segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Novo presidente da Argentina

Macri é o novo presidente da Argentina

curtimos este post
Por Redação, com ABr – de Buenos Aires:
O candidato governista, Daniel Scioli, reconheceu a derrota as 21h33 (22h33, horário de Brasilia), três horas e meia depois do fechamento das urnas – antes do anúncio dos resultados oficiais e do anúncio da vitória de Mauricio Macri. Nas ruas, simpatizantes de Scioli choravam. “Não consigo acreditar que acabou”, dizia Mariana Zapata, que até o ultimo minuto acreditou na vitoria de Scioli.
Mauricio Macri, novo presidente da Argentina

Mauricio Macri, novo presidente da Argentina
No comitê de campanha do oposicionista, Mauricio Macri, também houve muita emoção. A vice-presidente dele, a cadeirante Gabriela Michetti, foi a primeira a anunciar oficialmente a vitória. Em seguida, o próprio Macri subiu ao palco. “Quero dizer que hoje é um dia histórico. É uma mudança de época, que vai ser maravilhosa”, disse. “É uma mudança que vai nos levar ao futuro e não pode se deter em vingancas e ajustes de contas”.
No discurso, Macri falou na necessidade de derrotar o narcotráfico e de estabelecer melhores relações com outros países. “Quero dizer aos irmãos da America Latina e do mundo, que queremos trabalhar com todos”, disse. “Esperamos encontrar uma agenda de co-operacao”.
Macri disse, anteriormente, que a prioridade dele vai ser a relação com o Brasil. “Dilma (Roussef) vai se entender melhor comigo do que com (a presidenta) Cristina Kirchner”, disse, em entrevista coletiva.
No dia 21 de dezembro, o novo presidente argentino participará da cúpula do Mercosul no Paraguai. Quando era candidato, ele avisou que iria invocar a cláusula democrática do bloco regional para suspender a Venezuela, que mandou prender políticos da oposição.
Às 23h29 deste domingo, 89,98% das urnas haviam sido apuradas. Macri teve 52,21% dos votos válidos e Scioli 47,79%. Segundo a Justiça Eleitoral argentina, o segundo turno argentino teve 1,20% de votos em branco, 1,29% de votos nulos e 0,05% de votos impugnados.
A vitória de Macri representa o fim de 12 anos de governo kircherista.

Macri promete consertar economia da Argentina

curtimos este post
Por Redação, com Reuters – de Buenos Aires:
O presidente eleito da Argentina Mauricio Macri prometeu nesta segunda-feira corrigir os erros do governo de esquerda derrotado nas eleições presidenciais, mas fez um apelo por paciência enquanto define sua estratégia para liberalizar a problemática economia.
O conservador Macri, que venceu a disputa pela Presidência no segundo turno de domingo, mirou diretamente no presidente do banco central, Alejandro Vanoli, pedindo que funcionários da instituição renunciem para que seu governo possa nomear uma equipe da sua confiança.
O presidente eleito da Argentina Mauricio Macri

O presidente eleito da Argentina Mauricio Macri
– O grande problema da Argentina hoje é que durante quatro anos não houve crescimento, durante quatro anos não foram criados empregos, e agora temos que colocar o país em movimento – disse Macri em entrevista coletiva.
Macri virou de cabeça para baixo o cenário político argentino com a vitória de domingo, tirando do poder o movimento peronista e encerrando mais de uma década de populismo inspirado em altos gastos do governo.
O presidente eleito disse que seu governo vai reformular as políticas da atual presidente, Cristina Kirchner.
– Controles de capital são um erro. Vamos corrigir o fato de que o governo não dá informação, não há acesso a estatísticas e o banco central não é independente – disse Macri.

Sem comentários: