domingo, 13 de dezembro de 2015

195 países aprovam acordo histórico para conter aquecimento global

INTERNACIONAL

Cimeira do Clima: 13 Dezembro 2015

Os representantes dos 195 países presentes na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21), em Paris, assinaram o primeiro acordo universal de luta contra as alterações climáticas e o aquecimento global, num esforço colectivo para impedir que a temperatura do planeta suba acima de 1,5º graus celsius.

Cimeira do Clima: 195 países aprovam acordo histórico para conter aquecimento global
Os países desenvolvidos e em desenvolvimento comprometeram-se a adoptar modelos económicos que reduzam as emissões de dióxido de carbono e gases de efeito estufa. O acordo prevê ainda uma verba de 100 mil milhões de dólares para os países em desenvolvimento, a partir de 2020, para mitigarem as alterações climáticas.
Segundo o ministro francês Laurent Fabius, presidente da COP21, o documento “confirma o nosso objectivo central, até mesmo vital, de conter o aumento da temperatura média para menos de dois graus e de nos esforçarmos por limitar esse aumento a 1,5 graus, o que permitiria reduzir significativamente os riscos e os impactos ligados às alterações climáticas”.
A aplicação do acordo pretende reduzir até eliminar o consumo de carvão, petróleo e gás como fontes de energia, um modelo que move as sociedades humanas desde o século XVIII.
Foram duas semanas de intensas negociações para se alcançar um acordo global para a redução de emissões de gases com efeito de estufa, em substituição do Protocolo de Quioto.

Sem comentários: