terça-feira, 8 de outubro de 2013

Grande entrevista com o bastonário da Ordem dos Advogados, Tomás Timbana


Grande entrevista com o bastonário da Ordem dos Advogados, Tomás Timbana
“Exigimos celeridade no esclarecimento do caso Tribunal Administrativo” (#canalmoz)

Maputo (Canalmoz) – O bastonário da Ordem dos Advogados (OAM), Tomás Timbana, diz que é preciso que o escândalo sobre a gestão dos fundos do Tribunal Administrativo, despoletado pela Imprensa, seja esclarecido com alguma celeridade de modo a ...devolver dignidade ao órgão que está com o nome “manchado”.
“O que nós exigimos é que o Ministério Público, o Gabinete Central de Combate à Corrupção que já se apresentou publicamente a dizer que está a fazer um trabalho, esclareça o caso com celeridade”, disse o bastonário.
Tomás Timbana fez estas declarações numa grande entrevista que concedeu ao Canal de Moçambique que estará nas bancas amanhã, quarta-feira.
Segundo Tomás Timbana, “não podemos ficar um ano, dois anos à espera dos resultados do trabalho que o Gabinete Central de Combate à Corrupção está a fazer. Se o Gabinete está lá, é urgente que os resultados venham cá para fora. Para, se não existir nada, dissipar essa nuvem negra”.
O bastonário da Ordem dos Advogados fala também na entrevista de gastos desnecessários em viaturas de alta cilindrada a nível da Magistratura que deviam ser reorientados para outras despesas como, por exemplo, para equipar os tribunais.
Sobre o Ordem, Tomás Timbana fala da necessidade de se rever os mecanismos de quotização e propõe que a carteira profissional passe a ser renovável periodicamente mediante o pagamento de valor monetário, abolindo o actual sistema vitalício da carteira. Leia a entrevista conduzida pelo nosso colega Matias Guente, na edição do Canal de Moçambique que estará nas bancas amanhã, quarta-feira. (Redacção)

Sem comentários: