ZECA CALIATE, VOZ DA VERDADE
Caro Hama Thai
(na imagem)
O Público Moçambicano olha perplexo para você o ex- chefe do estado maior general das Forças Armadas como um dos Generais derrotados na guerra dos 16 anos, guerra essa movida pela Frelimo, contra a Resistência Nacional Moçambicana - RENAMO.
Hoje, você surge publicamente e sem vergonha na cara, proferindo discursos disparatados, contra o Marechal Afonso Dlhakama, que na verdade, actua e tem actuado no sentido de libertar o Povo de Moçambique. Você esqueceu-se, que na altura da derrota, fazia parte da famigerada junta militar e política dessa vossa teia Frelimista. Você esqueceu-se, que fazia parte desse grupo empenhado na luta contra essa mesma Resistência, RENAMO, que custou aos Moçambicanos 16 anos de privações e miséria. Você esqueceu-se que durante esse período negro da história do Moçambique libertado, exercia as funções de Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas de Moçambique `` CEMGFAM``. É difícil para você, engolir que a Frelimo nessa altura, perdeu 70% do terreno em favor da RENAMO, que demonstrou grande eficácia em combate para contrariar o verdadeiro inimigo da Pátria, Pátria essa que surgia alegre e esperançosa perante o mundo livre.
Você perdeu, vocês Frelimo foram derrotados e por essa razão com medo das hostilidades possíveis, por artes e manhas inventaram e conseguiram uma reunião em Roma. Depois disso, afinal, quem nada cumpriu foram vocês da Frelimo.
Os factos falam por si e hoje você, António Hama Thai, fala por todos os generais da sua laia, como os Heróis das causas perdidas, pretendendo escamotear a derrota e posteriormente o não cumprimento das determinações assinadas unilateralmente em Maputo no mês de Setembro de 2014. Agora acusam Afonso Dlhakama desse facto!!?? Mas afinal que é que você ou vocês querem enganar!!?? VOCÊS JÁ PERDERAM MOÇAMBIQUE, estão desacreditados!!
Desses famosos acordos, afinal, só vocês tiraram partido, continuaram e continuam a exploração de tudo e de todos, sem prestar contas de nada. Moçambique não é só ou resume-se só a Maputo. Há muito mais do país para se lançar os olhos, mas vocês sabem que não podem ou não devem tirar o nariz de fora, por isso estão no quentinho e bem protegidos, ignorando as vossas responsabilidades. Em vez disso, mandam tropas e blindados constantemente para a zona centro com missões de desarmar a RENAMO... vocês querem é fomentar uma guerra onde ela não existe e mostram-se de vítimas com as baixas que sofrem e que nunca admitem perante a opinião pública internacional. Esses cercos que vocês têm feito com a Polícia armada até aos dentes, primeiro na Beira à residência de Dlhakama e ultimamente na sede do Partido, onde os deputados da Renamo estavam reunidos (sede Nacional) acusando-os de estarem a preparar uma manifestação Popular contra o governo, foi tudo uma fantochada, para os Média atirarem cá para fora com argumentos falsos e fotografias tendenciosas.
O que o público Moçambicano não sabe, mas precisa saber, é que você Hama Thai, sofre de uma doença crónica e incurável, você é mal formado e extremamente ambicioso, não olha a meios...mas isso não é de agora...acompanhou sempre a sua vida, mas refinou no pouco tempo em que esteve na guerra entre 1970 a 1974, quando acabou a luta contra o colonialismo.
Hama Thai, uma coisa que me surpreende é que você, hoje, mostra-se muito preocupado com o rumo da situação Politico-Militar que se vive em Moçambique... então você, tem coragem de continuar a ignorar o mal que já foi feito e quer superar inclusivamente as preocupações do seu Presidente Nyussi!!?? Meu caro general, você está outra vez a querer subir ao poleiro como fazia antes e continua a não olhar a meios...veja lá se qualquer dia não vai para a lista dos que são indesejáveis e por conseguinte devem ser eliminados, por quererem ser mais papistas que o Papa!! Tenha muita atenção ás declarações que você faz...não contrarie as afirmações de Nyussi. Você dizer `` Eu sou General da Frelimo``... não quer dizer que tenha imunidade,...quando chegar a hora do desagrado, você também leva e não fica para contar.
Mas vamos ao que interessa aos Moçambicanos, pois eles estam ansiosos por saber, porque é que eu lhe dirijo esta carta. Lembra-se daquela manhã que pela primeira vez nos vimos, se não estou em erro em Março de 1970, no campo militar de Nachingwea!? Exactamente, foi quando o seu grupo de mancebos foi apresentado ao então comissário político Nacional, Diniz Moiane, o qual na ocasião me solicitou dar uma palestra`` ao grupo de novatos que acabara de chegar`` e no qual você vinha incluido, Hama Thai, Lembra-se!!??
Bom, a palestra que vos dei, foi sobre a evolução da luta armada na frente de Tete. Foi ou não foi!!?? Alguns meses depois meu caro Hama Thai, você foi incluído num dos grupos que seguiu para a URSS. Estou certo ou estou errado!?? Passados meses, em Outubro de 1970, fui nomeado supervisor do batalhão que atravessou o rio Zambeze para sul de Tete, com Elias Sigaúque como comandante, sendo eu Zeca Caliate seu adjunto, entretanto em 1971 Sigaúque foi substituido do 4º sector, por Fernando Matavela, mantendo-me eu no mesmo posto como adjunto do comandante. Em 1972, Matavela passou para 1º secretário da defesa de Manica e Sofala e eu transitei para comandante da região.
Muito bem, foi então que sensivelmente que em Outubro desse mesmo ano de 1972 que chegou ao 4º sector um reforço de quatro elementos todos quadros:
1. Joaquim Matias , para adjunto comandante
2. Diniz Moiane, antigo político nacional, desta vez vinha como técnico sapador, por ter sido despromovido por Samora Machel, acusado de corrupção
3. Nenhum Fica Morrebo, para comissário político
4. António Hama Thai, então após a estadia na URSS, vinha como técnico de armas pesadas, o qual, eu mesmo destaquei para comandante da base de artilharia do 3º destacamento.
Recordar é viver, não é verdade camarada Hama Thai !!!???, acontece meu caro é que durante os poucos meses que você permaneceu naquela base, a única coisa que fez, foi criar problemas com a população local e no espaço de três meses, engravidou duas raparigas do destacamento feminino e da mesma família!! Perante a gravidade do assunto o conselho do sector, reuniu-se e obrigou-o a casar com uma delas. E quem foi seu padrinho!!?? Fui eu, Comandante Caliate a pedido do conselho do sector, está recordado Hama Thai???
Depois, Hama Thai, você sem consultar o comando sectorial, planeou um ataque ao posto administrativo de Mucumbura com armas pesadas, que resultou num fracasso onde perdeu a vida um camarada e dois ficaram gravemente feridos. Quando o inimigo reagiu e contra atacou perdeu um tripé de canhão B10. Você teve azar mesmo, ou então não estava no lugar certo para comandar. Mais...quando você começou a ver que eu, seu comandante, não estava a gostar dos seus caprichos de mau comportamento, com medo que eu participasse de você, antecipou-se e foi muito esperto, começando a escrever relatórios falsos dirigidos a José Phailane Moiane, outros a João Phelembe, que era o comissário política da província e também para o chefe das operações nacional, Sebastião Mabote. E quando você saía do sector sem conhecimento nem autorização do chefe de segurança da região António Neves??
Foi nessa altura que você planeou com esses também assassinos Frelimistas, o meu assassinato!!?? O problema foi que o tiro que você queria dar, saíu pela culatra. Por essa sua tendência de assassino é que você, no 4º sector era conhecido por `` INHACATUMBA``, nome de um curandeiro que você degolou com a ajuda de um dos seus guarda costas no Rio Daque. Nesta vida tudo se sabe e foi seu próprio guarda costas que me contou. Depois quando você me veio contar que não dormia, por sonhar com aquele curandeiro e queria saber o significado desse sonho eu tive a certeza do que tinha acontecido e aconselhei você a procurar a cura com outro curandeiro. Essa coisas não são para esquecer e como eu me lembro também você se lembra, porque sofreu com isso.
Para terminar, quero avisá-lo Hama Thai, que quem faz mal nesta vida é nesta vida que terá que prestar contas, ou seja, quem com ferros mata, pelo ferro morre. Se você pensar no que eu lhe estou a escrever, o melhor é procurar já um bom curandeiro para o ajudar no pesadelo que será o resto da sua vida, porque, Hama Thai, sonhar com aquilo que você fez mal, não custa nada.
Seu Comandante do 4º Sector
Zeca Caliate
P.S. Caros leitores, quero acrescentar que não tenho satisfações a dar aos Frelimistas, porque eu há muito deixei de o ser, apenas escrevo e divulgo as verdades para os meus compatriotas saberem. Por ser uma questão moral e patriótica, não poderei nunca deixar de o fazer. Aquilo que escrevo é pura verdade sem invenções ou género de anedotas. São acima de tudo, realidades por mim vividas.
Europa, 6 de Janeiro de 2016
In Macuablog
Sem comentários:
Enviar um comentário