosso destino dono colectivo. E isso representa uma enorme perigo para a liberdade de expressão neste rochedo à beira-mar.
Olhando para a situação actual já atingimos um ponto irreversível. O mais certo é Dhlakama morrer como Savimbi ou sair vivo e derrotado e desacreditado das matas de Gorongosa. E depois disso nem o voto será capaz de tirar a Frelimo do poder. O silêncio ou a compra da consciência de certa imprensa mostra o caminho que estamos a trilhar. Um caminho perigoso e sinuoso.
Espero estar errado, mas julgo que a morte certa de Dhlakama ou a sua rendição colocar-nos-á num país com liberdade aparente. Onde as eleições realizar-se-ão para mostrar ao ocidente que vivemos num país livre. Partidos como MDM servirão apenas para legitimar eleições onde a verdade das urnas será estuprada em benefício dos mesmos líderes de sempre. Eu já não tenho saudades do futuro.

"A tomada da base do presidente Dhlakama, pelos Comandos das FADM/FIR, marca o fim da democracia multipartidária em Moçambique" Renamo
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Alfredo Manjate  em 21 Outubro 2013
Share/Save/Bookmark
“Queremos informar os moçambicanos que o presidente Afonso Dhlakama mudou do local onde vinha residindo há um ano, porém, está de boa saúde e com a moral bastante elevada, pois este acto belicista do Governo veio mostrar quem de facto não quer a paz, não quer democracia, pretende processos eleitorais não transparentes de modo a perpetuar-se infinitamente no poder,” acrescentou o porta-voz da Renamo, Fernando Mazanga.
A Renamo ainda não respondeu ao ataque das forças governamentais, entretanto, avisa que não sabe qual será a situação nas próximas horas pois o seu líder, Dhlakama, está a perder controlo da situação. “Os próximos actos não deverão ser imputados ao presidente da Renamo, pois ele tudo fez para manter a calma, a paz, a democracia multiparidária”, sublinhou.
A Renamo entende que este ataque resulta do facto de o seu presidente ter “desafiado o Presidente da República, Armando Guebuza, a deixar de condicionar a circulação de pessoas e bens no troço que vai de rio Save até Muxúnguè, a partir deste segunda-feira (21).
“Neste momento que estou a falar, Santundjira está a ser fustigado com armamento bélico pesado, nomeadamente, canhão 75mm, morteiro 82mm, B10, anti-áreas e outro tipo de material de calibre superior”, referiu.
Este partido considera que a tomada da base do Afonso Dhlakama, pelas forças governamentais, “marca o fim da democracia multipartidária” em Moçambique. “Esta atitude irresponsável do Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança coloca ponto final aos entendimentos de Roma”, disse Mazanga.
No entanto, a “Perdiz” reitera que está disposta a lutar pela democracia no país, pois os seus quadros estão “proibidos de ter medo”. Na sua intervenção o porta-voz da Renamo sublinhou que “a solução militar já se mostrou no passado ser inviável para ocasiões desta natureza.
“Continuamos a condenar aqueles que ainda acreditam nas armas para a solução dos problemas de ordem político-ideológica, pois o século XXI não se compadece com mentes belicistas do tipo que estamos hoje a assistir em Moçambique".
Recorde-se que esta segunda-feira a delegação da Renamo não se fez presente ao encontro com a sua contraparte do Governo para a continuidade do diálogo político.
Ainda nesta segunda-feira o Chefe de Estado, Armando Guebuza, iniciou a sua Presidência Aberta à província de Sofala onde, desde a passada quinta-feira (17), se registam confrontos armados entre forças governamentais e homens da Renamo.
Governo confirma ataque à base de Afonso Dhlakama em Santunjira
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Victor Bulande  em 21 Outubro 2013
Share/Save/Bookmark
Segundo Cristóvão Chume, porta-voz do Ministério da Defesa, “Na última conferência de imprensa dissemos que responderíamos a qualquer ataque, independentemente de quem quer que seja. Hoje, nós íamos atrás dos homens que atacaram as nossas forças, que por volta das 12 horas de hoje atacaram a nossa subunidade”.
“A nossa intenção era perseguir os homens até de onde eles tinham saído. Fomos atrás deles e foram até à base onde se encontrava o seu líder. Afonso Dhlakama e os seus homens fugiram e as Forças de Defesa e Segurança ocuparam Santunjira ”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, que diz que as forças governamentais vão sempre responder a provocações.
Num outro desenvolvimento, Cristóvão Chume diz que não foi registada nenhuma baixa do lado das forças governamentais, muito menos no seio da comunidade. “Não conformamos nenhuma baixa do lado deles, nem da comunidade. (…) A nossa preocupação é retomar à vida normal das populações. Queremos apelar à calma e tranquilidade e serenidade aos diversos pronunciamentos que possam surgir. As Forças de Defesa e Segurança irão continuar a manter a ordem e tranquilidade incluindo em Sadjundjira como parte do território nacional”.
Não estamos em guerra mas continuaremos a reagir as provocações contra nossas forças concluiu Cristóvão Chume.
Entretanto o líder da Renamo, em fuga, afirmou ao jornal Canalmoz que está bem, mas perdeu o controlo das suas forças pelo que admite que possa haver retaliações sem que seja por ordens dadas por ele.


