sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Uma curta mukanda (carta) aos kotas da minha geração ! - Fernando Vumby

11111 Como classifica este artigo? 5.00 (1 Voto)
Alemanha -  E nada melhor do que iniciar este texto com as palavras emprestadas de " Lourence Peter " que dizia o seguinte :(A forma de evitar erros é ganhar experiência , e a forma de ganhar experiência  ́é cometer erros) E quem foi esse Laurence Peter ?
Fonte: Club-k.net
Laurence Peter (1919 ­ 1990) nasceu em Vancouver e foi um educador, que tornous­e mundialmente conhecido por ter criado o "Princípio de Peter". Esse princípio dizia que "Numa hierarquia todo empregado tende a subir ao seu nível de incompetência".
Peter Laurence foi Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Washington, e seu princípio é muito discutido até hoje em faculdades de administração, principalmente.
Laurence escreveu além de "Princípio de Peter", diversas outras obras, voltadas para economia, negócios e administração.
Chateia­me ver tantos kotas da minha geração até mesmo sem coragem para valorizarem os seus próprios esforços , e este é entre tantos outros um dos motivos que me moveu á escrever esta mukanda (carta )
Manos apesar de tanto sofrimento , humilhações , tantas barrigas vazias , famílias destruídas e uma vida quase sem sentido de existência nunca deixem de valorizar os vossos esforços e auto­estima.
Vamos continuar a lutar cada um do seu jeito sem que esperemos recompensa pelos nossos êxitos , nem estímulos para os nossos esforços ou consolo e apoio nos nossos fracassos.
É doloroso saber que muitos da minha geração até mesmo alguns amigos do peito do antigamente se tornaram facilmente influenciáveis ao ponto que já rejeitam as suas próprias e as ideias que juntos defendíamos para o bem de todos os angolanos , apenas para agradar á meia dezena de ladrões que lançaram para a penúria total quase uma nação inteira.
Pasma­me ver tantos kotas da minha geração agindo como crianças e adolescentes que precisam quase sempre de uma recompensa para terem boas notas na escola ou para se portarem bem na hora em que os país recebem uma visita exclusiva.
Meus kambas , os tempos hoje são outros e como adultos já não podemos contar com os nossos velhos , tios ou tias , nem tãopouco com aquele tipo de professores e explicadores generosos que tínhamos antigamente que nos ajudavam quando não encaixávamos a matéria escolar . .
Quem não se recorda dos professores David , Tiago no São Domingos ( S. Dumas ) ou dos explicadores ( Menino Neco ) no bairro Kaputo e do professor Rufino nos tempos do Sambila por detrás do quintal da Jomar junto á loja do Kabuite rei dos pasteis ?
Aos kotas da minha geração os ainda não paiados aconselho á mudarem de comportamento e estratégia e que passem a reconhecer as vossas qualidades sem os exageros do orgulho e da vaidade.
Apreciem os vossos êxitos por mais pequenos que sejam de igual modo valorizem os vossos próprios esforços se acham que são feitos com honestidade e seriedade para bem de de Angola e de todos os angolanos .
Se quisermos mudar alguma coisa para bem de todos os angolanos temos que saber dominar e enfrentar os fracassos , conscientes de que nenhum fracasso é definitivo .
Quando falham devem reconhecer os vossos erros mas nunca se envergonhar , pois tentativas e erros são companheiros inseparáveis !
Kotas da minha geração levantem á cabeça , sacudem á poeira , dão á volta por cima e vamos para luta como diz a canção , pois temos a obrigação patriótica e moral em deixarmos uma Angola melhor do que este amontoado de lixo para as futuras gerações.
que tal , terminar esta carta com este comentário feito em privado por um jovem que já é uma grande promessa e referencia no mundo das artes e literatura dos tempos moderno.. ( PPPPP SSSSSS ) ?
Porra (me desculpa. ..) kota Vumbi a escrever os meus sentimentos, è o que me custa assimilar nos mwangolês, os kotas estão mesmo como dizes,muitos são um autêntico bluf. ..aliás muito deles não têm luz nem atitude própria ,iam apenas a reboque de algumas referências desaparecidas ou mortas, alguns por traição dos sentimentos mais baixos...nisso Luanda deixa a desejar. ..
Kandandu

Sem comentários: