quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Guebuza condecorado no Uganda

Guebuza condecorado no Uganda
Yeweri Museveni distingue chefe de estado
Trata-se da mais alta distin­ção atribuída aos chefes de Estado do Uganda. Na ocasião, Yeweri Museveni, estadis­ta ugandês, justificou a distinção como resultado do contributo político de Armando Guebuza no continente africano.
Perante milhares de cidadãos ugandeses, diplomatas acredita­dos em Kampala, membros dos órgãos de soberania e do gover­no de Yeweri Museveni, Arman­do Guebuza viu o seu contributo político no continente africano reconhecido pelo executivo do Uganda, no dia que aquele país celebrava 51 anos de independên­cia nacional.
Mas não foi somente o Presi­dente da República que foi conde­corado na tarde de ontem em ple­no Rukungiri District Stadium. Mais de meia centena de perso­nalidades ugandesas, de diversas áreas, nomeadamente, educação, saúde, cultura e política viram também o seu contributo para o desenvolvimento do seu pais des­tacado. Todavia, o momento mais alto destas distinções coube ao convidado de honra do dia da in­dependência do Uganda, Arman­do Guebuza. Aliás, foi o primeiro a ser convidado ao pódio, pelo seu homólogo ugandês, Yeweri Museveni, numa acção antecedi­da pela apresentação da biografia de Guebuza.
A medalha, denominada Or­dem Excelente da Pérola de África, é, na verdade, a mais alta distinção atribuída aos chefes de Estado no Uganda.
Para o efeito, Yeweri Museve­ni, no poder poder desde 1986, justificou a condecoração como reconhecimento do papel ím­par desempenhado pelo estadis­ta moçambicano na política do continente africano, fortalecido durante a sua presidência no blo­co regional da Comunidade dos Países da África Austral ( SADC) e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ( CPLP).
Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários: