quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O SIGNIFICADO DA CONDECORAÇÃO DO PRESIDENTE GUEBUZA EM UGANDA PELO MUSEVENI: É PARA “DORMIRMOS SONO MESMO”?

Egidio G. Vaz Raposo · 3,772 like this.
14 hours ago ·
  • O SIGNIFICADO DA CONDECORAÇÃO DO PRESIDENTE GUEBUZA EM UGANDA PELO MUSEVENI: É PARA “DORMIRMOS SONO MESMO”?
    _____________________________________________

    Quando a 29 Janeiro de 1986 Yoweri Museveni era empossado como novo presidente de Uganda em resultado de uma rebelião secessionista por ele dirigida que resultou na deposição do então chefe do estado, Tenente-general Bazilio Olara-Okello, o seu discurso de tomada de poder à muitos animou.

    “Os povos da África, o povo de Uganda, têm direito a um governo democrático. Não é um favor de qualquer regime. O soberano deve ser o povo, não o governo. E eu estou aqui para garantir isso. Para trazer a normalidade democrática. Não irei perpetrar-me no poder” - discursava Yoweri Museveni para o Mundo, Africa e Uganda em particular.
    De 1986 a 2013 passam já 27 anos, praticamente o suficiente para que Uganda testemunhasse três presidentes reeleitos, caso os mandatos de presidente fossem de cinco anos com apenas uma reeleição, tal como a ainda constituição moçambicana comanda-nos, no nosso caso.

    Em 2006 Museveni conseguiu através de emenda constitucional, retirar o limite de mandatos, não cumprindo assim a promessa por ele feita em 2001 quando jurou que aquela candidatura era a última.

    Recentemente o Presidente da República Armando Guebuza visitou Uganda para junto do seu homologo participar das festividades dos 51 anos de independência. Lá, o nosso presidente também foi condecorado com a mais importante Ordem conhecida por “Ordem Excelente da Pérola de África”, na verdade, a mais alta distinção atribuída aos chefes de Estado naquele país.

    Isto acontece depois de em Setembro de 2011 o Governo moçambicano ter convidado um ditador para participar das cerimónias de comemoração do ano Samora Machel.
    À custa dos impostos do Estado, Guebuza convidou Denis Sassou Nguesso, Presidente do Congo Brazaville, para tomar parte das cerimónias centrais de homenagem ao primeiro presidente de Moçambique independente, Samora Machel.

    Denis Sassou Nguesso é um líder considerado ditador, até sanguinário e que dirige com mão-de-ferro o seu país. Sassou Nguesso chegou à presidência da República do Congo pela primeira vez em 1979 e caiu em 1992. Retoma ao poder em 1997 depois de depor Pascal Lissouba. De lá até hoje ele é quem dirige aquele país.

    Caros, estes sinais, estas companhias do Presidente da República devem tirar sono a qualquer um. Num momento em que o seu mandato chega ao fim, recrudesce a propaganda enaltecendo a sua figura, num momento em que o enfoque deveria ser para o partido, como estratégia de criar condições para o próximo candidato. Por outro lado, nunca em nenhum momento da história da Frelimo como movimento ou partido um líder só foi tão bajulado e elevado a categoria de DEUS como o é agora. A inexistência de sinais visíveis de que a sua governação chega ao fim e a não abertura do ciclo de sucessão, adensam ainda dúvidas sobre as reais intenções deste cidadão com relação ao futuro do país.

    Museveni, Sassou Nguesso, os dois juraram, tal como o nosso presidente jurou em respeitar a constituição e a normalidade democrática. José Eduardo dos Santos também jurou respeitar a constituição e está a respeitá-la. Mas José Eduardo dos Santos contornou a vontade do povo, alterando a constituição para que o presidente não fosse eleito directamente mas sim por via do partido que vence a maioria parlamentar. Denis Sassou Nguesso conseguiu derrubar militarmente Pascal Lissouba e desde lá a esta parte manipulou sistematicamente as eleições, prendeu e aniquilou sistematicamente potenciais opositores. Yoweri Museveni, outrora tido como um líder inspirador, conseguiu até agora garantir a perpetuação no poder através de mudanças constitucionais que confere reeleições ilimitadas.

    Entretanto, é com este tipo de pessoas que o nosso presidente passeia, janta e convive.

    Moçambique deve preocupar-se quando “o filho mais querido” recebe premiações de pessoas de má conduta democrática. Não honra a ninguém.

    Estive a pensar: o que o presidente Yoweri Museveni estaria a dizer ou comentar com o meu Presidente em relação ao seu fim do mandato? Que temas de democracia o Presidente Yoweri domina, temas estes passíveis de serem passados para o nosso presidente, tendo em conta a sua experiência de vida e de governação? Que lições e ilações pode o presidente Yoweri passar para o Presidente Guebuza quanto a temas como RESPEITO A CONSTITUIÇÃO, boa-governação, inclusão económica, respeito de mandatos, aposentação e vida após presidência?
    Que temas de democracia tratam os presidentes Mugabe, Yoweri e Sassou Ngwesso quando se encontram com o meu presidente?
    Isto tira- me o sono. Eu rezo todos os dias para Deus esteja no comando desta gente, pelo menos uma vez.

    *Texto também publicado na edição de hoje (16 de Outubro de 2013) do Canal de Moçambique de hoje, página 9.
    21Like · ·
    •  
    • Américo Matavele Mas, mano Egidio G. Vaz Raposo, nós ainda estamos dentro da ordem constitucional, e Guebuza sempre disse que não vai recandidatar-se. Porquê não apoiamos isso que é positivo para nós? Ademais, a capa do Canal de Moçambique impresso contradiz este teu post. Será que daqui onde estamos queremos mesmo piorar mais? Isso é que me intriga! Toda a casta de maldade que anda mundo afora sempre queremos no nosso subconsciente que aconteça connosco! Estranho e triste isso. Ao invés de dinamizarmos os nossos pensamento para o positivo, andamos a caçar maus exemplos e colamos forçosamente a nós. O que há connosco para descermos tão baixo na demanda pelo nosso futuro? Se fosse que Guebuza já extravasou o limite do seu mandato, até te entenderia, mano, mas a situação em Moçambique é totalmente diferente. As instituições eleitorais estão a trabalhar para que estas aconteçam no tempo previsto , toda a máquina eleitoral está a trabalhar para isso. Pode me dizer como é que podemos atingir esse estágio que tanto almeja?See Translation
      • Egidio G. Vaz Raposo mano Américo Matavele, as pessoas estao cansadas com ele. Eu pelo menos quero "respirar". Entao, que desencadeie o processo de sucessao para que os mocambicanos tenham animo.
      • Américo Matavele Mano Egidio G. Vaz Raposo, as pessoas estão cansadas da lei? Porque elle está dentro da lei. E a questão de sucessão é uma estratégia interna de uma organização que só diz respeito aos membros dessa organização. Isso pouco ou nada nos diz respeito a nós que não fazemos parte dessa organização. A questão que temos que levantar é se o tal que nos cansou já fez alguma ilegalidade para se perpetuar no poder como os ditadores que aqui mencionou. Se não, se ainda está no seu mandato, qual é então o problema?See Translation
      • Anselmo Manhique Manhique Bem, somos livres de acreditar em cada ideologia e @ imaginaçao. Nao querendo refutar a opiniao do mano Matavele, mas olhando para situaçao politica do nosso País nao acredito que, haja vontade dos nossos dirigentes em fazerem a manutençao da paz. Qual o problema duma simples paridade, que n dve nao teme. A bem pouco tempo alterou-se algo nao cnstituiçao relacionado ao tempo d apresentaxao do proxmo/sucessor do Pr. porké? Esse esta medindo a pulsaçao dos Mz's. A televisao cm maior cobertura nacional so passa o tempo a venerar/engrandescer o Deus-Moçambicano, estao a preparar a mente do povo 'pouco informado' do que vier. O Pr talvez foi la pra poder consolidar a ideia cm os mais velhos e experientes na materia. See Translation
      • Américo Matavele Na Constituiçao nao existe nenhum dispositivo legal que fala sobre isso. A Constituiçao ainda nao foi mudada desde a sua aprovaçao em 2004. Estas equivocado quanto a isso, e logo todo o teu raciocinio esta equivocado por estar numa base errada.See Translation
      • António Mazuze E dificil ser cristo lnuma terra de cegos unilateral,mas e preciso de vez enqando duvidar das suas propias palavras, muito mais da sua sombra. Excelente reflexao vaz.
    • Américo Matavele O problema, mano Egidio G. Vaz Raposo, é de pensar que o presidente Guebuza foi somente escutar. Porque não pensa que foi lá sensibilizar a estes senhores a respeitarem a Constituição dos seus respectivos países? E a condecoração é pelo trabalho do PR à frente da SADC, se não me engano. Sergio Inacio, não disto que estávamos falando? Porque é que os moçambicanos tem a "mania" de querer puxar maus exemplos para Moçambique, mesmo sabendo que o país não está dessa forma? Mugabe, Yoweri e Sassou Ngwesso estão no poder há muito tempo, sim, mas o teu presidente, mano Egidio, está dentro do seu mandato! Porque? Porque queremos puxar, a TODO O CUSTO maus exemplos para este país?See Translation
      • Arjoco Xiculele Queria somente lembrar ao Américo Matavele que a nossa constituicao esta' a ser mexida, nao se sabe para que fins.See Translation
      • Américo Matavele Se nao sabe, qual e' a preocupaçao? Seria a primeira vez? De 1975, se nao me engano a nossa constituiçao foi mexida uma 3 a 4 vezes. Porque criamos medos injustificados? Injustificados porque as causas que apontam nao vingam se olharmos para a historia recente do pais, e para a ordem constitucional vigente. O que parece e' que ha uma negativismo assustador. Uma campanha de assustar os menos informados com base em justificaçoes exteriores e alheios a' nossa realidade real. Triste isso.
    • Américo Matavele D´accord monsieur. MAs porque puxamos exemplos maus para nós? Já ouviram falar na Lei do Murphy?See Translation
      • António Mazuze Infelizmente era antes de ouvir falar desta lei, mas, cresci a ouvir esta "bana mathi a nguenha yita tsiqeta a munhu", (bate na agua pra que o crocodilo largui a pessoa).
    • Sergio Inacio eheheh Américo Matavele meu caro nao eh bem assim. uma coisa eh ele la ir, ouvir ou sensibilizar a eles pra serem democratas e sairem do poder enquanto eh tempo. suponhamos que ele fez isso. ok... mas outra eh trazer como convidado ca em casa um ditador! isso jah nao posso aceitar.See Translation
    • Sergio Inacio deve ser por ser mais facil copiar o mau e nao o bom... eh dificil ser-se bom, sabe?See Translation
    • Egidio G. Vaz Raposo Guebuza foi convidado de honra naquela cerimonia Américo Matavele. Para tua informacao, aquela condecoracao foi sempre dada a pessoas de conduta duvidosa. Menciono algumas, de acordo com a edicao electronica do canal moz de hoje: Teodoro Obiang Nguema, Guiné-Equatorial; um famoso ditador que está no poder há 34 anos, e tudo indica que vai passar o trono ao seu filho “Teodorito” actual vice-presidente. Paul Kagame, presidente da República do Ruanda, que está no poder há 13 anos, num País em que as eleições são sempre violentas e saldam-se em prisões de membros da oposição. nao sou eu que esta a puxar maus exemplos. E o teu presidente que esta atras deles.
    • Zainadine Jamaldine "Diga-me com quem tu andas, dir-te-ei quem tu es".
    • Rob Sau Grandes pontos brother! Foi exactamente o que pensei qdo o boss dos patos fez essa viagem! Que experiencia foi colher!See Translation
    • Abdullah Abou-Shakur Gente, dispam-se de lambebotismo partidário e vejam as coisas com olhos de ver.
      A proposito, porquê o secretismo na sucessao à presidencia do país se os tempos estao em contagem aparentemente regressiva?
      Porquê a Constituiçao é alvo de "achados e perdi
      dos" pa confundir a opiniao pública?
      Porquê o Aires foi mandado leccionar justamente na epoca em q se aventaram hipoteses da sua presidenciabilidade?
      A resposta é relativa dependendo se nós usamos ou nao luvas vermelhas.
      E o galo canta, sinal do amanhecer e muitos continuam em seus sonos profundos...
      See Translation
      Like · Reply · 1 · 4 hours ago via mobile
    • Geraldo Mutuque Mutuque sabe a cumplicidade com os erros dos presidentes e maior que a cumplicidade que tenho com a minha sombra...maus sinais...de que a saida de guebuza ja deixou de ser uma incongnita, mas um misterio apesar do limite constitucionalSee Translation
    • Luciano Chemane Dizia samora, que um ambiciso eh criminoso ao mesmo tempo..., um criminoso eh capaz de vender a patria porcausa da sua ambicao... Um criminoso pode mudar de tactica mas nao ilumina a sua ambicao. Para mim, samora era um vidente e o discurso dele eh actualSee Translation
    • Luciano Chemane Adorei teu ponto de vista Manhique, subscrevo o que disseste.See Translation
    • Armistício Mulande Américo Matavele: esta coisa de ser optimista é como o seguro, morreu por ser velho. Mas infelizmente continuo um optimista convicto. Confio que Guebuza vai sair em janeiro de 2015 do poder e um novo timoneiro tomará as rédeas do país. Não porque confio no Guebuza, mas porque confio no povo moçambicano que quer que assim seja para que o país vá para a frente. Mesmo que Guebuza queira, o povo moçambicano não vai deixar que isso aconteça; o parlamento não vai votar nenhuma emenda constitucional que perpetue Guebuza na presidência.
      O Egidio e outros têm razão ao se incomodarem quando o nosso PR senta à mesma mesa com ditadores. É algo que não conforta a ninguém.
      Mas quando lia o post do Egidio G. Vaz Raposo tive exactamente a mesma impressão que a sua Matavele, que o Guebuza estava na condição de dizer ao Museveni o que é bom em democracia e não para ouvir dele. Mas podemos sempre nos enganar nestas coisas de intuição. Não estivemos lá para ouvir de que falaram, fora os discursos da praxe. Isso vem uma vez mostrar que tudo pode ser visto de vários ângulos.
    • Fernando Fernando Matusse E por tanto ser bajulado como se de Deus se tratasse, até sai num sport publicitario q passa na TV-"M" um mulato que diz: DEVIAM NASCER MAIS GUEBUZAS NESTE PAIS!!! he he he!!!See Translation
    • Tomo Valeriano assunto cabeludo...ha muito k o sono nos fugiuSee Translation
    • Salomao Xerinda Joaozinho Lixo vai para lixo! Mega-presidentes que só geram mega-pobreza.See Translation
    • Maria Luisa Candido Tamele Bem que queria acreditar nos raast!?+com Guebas no poder tudo e possivel e pior a ser condecorado c/presidentes ambiciosos,assasinos...
    • Olivio Mutaquiha Raramente estou de acordo com as posições do Américo Matavele, mas numa coisa julgo que ele está absolutamente certo: o que acontece ou deixa de acontecer dentro do Partido FRELIMO é uma coisa que só a eles diz respeito. Quando é se o actual PR quiser forçar uma mudança constitucional para estender seu mandato, aí teremos razões para nos preocupar... Ainda assim não deixo de me preocupar com a onda propagandista dos nossos órgãos de informação em relação ao Glorioso Luz de Murrupula..., mas honestamente, o PR veio dizer várias vezes em público que não se iria reecandidatar. Então, até se diga o contrário, um votado confiança e um olhar optimista não custam nada.See Translation
    • Ilidio Massinga Nem pensarem d mudar a constituicao para favorecerem o guebas pork o moz vai arder eh serioSee Translation
    • Maria Luisa Candido Tamele Ajudem me a entender;Quando ha mundanca ou substituicao de alguns artigos da constituicao da republica nao deve se fazer um reverendo!?guebas guebas!!!a onde vamos?
    • Egas Nhantumbo É um caso para reflectirmos e prevermos o futuro, tendo em conta a margem do erro da nossa previsão, já será muito bom para que não nos surprendamos no futuro. Boa observação, o resto é cabe cada um de nós analisarmos formularmos as nossas opiniões. O primeiro pssao já foi dado.See Translation
    • Jonas João Martinho Heheheheh pais de Padza...
    • Mateus Torres Realmente preucupante, e conselho de ministro a felicita lo, a chefe da bancada da frelimo no seu discurso de hoje na AR tambem fez o mesmo, e os camaradas bateram as palmasSee Translation

Sem comentários: