segunda-feira, 7 de outubro de 2013

AS ELEIÇÕES DE 20 DE NOVEMBRO COM SINTOMAS EM QUELIMANE


AS ELEIÇÕES DE 20 DE NOVEMBRO COM SINTOMAS EM QUELIMANE
O tudo por tudo dos membros Decanos da Assembleia Municipal de Quelimane, para tirarem proveitos financeiros pessoais dos Cofres Municipais
Sabendo que falta apenas um mês e excassos dias para o término dos seus mandatos, apercebendo-se que as hipóteses para a r...enovaҫão dos seus mandatos e continuaçao nas suas funҫões na próxima legislatura da Assembleia Municipal de Quelimane serem remotas, senão impossível. Alguns Membros decanos e por sinal os que ocupam lugares de topo naquele órgão legislador local, fazem de tudo para colectarem algo de financeiro e económico para seus proveitos, recorrendo a chantagens baixas para boicotarem as Sessões do Conselho Municipal, um órgão decisório e deliberativo da vida da cidade e dos munícipes.
As pessoas que hoje reclamam o pagamento de retroactivos e décimos terceiros são os mesmos que estiveram por frente da liderança, degradação e má gestão da cidade por muitos e longos anos. É admirável que da reunião havida entre o actual Presidente do Conselho Municipal de Quelimane e todos os funcionários do Conselho Municipal no dia 02 de Fevereiro do corrente ano, embora se reconheça que alguns funcionários sejam de nível fraco de escolaridade, depois de uma clarificação e explicação da situação das receitas municipais do momento, chegou-se ao consenso que o pagamento do décimo terceiro embora legítimo e necessário, seria pago a posterior, mas primeiro teria que se priorizar a limpeza e o saneamento de meio e a compra de equipamento e meios circulantes para a mesma. O hoje o resultado é visível, a cidade que era considerada endêmica e susceptível a doenças como a Cólera e a Malaria, os níveis diminuíram drasticamente e sobre a cólera está-se há segundo ano consecutivo sem o registo de um único caso. Não se entende que sejam os irmão da Assembleia com um nível de informação razoável, estejam a baicotar as Sessões exigindo em troca os retroactivos, como se de únicos beneficiários se tratassem…………………………
Ainda mais: os mesmos que boicotam as sessões embora sabendo que o Dinheiro do Fundo de Redução a Probreza Urbana, que Quelimane teve acesso não tinha como beneficiário funcionários ou agentes do estado, em 2011 um destes apoderou-se de mais de trezentos mil Meticais, usando caminhos ilícitos e que até ao presente momento não conseguiu devolver nem um porcento “um único tustao”……
Aproveitando-se das fragilidades das leis e regimentos municipais, no que tange a assistência médica e medicamentosa, não determinarem o valor limite de quanto um funcionário municipal ou membro da assembleia têm de direito. Num passado recente um desses boicotantes endereçou uma carta ao actual Presidente do Conselho Municipal de Quelimane, pedindo um valor de 150.000,00mts (cento e cinquenta mil Meticais) para o seu tratamento médico, o que foi satisfeito porque o Conselho Municipal não queria acarretar culpas futuras por o que haveria de acontecer com um doente. Confesso que aqui jogou mais o humanismo……
Um dos outros boicotantes ficou por muito tempo como Assessor da Empresa Municipal de Saneamento(EMUSA). Ou seja, funcionava como chefe da bancada na Assembleia e ao mesmo tempo Assessor da Empresa, pagos pelos fundos dos cofres do Conselho Municipal. Com a entrada do Manuel de Araújo como Presidente, por achar que seria descoberto, unilateralmente fez uma carta de rescisão de contrato…..
Coincidência ou não, a verdade é que Assembleia Municipal de Quelimane funciona como uma “SOGRARIA”, para quem não sabem a vice-presidente e o chefe da bancada da Frelimo são esposa e marido. Em dias de sessões não sabem separar essa relação marital. O que a esposa fala o marido concorda e vice-versa, enquanto isso o Presidente da Assembleia funciona como uma espécie de líder expiritual (compadres do casal). Ditam tudo para que o Manuel de Araujo cumprisse como de genro se tratasse.
Para a aprovação do orçamento municipal para o ano 2014, Manuel de Araujo teve que “engolir muitos sapos” e agora vou o dar razão quando disse numa das entrevistas que quando fosse para o bem do seu povo, até com o diabo conversaria. Os homens de baicote e chantagens pediram em troca para a aprovação, 39 motorizadas para todos membros da Assembleia e cerca 04 viatura para a chefia……….
As viagens de troca de experiências com as outras Assembleias Municipais do país funcionam como uma espécie de lavagem de dinheiro. Sempre que os boicotantes pensam em conhecerem uma autarquia, submete o pedido de viagem a edilidade de Manuel de Araújo para as despesas de viagens, alojamentos e ajudas de custo. O problema maior é que as viagens não são previamente planificadas, dependem da vontade dos boicotantes…..
Mesmo que continuasse a escrever, não iria acabar agora. Muito atropelo acontece aqui em Quelimane.
See more

Sem comentários: