O candidato a presidente do Conselho Municipal de Montepuez, Cabo Delgado, foi intimado pelo diretor do SISE (secreta ao serviço do partido governamental) Pihale Mussa, a apresentar-se, as 09.30, dia 07 de Outubro, no qual sujeitou-o a interrogatório claramente pidesco, tais como porquê se candidata pelo MDM, suas intenções, número de filhos, se é casado ou solteiro, declarar os bens que possui, o número de membros do partido e, por fim, exigiu uma fotografia.
Não é tarefa do SISE perseguir, interrogar membros de partidos da oposição. Ao agir de tal modo, aquele membro do SISE demonstrou que está ao serviço do partido governamental e, principalmente, pretende intimidar o candidato do MDM. É justo que a gente pergunte: o SISE está ao serviço do Estado ou do partido Frelimo. Atitudes do género devem ser, implacavelmente, denunciadas e os visados devem se recusar a submeter-se a interrogatórios partidários.
O interrogatório a que o diretor distrital do SISE, em Montepuez, sujeitou ao candidato do MDM é, para todos os efeitos, ilegal. A Constituição da República insta aos cidadãos a recusarem obedecer ordens ilegais. Os superiores deste diretor distrital deveriam, sem delongas, chamar à razão o seu elemento para, daqui em diante, não voltar a proceder de igual maneira. As eleições são para partidos políticos e grupos de cidadãos e não para o SISE andar a incomodar os cidadãos e partidos concorrentes do partido no poder.
As intimidações já começaram e assim vão prosseguir até à divulgação dos resultados. Quanto mais longe as pessoas se afastam de Maputo, a democracia vão se afunilando cada vez mais.
Gabriel Júnior e FIR maltratam membros do MDM
Mais uma vez a Forca de Intervenção Rápida, FIR, volta a castigar e prender membros do Movimento Democrático de Moçambique, MDM, desta vez foi no domingo, aquando da chegada a cidade da Beira, Maria da Luz Guebuza. Nesse mesmo dia iria acontecer o programa do apresentador da TVM, Gabriel Júnior, Moçambique em Concerto, no pavilhão de desportos da Beira.
A entrada tem sido gratuita e toda classe social pode entrar para assistir, nesse dia estava reservado para apresentar o candidato da Frelimo ao presidente do município da Beira, Jaime Neto, que tinha como figura de cartaz, Maria da Luz Guebuza, ai só deviam entrar membros e simpatizantes da Frelimo. Os outros que fossem para o local eram batidos, uma senhora chegou a desmaiar, maltratados e com azar acompanhados a esquadra mais próxima. Nesse dia o Gabriel Júnior não vinha apresentar nenhum programa, vinha cumprir com as ordens do partido no poder, apresentar Jaime Neto aos membros da Frelimo.
Foram presos dois membros do MDM, acusados de rasgar fardamentos da polícia.
(Recebido por email)
Sem comentários:
Enviar um comentário