A República Federativa do Brasil ofereceu hoje, em Maputo, equipamento de alta tecnologia militar a Marinha de Guerra de Moçambique.
Trata-se de um simulador de manobras navais desenvolvido pelo Centro de Analise de Sistemas Navais da Marinha do Brasil que se destina a treinamento básico.
Um comunicado do Ministério da Defesa Nacional (MDN) dá conta de que este equipamento vai contribuir para atender a elevada demanda de ambientes virtuais para treinamento, proporcionando maior precisão na operação de sistemas críticos.
Com efeito, o simulador vai ajudar no treinamento para preservar vidas e gerar economia significativa dos recursos envolvidos em operações reais.
Falando no acto da entrega simbólica do material, a embaixadora do Brasil em Maputo, Lígia Maria, disse que a doação reflecte a crescente importância da parceria em questões de defesa, entre Moçambique e o Brasil, e o aprofundamento da cooperação com vista a desenvolver iniciativas conjuntas neste domínio.
Por seu turno, o titular da pasta da Defesa Nacional, Salvador M'tumuke, destacou que o equipamento vai capacitar a marinha de Guerra de Moçambique no cumprimento da sua missão de preparação e prontidão combativa.
O equipamento vai, segundo o governante, contribuir, ainda, para o comprimento cabal da nobre missão das Forças Armadas de Defesa de Moçambique de defender a soberania e integridade territorial.
(RM/AIM)
Ler 290 vezes
Publicado em Breves
Sem comentários:
Enviar um comentário