Este rio é um rio periódico que somente tem caudal na época chuvosa, portanto é um curso de água sem corrente e em certas zonas o rio tem agua quase estagnada.
No rio Chiconde situa-se o primeiro controle montado pelos guerrilheiros da Renamo que protegem a base de Mangomonhe.
Neste rio, a população tira agua para o seu consumo e serve também de bebedoiro para os bois.
Portanto, a população local, os guerrilheiros da Renamo, os animais domésticos e da fauna bravia servem-se deste curso de água para satisfazerem suas necessidades.
Desde Segunda-feira bois, chipanzes e macacos que consomem a água daquele rio estão a morrer.
Muitos elementos da população local que usam a água deste rio quando se aperceberam da morte dos bois, macacos e chimpanzés já não tiram água deste curso de água.
No leito de rio há muitos macacos e outros animais silvestres mortos.
Consequentemente, a população ribeirinha incluindo os guerrilheiros da Renamo estão desprovidos de água para o seu consumo.
Ontem, alguns proprietários dos bois mortos levaram a carne e venderam na vila de Muxungue e todos os que consumiram a tal carne estão com diarreias.
Suspeita-se que a intoxicacao daquele rio pode se dever a problemas inerentes a estagnacao das água ou devido a ervas que alguns pescadores usam para captura de peixe e que pode haver óbitos na zona de Chiconde e no interior da zona de Mangomonhe.
Neste momento a população de Muxunge esta em alvoroço, temendo mais intoxicacoes nos poços de agua.
Sem comentários:
Enviar um comentário