quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Página web de Guebuza já está em funcionamento


Quinta, 21 Janeiro 2016 

O ANTIGO Presidente Armando Guebuza lançou, oficialmente ontem, em Maputo, a sua página da internet, uma plataforma que, segundo referiu, será um espaço de reflexão, ligando o passado ao futuro que os moçambicanos pretendem para o seu país.

O lançamento desta página, testemunhado pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi, e esposa, Isaura Nyusi, e pelo também antigo Presidente Joaquim Chissano, coincidiu com as celebrações do 73.º aniversário de Armando Guebuza, efusivamente saudado pelos presentes no acto.

Intervindo na ocasião, Armando Guebuza afirmou que a sua página web, cujo endereço éwww.armandoemilioguebuza.mz, como espaço vivo que pretende ser, não iludirá o presente com os desafios complexos que o caracterizam, tanto a nível nacional, como no contexto internacional.

“O antigo Presidente da República tem a responsabilidade de contribuir, juntamente com outras instituições do país, para um crescente prestígio do Estado moçambicano no âmbito interno e externo. Queremos, todavia, referir que, estando abertos ao debate, este dever-se-á circunscrever às matérias que serão inseridas neste espaço”, referiu o antigo Presidente.

Guebuza afirmou ainda que a sua expectativa é que esta e outras iniciativas similares gerem uma maior apetência para os moçambicanos verem o passado, recente ou distante, como um repositório de lições, com as suas realizações e erros, que podem ajudar a caminhar mais decididamente para o progresso da nação.

Na oportunidade, o Presidente Filipe Nyusi disse que com esta iniciativa Armando Guebuza coloca, de forma transparente, o que se sabe sobre ele e o que ele sabe e os cidadãos não sabem, confirma parte do que se ouviu dizer sobre ele e até disponibiliza o que pensa sobre o país.

“Queremos felicitar esta iniciativa que nos encoraja para que de uma ou de outra forma continuemos a servir a nação e aos moçambicanos”, frisou o Chefe do Estado.

A página ontem lançada procura imortalizar os feitos do antigo Presidente da República ao longo de mais de 50 anos, ou seja, desde os tempos em que entrou na Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), onde desempenhou vários cargos e missões.

Dentre estas, destaque vai para as funções de comissário político, ministro do Interior e dos Transportes e Comunicações, chefe da bancada parlamentar da Frelimo na Assembleia da República, secretário-geral do Partido Frelimo e membro da Comissão Política; e Presidente da República no período 2004 a 2014.

Sem comentários: