sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Eleitos pela Renamo preparam-se para enfrentar Dhlakama


No sábado irão exigir que o líder da “Perdiz” autorize a tomada de posse na AR e na AP


Numa altura em que faltam cerca de duas semanas para terminar o prazo legal de 30 dias para os deputados tomarem posse ou apresentarem alguma justificação das razões da não tomada de posse no dia 12 de Janeirocorrente, alguns eleitos pela Renamo, na província de Nampula, preparam-se para enfrentar e exigir abertamente que Afonso Dhlakama os autorize a tomarem posse. O grupo dos eleitos da Renamo, que diz ter já preparado todos os argumentos para convencer Afonso Dhlakama a autorizá-los a tomar posse, inclui os eleitos a deputados da Assembleia da República (AR), além dos eleitos para membros da Assembleia Provincial (AP).

No total, a Renamo elegeu 22 deputados para a Assembleia da República e 46 para a Assembleia Provincial.

O media edia ediaFAX abordou o assunto da necessidade de se cobrar que Afonso Dhlakama permita a tomada de posse dos deputados da AR e membros da Assembleia Provincial com um grupo representativo da Renamo, que inclui assessores directos de Dhlakama eleitos pela província de Nampula.

A reunião de confronto a Afonso Dhlakama está marcada para a manhã deste sábado, na cidade de Nampula.


Afonso Dhlakama está na província de Nampula desde o último domingo, onde em comícios populares continua a arrastar “banhos de multidão” por vários distritos por onde passa.

“Nós não estamos a compreender quais são os ideais que defendemos agora e precisamos conversar com ele ( Dhlakama)”, defendem os deputados com os quais o mediaFAX conversou.

Os eleitos a deputados assim como para membros da Assembleia Provincial mostram-se esperançados e acreditam que do encontro possa resultar um consenso que abra espaço para que os eleitos possam tomar posse.

Na verdade, os eleitos com os quais o media mediaFAX abordou o assunto, entendem que é importante avançar-se para a tomada de posse, enquanto a pressão política continua por outras vias.

“Estamos a ver que a não tomada de posse não ajuda muito nos nossos objectivos, daí que temos que avançar rapidamente no sentido de não criarmos outro problema” – defendem.

AP sem perspectivas para início de actividades

Três semanas depois da cerimónia oficial de investidura das Assembleias Provinciais, em Nampula, o início das actividades daquele órgão fiscalizador do sistema governativo em Moçambique, continua refém devido a falta do quórum motivado pela ausência dos membros da Renamo na AP.

Segundo o director do Secretariado Técnico da Assembleia Provincial, Amisse Cololo António, a eleição do presidente e do respectivo vice está condicionada a apresentação de pelo menos um dos 46 membros eleitos por aquela formação política.

Cololo referiu que devido a este factor, as comissões de trabalho ainda não foram constituídas e nem sequer há perspectiva da aprovação do plano de actividades do órgão.

Em Nampula, a AP conta com 93 membros sendo 46 da Frelimo, igual número da Renamo e um do Movimento Democrático de Moçambique (MDM).

(Leo da Margarida)

MEDIA FAX – 30.01.2015

Comments

1
chinkhodho said...
Sim, é bom sinal este pavor. Há também que tenta espalhar a falsa ideia de que nada pode ser alterado porque Nyussi já tomou posse e já nomeou ministros e governadores. Isto não passa de uma desinformação. 1. Os atos humanos sempre podem ser modificados, mes mo Nyussy pode destomar essa posse porquanto fundado em fraude, logo, ilegítimo. Quanto aos nomeados, basta lembrar que quem tem poder para nomear tem poder para exonerar. Então, todos os nomeados de Nyussi são à partida exoneráveis desde o Primeiro- ministro, aos governadores, e todos os que ele nomeou, sem excepçao. Só sobrará aquele que a revolução popular permitir. A Renamo e Dhlakama não estão sozinhos. Estão com o povo " centro - norte" e alguns do sul que não se identificam com o regi e totalitário da frelimo. Passe a mensagem.
2
JJLABORET said...
Vê-se lá se esse nome "Leo da Margarida" é um nome digno de um repórter ou articulista sério!!!
Ainda que fosse...
Em uma reportagem ou entrevista credível, séria, os nomes dos entrevistados são revelados, correspondendo àquilo que falaram, Portanto... cadê os nomes dos deputados entrevistados pelo "margarida"???
..."Isto é uma fabricação dos serviços de inteligência para espalhar a ideia de divisionismo no seio da Renamo, de modo a tentar enfraquecê-la. É bom sinal, este pavor." (By, Inocencio Sorridente)
É... pode ser!
Quem há de dizer que não?
Quem há e dizer que sim?
3
Inocencio Sorridente said...
Mediafax é Mediacoop. E Mediacoop é Frelimo. Mais alguma dúvida? Isto não é uma notícia. Isto é uma fabricação dos serviços de inteligência para espalhar a ideia de divisionismo no seio da Renamo, de modo a tentar enfraquecê-la. É bom sinal, este pavor.
4
Khanga Hanha Muzai said...
Hoi Moçambicanos
Boa tarde
Não se esqueçam que estão na República da FRELIMO com diferentes tipos de contra informadores, não basta ser o Media/Fax a fazer o anuncio é preciso saber se quem fez as tais entrevista imaginarias foi ou não um G40 & companhia, eu não vislumbro DEPUTADOS da RENAMO desesperados não, afianço-lhes que pela primeira vez neste pais temos actos políticos que ameaçam a perpetua governação da FRELIMO, hoje o Sr. Dlakama, pode dizer que tem conselheiros, tem assessores, tem estratégia política “boa ou ma” tem, a RENAMO se apresenta coesa, não se vislumbram faísca entre eles, não temos discursos contraditórios de seus membros, isso deve estar a assustar muitas pessoas que viam na RENAMO um mero tubo de FOME, que bastavam parcas migalhas para que entre eles se canibal-zarem-se, sim meu povo, eis o milagre a saia está ficar justa demais para alguns e por desespero encomendam noticias para agradar aos parvos.
Nesta caravana não existem cães para ladrarem, estamos todos nela ou ninguém vai a lado nenhum, República do Norte-Centro; Governo de Gestão-Inclusão ou Desobediência civil generalizada são cenários possíveis, eu acredito na vontade da ABELHA mestre incluir os outros, mas duvido, digo tenho certeza de que o baixinho ex-Presidente (o Nyusi chama-lhe antigo presidente), esse não deixa isso acontecer não, por isso que antevejo a FRELIMO a asfixiar-se dentro de incongruências inomináveis, onde o Presidente diz eu formarei um governo de inclusão e o comité Central diz quem nomeia o governo somos nós e não você abelhão, esses intestinais desencontro mostrarão dentro de 2 meses no máximo se o NYUSI é Presidente da República ou Primeiro-ministro com designação falsa de Presidente da República.
Aos demagogos, falsários, mentirosos, boateiros, xiconhocas da FRELIMOLANDIA informa-se que a era do medo já se foi agora espreitem entre cortinas e vejam a rastilho de pólvora em chamas caminhando para ponta vermelha, sortudos serão vocês, pois, fostes advertidos de que a insustentabilidade dos vossos roubos, repressão barata, amiguismo, nepotismo, corrupção descomunal, prepotência e partidarismo infundado chegou ao fim, mesmo que o processo aparente claudicar a certeza tudo que começa em algum momento termina certo?
Eu estiou assobiando feito um Xirico feliz na vida porque as consultas no Instituto do coração aumentaram exponencialmente desde que os desenhos da República do Norte, Governo de Gestão/Inclusão e ou Desobediência civil generalizada começou, isso e bom sinal porque demonstra que o esquema do Lendário General Dlakama está surtir efeitos……
Lembrete = "A cada bela impressão que causamos, conquistamos um inimigo. Para ser popular é indispensável ser medíocre". Oscar Wilde
Khanga Hanha Muzai 
5
Pedirem autorização ao povo que vos elegeu
6
Jose Carlos Cruz said...
O problema é que a Assembleia da República não é lugar para se debater assuntos do País. Não há debate porque a bancada da Frelimo apresenta-se sempre com ordens para fazer passar a lei que pretende ou impedir que o seu governo seja questionado por alguma acção ou falta de acção.
Como os deputados da Frelimo são a maioria não há como fazer valer outras ideias, mesmo que sejam a voz da razão. Isto significa que o parlamento não vale como lugar de "parlar", ou falar, de leis e políticas. Serve apenas para reflectir as opiniões dos chefes dos partidos políticos, e no caso presente, dar autorização ao governo da Frelimo para continuar com que está a fazer.
Tudo isto significa que o verdadeiro debate está a ser feito fora do parlamento, nomeadamente no CCJC e no gabinete do Presidente da República. As decisões que saírem daqui vão para o parlamento para serem postas em forma de lei. Os deputados podem muito bem dormir até serem acordados para votarem - não interessa o quê, é só acatarem a ordem do Chefe da Bancada.
Na última sessão da legislatura passada a Bancada da Renamo quis propor um debate sobre o governo de gestão. Tal debate iria ser à revelia da direcção do partido, que sabia muito bem qual o fim que a bancada maioritária iria dar-lhe. Mas enfim, deixou passar só para todos verem que os debates no parlamento nada valem sem que no CCJC se tenha decidido sobre o assunto.
Por isso a Renamo não quer falar mais sobre estas políticas no parlamento. A ordem é: primeiro discute-se em privado com a Frelimo, decide-se, depois vai-se ao parlamento votar de acordo com a vontade dos chefes.
Portanto é pura fome o que poderá motivar um deputado eleito da Renamo a querer ir a Maputo tomar posse. Não vai lá para debater política nenhuma.
7
Mozambican said in reply to Muxa...
Senhor MUXA,
mesmo mesmo que uma pessoa seja comprada para fazer DEMAGOGIA, deve pelo menos utilizar um pouco de INTELIGÊNCIA.....!
Pode continuar a tentar,
Cumprimentos do mano,
Mozambican
8
Muxa said...
A Barriga está a apertar os deputados da RENAMO que estão a ver os 90.000,00MT mensais por ai, que até um deputado que vai dormir e que acaba um mandato sem falar, recebe.
Como vai terminar isto? O que está em causa aqui, são os tacos, epha estes deputados pelo sim, ou pelo não, irão tomar posse, sim.
Tomando posse para além de resolver os problemas estomacais, poderão ter a oportunidade de discutirem seriamente os seus assuntos em fórum próprio.
9
Mozambican said in reply to ray...
À RENAMO,
o partido precisa de pedir APOIO FINANCEIRO à populacao para esses membros trabalharem, NÓS VAMOS CONTRIBUIR SE FÔR NECESSÁRIO, mas nao podem cair na cilada dessa rede que privatizou o Partido Frelimo;
SEGUNDO,
sao manobras da "FRELIMO" que desesperadamente tentam manipular a opiniao pública e tentam comprar os deputado;
TERCEIRO,
aos deputados alienáveis, a RENAMO devia-lhes dar a liberdade de abandonarem o Partido e fazerem o que querem (Democracia, porque sao membros nao convencidos e nem integridade para se sacrificarem para UMA CAUSA: LIBERDADE E BEM ESTAR DO POVO MOÇAMBICANO;
QUARTO,
mesmo sem eles -caso existirem- a REVOLUTION NAO VAI E NAO PODE PARAR!!!!
Greets,
Mozambican
10
ray said...
os deputados eleitos pela renamo ja sentem fome de salario

Sem comentários: