sábado, 5 de outubro de 2013

Nampula, o MDM e o Discurso Insultuoso no dia da Paz

Nampula, o MDM e o Discurso Insultuoso no dia da Paz

A Frelimo, o partido dirigente do Estado moçambicano, a que a minha consciência não hesitou em submeter-se, no perfeito conhecimento tanto das dificuldades que foram encaradas, como dos obstáculos de toda a natureza que certas forças de subversão e de desordem têm tentado pô-la no caminho, foi atacada em seus alicerces. Explico-me adiante! Tenho extrema satisfação em vir reagir a este acto por múltiplos motivos, entre os quais avultam as suspeitas recaídas sobre aqueles que pretendem o poder, no que respeita as verdadeiras intenções e o destino a dar aos libertadores desta pátria.

Por ocasião do 4 de Outubro, o dia da paz, em Nampula, subiu ao pódio um rapaz que, em nome do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), atacou veementemente os libertadores desta pátria e à polícia. Disse, entre tantas coisas contrárias ao espírito do dia, que a polícia de Moçambique não deve servir a «um punhado de indivíduos que se intitulam de libertadores da pátria, mas que na essência são delapidadores dos nossos recursos». O meu vizinho, desfeito da surpresa causada pelo desonroso discurso, e sem dispor do tempo que necessitava para acreditar no que ouvia, pediu a minha apreciação para preparar as palavras requeridas pelas presentes circunstâncias. Não o pude fazer na hora e tive forçosamente de as limitar, o que pelo menos ofereceu o mérito de acompanhar o raciocínio do MDM até ao fim.

E poderia terminar a minha apreciação com o agradecimento sincero e sentido pela presença dispensável do MDM naquele evento, por ter a bondade de dar ao dia este confortante testemunho de solidariedade viva. Mas devo acrescentar mais uma palavra: do conhecimento do que acontecem naquele movimento no tempo de redigir discursos pouco mais tenho que a noção do seu carácter vazio de sentido em aspectos de Unidade e União. Quero muito particularmente evidenciar este aspecto: a abdicação de interesse próprio que os libertadores da pátria revelaram, em correspondência com um desejo intenso de servir, uma consciência esclarecida da sua missão libertadora e uma fé serena e confiante nos destinos sagrados da nação moçambicana, é uma decisão incomensurável. Insulta-los por este acto, no dia da paz, é chamar para si a praga que os afastará cada vez mais da cadeira do poder. Vi o rapaz lendo a mensagem que lhe foi entregue por alguém, claro. Lembrei-me de quando Fernando Mazanga, o porta-voz da Renamo, apercebendo-se do perigo da mensagem que lhe fora entregue para ler, achou por bem que fosse Malagueta a faze-lo; e deu no que deu.

Se para uns o 4 de Outubro simboliza o fim da guerra dos 16 anos, acrescentem-se mais 10 anos aos libertadores desta pátria. Isso faz deles os nossos os melhores filhos desta terra, sejam eles analfabetos ou não. Alguém, neste encontro insinuava serem eles analfabetos! Sim, preferiram o analfabetismo a escravidãocolonial. Mas são esses analfabetos de 25 de Setembro que criaram condições para que os outros moçambicanos, por sinal os insultadores de hoje, como aquele jovem, pudessem estudar até às universidades. Aceitaram as sérias responsabilidades do encargo de dirigir o país, como acto de disciplina, numa atitude, é certo, de reserva e modéstia, mas sem hesitação. Estou certo que da execução do seu trabalho, em tudo quanto ele tinha de apaixonante, e do êxito que para ele sugeriam, tiraram os moçambicanos ampla compensação. Insultá-los, em dia de paz, é incompreensível. Até a governadora, deixou de ler o discurso já feito, para apelar a modéstia na linguagem. E que a viu, sabe-o muito bem.

O MDM perdeu a ocasião para falar da paz e das vias para a sua manutenção. Irritou aos presentes, mesmo vindos de dentro do próprio movimento que curvaram as cabeças em sinal de repúdio, cada vez que o rapaz insultava. O MDM perdeu a única ocasião de usar, a bem da nação, os microfones e as câmaras de TV cuja existência foi graças a essa geração que hoje é insultada. Volto à minha primeira suspeita de que o MDM anda com a lei de talião no sovaco – tal dente qual dente – para atingir propósitos políticos. Denuncia-o o seu discurso, sempre que tem alguma ocasião para falar em público. Isso só revela uma verdade contida numa anedota que se conta em segredo nos berços da vingança. Diz-se que se o partido no poder o deixar, todos os seus simpatizantes e membros devem ser perseguidos, ostracizados e submetidos aos mais cruéis métodos de humilhação. Se a História ensina alguma coisa, ensina que a ilusão face a factos adversos é uma loucura. Só sabe governar quem soube obedecer! E o MDM não obedece às circunstâncias temporais. Vê naqueles que lhes criaram condições de sua existência expressiva «delapidadores de recursos».

Hoje em dia, vejo-me forçado a reagir e a advertir que há momentos em que como frelimistas somos levados, para a nossa própria protecção, a participar de reacções emotivas contra a nossa vontade. Não ficaremos a bocejar enquanto aqueles que consideramos de libertadores forem atacados. Não assobiaremos de lado enquanto o respeito aos símbolos da nação estiver em causa. Lutaremos, até ao último combate cuja vitória estará, como o foi, do nosso lado. O MDM quis matar dois coelho numa única cajadada, atacando a Polícia e à geração 25 de Setembro. Esqueceu-se de falar da paz, mas saibam os seus adeptos. Registe-se; desde que os sinos da paz repicaram, não houve mais mãos livres para tocar os tambores da guerra e as poucas que ainda teimam em existir são travadas com o trabalho abnegado da Frelimo. O povo reescreve a história do seu desenvolvimento outrora interrompido.

As escolas, os hospitais e as pontes são construídos, as estradas alcatroadas, a energia expandida. Os professores e enfermeiros são formados. A paz não é um jogo apelativo para defender caprichos ou esconder certas verdades. Na sua essência, a paz é um combate terrível contra todos os caprichos e ambições grupais. Homens de paz não se devem dar por derrotados. Palavras soltas e desmedidas podem fomentar a subversão e o conflito, promover o seu bárbaro assalto ao espírito dos incautos. E um dos factos simples mas incontestáveis dos nossos tempos é o seguinte: somos aquilo que somos hoje graças a entrega abnegada dos libertadores desta pátria. Se não fossem eles, nem a Renamo poderia ter existido e, ipsu factum, o 4 de Outubro seria inexistente
  • Edwin Hounnou Este e um texto propagandisco, e uma forma de piscar o olho e enfadonho. Os agentes da Frelimo se esforcam em demonstrar os feitos do seu partido e governo sem convencer muita gente. Se a Frelimo trabalhasse como pretende dar a entender, nao precisaria de recrutar um batalhao de propagandistas espalhados nos orgaos de informacao e nas redes sociais a fim de espalharem uma mensagem unica - "estamos a ntrabalhar para o vosso bem". Nao sei se isso esta a collar ou nao, mas, me parece que estao a corer contra o vento da Historia porque 38 anos que levam no poder e muito tempo para tao poucos resultados. O povo nao precisa de discursos para acreditar, necessita de accoes, que faltam aos olhos de quem vive desesperado e apertado pela pobreza cada vez mais profunda. Nda justifica a letargia em que o pais se encontra, pois, temos tudo para atravessarmos este tunel da pobreza, faltando, apenas, um governo loaborioso e comprometido com a causa da maioria. Contrariamente aos discursos e mensagens veiculadas pelos agentes do regime, vemos rios de dinheiro a serem gastos na aquisi,ao de equipamentos militares, tais como navios de Guerra, bombardeiros, carrros de assalto e uma policia munida de equipamento kmoderno de repressao. Contra quem o governo nse prepara para lutar? Os fundos que tem estado a gastar nao seriam mais uteis se tivessem sido aplicados na construcao de escolas, aquisicao de carteiras escolas, centros de saude, medicamentos, expansao da rede viaria? - As prioridades do governo nao coincidem com as prioridades e necessidades do povo. Sao divergentes e contraditorios. E isso que os agentes do regime da Frelimo defendem e se batem com todas as energias que possuem.
  • Agostinho Augusto Tem conteudo aqui? ou apenas o articulista pretende usar a sua formula do royal para levantar o bolo?
  • Bull Bull Bull Até à proxima publicação. Chao
  • Claudio Chivambo Depende de como defines o termo conteudo Agostinho Augusto. Sera que e' so a Frelimo que tem os tais mandatados das redes e demais canais para a defender ou o dilema reside nas condicoes que a Frelimo ostenta? Quando uma organizacao e' fortemente institucionalizada de Les-a-Les como o e' este Partido Politico, a historia fala por ele. Os libertadores da Patria sim, os responsaveis pelo pouco para uns e muito para os outros daquilo que o Pais construiu e continua construindo. A obrigacao e' servir o povo e ainda que persistam desafios gigantescos, pernas e forcas ainda temos para caminhar rumo as realizacoes. Abraco caloroso Cda Eusebio!
  • Claudio Chivambo ...digo, por ela... Obrigado
  • Edwin Hounnou Eles se conhecem, certamente!
  • Agostinho Augusto sem duvida.
  • Edwin Hounnou O partidao, atraves da Presidente da Assembleia da Republica, mandou avisar para o MDM nao voltar a levar os seus simbolos em cerimonias de Estado e a PRM de Cuamba fez-se a delegacao do partido do galo para dizer que nao se responsbilizaria caso levasse bandeiras a pracao, no dia 4 de Outubro, mas por ser um aviso totalmente ilegal, o MDM levou, em muitas partes, as suas bandeiras e nada aconteceu. Mesmo a senhora Veronica Macamo sabia que estava a agir fora da lei.
  • Osh Macamo Falou demais e não trouxe praticamente nada de novo. Aliás, tentou, como sempre, fazer uma propaganda barrata do seu partido e ridicularizar os outros. Perde o seu tempo, este grupo é composto por gente esclarecida: opositores, neutros e escovinhas (repare que não me referi a apoiantes... nem direi porquê).
  • Cee Maquiti Osh Macamo kkkkk, tu me matas...kkkkk ''o grupo eh composto de gente esclarecida''
  • José de Matos "Camaradas' Eusébio A. P. Gwembe e Claudio Chivambo, nao passa despercebido o vosso esforço desesperado na propaganda barata! Como ja foi dito, se a Frelimo estivesse bem nao usavam este tipo de propaganda em que se esgotam na manipulaçao e nos ataques aos outros! Vao trabalhar no campo, pah, ou estao a espera das benesses da CNE e STAE?
    Nao houve incidents so porque os frelos viram que o MDM nao vai aceitar ser chantageado!
  • Nelson Livingston O "espirito" deste post devia ser considerado campanha eleitorar antes do tempo. Uma espécie de "warm up" para discursos infelizes como os q ouvimos durante a revolução Chuabo
    · Like · 5
  • Alvaro Guimaraes Acho que nao eh campanha eleitoral; falou da questao essencial: os combatentes da luta de libertacao devem ser protegidos - CONCORDO e seria irresponsavel deitar por terra o que os combatentes almejaram conseguir. Mas este reconhecimento social nao pode de maneira nenhuma justificar os muitos casos mal parados que existem por ai
  • Alvaro Guimaraes E honestamente isto cheira a maniqueismo politico. Nao passa pela cabeca de ninguem com bom senso por em causa aquilo que foi a genese do que somos hoje. Para o bem e para o mal. Mas esta na hora de por ordem neste ponto de penumbra da nossa historia recente
  • Eusébio A. P. Gwembe Exigimos reapeito, aos libertadores da pátria. Moderwm os escritos quando lidos em público. Aquilo foi uma vergonha e uma oportunidade perdida. O dia era de paz e nunca para recados.
  • Alvaro Guimaraes Mas acho ao mesmo tempo muito interessante: comeca a haver pontos de convergencia. Plagiando o cidadao egipcio enfurecido do Cairo diria: Somos mocambicanos e so mocambicanos
  • Alvaro Guimaraes Caro Eusébio A. P. Gwembe os cidadaos deste Pais respeitam e continuarao a respeitar o contributo da Frente de Libertacao de Mocambique na construcao do nacionalismo mocambicano e na obtencao sacrificada da sua independencia. SEM DUVIDA. E nao quero, nao preciso de ser frelimizado para aceitar este facto politico e historico. Onde esta o seu problema???
  • Germano Milagre Concerteza nao te esquecestes Eusébio A. P. Gwembe q Afonso Dhlakama e um dos libertadores da patria ... E ja agora pensas q no MDM nao tem tambem libertadores da patria ... E o no de libertadores da patria q apoia o MDM esta a crescer e rapido. Sabes porque ? Porque esses libertadores da patria desde ha muito q perceberam q nunca tinham lutado p q Mocambicanos fossem assassinados, como por exemplo Urias Simango e esposa alem de muitos muitos outros q nunca conheceram a notoriedade... Eles lutaram por TODOS os Mocambicanos e por isso se cansaram daqueles q se aproveitaram e ao fim de 38 anos no poder muito pouco fizeram por eles e o pouco q fizeram ainda querem tirar em nome de negociatas... A vasta maioria dos libertadores da Patria ainda vivos nao se reveem na frelimo de hoje q ate paga milhoes de dolares a pessoas para os promoverem... Eles ( a maioria q tem sido silenciosa ) lutaram pela libertacao e nao pelo q veem desde ha anos a vir dos dirigentes da frelimo... Isso e publico... Entao virem arvorar-se em donos da libertacao nem vos fica bem ..., nao foi a toa q alguns esclarecidos da frelimo ( muitos ja falecidos ) quiseram q se diferenciasse o partido frelimo da Frente de Libertacao de Moçambique que surgiu de uma uniao de varias forças para libertar a patria ! Propaganda barata Eusebio !!!
  • José de Matos Mais: alguns dos libertadores acabaram como? Nao merecem respeito?
  • Ariel Sonto Gwembe, li mais de cinco vezes este texto e não vi nenhum argumento plausível que sustente o título. O que escreveu em muitas páginas resume-se ao que se disse: tentativa frustrada de ridicularizar in totto a oposição e fazer, como disse Macamo, propaganda barrata. Curiosidade: quem lhe disse que Mazanga recusou-se ler o comunicado da Renamo e incumbiu a tarefa ao Malagueta? "Falam, falam, falam, mas não dizem nada" 100 paus
  • José de Matos Ariel Sonto, verdade, mas a intençao aqui nao é para apresentar qualquer argumento plausivel mas sim uma aposta na propaganda barata!
  • Eusébio A. P. Gwembe O crescimento do MDM é uma farsa uma vez que trata-se de deslocamento dos renamistas o que faz deste movimento uma Renamo renovada. Mostrem-nos alguma figura de proa que nao tenha passado pela Renamo.
  • José de Matos Qual o contexto, Eusébio A. P. Gwembe? propaganda barata essa, de saldos! O crescimento e os numeros da Frelimo sao nao so uma farsa mas tambem tragi-comedia!
  • Eusébio A. P. Gwembe É realmente animador e comovente ver a extraordinaria prontidão com que nos pretendem distrair ao evocar nomes de outra categoria de libertadores duvidosos. Quanto sangue por eles derramado; quantas mutilacoes.
  • Edwin Hounnou O Eusebio Gwembe anda mais preocupado com caras do MDM que nao tenham sido da Renamo, mas isso e irrelevante para o MDM se afirmar. Se isso for tao importante, a Frelimo nao estaria a fazer tanta violencia contra o MDM porque a Renamo, muitas vezes, se limita a dizer que ha frauds e nao toma providencias. O MDM coloca os seus fiscais desde o recenseamento ate a votacao e isso preocupa a Frelimo que inventou uma outra forma mais sofisticada de fazerfraudes: selecionar e preparar os membros da mesa de votacao nos comites do partido. A Frelimo nao fazia isso noutros tempos e surge devido a marcacao que o MDM demonstrou fazer tanto na Beira quanto em Quelimane e Inhambane. O MDM e dor de cabeca para a Frelimo e os dirigentes do partido governamental tem essa consciencia que odem perder o poder para o MDM se as eleicoes forem Justas, livres e transparentes e, fundamentalmente, sem recurso a FIR, tal como aconteceu em Quelimane onde a FIR ocupou a sede provincial do MDM e em Inhambane introduziram carros de assalto nas assembleias de voto.
  • José de Matos Kakakaka, Eusébio A. P. Gwembe, sempre a deixar cair a mascara, és muito selectivo nos herois, pah!
  • Germano Milagre Eusébio A. P. Gwembe estou a ver q afinal quem e insultuoso p com os Libertadores da Patria es tu !!! Afinal para ti ha uns libertadores q foram mais q outros ... Olha para mim TODOS eles q combateram foram os herois ... Mas registo aqui a tua capacidade de insultar selectivamente os nossos Libertadores da Patria ! Ainda bem q esta escrito
  • Eusébio A. P. Gwembe Eu falei em defesa dos verdadeiros libertadores. Colocar Dhlakama neste panteão e neste momento parece-me muito deslocado. Não se trata de selecção, mas dar a César o que lhe pertence.
  • Alvaro Guimaraes Caros amigos quer queiramos quer nao teremos de ser capazes de encaixar as variantes possiveis de sensibilidades. Certamente que teremos TODOS que engolir muitos sapos. Muitos contribuiram para que este pais tivesse aqui chegado. Agora amnesias convenientes por favor POUPEM NOS
  • Germano Milagre Hehehehe selecionador de herois .... Mas esclareces assim muita gente. Ainda havia pessoas q nao acreditavam q era a frelimo q ditava quem eram os herois ... Aqui esta provado.... Olha p mim o Dlhakama foi sim um dos herois q andou de arma em punho na guerra colonial ... Ao contrario de alguns lideres da frelimo q nunca deram um tiro em guerra e nunca arriscaram o pelo ... E esses q arriscaram a vida para conseguirem a almejada libertacao sao agora obrigados a ver os pessoas como tu a virem dizer q afinal eles nao teem o mesmo padrao... Deve-lhes concerteza dar a volta ao estomago...
  • Edwin Hounnou Tanto o Eusebio quanto aos seus colegas do G40+1 deveriam estar reconhecidos a Dhlakama que dirigiu umja renhida luta contra o sistema comunista imposto ao povo pelos libertadores da nossa patria. Quando os libertadores se viram assustadores, lembraram-se de selecionar, de entre gente sem espinha, para seus advogados nos orgaos de comunicacao social inclusivindo nas redes sociais.
  • Osh Macamo Impressionante a preocupação da Frelimo com o MDM...
  • Edwin Hounnou Todos do G40+1 nao pegam sono com o MDM. Porque tanto medo do MDM, Eusebio Gwembe?
  • Edwin Hounnou Num passado recente, nas cerimonias e Estado, a Frelimo e as suas organizacoes de massas ostentavam sozinhos os seus simbolos e se julgavam senhores de tudo e de todos. Agora o cenario mudou completamente, pois, em todo o lado e em todas as cerimonias, a Frelimo e seus rapazes disputam o espaco e visibilidade com o MDM o que a Presidente da Assembleia da Republica a dar ultimato para que o partido do galo nao se apresentasse com os seus simbolos nas cerimonias de Estado. Pra a sua vergonha e dos seus compamnheiros da jornada de cavalgar o povo, o aviso foi, simplesmente, ignorado por ser illegal.
  • José Francisco Narciso Mas se tudo vai bem para o resto dos Partidos, e porque este afã de tanta crítica e endemonizamento ao Partido no governo, que faz tudo mal, e só eles que fazem tudo a sabor de boca repartindo riquezas em cada casa dos Moçambicanos sem que estes se preocupem para nada. Se assim pois que deixem o governo fazer seu trabalho, tarefa do seu compromisso eleitoral. Dentro de pouco veremos nas Urnas a perdida dessa maioria que dizem está perdendo!
  • Edwin Hounnou Frelimo e o partido com maior responsabilidade, por isso, vai ter que passer pelo crivo social todos os dias. Vc queria que eu criticasse a Renamo ou o MDM pela desastrosa gestao do meu pais? Queria que eu falasse do MDM ou da Renamo pela falta de escolas, centross de saude, professores de qualidade e boas estradas? Queria que eu falasse da Renamo ou do MDM pelo roubo dos nossos recursos?
  • José de Matos Jose José Francisco Narciso, sempre ludibriando e fugindo dos temas! Qual o tema aqui? Vai tudo bem com a tua Frelimo? TSC!!! Nao reparas que aqui um "camarada" esta a dizer que os outros estao mal? Frelimices, nao é? Fica no tema, nao nos distraias!
  • Edwin Hounnou Alguns recebem para distrair.
  • Antonio A. S. Kawaria Vou as partes deste porte:
    "O meu vizinho, desfeito da surpresa causada pelo desonroso discurso, e sem dispor do tempo que necessitava para acreditar no que ouvia, pediu a minha apreciação para preparar as palavras requeridas pelas presentes circunstâncias." Eusébio A. P. Gwembe, já provas que és um pau mandado!!?!?!?
  • Edwin Hounnou Divulgue as provas que tem porque queremos rir ate dizer basta!
  • Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. Gwembe, "a polícia de Moçambique não deve servir a «um punhado de indivíduos que se intitulam de libertadores da pátria, mas que na essência são delapidadores dos nossos recursos». Falta aqui alguma verdade?
    Para o teu conhecimento, eu
    conversei com muitos polícias que também reclamam que a Frelimo lhes obriga a servir so ao teu partido.
    Sabes, um dos polícias que esteve a guardar o local de realizacão do X Congresso da Frelimo disse-me que ele disse directamente aos seus chefes que da próxima ele também queria guardar o local de realizacão do congresso da Renamo porque ele entendia que a PRM devia ser para todos. Mas isso foi motivo para sua transferência para um posto numa zona recôndita. Repito a dizer-te que muitos policiais estão cansados.
  • Edwin Hounnou Fecham os olhos em troca de migalhas...
  • Claudio Chivambo Caro Jose de Matos, voces e' que sao os sem Macula/Enviados para libertar a terra. "Interessante a preocupacao da Frelimo em relacao ao MDM", sera verdade ou alguem esta a falar ironicamente? Esta mais do que claro que a agenda e' a todo custo descredibilizar os ganhos que o Pais teve sob os auspicios deste partido vencedor. Hehehehe, vejo muitos preocupados em auto-proclamar-se os mais iluminados deste ambiente. Lamentavel!
  • Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. Gwembe, o teu mandante pode vir por aqui?
  • José de Matos Claudio Chivambo, qual o context? Quem sao voces? Eu pelo menos nao sou lambebotas nem propagandista! Ja te vi mais inspirado, mano!
  • José de Matos Jose José Francisco Narciso, fica so nos temas, nao nos distraias!
  • Claudio Chivambo Lambe-botas, propagandista, etc etc etc. Nada mais me surpreende por aqui. Estas inspirado oh Jose? A Frelimo e' o "Diabo" e o MDM e' a "Luz".
  • José de Matos Porque, Claudio Chivambo? Cmo estas a interpretar o que escrevi ?Tu falaste em "voces" e nesse contexto eu estou-te a garantir o que nao sou! Quem esta aqui a demonizar os outros? Sao voces, os dois camarads, tentanto provar que uns sao o diabo e outros, voces camaradas, a luz!
  • Germano Milagre José Francisco Narciso para esperar por resultados das eleicoes era preciso q elas fossem livres justas e transparentes ... Com a CNE no bolso da Frelimo eu acredito q as eleicoes serao uma farsa ... Alias todos os sinais ate agora mostram q sera uma farsa... Acho q o MDM ainda se vai arrepender de entrar nelas nesta base ... Senao vetemos... Embora eu ache q a frelimo poe muito mais empenho para se garantir qd sao as legislativas/presidenciais ... Alias acho q a Renamo teve o timing errado ... Isto tudo deveria estar a acontecer com a mira das do ano q vem ... Mas o futuro com as atitudes q tenho vindo a observar por parte dos membros da frelimo esta sombrio ... Sinceramente espero estar enganado !
  • José Francisco Narciso Hoje he podido comprovar o nervosismo de alguns que se tacham de democratas e sem inclinação ideologia, mas isso não é verdade, pois sim tem ideologias que defender e até censurar a alguém se lhes leva a contrária.
    Nunca imagine que até alguns chegam
    de utilizar vocabulário muito baixo, utilizado nos fóruns de baixa qualidade.
    Todos aqueles que não discrepa ao governo e na pessoa do PR, esse é da Frelimo e ele que insulta e crítica muita das vezes em minha opinião, sem ter base no que critica, pois esse é o democrata sem partido nem ideologia.
    É mas fácil perguntar que vai ser o próximo candidato para a presidência da República de parte da Frelimo, imaginam que eu levo tempo querendo saber como cidadão Moçambicano, que esses senhores dizem defender, quem vai ser o próximo candidato do primeiro Partido maioritário na oposição? Visto que o actual leva umas quantas derrotas e na democracia se um líder leva umas derrotas menos que ele vai para sua casa!
    Ou es que a democracia nos partidos na oposição em Moçambique isso não válido? Espero a vossa CENSURA!
  • Germano Milagre Derrotas ? Quais? Qual democracia ? A vossa ? A das cne's controladas por voces ? Hehehe sempre a tentarem legitimar as eleicoes em q foram arbitros e jogadores
  • José Francisco Narciso Isso de antecipar derrota me soa raro.
    Mas se ouvi aqui dizer que a Frelimo está perdendo terreno e para quem vai ir esses votos que vai perder a Frelimo?
    O que eu sei, é que em Moçambique já houve eleições e que todas as perdeu a mesma pessoa que toda
    via sigue como futuro candidato se alguma vez decide concorrer em convocatórias seguintes.
    O Povo não es tonto, o Povo é soberano, sobre todo o Povo Moçambicano que sofreu incluso demasiado na sua carne, como para deixar-se engatinhar com prometedores de Paraísos imaginários. Tempo a tempo!
  • José de Matos Kakakaka, José Francisco Narciso, o que seria deste Grupo sem as tuas opinioes? Todos nos merecemos umas boas gargalhadas de vez em quando! So para te perguntar: tens a certeza que a Renamo e Dhlakama perderam todas as eleiçoes? Hummm... nao respondas, vai investigar primeiro, 1994 e 1999, depois volta, essa coisa de estares sempre aqui a desviar dos temas com propaganda frelimista ja cansa, pah! Divertes muito mas atrapalhas muito, nao coonsegues passar das mesmas tretas!
  • Rui Cabral Caro Eusébio A. P. Gwembe, eu nem vou falar do conteúdo do texto acima postado pois é um texto difícil de ler e seguir. Nem sequer me dou ao trabalho de intender pois já sei de ante mao o que esperar e simplesmente nao vale o esforço cognitivo. Ler este texto é um autentico exercício de descodificação sem benefícios absolutamente nenhuns. E parece-me a mim, que para aqueles que se deram ao trabalho de o descodificar, assim o fizeram com intenção de combater a linha ideológica para a qual o Eusebio é pago para defender e promover, e para estes vão os meus cumprimentos pela sua bravura e dedicação. Se calhar ao escrever desta forma você esta convencido que esta a fazer uma grande demonstração do seu fantástico domínio da escrita da língua portuguesa, mas permita-me que lhe diga que esta a fazer exatamente o oposto: simplesmente demonstra que nao tem capacidade de transmitir as suas ideias de uma forma concisa, simples e objetiva. E isto sem falar no facto de estar-se a auto sabotar, pois a essência da sua mensagem perde-se no processo da codificação o que posteriormente resulta na perca de motivação por parte do leitores em descodifica-la devido a sua falta de simplicidade e objetividade. Ora, isto nao é de forma alguma comunicação eficiente. De modo, que a única sugestão que aqui deixo é que no futuro tente escrever de uma forma mais concisa, simples e objetiva.
  • Claudio Chivambo Sempre na defensiva Jose, pena que nao podes mudar as palavras. Se os mocambicanos teem vivido uma farca como tanto se propala por aqui pelos ilustres pensadores verticais, o dia 20 de Novembro nos confirmara. Boa noite.
  • José de Matos Claudio Chivambo, eu nao vou conversar contigo nesses termos, nem hoje nem amanha, melhora os teus argumentos e desiste de personalizar se queres conversar comigo! Eu costumo dizer que quando quero ver fintas vou ao futebol, nao ando aqui, ainda nao perceboi o que queres mesmo debater comigo! Distras, nao?Mede bem as palavras , a tua postura é inaceitavel! Entendes ou queres que te faça um desenho?
    José Francisco Narciso, ataques pessoais nao serao permitidos aqui, tens de decidir, uma vez por todas o que realmente queres fazer neste Grupo, mudas de postura ou estas a mais aqui!
  • Germano Milagre heheheheheeh Claudio Chivambo isso porque no dia 20 de setembro vao ser eleicoes limpinhas nao e ??? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk querem-nos convencer de cada coisa ...

1 comentário:

lio dengua disse...

Uma vez, quando estava na rua com uma senhora a qual merece o meu respeito, chamou a minha atenção ao referir que há jornalistas que por si so fazem e desfazem com as informações que possuem. A minha avo mais velha, pediu para que pudesse ler este artigo para ela... Deus, não entendeu nada... por favor se for a refazer, pensa nela.