MCC Mozambique
Government confirms defense forces attacked Dhlakama's Santunjira base in Sofala. Dhlakama fled and his whereabouts are unknown.
Mito Pedro · 
Esta situação e muito delicada e eu em particular tenho medo da repercurcao e da dimensão que este acto pode custar ao povo. E triste que se tenha de voltar ao passado para valorizarmos certas coisas como a paz. Não falaria de desenvolvimento porque Moçambique não registra desenvolvimento mais sim um crescimento econômico. Espero que o povo não tenha de pagar pela ignorância de alguns...
Júlio Borges Borges · 
Infelizmente, meu caro Mito Pedro, o povo esta a pagar MUITO CARO, nao so pela ignorancia, mas tambem pela arrogancia, e ambicao desmedida de MUITOS...
Gosto · Responder · 1 · 22 de Outubro de 2013 9:13
Simão J. Nhaposse · 
tamos a ser feito de pateta pelo Porta-voz do MDN. pensa ki todos perderam capacidade de analise
Paulo Bila · 
Ha gente que ja viciou se pelo poder e com a guerra querem se manter. SOCORROOOOOOO!!!!! NAO GUERRA mas sim ao DIALOGO serio para trazer tranquilidade ao povo ja sacrificado pela pobreza.
Amuibo Vaggs ·
Foi triste o que aconteceu com Lider da Renamo, mas agora esperemos que esta situação não crie situações negativas para o povo.
Joao Dias
Afinal de contas,quem provoca outro e quem iniciou com desturbios: nao foi a frelimo,
Eles nao estao a Terrorizar somente a Renamo mas sim o Povo em Geral. Nesse Pais nunca houve Paz somente repouso dos conflitos armados.Eh muito Triste e Lamentavel.
Joao Dias · 
CONCIDADÃOS MOÇAMBICANOS QUE DETÊM O PODER E A FORÇA.... POR FAVOR... NÃO ESPEZINHEM MAIS ESTE POVO. LEMBREM-SE DO PROVÉRBIO 'QUANDO OS ELEFANTES LUTAM QUEM SOFRE É O CAPIM'
Samuel Guacha · 
nao nos esquecemos que todo aquele que comete o pecado sobre os inocentes sera julgado, seja ele de poder superior ou inferior. Deus lhe julgará.
Hugo Chissaque · 
"Não estamos em guerra mas continuaremos a reagir as provocações contra nossas forças." (Cristóvão Chume - porta-voz do Ministério da Defesa. >>>>>>>>>
>>>>>>Guerra<<<<< Inimizade declarada e luta à mão armada entre nações ou partidos.
2. [Por extensão] Inimizade e actos de hostilidade entre famílias ou pessoas; campanha.
"guerra",
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,http://www.priberam.pt/DLPO/guerra [consultado em 22-10-2013].
Estamos ou nao estamos em guerra???
Paully Ranglly · 
palhacada,o chefao sempre fala de Paz,mas que Paz!!!!
Rosangelo Manuel · 
Consultor na empresa Eng. Tecnico
Nem chega ser palhaxado castigo do pequeno por em nenhum momoento serao antigidos sao figuras bem protegidas foram de nos isto faz sentir mas o pequeno e algum momento devem erguer a cabexa e pensar na oessoa k o amanha irao precisar temos k ser unanimes e tudo povo vamos abrir as vistas ja amanheceu
Gosto · Responder · 2 · 22 de Outubro de 2013 20:43
Douglas Harris · 
Concordo plenamente com o Rosangelo Manuel chegou a hora para agirmos com inteligencia...
Gosto · Responder · 29 de Outubro de 2013 10:59
Manuel Antonio Cardoso · 
+, onde vamus parar memu?? est snhor nao sent para o povo???
Gosto · Responder · 30 de Outubro de 2013 16:47
Claudio Lombene · 
1-Criar um ambiente de instabilidade politico-militar,sob pretexto de retaliacao.2-Com a guerra em crescente,declarar estado de emergencia nacional.3-Adiar sine die a realizacao de eleicoes ate que estejam criadas as condicoes(politico militar)facto que pode se arrastar anos a fio.PERGUNTA:Quem estaria mais interessado(ganharia)com a Guerra?
Rosangelo Manuel · 
Consultor na empresa Eng. Tecnico
JA ESTA CRIDO A DISTABILIDADE
Gosto · Responder · 2 · 22 de Outubro de 2013 20:50
Negro Puro · 
ISSO TA BEM CLARO E QUEM VAI PERMANECER SE TER QUE MUDAR A CONSTITUICAO
Gosto · Responder · 2 · 29 de Outubro de 2013 17:34
Rui André Durão · 
Web Developer na empresa Joomla!
Ando a dizer isso mesmo há meses. Mas, parabéns Claudio por enumerares tão bem o que se passa neste país. Há muito cavalo aqui à volta que só vê em frente e não olha para os lados. ACORDEM e perguntem o porquê das coisas! Não se limitem a ver o que há na comunicação social!
Gosto · Responder · 3 · 30 de Outubro de 2013 10:03
Simoes Chissico
Mas algo me escapa, como e que usando artilharia pesada e invasaofeita em 15 min nao conseguiram apanhar nenhuma arma, pessoa ou animal? se era base da Renamo durante anos nao era suposto ter toda a operacao logistica desta? Que se cuide o Governo, relamente podemos estar no plano de imencia de uma Guerra.
Rosangelo Manuel · 
Consultor na empresa Eng. Tecnico
eles deve pensar nao em eles mas sim em familias k estam nas matas sem alimentaxao se escuolha e muito s por nao quererem redimir s
Gosto · Responder · 22 de Outubro de 2013 20:39
Simão J. Nhaposse · 
a verdadeira base esta em marringue. isso chama-se contra-inteligencia.
Gosto · Responder · 25 de Outubro de 2013 18:10
JF Thayero · 
Simao Nhamposse Isto me faz lembrar a longa metragem do "Tempo dos Leopardos" em que se dizia que a Base da FRELIMO estava em toda a Republica de Moçambique e todos os Moçambicanos lutavam contra o colonialismo português.
Gosto · Responder · 29 de Outubro de 2013 10:17
Lauren Fox
keep up the great work! Emoji heart
Agostinho Sitoiane Macuacua · 
Essa guerra quer roubar a paz dos moçambicanos, não para o governo.
Rosangelo Manuel · 
Consultor na empresa Eng. Tecnico
JA FOI ROUBADA ASSI SO FALTA NOS TIRAR TUDO K HAVIAMOS INICIADO A RECONSTRUIR
Gosto · Responder · 1 · 22 de Outubro de 2013 20:49
Almeida Guissamulo · 
Sera que o Governo ( FADM) ganharam uma batalha? Creiio que ainda nao ganharam a guerra! Nao vejo como podem haver estrategas tao maus!
Rosangelo Manuel · 
Consultor na empresa Eng. Tecnico
NAO GANHARAM SO CRIARAM DESTAILIDADE
Gosto · Responder · 1 · 22 de Outubro de 2013 20:50
Simão J. Nhaposse · 
engracado. antes da presenca das FADM a vida ia bem naquela zona. eis uma pergunta: quem esta a desestabilizar?
Gosto · Responder · 8 · 25 de Outubro de 2013 18:12
Germano Milagre · 
Almeida nao querem ganhar guerra nenhuma ...o objectivo aqui e so haver guerra pois isso ira proibir a realizacao de eleicoes e voltamos a ditadura por causa da guerra !
Gosto · Responder · 6 · 26 de Outubro de 2013 12:35
Maria Madalena Rodrigues · 
meu deus o que posso comentar?so rogo a deus pai k nao permita guerra em moz.jesus proteja meus amigos e toda a populaçao inocente de moçambique. meu pai ilumine a mente do governante desse pais lindo k tem um povo especial.kanimambo moçambique!!!!!!!!!!!!!!
Canaksin Fanito Armando · 
Works at Sou estudante
Maria, tens muita razao, mas o povo colheu o que plantou em 2009. Não percebo porque é que no mandato de J.A.C o pais estava calmo, e este tendo participado da assinatura dos acordos de Roma, não tenha tido experiencia e know how sobre como manter a Paz. enfim, o povo chora pelo voto que foi pelo lado errado.
Gosto · Responder · 1 · 31 de Outubro de 2013 10:19Editado
Jose Campos · 
PORQUE MAS GUERRA? EM QUE SO UMA DETERMINADA CAMADA SOCIAL SOFRE. ANGOLANO- LUANDA
Tonny Jr Cumbe · 
Mano lembre do ditado que " NA LUTA DOS {FIVE BIG} O CAPIM EH QUE SOFRE" triste senario mas o povo Moz continua a estender a corrente da PAZ,
Gosto · Responder · 7 de Novembro de 2013 16:13
Electromunajaca & filhos
Tonny Jr Cumbe Agora é que vai se conhecer a sorte do narrador da história pos ñ tinha o seu fecho, julgo eu!
Gosto · Responder · 29 de Junho de 2014 21:22
Miquitaio Rego · 
O governo e Renamo prtecisam reflectir bem sobre as consequencias de toda essa tensao para as proximas eleçoes. Será que ostentam camisolas de merecedores do concurso do jogo eletotal?
JF Thayero · 
Rajoelina e Ravalomanana (Madagascar) foram excluidos da corrida Eleitoral para a Casa Branca daquele País, Se calhar era bom que aqui tambem excluissemos esses dois "Belicistas" malandros incluindo os seus Partidos de concorrerem a Ponta Vermelha e Magna Casa do Povo (Assembleia da Republica). Mais nao disse. Fui!
Gosto · Responder · 29 de Outubro de 2013 10:32
Nelson Guelito · 
Acho eu que a RENAMO deve ser desarmada. Mas para tal há necessidade de as duas partes sentarem se a mesa e rever os acordos de Roma. talvez haja pontos que não ficaram concluídos, como a desmilitarização da Renamo, a separação do Partido e Estado, entre outros aspectos.
Germano Milagre · 
Bem como a garantia de campanhas eleitorais limpas, CNE com paridade etc ... muito ficou mal feito no AGP e hoje estamos a pagar o preco disso !
Gosto · Responder · 4 · 26 de Outubro de 2013 12:37
Carmen Rodrigues
isto deveriam ter feito desdo o inicio e nao deixar gente armada andar pela Gorongosa este tempo todo. Sempre que o fulano nao recebia taco...ameacava que voltava para Gorongosa. Se nao tivese la as tropas dele...voltava para la fazer o que sozinho...havia de ficar calado e tentar a mudra o que nao anda bem, atraves de...politica, como acontece em todos os paises multipartidarios.
Gosto · Responder · 1 · 28 de Outubro de 2013 18:33
JF Thayero · 
Eu acho que a RENAMO nao deveria ser desarmada, ela deveria se desarmar sozinha. Para isso acontecer o pressuposto seria que tudo estivesse a correr bem e a propria RENAMO sentiria por si so que nao havia necessidade de andar armada até aos dentes. É como acontece com a situação dos transportes na Cidade de Maputo, se tivessemos um bom sistema de transporte público, com certeza que cada um pensaria 2x antes de levar sua viatura pessoal à estrada mas como sabemos que as coisas nao sao bem assim, mantemos e aumentamos carros privados na estrada. Já se disse varias vezes: boa porçao das reivindicações da RENAMO são tambem do POVO, então, porque nao encontrar soluções definitivas e nao estas medidas cosméticas que gostam de nos enganarem com elas?
Gosto · Responder · 32 · 29 de Outubro de 2013 10:26
Douglas Harris · 
A Carmen Rodrigues devia ficar calada se não tem opinião... conheça a História Política do País para não falar besteira!
Gosto · Responder · 29 de Outubro de 2013 11:10
Claudio Lombene · 
Carmen,a Guerra nao comeca nas armas,mas na mente de quem quer faze-la,logo e preciso lidar com os fantasmas que estao na mente do homem de guerra.E converssando e cedendo mutuamente que se chega a consensos,nao acha?
Gosto · Responder · 30 de Outubro de 2013 14:29
Abel Vilanculos · 
Julio Fernando Desculpe meu irmao, o acordo geral de roma esta' encerrado. O Partido Reanamo DEVE SIM SER DESARMADO. Isso pode ser feito de varias maneiras e eu sugiro algumas como: INVENTARIAR O NUMERO DOS ACTUAIS MILITARES DO LADO DO PARTIDO RENAMO E DAR-LHES EMPREGOS. 2 ACORDAR-SE UM VALOR E PAGA-LOS. 3 REITEGRA-LOS NO EXERCITO REGULAR OU NA POLICIA.4 CRIAR UMA EMPRESA QUE POSSA ABARCAR ESSES HOMENS.
Gosto · Responder · 1 · 1 de Novembro de 2013 12:11
Marcos Cipriano Maulate · 
Julio Fernando Tudo estar a correr bem é relativo irmão! Aquilo que voce acha que está a correr bem, eu acho que não, por isso em nenhuma parte do mundo há no mesmo estado dois exercitos, qualquer individuo que seja portador de qualquer arma seja ela de fogo ou branca sem consentimento das autoridades competentes este é ladrão ou bandido, em nenhum momento bandido ou ladrão foi a esquadra entregar arma-seu instrumento de trabalho, isso é feito através da força, haja estado.
Gosto · Responder · 1 · 5 de Novembro de 2013 16:32
Arlindo Mavie · 
Realmente, a RENAMO nao deve aceitar desarmar-se antes da FRELIMO desarmar-se. se isso acontecer, nos os mocambicanos seremos escravos da FRELIMO para sempre.
Gosto · Responder · 21 de Novembro de 2013 8:51
João Guebede ·
nao se pode desarmar a renamo nessa democracia que estamos a viver, onde o partido no poder tem controlo total das armas e ate manda comprar material belico para aumentar o seu arsenal, num momento que o povo esta passar mal em todas vertentes
Gosto · Responder · 2 de Dezembro de 2013 13:39
Alfredo da Silva · 
Julio Fernando GOSTEI.
Gosto · Responder · 2 de Dezembro de 2013 14:22
Anselmo Nhane
Acho que devemos ir a fundo neste assunto. Há muitas acusações nos dois lados. Portanto, na minha opinião o Governo agiu em legítima posição de se defender. Contudo a Renamo também leva razões que na minha opinião devem ser atendidas. O que culmina em uma situação em que nem o Governo, nem a RENAMO, deviam optar por sacrificar-nos. Pois os dois sabem a onde resolvem os problemas. CCJC. Lutando, a População é único alvo, que vive as peripécias....sofre. Neste caso, somente o POVO DEVE a chamar pela PAZ, tanto solicitando à RENAMO PARAR assim como o Governo.
Gosto · Responder · 10 de Dezembro de 2013 1:47
Ricardo Aminosse Joao Namburete · 
Na minha opiniao acho que, O nosso presidente nao sta preucupado, porque na qualidade do chefe do stado deveria ser ele a tomar uma decisao e por um ''BASTA" na atual instabilidade que stamos a viver, ate porque o nosso atual governo nao e` uma flor que si cherre, diz isso e nos faz uma coisa bem aucontrario.
Raul Novinte · 
O que Guebuza precisa é se tornar humilde. Entender que nenhum governo moçambicano chegou ao poder democraticamente, e perceber que o uso da força para se chegar ao poder ou manter o poder não é solução, mas sim uma injustiça. Chame o Afonso Macacho Marceta Dhlakama e converse com ele. O Guebuza deve deixar de ser ignorante......
Carmen Rodrigues
ele nunca foi humilde...sera que nao se lembra dos 24h que ele dava antes....quer que ele muda agora, que e dono de metade de pais....nao sera facil...
Gosto · Responder · 7 · 28 de Outubro de 2013 18:34
Mario Barbito · 
Pena que nao sei romeno para saber o que significa o que esta escrito a frente do seu nome. pelo que entendo e qualquercoisa petroleo. O crude nao e maldicao para nos mocambicanos, voces e que querem justificar a maldicao que temos com ele. O que seria este pais se nao houvesse a renamo? O que a romenia trousse para mocambique. Lembra-se como mudou a romenia, o que aconteceu ao chefe de estado que estava la e sua esposa? Nois nao queremos o mesmo em mocambique. queremos viver em Paz para todos e nao so para alguns poucos. Mas, gracas a Renamo voce pode ate falar o que fala.
Gosto · Responder · 1 · 3 de Novembro de 2013 21:38
Emilio Sousa · 
Situação preocupante...
Beco Armando
Como alguem ja dizia, é engracado como as Populacoes viviam muito bem antes da Investida da FADM e FIR, mesmo com os tais homens armados da seguranca da Renamo. Agora isto esta pior.
Carlos Victorino Abudala · 
Vamos criar um espaço de Debate a distanciarmos com aqueles que usam armas para liderar o Pais esta errado, tambem aos raptadores de Pessoas temos que dar ultimato e uma vergonha para o Pais VIVA APAZ
Ndinho Falao · 
O erro nosso e" de nao executar no momento certo! o povo tem memoria curta by Azagaia
Machoane José · 
para onde vamos com essa vida de termos que nos esconder por debaixo de balas enquanto que eles ficam voando de um lado para o outro...
Marília Sincera · 
Meus amigos. Voces ainda nao se aperceberam que isto eh golpe de mestre???? Este ano nao havera eleicoes porque o pai dos patos quer se manter no poder e por isso inventou esta guerra. Abram os olhos, vamos deixar de ser os patos que ele tanto diz que criou e no final das contas, esses patos somos nos. Chegou o momento de accao. Lutar pela nossa PAZ
Luciana Maria · 
true!
Gosto · Responder · 30 de Outubro de 2013 16:36
Nelson Neto · 
Professor na empresa Education
Afinal sabemos exactamente quem quer a guerra embora os orgãos de comunicção social dizem outra coisa!!!! Onde vamos mesmo....
Gosto · Responder · 30 de Outubro de 2013 17:05
Alcidio Antonio Tsenane · 

Segundo rapto em Maputo, que vive o pior dia na vaga de sequestros
2013/11/05

Duas mulheres foram esta manhã raptadas em Maputo, uma moçambicana e outra de nacionalidade portuguesa, naquele que está a ser o dia mais dramático desta vaga de crimes.

Imprimir Enviar a amigo

Comentar (0)

Depois da informação já confirmada pelo cônsul geral de Portugal em Maputo, Gonçalo Teles Gomes, do rapto de uma cidadã portuguesa esta manhã, na cidade satélite da Matola, a agência Lusa recebeu indicações de um outro caso que visou uma mulher moçambicana de 33 anos, ocorrido por volta das 08:00 horas no bairro Laulane, nos arredores da capital.

Em declarações à Lusa, Samuel Maibasse, responsável de segurança da organização não-governamental (ONG) Save the Children, disse que a mulher de um dos funcionários desta ONG foi esta manhã raptada na sua residência, perante os seus filhos, irmã e cunhado, alegadamente por cinco homens.

`A primeira pessoa trazia uma pasta, o cunhado do meu colega (que presenciou o crime) disse que pensavam que eram da Electricidade de Moçambique de onde tirou uma pistola, mandou as crianças deitarem-se, começou a recolher telefones e exigiu dinheiro, levaram computadores e mais coisas, e, no final, levaram com eles a esposa´, disse Maibasse.

`Disseram para não informar a polícia e foram-se embora. Ele [o colega de trabalho] informou logo a polícia. Ainda não temos clareza se é rapto ou se queriam roubar e a levaram para protecção deles´, acrescentou o responsável.

Sobre o caso da cidadã portuguesa, o rapto ocorreu no interior da empresa onde exerce funções de gestora financeira, estando neste momento as autoridades portuguesas a acompanhar o desenvolvimento da situação.

Este é o segundo rapto conhecido envolvendo cidadãos portugueses, de uma onda de sequestros que começou em 2011 e que tem visado sectores abastados da sociedade moçambicana.

Os familiares da vítima já foram informados do sucedido, adiantou.

A identidade da vítima e a identificação da empresa não foram ainda divulgadas...
Gosto · Responder · 5 de Novembro de 2013 17:05
Tonny Jr Cumbe · 
Eh vero ta na cara, mas Mozambicanos parem de se matar, sao todso de Mazambibue
Gosto · Responder · 7 de Novembro de 2013 15:48
Marcos Cipriano Maulate · 
A RENAMO deve saber que existe em Moçambique um poder constituído e que próprios eles se tem vangloriado a falar que contribuiram para tal, não é licito que hoje após muitos anos de perda de eleições nas urnas apareçam a dizer que vão inviabilizar eleições, se eles de facto são o que dizem ser (obreiros de Democracia) esperava-se muito mais do se vê, visto que falam de democracia mas não coabitam com os jogos democráticos. As reivindicações hoje apresentadas pela RENAMO não encontram espaço constitucional, visto que a proporcionalidade é ditada pela vontade do povo através de eleições, só se chega ao poder por via de eleições em regimes democráticos, não entendo como um partido que se acha/considera como alternativo ao poder gazeta á eleições mas almeja o poder.!!!!
Lahage Ali · 
A tactica que esta sendo usada para manter o elefante mais gordo do que ja esta, nao esta ajudar o capim. O pastor tem de tomar outra atitude de modo a reverter esta situacao e a manter o campim.
Filomena Jose Tameliua · 
Works at DPS Cabo Delgado
porque tanta palhacada em vez de dialogo? onde lutam dois elefantes o capim e que sofre ou acaba morrendo e o que ta acontecendo em mocambique vamos morrendo os inocentes por favor dirigentes sejam prudentes resolvam a situacao do pais o povo e vai morrendo o pais cada vez na pobreza em vez de se lutar contra a pobresa absoluta.
Eduardo Domingos · 
Suspeitam que Dhlakama esteja nesta base, estao a bombardear para mata-lo!!!! Duvido muito que sejam mocambicanos que estejam efectuar esses ataques por todo pais. Irmaos zimbabuianos o piripiri e doce no cu do outro se voces continuam socorrer estes amigos tiranos nos como povo vamos tomar medidas levando o piripiri para o vosso rabo. vem ca queimam casas das populacoes roubam tudo e assim mesmo.
Esse safado vosso amigo tem dias contados porque os verdadeiros libertadores nao aprovam sacaniqueces deste sanguinario
Munoz Francisco
So os mortos sabem quando a guerra acaba!
Eduardo Domingos · 
este sr pirou de vez no terreno mandou capangas matar dhlacama e diz que esta em parte incerta e publicamente diz quer encontro com Dhlacama na sexta feira em Maputo. Pergunto aos senhores da frelimo isto chama-se diversao, desprezo ou terrorismo? Gbza ja provou que quer matar dhlacama a todo custo. Mocambicanos vamos a rua outra vez mostrarmos a nossa indignacao perante attitude criminosa deste sr. Vamos sim vamos ou ele faz coisas para o bem comum ou ele sume entre nos.
Joana Cabral · 
Works at Estudante
porque o governo pediu bilindades e avião de guerra a dilma presidente do brasil para matar o povo não é.nós não precisamos de arma mais sim de trabalho, formação para o nasso pais, que tem recursos naturais em abundancia para explorarmos não vamos dizer que a remano deve ser dizarmada porque isso foi asinado nos acordos de paz em roma, e o outro devem comprar e pedir apra acabar com o povo.
Tacio Manguele · 
O Srº Djamanta esta a passar dos limites, por mim a Sua Excia Presidente da República deve colocar uma ordem, porque até agora me parece que só fala e não diz nada, pois ainda assistimos troca de tiros entre Velhos (da Renamo) e jovens (FADM e FIR), e os Jovens é que estão a morrer, aonde é que isso vai parar???Será que um dia as pessoa vão circular a vontade naquele troço Muxúngué - Rio Save???isso ta demais camaradas!!!!!!!
Eduardo Domingos · 
Isto entra na cabeca de alquem nossos compatriotas a morrer sem nenhum motive plausivel, a frelimo e mdm estao em festa, onde ta a moral. Sr Davi simango e sr guebuza. Puder e doce Simango nao ker perder o bife e guebuza ta sem norte.
Viva Dlhacama o povo ta contigo vamos o demonio na cabeca destes srs.
Vamos ficar em casa deixemos as filhas e esposas deles irem votar.
Tonny Jr Cumbe · 
Moçambicanos parem de se matar, temos que admitir as nossas diferencas, o Pais eh um e unico so chega de aventuras, chega de sangue chega, please siabam como amainar um raivoso, 60% da populaçao Moçamb. eh analfabete se nao to em erro, me ajudem pha, agora em Maringue cerca de 700 crianças ve seu futuro estudantil mutilado, epha afinal pa onde estamos a caminhar. " A MELHOR FORMA DE CONTROLAR OS PASSSOS DO SEU OPOSITOR EH CHAMA-LO E CONVIVER COM ELE O DIA A DIA, SO E SO ASSIM QUE PODERAS ENTENDER TODA SUA MANOBRA, AO INVEZ DE ................." por favor completa por mi m, abrcos
Tonny Jr Cumbe · 
Nestas alturas as experiencias do passado com o os mesmos eh muito valida, porque nao recorrer aos exemplares pioneiros da manutencao da PAZ 20 anos, quem sabe tem uma palavrinha valiasa a dar ahhh vamos parar com derramamento de sangue, Macmbique esta florir e nao deixemos afundar, VAKITE EPHA
YU HIMMMMM
Hortencio Paulo · 
Works at Estudante
Eu, axo errado a dezarumaxao dos homens da Renamo, por que,se isto acontecer nos vamos sofrer.
imaginem agora k o pai da Paz ta arrumado nos passamos mal, que farra se el ser dezarumado.
Temdo em conta que a Fadmo,Fir,cinzentinhos be mas outros. pertencem a Frelimo,Voces tao a imaginar uk sera de nos, uma autentiva merda. Nos nao terremos voz, liberdade, nem aquilo que voces xamao de Paz. vejam a historia de Angola com relaxao a Djonas Sabimbe.
Moçambique e do POVO e nao da frelino
Carlos Bernardo Mariano Joaquim · 
meus amigos isto ja esta sendo muito pior as vezes se diz quem te golpeia são os próprios comparsas vejam a guiné bissau sera que é isso que queremos que moçambique seja enquanto se dizia ser o pais exemplo da democracia embora que a tal democracia era ou é uma fantoxada
Carlos Jone · 
Acho inaceitavel o jornal fazer machete com noticias desse genero. Parece que interressa ao jornal a guerra em vez de paz. O jornal pelo contrario devia fazer mensão aos esforços tendente a pacificação e paz. ´´E isso que todo povo quer ver nas manchetes dos jornais NÃO MANCHETES COM ENFOQUE PARA PARA O DESENVOLVOMENTO DA GUERRA . TENHAM PAZ POR FAVOR.
Pedro Muana Bobo Bobo · 
Simao Nhamposse tas muito certo. Mesmo em gorongosa quando antes dos FADM tava tudo bem. Maringwe antes dos FADM era um mimo. Tenho maxima certeza se os FADMs irem embora, a situacao sera calma num fechar e abrir dos olhos. RENAMO NAO QUER GUERRA. Qualquer um que vive aqui em Moz fica com medo quando vê militares armados. Isso nimguem quer
Ghito Setcheny · 
Abram o olho.
Truques de Guebuza para manter-se no poder.
Ate agora ainda não foi escolhido o seu sucessor.
João Guebede ·
eu nao sei o que custa ao povo mandar parar essas merdas de ataques.
Marcos Cipriano Maulate · 
Para mim acho que o TPI deveria notificar algumas pessoas para serem julgadas pelo crime contra a humanidade, todos aqueles que disparam contra cidadãos indefesos, civis, viaturas em Muxungue, Ripepe e em todo país são criminosos de guerra.
Sizley De Marshal Manhique · 
o problema nosso como Moçambicanos e dos nossos Negociadores de Paz é único gostar de pensar rápido e não pensar o correto porque isto é assim nunca se pode que um bebe levante e saia a correr sem que ter nem mesmo gatinhado com isto quero dizer é impossível eu descobrir que um inimigo esta me caçando e em contrapartida me pede que eu o entregue as armas obviamente que ele tear como me fragilizar. então o governo no sentido de poder máximo do estado devia é tramitar passo em passo de modo que se possível um dia chegassem a uma solução ralem de colocar como proposta o desarmamento da Renamo era só colocar propostas em que ambas partes sairiam satisfeitas não no sentido de voltar-se 20 anos depois e uma das partes dizer que foi roubada há 20 anos atrás como esta acontecendo do momento
Nunomiguelanselmocaliano Nuquito · 
Por favor Senhores guerrilheiros parem com a vossa arte militar de estarem dia e noite a combaterem.
Djalma Ferreira · 
Eu acredito que apesar das falhas, o melhor sistema é o democrático.
Tomar governo pela violência, ou mantê-lo com mãos de ferro é uma desgraça.
O governo tem de chegar ao poder pela força do voto popular, e deve se manter pela força moral e pela competência na administração.
Djalma Ferreira · 
Sobre armas, eu penso que somente as forças policiais e as forças armadas devem tê-las e em serviço. Caso contrário, se corre o risco de se fazer uso do armamento por qualquer discordância política e até mesmo entre vizinhos, trânsito, feiras livres, escolas, briga de crianças... Aí vira bagunça.
Marlon Uache · 
Quem quer paz e democracia nao tem medo de jogar num campo nivelado e com regras consensuias....
Emmanuel Rhino · 
Ganancia, arrogancia , ambicao enorme....Samora havia dito: .....''mesmo que eu morra...nunca deem o poder ao....ambicioso...ao inimigo do povo...'' so que o mocambicano e teimoso, quer ver pra crer.............. nao veem que ate muitos membros seniores da FRELIMO estao sendo marginalizados? Apenas para que nao possao teer forca de travar esta arrogancia? Ja viram a palhacada de ''Candidatos da Frelimo?'' Quem esta la? Ninguem praticamente, tudo sao marionetes do '' meu avo'', onde esta Eduardo Mulembue, Feliciano Gundana, Luisa Dias Diogo, Pascoal Manuel Mocumbi, Graca Machel, etc etc, a Frelimo tem muita riqueza no que concerne a quadros que seriam do concenso popular, mas nao..... so marionetes foram indicados. ''Meu avo'' esta descomandado, so faltava colocar Maria da Luz Guebas....

Sem comentários: