quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Preços de produtos caem pelo quinto mês consecutive

Preços de produtos caem pelo quinto mês consecutive
 
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.
Com a variação registada no mês de Setembro, a inflação média anual situa-se agora nos 3.85%, muito abaixo dos 7.5% previstos para o presente ano pelo Executivo. 
Dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) mostram que o Índice do Preço ao Consumidor foi de (-0.15%), em Setembro último, uma tendência de queda que vai já no quinto mês consecutivo. De acordo com um documento enviado ao “O País”, as divisões de produtos alimentares, bebidas não alcoólicas e de comercialização de bens e serviços diversos (bens e serviços de higiene e cuidados pessoais e serviços de protecção social) são os que mais contribuíram para a redução do nível geral de preços, durante o mês passado.
Contra todas as expectativas, os preços estão a cair, tendo em conta que o país foi assolado por enxurradas no princípio deste ano, um fenómeno que, em ocasiões anteriores, empurrou o país para uma inflação de dois dígitos.  
Com a variação registada no mês de Setembro, a inflação média anual situa-se agora nos 3.85%, muito abaixo dos 7.5% previstos para o presente ano pelo Executivo. Os dados mostram, ainda, que a inflação homóloga está agora nos 4.25% e a acumulada é de 1.48%. 
O maior desafio do Governo e do Banco de Moçambique na gestão de inflação centra-se nestes últimos três meses do ano. Tradicionalmente, no último trimestre, o país regista uma subida dos índices inflacionários, devido, sobretudo, ao crescimento do consumo nos meses de Novembro e Dezembro. As festas do natal e da passagem do ano são também responsáveis por esta habitual subida dos preços de produtos nesta altura do ano.   
Segundo os dados do INE, há a destacar a redução  do índice do preço na divisão dos transportes, na ordem 0.45%, de Janeiro a esta parte, o que mostra que a crescente importação de carros usados está a contribuir para a queda do preço de comercialização nos parques. Em queda estão ainda os preços de aluguer de viaturas, vulgo “rent a car”, uma situação que pode ser explicada também pelo aumento, nos últimos anos, da oferta destes serviços.

Sem comentários: