segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Comentarios dos comentarios...


Comentarios dos comentarios...

"...Alguns esclarecimentos acerca da tomada de Satungira, por parte das Forças Governamentais:

1 - O Governo mente quando diz que atacou. Para haver ataque, a RENAMO tinha que ter estado lá e resistido. Mas a RENAMO já tinha abandonado o local, por se sentir encurralada e incomodada pelas outras forças. A FRELIMO simplesmente ocupou um local abandonado.

2 - Os Acordos de Paz previam uma segurança pessoal armada para Afonso Dhlakama. Portanto, é inválido o argumento de que ele não pode andar com homens armados.

3 - Atacar bens e pessoas é anti-constitucional. Se fôr a RENAMO é mau, só que como provar isso? Já há anos atrás, muitos ataques eram feito por soldados indisciplinados da FRELIMO, que agindo de má-fé, simulavam ser a RENAMO.

(Adaptado do comentário do Dr. Phillipe Gagnaux)...."

Retirado do Portal do Luis Ah-Hoy Jr.

O interessante nisto tudo, e a nossa incapacidade de aprender licoes. Agora mesmo, ha coisa de minutos, a RDP - Africa noticia um ataque a uma esquadra de policia nesta madrugada.

Portanto, a procissao ainda vai no adro. O que os srs. intelectuais deveriam comecar a fazer agora e aritmetica simples. Para saber, por exemplo, quanto e que as accoes da multinacional A ou B irao comecar a baixar a partir de hoje. E tambem, ler um pouco da biografia de Mobutu Sese Seko, para se perceber que o POETA nasce, mas o ORADOR faz-se...

E que nem sempre um individuo sem-carisma esta impedido de se tornar um grande gestor das contradicoes e ambicoes humanas. A Humanidade esta prenhe de factos que demonstram essa possibilidade. Lyndon Johnson, um dos melhores presidentes dos EUA, pelas reformas sociais que fez, quebrando paradigmas raciais de seculos, so la esteve porque Kennedy, o carismatico foi assassinado. Nao voltou a ser reeleito. E caiu no esquecimento politico. Mas em termos de folha de servicos, Johnson foi melhor gestor das contradicoes e ambicoes humanas que Kennedy. Jose Eduardo dos Santos, um dos maiores estadistas de Africa, pese embora toda carga negativa do seu estilo de governacao, era apenas um obscuro eng. quimico e apparatchik da JMPLA encarregue de instruir o processo Nito Alves a mando da famosa ala de Neto. No entanto, substituiu o carismatico Neto, aos 35 anos de idade, e ja na terceira idade, conseguiu sua maior realizacao pessoal de sempre, que foi liquidar a oposicao (ou pelo menos reduzi-la a expressao mais simples, colocar Angola na rota do grande capital e ate ex-colonizadores de joelhos para la irem "comer um prato de sopa"). Assim analiso a ascensao do "contabilista" GUEBUZA em Mocambique, sem carisma de Samora, nem de Chissano, mas excelente gestor das contradicoes e ambicoes humanas dentro e fora do seu Partido, e que se arrisca a ser recordado como o melhor dirigente da FRELIMO de todos os tempos pela sua rendida legiao de ex-adversarios, que hoje se poe em bicos de pes, como sugestoes para um 3o Mandato, como que para agradar o seu previsivel novo PATRAO.

Como ja diriam os seus jovens correlegionarios do Facebook: - "Em Mocambique, e POSSIVEL"!

(Sim, e gracas a nossa propria mania de discutir o rodape ao inves de nos concentrarmos em aspectos macro)

Sem comentários: