sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A Confissão de Diamantino na conferência de imprensa

Diamantino na conferência de imprensa

«A única coisa que quero dizer é pedir desculpas a toda a gente que se sentiu lesada e principalmente a todos os que não têm nada a ver com isto: o povo moçambicano, que levo no coração»
«Tive uma discussão com uma pessoa, que só a meio da conversa percebi ser jornalista, depois de ter sido provocado. Uma discussão já depois do flash-interview e quando estava a caminho do autocarro. Vim a saber que a discussão - um assunto privado - foi gravada sem o meu consentimento. E só foi pena que não tenha gravado ou divulgado a conversa toda para que se percebesse da provocação de que fui alvo»,
«A discussão descambou, tenho a consciência de que fui duro no que disse e reconheço que posso ter ferido a suscetibilidade das pessoas, mas há que perceber o contexto e nunca pensei que o caso tivesse esta dimensão»,...

Sempre tive a maior consideração pelo povo moçambicano. Tenho recusado outros convites porque gosto de estar aqui. Muitas vezes dei entrevistas e falei do quanto admiro este País e este povo e do potencial que os futebolistas moçambicanos têm. Sempre vesti a camisola de Moçambique, literalmente, em grandes jogos das seleções, do futebol ao basquetebol. Peço desculpa aos amigos que desiludi, mas nunca diria nada de negativo do povo moçambicano, que, repito, levo no coração. Só espero que a verdade venha ao de cima, que as pessoas percebam realmente o que se passou, das provocações de que fui alvo e que um dia possa regressar a Moçambique para trabalhar novamente»,

A Bola
See more
See translation
  • José de Matos Coisas de vergonha!
  • Alvaro Guimaraes O exacerbamento e crispacoes actuais reusltam neste tipo de incidentes. Mais uma pessoa "linchada" a juntar a muitas outras que todos os dias sao confrontadas com este tipo de coisas
  • Linette Olofsson pois....mas caiu na ratoeira como figura pública, eles tinham objectivos e conseguiram. Dramático.
  • Germano Milagre Assim ja estou mais confortável para defender o Diamantino. 1o precisava de ver exatamente isto para o poder defender. E que mesmo que num contexto de conversa privada se há coisa que detesto são generalizações ( pelo que percebi ele sempre falou no contexto do futebol mas mesmo assim e bom especificar sempre ) ... se ele tem dito "os árbitros aqui são todos ladroes" talvez pecasse por generalizar mas penso que ninguém se teria irritado ... mas no fundo no fundo todos sabemos que ele foi vitima de uma sociedade que tem cultivado nos últimos 35 anos uma relação de ódio para com os portugueses o que me deixa triste pois para além de ter familiares portugueses mesmo que isso acontecesse com italianos acho lastimável quando se cultiva o ódio a um povo seja porque razão for. Por sorte o povo Moçambicano na sua maioria nunca alinhou muito por se deixar cultivar por esse ódio, muitos porque durante todos estes anos continuaram a conviver com portugueses respeitadores, outros por questões de principio e de educação nunca alinharam pelo mesmo e outros porventura por terem o coração que este povo demonstra também o não cultivam. Mas que existe uma minoria que o Ivan representa isso existe, outros utilizam-se disso para uma agenda política baixa... enfim continuo a ter muita fé neste povo que na sua grande maioria e gente fina, que respeita os outros e que tem bom coração.
  • José de Matos Mas o que esses jornalista fizeram não é ético e é illegal, devem gostar muito da sopa mencionada pelo Diamantino!
  • Alvaro Guimaraes Cara Linete este mecanismo eh diabolico e destruidor; se alguma coissa funciona bem nesta terra eh este mecanismo diabolico de triturar pessoas. Tudo vale e qdo os incidentes acontecem todos assobiam para o lado.
  • José de Matos Tiro certeiro no alvo, Germano!
  • Alvaro Guimaraes E se alguem pensa que este triturador de pessoas vai parar estao enganados. Ele eh alimentado pelos mesmos de sempre como arma de coacao.
  • Linette Olofsson Não sei se já foi sentenciada a expulsão deste senhor, mas não era preciso ser expulso, acho um extremo 48 para deixar o País.
  • Germano Milagre Linette eu estava cá quando o ministro do interior Armando Emilio Guebuza distribuia 24/20 ( 24 horas com 20 kilos ) como se tratassem de cartões de visita ... a ministra do trabalho sabe como satisfazer o chefe dela e age de acordo ... só quando as pessoas no poder tiverem atitudes diferentes e se respeitar o estado de direito e que podemos viver em paz e prosperar ! Mas tenho como certo que a grande maioria deste povo acolhedor não se revê nessas atitudes ! O problema e que também não contestam como deveria ser ! Isto é como um ministro do interior começar a decidir com total poder quem vai para a cadeia e quem não vai ...
  • Germano Milagre Ele devia ser julgado e se condenado ja poderia o governo optar pela expulsão ...
  • Fernando Costa meus Srs vamos com calma. DM fez a cama onde se deitou. Tenho 20 anos desta terra e sou português. Qd saí da minha casa lá, sabia que vinha para casa alheia. E em casa do dono, eu, 20 anos depois, ainda não falo alto ou digo palavrões. Um emigrante não tem os mesmos direitos de um nacional. Mas tem tds os deveres deste, mais a obrigação de usar de bom senso em todos os actos privados ou públicos.
    Obviamente que o jornaleiro que gravou àquilo é um crapula. Obviamente que os seus pares o estão cobardemente a acobertar, escondendo o seu nome. E não gosto nada mesmo nada de cobardes.
    Obviamente que acho um completo exagero td i que se publicou ontem á tarde e noite a respeito do caso. Obviamente que a expulsão de DM é legal e um assunto de leis do país que me acolhe e que eu nem sequer devo comentar. Se fosse com um Moçambicano em Portugal, ele teria direito de defesa e apenas um juíz o poderia expulsar. Mas isso é lá na minha terra onde se diz agora com a crise, que os emigrantes têm direitos a mais.
    Para terminar como comecei. DM errou em afirmar o que afirmou, foi imprudente e até pouco inteligente. E os erros pagam-se...
  • Alvaro Guimaraes Caro Fernando Costa esta claro o que afirmou e concordo perfeitamente consigo. Mas estamos a referir - nos ao mecanismo que eh parte do mecanismo de coacao dos que mandam. E isto acontece todos os dias. Se nao eh raca eh tribo ou regiao, se nao eh nenhum destes se criam outros;
  • José de Matos Fernando Costa, mesmo assim é um absurdo quando afirmam que é um "assunto de Estado'', este episodio é desprestigiante para todos os envolvidos!
  • Fernando Costa meu caro Álvaro. A indignação é um direito inalienavel. Mas até aí, a linguagem é uma arma que tem de ser usada com bom senso. DM excedeu-se na linguagem quando podia dizer td àquilo de outra forma. Repito. Qd me convidar para sua casa, se a comida estiver estragada, levantou-me e não como. Não parto o prato ou volto a mesa.
  • Fernando Costa Muitas e muitas vezes ao longo dos anos tenho alertado os meus compatriotas para os excessos de linguagem que usam no dia a dia com moçambicanos. Nos portugueses temos o terrível hábito de achar que algumas palavras habituais não ofendem. Isso é verdade na nossa terra pq são usadas freqüentemente. Aqui é mentira. E tds sabemos que palavras são essas. Repito. Não concordo nem discordo das leis e regras de quem me acolhe em casa. Tento compreender e obrigo-me a cumprir.
  • Nalya Muchanga Nota-se que ele era alvo de alguem. quanta eficiencia do Ministerio d trabalho, afinal ha la gente a trabalhar, mas qd precisamos....Vergonhoso
  • Antonio A. S. Kawaria Fernando Costa, onde é que o DM excedeu? O facto de ele ser estrangeiro significa nao ter o direito a opinião? Onde entra o Estado Mocambicano nessa conversa que foi reproduzida aqui por Luis Nhachote?
  • Fernando Costa Caro Antonio. Essa pergunta acerca da intromissão do Estado é para mim? Meu caro, sou estrangeiro e tenho opinião formada. Mas a minha condição me obriga a não a vincular. Esse direito é na meu entendimento reservado aos moçambicanos.. Quanto ao DM ele próprio reconheceu frente ás câmaras, que se excedeu na linguagem..
  • Germano Milagre Fernando Costa compreendo e respeito a opiniao e partilho-a em muitas circunstancias e que ja presenciei ... dito isto o desgracado pensou estar a falar com um individuo que nao jornalista ...em 2o ele em conferencia de imprensa pediu as devidas desculpas pela parte em que errou. E para finalizar os estrangeiros estarem na mao de uma ministra por algum desabafo que possam ter isso parece-me coisa da Coreia do Norte e nao da minha terra Mocambique ! Que levem a tribunal e julguem ! So isso que se pede em casos semelhantes !
  • Germano Milagre E concordo com a questao da linguagem mas discordo que um estrangeiro nao possa ter opiniao num local onde reside e trabalha com tudo legal ... ja fui estrangeiro a viver noutro pais e nao concordo que um estrangeiro nao possa ter opiniao e nao a possa dar ... desde que nao falte ao respeito a ninguem !
  • José de Matos Oh Germano Milagre, em Portugal e na Africa do Sul os moçambicannos podem criticar, nao é por isso que sao expulsos, condenados sem defesa ou que digam que é "assunto de Estado" O Diamantino errou sim, mas nao podemos ignorar todos os detalhes deste imbroglio!
  • Fernando Costa José por falar de imbróglio. Não Achas no mínimo estranho o silêncio do Clube de Desportos da Costa do Sol, entidade patronal de DM e que ele tentava defender com aquelas palavras?
  • José de Matos Acho sim, Fernando Costa, por isso eu sei que ha muito mais neste caso para alem do obvio!
  • Fernando Costa Milagre, desde que não falte ao respeito a ninguém e apresente ali mesmo provas do que afirma.
  • José de Matos Fernando Costa, provas? O salvado, o Semedo e o Matine ja disseram o mesmo e ontem mesmo o Noticias publicou um texto sobre essas brincadeiras no futebol!
  • Antonio A. S. Kawaria Fernando Costa, já entendi a tua posicão, ainda que dizes que és estrangeiro. Mas eu vivo no estrangeiro há quase 20 anos, e já vivi também na Dinamarca, trabalho com estrangeiro...
  • Fernando Costa na minha opinião quem acusa deve provar e ponto final. Tds sabemos o q se escreve sobre corrupção no futebol. Desde a fifa á uefa, passando pelos organismos nacionais. Mas pq raramente algum caso chega aos tribunais?
  • Alvaro Guimaraes Caro Fernando Costa nao vou aqui entrar em discussoes inocuas e venho por este meio relembrar que independentemente da grossa ma educacao que foram os pronunciamentos do treinador portugues quero voltar a dizer que este tipo de praticas eh muito corrente qdo os mesmos de sempre querem prensar alguem. Se nao sao tempestades num copo de agua nos jornais, sao intrigas e accoes coordenadas e permeitamente amplificadas por cidadaos ligados ao poder; so se consegue perceber depois de passar por coisas parecidas. DOI mesmo e te destroi a vida pode crer. Qto a rixa, sabendo o que eh vilanculos, a respeitavel familia que esta a frente do municipio e do clube local de futebol local nao eh dificil perceber o que se passou. Qto ao resto tou de acordo consigo
  • Rogerio Daniel Naene caros, eu Gostaria de concordar com a posição do Fernando Costa, isto é real em Muitos países, a Dias vinha a no Aeroporto Oliver Thambo e deportaram uma Brasileira da Igreja Batista por ter travado uma discução com a hospedeira, so pr falta de entendimento ao pedirem que ela desligasse o telemovel, a hospedeira acabou tiraando o telemovel e tentou desligar pessoalmente ai surgiu a confusão, bastou que o avião aterasse para os Homens de migração actuar. penso que temos que ser mais ponderados nos paises de for a, assuntos como politica e criticas tem que ser tratadas de forma neutral.... isso é um exemplo que n ocorre em moçambique, em muitos Países as coisas funciona a sua maneira
  • José de Matos Rogerio Daniel Naene, qual o contexto para o que estamos discutindo?
  • Rogerio Daniel Naene E outro caso foi o dos estudantes Bolceiros da Casa de moçambique em Lisboa de terem sido recusados de entrar no Aeroporto de Lisboa.
  • José de Matos Contexto para o Diamantino, Rogerio Daniel Naene?
  • Rogerio Daniel Naene José de Matos, o que eu Defendo, é que a ingerencia nos assuntos interm«nos ou coisas parecidas por Estrangeiros ou repatriados pode ter consequencias diferentes a de um Nacional
  • Rogerio Daniel Naene Por mais razão que o Diamantino tenha, ele devia ser mais moderado nas palavras, n que Generalizasse a coisa, porque feriu n só o Jornalista bem como a todos os moçambicanos.
  • José de Matos Rogerio Daniel Naene, eu defend o Estado de Direito, so, nem me interessa o Diamantino! O que estou a dizer é que num Estado de Direitio ninguem é expulso por emitir uma opiniao em privado! Mais, todos teem direito a defesa legal e a expulsao tem tramites legais! Simples!
  • José de Matos Rogerio Daniel Naene, o que ele disse dos moçambicanos?
  • Rogerio Daniel Naene que os Moçambicanos são comprados por um prato de sopa
  • José de Matos Vem ai tempestade, Rogerio Daniel Naene, estas a meter agua, ele nao disse isso! Afinal nao acompanhas o que discutimos aqui?
  • Rogerio Daniel Naene http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=433109
    www.abola.pt
    O Ministério da Juventude e Desportos de Moçambique convocou hoje os jornalistas... para dizer que considera que Diamantino Miranda, treinador do Costa do Sol, «ofendeu os moçambicanos» nas declarações que proferiu no final do jogo do último sábado, após o jogo com o Vilankulos, que seguiram já para qu...See more
  • José de Matos Rogerio Daniel Naene, estamos fartos de discutir isso aqui, em varias postagens! Onde esta o "Todos moçambicanos?"
  • Rogerio Daniel Naene José de Matos, porque é que sempre tens q meter te com a minha pessoa?...
  • Rogerio Daniel Naene Olha, José de Matos, se um Moçambicano é lesado for a ou dentro de Moçambique, eu sempre parto para sua defesa como Moçambicano...
  • José de Matos Rogerio Daniel Naene, estamos a coneverasr e eu questionei-te:"Onde esta o "Todos moçambicanos?"
    Rogerio, nao me estas a entender, eu so estou interessadp na vertente do Estado de Direito! Onde esta o Estado de Direito aqui?
  • Danilo Mouzinho N. Tiago Sr Rogerio Daniel Naene tambem sou mocambicano, mas penso que este coach especificou, falou de arbitros e jornalistas mercenarios...embora mocambicano, nao sou arbitro e nem jornalista e muito menos ladrao
  • Rogerio Daniel Naene Danilo Mouzinho N. Tiago, porque quando os MAMBAS tem uma derota, todos nos sentimos? e nunca dizemos que n sou jogador de futebol isso é deles?
  • Rogerio Daniel Naene A massa dos Jornalistas, representa o jornalismo Moçambicano e todos nós
  • Danilo Mouzinho N. Tiago ha muito que nao me identifico com os mambas...aceito qualquer conotacao, mas esses so gastam os nossos parcos recursos. devia se repensar melhor se eh viavel continuarem a participar em eventos alem fronteiras
  • Fernando Costa todos nós Rogério? Também viajas á conta de clubes com alojamento pago e subsídio per dia, para no final, escrever o q te mandam escrever e não o q se passou de verdade?
  • Rogerio Daniel Naene Fernando Costa, nem por ai e estou certo de que temos uma serie de jornalistas corruptos, mas o que discord é a Generalização da coisa. Eu só tenho uma Nacionalidade, quando se referem a Mo;ambicanos, sinto me incluido, n tenho onde me refugiar. Apoio a qualquer um que seja muito mais especifico ou particularize um deteminado comportamento de Mo;ambicano.
  • Jose Alexandre Faia Esta pressa toda em correr com o homen por acaso nao tera nada a ver com alguns segredos que ele tenha sobre o sistema , pois nao ??? Nao tem direito a defesa , porque ??
  • João Barros Não me revejo em muitos dos pseudo jornalistas moçambicanos! desde quando um jornalista pode ser representante de cidadãos de um país? Então os caçadores furtivos encarcerados nas cadeias sul-africanas representam os moçambicanos?!? Ora essa!
  • Fernando Costa estranho que o glorioso CDCS não diga nada, não é?
  • Rogerio Daniel Naene Penso que agora ele tem bases para recorrer sob relação entre estados... O Governo Português se realmente defende os seus Cidadãos vai intervir e exigir uma prestação contas e que a justice seja feita, não é?
  • Fernando Costa atenção meus amigos. Em Moçambique a maioria dos jornalistas são profissionais honestos e de grande rigor. Não generalizemos com os jornalecos das sopas..
  • Rogerio Daniel Naene João Barros, Tu es daquele país em que os Jornalistas são corrompidos por um prato de sopa?... quem é que n vai perceber que és de moçambique? e logo vês que els pode o representar de qualquer maneira...
  • José de Matos Fernando Costa, nao sei nao, o Borges Nhamirre hoje mesmo escreveu:

    "A quem ofendeu Diamantino Miranda?

    “E é por situações como estas, de Diamantino Miranda, que, enquanto este País não for sério, posicionar-me-ei contra a introdução de carteira profissional para jornalistas”
  • Rogerio Daniel Naene José de Matos, agora percebe se que nem tudo que esta nos nossos Jornais tem um pedaço de Verdade,... vemos que há tanta mentira que é divulgada só para descredibilizar ou derrubar alguém, e muitos de Nós usamos isso como material para apedrejar as tais pessoas... e o Dono dos Milhoes de USD injectados na Imprensa, sabe de tudo isso
  • José de Matos Rogerio Daniel Naene, quem sao esses donos dos milhoes? Estas a falar dos G 40 que se infiltraram na comunicaçao social e no Facebook?
  • Rogerio Daniel Naene nada disso, o Financiamento a imprensa INDEPENDENTE, no sentido de Trair a Patria em defesa dos interesses externos.... SAMORA disse "O AMBICIOSO É CAPAZ DE VENDER A PATRIA, POR INTERESSE INDIVIDUAL E ELE NUNCA MUDA, APENAS MUDA DE TACTICA"
  • José de Matos Rogerio Daniel Naene, ha jornalistas e arbitros corruptos sim! Tens como negar?
  • José de Matos Rogerio Daniel Naene, onde esta esse financiamento? Quem deu? Quem recebeu? Com que finalidade? E o financiamenti do G 40 vem de onde?
  • José de Matos Outra coisa, Rogerio Daniel Naene, Samora estava a falar para "camaradas", porque nao ouves o que ele disse?

Sem comentários: