sábado, 29 de outubro de 2016

Sobre a resposta de Manuel de Araújo ao Presidente Nyusi







1. Preocupação durante a inauguração de um hospital

“Quando cheguei hoje, saindo do aeroporto, vi a vossa cidade está muito suja e fiquei muito triste. A limpeza da cidade, é verdade, é da responsabilidade do Município mas também depende de nós. Nós não podemos sujar de propósito no sítio onde vivemos”. 


                                            Filipe Nyusi, Presidente da República.

2. Resposta

«Obrigado Presidente! Vamos melhorar as lentes do oculos! Entretanto rogo que se concentre na busca da paz, e a tirar o nosso pais da bancarrota! Depois trataremos do lixo! Querendo Camaraderie Presidente Podemos trocar de posicoes! Excia fica a gerir o lixo municipal de Quelimane por tres meses e trato das dividas da Ematum, MAM e Proinducus! E em tres meses trago a paz!»

                                              Manuel de Araújo, edil de Quelimane.



3. Notas!

i) Os pronunciamentos do Presidente da República estavam de acordo com o momento. Ele foi a Quelimane, um município onde as pessoas morrem mais por doenças ligadas à higiene, para inaugurar um Hospital.

ii) A resposta do edil está imbuída de populismo exacerbado à medida em que evoca o lado mas fraco da situação do momento (dívida pública e tiros da Renamo que nem sequer transportam lixo para Quelimane), desviando-se com facilidade do cerne da questão, quando o PR nem sequer esteve com intenções de denegri-lo. Até porque o PR o defendeu ao assumir a higiene como missão de todos nós.
iii) Era mais cómodo aproveitar este momento para explicar aos munícipes de Quelimane o que estará a faltar/falhar para o brilho da cidade. Enfim, várias vezes, a gente se arrepende mais de ter falado do que de ter-se calado.
Comentários
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane quando se vive mais tempo fora do municipio encarregado de gerir..é possivel que o edil nao se tenha dado conta das condiçoes higienicas deploraveis da sua cidade..isso de governar por watsaap o skype da nisto...
107 h
Fernando Banze
Fernando Banze Ele (presidente de município). fez-se de vítima.
16 h
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane veja que normalmente quando o PR, vai a um sitio, se adecenta para esconder a sujidade e se o PR, viu, é porque nao havia como esconder...
36 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Lyndo A. Mondlane, na verdade e' um jogo politico e muito velho que a sociedade mocambicana de hoje ja' consegue detectar de longe porque ja' sabe e "despertou" e sabe bem como estas coisas funcionam nos politicos!! Fica-se com impressao que os defensores do sistema e das manobras subtis aqui e acola' ainda continuam a achar os mocambicanos idiotas! So' que julgar que todos sao parvos para manipular e ganhar vantagens politicas ja nao tem muito espaco de manobra na nova sociedade em crescendo neste Pais e isso pode ir ao contrario do que os politicos esperam! O PR viu "muito lixo" em Quelimane, certo?! Ate' pode ser verdade! Mas, Maputo nao so' e' uma cidade nauseabunda por excelencia, mas tambem mal e porcamente gerida! Por exemplo, a nova circular da' vontade de chorar pela quantidade de garrafas e sobretudo areias amontoadas desfe o Hotel AFECC dos Chineses ate ao Restaurante Costa do Sol pela incompetencia de quem gere a Cidade, mas tambem pela ma', ou melhor, pessima planificacao a que foi sujeita! O PR vive nesta cidade e NUNCA abriu a boca a "educar" ninguem de Maputo!! Porque nao "educar" primeiro o cidadao de Maputo onde o PR vive e vai "educar" o de Quelimane?!? So' os de Quelimane sao porcos e os de Maputo limpinhos?!? Vai aos suburbios de Maputo vai ver como o Lixo "lixa" as pessoas!! Agora com as chuvas a colera esta' incubada, so' falta deflagrar! Vamos ser serios nisto!
56 hEditado
Azarias Chihitane Massingue
Azarias Chihitane Massingue Para si o Presidente devia ter falado do lixo da circular ao inaugurar o HCQ? Eu tenho ouvido o Presidente a criticar varias entidades ao longo das visitas que faz a muitos locais.
Pablo Osvaldo Osvaldo
Pablo Osvaldo Osvaldo ???
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane se quelimane tivesse sido Zurich em limpeza, o PR, nao teria dito nada..o PR, viu lixo e falou de lixo.. esse nosso costume de matar o mensageiro..o problema é a lua, nao o dedo que indica..tsc... Moniz S. Walunga, a visita tinha que ver com um hospital, por tanto a higiene
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Azarias Chihitane Massingue , seus ouvidos ouvem muito MAL e nao sei se e' da idade ou e' um caso clinico! No entanto, so' posso dizer que o PR, se quer grangear respeito de TODOS os mocambicanos, tem que comecar a ser um verdadeiro GIGANTE politico e ser muito comedido no que faz e fala! Nao deve nem pode copiar madalas de 4a classe do tempo colonial, com dificuldades de leitura e interpretacao, manipulavel e com gritante falta de sensibilidade geral e com desconhecimento das tecnologias novas para poderem entender que a sociedade ja' nao e' aquela que de 1975 e que tudo ja' mudou a uma velocidade estonteante! Se calhar gente como voce aconselha mal a ele e no fim sai mais chamuscado! Olha, se foi inaugurar o Hospital, isso nao esta' em debate! Seu pronumciamente sobre o lixo, sim, e' questionavel!!
25 hEditado
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Lyndo A. Mondlane , estas a espalhar coisas que so' tu entendes! Minha msg foi aquela, agora a limpeza de Zurich, lua e dedo, etc, nao sao topicos que me interessam!! Fique bem
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane tem relaçao..hospital=higiene..isto vai junto....
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane estou explicar porque falou de lixo..se quelimane fosse limpa (disse zurich, para dizer Mbabane, ou cidade de inhambane) nao teria falado de lixo.. teria inventado outras coisas mas nunca de lixo... falou sim porque viu lixo Moniz S. Walunga, e nao vale a pena ter um hospital de categoria se ao redor ha insalubridade..
15 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Salta-se lixo em Quelimane, vi isso não passa um mês!
25 h
Pablo Osvaldo Osvaldo
Pablo Osvaldo Osvaldo Ele PR Vê lixo todos os dias quando sai da ponta vermelha Lyndo
15 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Lyndo A. Mondlane, eu ate poderia concordar contigo se ele fosse imparcial! Maputo e' um exempl de lixo, urina e tudo o que e' negativo! O PR vive nesta cidade e nunca "deu aulas" sobre limpeza! Porque?!? Este e' que e' o problema! Politiquices de baix...Ver mais
21 hEditado
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Eusébio A. P. Gwembe , es muito intelectual e respeitado para andar nessa ladainha! Assim estas a aut-vulgarizar-se! Puxa!!
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga ...auto
Costa Manhiça
Costa Manhiça Com certeza nao so quelimane a maioria das cidades moçambicanas anda imundos mas
15 h
Azarias Chihitane Massingue
Azarias Chihitane Massingue Moniz S. Walunga Sr.Moniz S. Walunga, está evidente o seu nervosismo aqui. Apenas quero lhe recordar ou faze saber, que o valor de academia não se cinge apenas na capacidade de retórca mas também e, principalmente na de argumento. O Sr. está completamente a falar fora do contexto o que desvaloriza o seu grau académico(se for o caso). Nyusi estava a inaugurar um hospital em Quelimane, estava a falar de lixo que viu em Quelimane. Este e o contexto meu Senhor. Maputo, Circular e outras cidades podem entrar num outro contexto. É importante perceber que ele não fez nenhuma comparação entre cidades. Também me parece que está a debater um outro Post, não o Eusebio. Este fala do comportamento do Edil de Quelimane que no lugar de elogiar a Obra que o Presidente foi inaugurar no seu municipio para servir os seus municipes apenas entristeceu se por o PR ter visto lixo e apelar a colaboração dos municipes na limpeza da Cidade. O Post do Eusebio não está a debater o Hospital, mas o comportamento do Edil. Idade e 4ª classes, entendo são argumentos de quem apenas ficou chocado e não consegue contrariar, pondo obviamente em causa o Grande nivel académico(?) que possui. Não basta o nivel e necessaria capacidade de o usar.
13 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Azarias Chihitane Massingue, estamos a ver as coisas de forma diferente. Sobre a distincao que faz dos conceitos de retorica e argumento, deixo isso para si, pode definir como quiser e eu nao entro ai sob pena de iniciarmos outra discussao! Fique bem
11 hEditado
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe kakakaka, Lyndo A. Mondlane, afinal governa por whatsaap? Mas as lamentações são reportadas por vários meios. Há pouco tempo passei por lá e o que vi deu me a entender o cansaço. Mas porque sou suspeito para falar do lixo em Quelimane, calei-me.
46 h
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane O primeiro edil esta sempre em grandes conferencias nos melhores hoteis do mundo, preocupando se com PODEMOS em espanha, eu pensei q quelimane ja fosse Barcelona ou Madrid (governa podemos em ambas), afinal a casa esta sendo sepultada por lixo.. Tsc.. Fuga para frente so.. Deveriam lhe confiscar o passaporte e ficar em quelimane pelo menos 3 meses consecutivos.. Quem sabe aquilo melhora..
16 hEditado
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Cuidado, Lyndo A. Mondlane vai dizer que é jerass! Ele já disse que 80% dos custos são do anfitrião e quem sabe, vai lá mobilizar fundos para a edilidade
26 h
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane yaaa..mas quando se vai por ai preocupando-se com problemas alheios, oxala esteja mesmo a mobilizar fundos, mas nao é deporticando contra partidos de outros paises, sendo observador eleitor, se supoe imparcial... esquecendo que em casa se esta pior
16 hEditado
Pablo Osvaldo Osvaldo
Pablo Osvaldo Osvaldo Resultado das visitas
Pablo Osvaldo Osvaldo
Pablo Osvaldo Osvaldo
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane isso é do governo nacional.. pelo que tenho entendido..nao é municipal.. (espero nao tenha entrendido mal)
Pablo Osvaldo Osvaldo
Pablo Osvaldo Osvaldo Hahaha aqui em Maputo capital esta imunda(cheira mal)nunca ouvi o PR dizer nada(indireta)ao seu camarada...
26 h
Sergio Serpa Salvador
Sergio Serpa Salvador Há, um outro problema na urbe. O transporte público. A bicicleta como meio de transporte, está mostrar-se desajustado. A cidade tende a crescer. O actual hospital, está num bairro de expansão. Não consigo imaginar a deslocação de um doente, numa bicicleta, percorrendo cerca de 4/5km. Quelimane tem muitos desafios pela frente.
16 h
Hermes Sueia
Hermes Sueia O problema de transporte público é geral........o problema do lixo nas cidades também é geral.
26 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe É geral, mas há que reconhece-lo primeiro. O edil fugiu para frente e enquanto não reconhecer o problema dificilmente encontrará remédio, Hermes Sueia
46 h
Germano Milagre
Germano Milagre Porque não reconheceu primeiro onde vive há anos Eusébio? Fazem o povo de parvos mas essa estratégia só deixa as pessoas mais revoltadas ... a panela de pressão está a aumentar dia a dia e a notícia é o lixo de Quelimane ... vejo a decadência moral e política que se refugia nos caminhos da guerra o que não augura nada de bom especialmente para quem está no poder há 41 anos e apresenta tantas falhas e tanta corrupção.
26 h
Hermes Sueia
Hermes Sueia Eusébio A. P. Gwembe é a grande a pressão sobre as nossas cidades a mãe dos problemas.....a população urbana cresce diariamente.......a crise que vivemos exacerba todos os problemas urbanos. Não só aumenta o lixo urbano como também faz crescer a violência urbana. O novo Hospital aí está e é uma grande obra que a todos orgulha.......o maior desafio é assegurar excelência nos serviços. para fazer jus ao investimento realizado..........oxalá a guerra acabe na Zambézia para que este novo hospital não tenha que receber feridos de uma guerra fratricida................que entrem apenas doentes vitimas da cólera provocada pelo lixo da cidade.
36 h
Germano Milagre
Germano Milagre Ora nem mais
André Mahanzule
André Mahanzule Coisas de menino mimado tentando aparecer, menino choarmingão ele MA.
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Pablo Osvaldo Osvaldo, o PR estava a inaugurar um hospital. Contexto!
16 h
Fernando Jorge Francisco Cumbana
Fernando Jorge Francisco Cumbana A atitude do edil resultado do facto d ser arrogante que nao aceita criticas.Serà que iria ser mais sucedido que Samora,Chissano,Guebuza e o Nyuss na busca da paz...consegueria essa coisa preciosa em apenas seis meses ?..ou seria melhor calar se e pensar na soluçao certa para acabar com lixo.
Julio Pinto Macitela Mario
Julio Pinto Macitela Mario Pelos escandalos que ha no pais o presidente nao tem moral de criticar a ninguem nem mesmo um pilha galinha.
26 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Fernando Jorge, quem não é fiel nas pequenas coisas não pode ser fiel nas grandes. É ambição demasiada e desmedida comparar a gestão municipal da gestão do país.
56 h
Germano Milagre
Germano Milagre Sempre a fugir de responderem aos maiores escândalos do país com fait-divers. A resposta de MA foi para que não que Nyusi se preocupe com os grandes problemas do país e deixe-se de tentar distrair o povo c assuntos menores.
16 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Deixem o homem sonhar, até porque não paga imposto. 


Daviz Simango de maluco nada tem, o detectou , ainda que tarde, retirou lhe o tapete vermelho no núcleo duro do MDM por conta da sua ambição e conflitualidade latente, associado ao tribalismo exacerbado e, o encostou próximo do retrete.
16 h
Germano Milagre
Germano Milagre Dividas, crise económica terrível e profunda, corrupção e guerra ... isto é o q preocupa o povo ( sobretudo a crise que já começaram a sentir e ainda se vai agravar mais - por isso querem a guerra porque precisam de por a culpa nisso ) e que vocês fogem de falar como diabo da cruz
26 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Germano Milagre os problemas do país devem ser encarados por todos, de acordo com os escalões. O MA é que pretendeu desviar o foco para coisas marginais naquele contexto. A consequencia inevitável daquele posicionamento é que todos os discursos que o PR possa fazer passam a ser vistos com lupas partidárias. Existe uma preocupaçao nacional e crescente de ultrapassar-se o problema da crise. Mas para examinar com exactidão os problemas nacionais faz-se necessário também examinar os problemas locais.
Germano Milagre
Germano Milagre Eusébio A. P. Gwembe preocupação é o princípio ( como a polícia dizer estamos a trabalhar para esclarecer ) mas precisamos de resultados que prometem desde antes de MA saber o q era um autarca
Germano Milagre
Germano Milagre Eusébio A. P. Gwembe Nyusi ja nalgum outro local falou de lixo ? Onde ? E porquê ? Ele que traga resultados para que aqueles do "Eu Confio" não serem espécime em vias de extinção...
15 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Germano Milagre kkkkkkkkk deve ser efeito mudança do fuso horário. Irmao acorda
Germano Milagre
Germano Milagre Lenon Arnaldo graças a Deus q esse problema de fuso horário não temos
15 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Germano Milagre kkkkkkkkkkkk
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Germano Milagre, em que município o PR inaugurou um Hospital central? A questáo do contexto não deve ser posta de lado. Ademais, Quelimane é dos municipios em que a cólera e a malária (doencas evitaveis) continuam a fazer mais vitimas do que noutras partes. mais um motivo para o PR apelar ao empenho de todos.
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Estão pouco se marimbando com o hospital. Como diria o profe mosquito, digo, Mosca o governo endividou o país em infraestrutura desnecessárias - como vê o HCQ não é prioritário. Prioritário mesmo é a governação nas seis (6) províncias, para acabar com a guerra. 


A mesquinhice desta gente, no lugar de enfatizar ou parabenizar a população da Zambézia por passar a contar com hospital de referência e moderno, foram vasculhar erro/falha possível para disso virar piada no WhatsApp ou facebook 

Nada fazem e nem deixam fazer.
15 h
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete Eusébio A. P. Gwembe! O Mayor perdeu oportunidade de abordar a questão do lixo com seriedade. O PR nada mais fez se não constatar os factos. Temos visto nesta plataforma vários post's relacionados com o lixo na Cidade de Quelimane. Ele que aborda-se assunto ligado a falta de espaço para colocar os resíduos sólidos urbanos e falta de meios para recolha dos mesmos.
26 h
Edu Humbane
Edu Humbane Uma pergunta. O presidente vai a um município qualquer. Inaugurar um hospital. vê muito lixo pela cidade. O município é governado pela Frelimo. Ele teria feito o comentário nos termos que fez em Quelimane? o PR agiu como um politico, inteligente. E Araujo, inteligente, também! Ja passou o tempo em que a palavra do chefe é dogma. Hoje, pode ser problematizada. E é bom que assim seja. Senão não seriamos uma democracia!
26 h
Arlindo Francisco João Vicente
Arlindo Francisco João Vicente Penso que o edil de Quelimane não entendeu bem a mensagem do chefe do estado.

Mas com todos efeitos vou lhe perdoar, até porque não é só Quelimane que está sujo, mesmo lá no capital onde tudo acontece também há esse problema de lixo.
PS: Trabalhe mais meu caro compatriota!
16 h
Edu Humbane
Edu Humbane O Pr vai a um municio qualquer. Inaugurar um hospital. Ele vê muito lixo pela cidade. Esse município é gerido por um autarca que vem da Frelimo. Ele teria feito o comentário que fez, nos termos em que fez em Quelimane? O Pr, inteligente, agiu como um politico. Araujo, inteligente, igualmente. Ja passou o tempo em que palavra do PR é dogma. Ela, hoje, pode ser problematizada. E é bom que assim seja. De outro modo não seria uma democracia. Nao acredito que se possa dizer que alguem é mimando, ou que foi longe demais, Acredito que estão dois políticos em cena a fazer politica! Minha opinião, com respeito.
26 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Muito certo isso. Afinal, será que Nyusi vinha de uma cidade mais limpa que Quelimane?
Candido J Jossai Jossai
Candido J Jossai Jossai Manuel de Araujo = masturbacao precosse
Pablo Osvaldo Osvaldo
Pablo Osvaldo Osvaldo
16 h
Tesoura Júlio Tuboy
Tesoura Júlio Tuboy Hahahahahah......

Bom eu não entendo nada de politica mas do post acima publicado e dos comentarios que aqui passam dão me a entender que houve um discurso ofensivo por parte do PR na medida que ele tem tomado o lixo como problema em autarquias onde a oposição é responsavel.
Outrosim, penso que houve um pouco da ausencia da atenção por parte do Edil, pois pode-se ler que o presidente disse que é papel de todos nós combater o lixo.
Albano Garrine
Albano Garrine Seria bonito e real , dizer que não tem meios , ou seria ético mandar uma carta ao governo da província a expor o caso do lixo , não insultar o presidente .

A liberdade de expressão tem limites
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Que limites? Onde está isso na CRM? Avalia o teu comentário.
25 h
Metical Birira Jovo
Metical Birira Jovo kikik.
Albano Garrine
Albano Garrine Desta vez vai por o pessoal do Município de Quelimane a nadar no lixo
Albano Garrine
Albano Garrine Como fez com a ponte
16 h
Francisco Wache Wache
Francisco Wache Wache Acho que nao entendeu a mensagem o o dono da cidade. O conhecimento de retorica faz falta a muitos politicos em Moçambique.
26 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Entender, entendeu. Mas fez ouvidos de mercador, Francisco Wache Wache
Francisco Wache Wache
Francisco Wache Wache Por acaso quem entende se faz de nao ter percebido nao tem mesmo nome daquele que nao percebeu?
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria 1. Alguém perguntou se Nyusi falava do lixo de Quelimane ou de Maputo onde ele vive. 

2. Nyusi não estava em campanha e para desviar os quelimanenses da exigência à paz e fim da crise?
45 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Antonio A. S. Kawaria, o hospital foi inaugurado em Quelimane e faria menos sentido que falasse do lixo de Maputo. isto chama-se contexto. O lixo relaciona-se com a higiene que, em última instancia, está intrinsecamente ligada ao hospital. Nao adianta ter hospital central de referencia se a seu redor há imundice. Foi mais uma educaçao civica do que campanha para desviar os quelimanenses da exigência à paz e fim da crise
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Eusebio, queres dizer que Nyusi nunca lhe preocupou pelo lixo de Maputo onde ele vive. Esse discurso só lembra daqueles teus posts e de Amosse Macamo.
15 h
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Um dos problemas por que não avancamos é o facto de estarmos continuamente a justificar o mal com outro mal. Limitamo-nos nas comparações fúteis do tipo lá onde ele vive também há lixo. Quer dizer, normalizamos o mal enquanto estiver dentro do standard- Antonio A. S. Kawaria, vamos acordar deste sono?
35 h
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete A nossa sociedade está assim moldada. Normalização do péssimo.
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Quem normaliza? Se selectivo deve-se aceitar?
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Repito que aquele discurso do Nyusi podia ter sido melhor se aproveitasse para a saúde pública em todo o país r não entrar em campanhas eleitorais
15 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Um discurso político se responde com outro discurso politico.
15 h
Francisco Wache Wache
Francisco Wache Wache Aquele de mane nao é discurso politico, é popular, Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria E qual é o problema? O voto vem de quem?
Nito Ivo
Nito Ivo Por vezes acabamos por nos perder mas nunca é demais lembrar que Filipe Nyusi é Presidente de Moçambique o que inclui Quelimane. Portanto o que o PR disse deve ser tomado como recomendação pelo Município de Quelimane e pelos Munícipes de Quelimane incluído o Presidente do conselho Municipal. Não há muito para discutir.

O PR constatou uma anormalidade que por acaso está ligada ao trabalho que ele foi fazer (Saúde). Esta discussão aparece porque o PR foi bastante humilde nesta declaração. Trocando os lugares, sendo MA o PR (como ele quer) não teria se pronunciado daquela forma humilde sobre o mesmo assunto.
15 h
Albazino Ricardo Cumbane
Albazino Ricardo Cumbane Percebo que Niysi é um santo e Araujo o diabo, em política da-se e recebe-se, os dois estavam a fazer politica, não há nenhum santo ali. Se o Presidente se imiscui em assuntos municipais, qual é o mal de o outro se imiscuir em assuntos presidenciais?...
25 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Um dos grandes problemas é gente fazer-se de visionária em problemas dos outros sem ver os seus próprios problemas.
25 h
Américo Matavele
Américo Matavele Seus próprios problemas? O problema de Quelimane não são do PR? Quelimane é outra República? Haja coerência, mano.
Francisco Wache Wache
Francisco Wache Wache Medico cura-se a si proprio é o que defendes mais velho?aqueles que nos dizem que eramos significa que nao eram?
Observador da Justiça
Observador da Justiça Na verdade o problema de lixo é preocupante e é dever de todos, mas fazer aproveitamento político da situação já extrapola "o ouvido" do receptor. E quando aparecem "bombeiros" isso que é chato, assim ñ vamos avançar. Afinal de contas, o problema de lixo mesmo em Maputo, Chimoio , Lichinga ñ estão isento de mortes por imundices. Bem na encosta que separa Museu e TVM, próximo da Ponta Vermelha, aí tem todo tipo de lixo!!!
Pablo Osvaldo Osvaldo
Pablo Osvaldo Osvaldo O PR é selectivo nos lixos que vê,se a postura dele fosse a mesma em todo o pais nao haveria Maka
15 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Mais novo, essa é a pergunta que o Manuel de Araújo fez. Ele até lhe deu uma proposta concreta. Ir a Quelimane para resolver o problema do lixo.
15 hEditado
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Ora, se acham que era discurso político, então o PR está em melhores condições de apontar o que não está bom em Quelimane do que Antonio A. S. Kawaria, tal como Antonio pode estar bem colocado em apontar o que esteja mal em maputo do que Eusébio A. P. Gwembe, por exemplo. O angulo da observação. o importante é reconhecer o problema, coisa que MA não quer apesar dos insistentes gritos. Enquanto o defenderem, a malária e a cólera vão subtraindo os municipes de Quelimane..
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Em melhores condições de quê? Só deve ser quem lhe enganou. Nyusi podia ter falado do lixo virando para todo Moçambique e não particularizá-lo. Perdeu grande oportunidade para a partir na inauguração falar da saúde pública para o país. Afinal ele como PR sabe que aquilo é transmitido para todo o país.
15 h
Patrudine Saibo Braimo
Patrudine Saibo Braimo Estamos desnorteados
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Eu ia te colocando uma questão. Quais são as fontes que te disseram que as pessoas morrem mais em Quelimane porque questões higiénicas. Mais do que onde em Moçambique?
15 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Em melhores condições de quê? Só deve ser quem lhe enganou. Nyusi podia ter falado do lixo virando para todo Moçambique e não particularizá-lo. Perdeu grande oportunidade para a partir na inauguração falar da saúde pública para o país. Afinal ele como PR sabe que aquilo é transmitido para todo o país.
25 h
Albazino Ricardo Cumbane
Albazino Ricardo Cumbane Interessante disto tudo é compararmos cidade sem algum estudo para suportar as nossas falacias, em defesa dos nossos pontos de vista (partidarios).
15 h
Evaristo Emidio Baptista
Evaristo Emidio Baptista Pessoal onde vendem petiscos em zimpeto...???
25 h
Vassili Vassiliev
Vassili Vassiliev SUN-TZU: " Se o seu oponente é de temperamento colérico, procure irritá-lo. Finja ser fraco, que ele vai se mostrar arrogante, e vulnerável."
14 h
Mablinga Shikhani
Mablinga Shikhani Sun Tzu conhecia os Tangalas?
Domingos Amad Mutiazeque
Domingos Amad Mutiazeque Conheci Quelimane centro da cidade era preciso andar de viatura com traçao. No tempo de mano. Pio
24 h
Carlitos Chambal
Carlitos Chambal
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Desculpai a referência neste momento e nestas circunstâncias a uma grata recordação que me assalta o espírito e que de algum modo me servirá de credencial. Estive num dos encontros entre camaradas e num município gerido pela Frelimo. Lá pude ver como o PR puxa orelhas, chama atenção, sempre que algo não vai bem. Não é por ser o município sob gestão do MDM que ele falou aquilo. Mas por fazer parte do Moçambique- Nyusi, na série das grandes figuras que ocuparam essa magistratura, ao denunciar os males vem desenvolvendo uma actividade que o torna credor da nossa gratidão. As lupas partidárias com que Antonio A. S. Kawaria interpreta o discurso de Nyusi sáo erradas. Há que aumentar a graduacao dos oculos. Quanto as doenças, foi sendo publicado em muitos jornais e Quelimane é campeã nas doenças relacionadas com ausencia de higiene. Com o tempo posso coleccionar
54 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. Gwembe, estavas num encontro entre camaradas. Não achas muita diferenca em relacão a um discurso público. Como é que vou saber onde estiveste e com quem estiveste e o que o Nyusi falou? 

2. Em que jornais foi noticiado que Quelimane é no município onde se morre mais por questões higiénicas?
24 h
Américo Matavele
Américo Matavele Lembre-se que houve vandalização de um campo para doentes de cólera. Com estas chuvas, e com lixo a ser defendido, quero ver o que vai dizer o mano Mané. Tomara que ganhe consciência da necessidade de arregaçar as mangas antes disso. Tomara.
14 h
Carlitos Chambal
Carlitos Chambal A minha colocaçao pode ser banal. Com a inaugoraçao do Hospital Central de Quelimane podemos esperar outras inaugoraçoes de hospitais centrais no país?.
14 h
Mablinga Shikhani
Mablinga Shikhani Exemplos de um pensar pequeno.
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria Quando um dito Presidente dum país só se vira a localista. Se percebo bem a questão que colocas Carlitos Chambal, é disso que digo que o PR devia ter feito um discurso virado à nacão e sobre a saúde pública em geral e não para satisfazer os seus partidários, camaradinhos. Mano Américo Matavele não sabe que esse problema cólera e vandalizacões é só em Quelimane? Aqui fica provado que Manuel Araujo domina a política.
34 h
Angelo Francisco
Angelo Francisco Em Cabo Delgado (terra de Nyussi), populações de vários distritos já lancharam ou tentaram linchar profissionais da saúde e chefes de Postos Administrativos por causa da cólera. Esse problema não é exclusivo de Quelimane.
23 h
Guedes Caetano
Guedes Caetano Desta feita creio que o presidente do município Manuel de Araújo saiu mal na fotografia. Há que ter ética, saber avaliar o discurso e responder consoante a intenção do outro.
14 h
Narcísio Mula
Narcísio Mula Mas o PR nunca diria aquilo nos municípios dirigidos pelo seu partido, qe são muito e também não gratem limpeza. Jogo politico do PR, boa resposta do Araújo.
13 h
Angelo Francisco
Angelo Francisco O problema de lixo em Moçambique é grave pra todas as cidades. Nenhuma cidade trata dos resíduos por elas geradas próximo daquilo que seria o ideal, há estudos sobre isso. A preocupação de Nyussi tinha que ser pra todo país.
13 h
Guedes Caetano
Guedes Caetano Sinceramente não vejo malícia no discurso de Nyisi. Exortar a população para cuidar da cidade e da sua saúde é mau? Não nos esqueçamos que ele é PR. Os habitantes de Quelimane também são moçambicanos e ele como PR dirigia aquele discurso ao povo de Que...Ver mais
13 h
Narcísio Mula
Narcísio Mula Sim. Mas temos 44 municipios. 41 ou 40 estao nas maos da frelimo. Será que estao limpos? na minha opiniao nao. Mas o PR nunca falou isso nas suas viagens
22 h
Narcísio Mula
Narcísio Mula Se ele passar de Xai-Xai, Chokwe e dizer isso, posso dar crédito. Mas ele passa de lá e não vê nenhum problema
12 h
Guedes Caetano
Guedes Caetano Devemos passar a analisar o discurso assim como foi feito e não interpreta-lo segundo as nossas suposições...
Guedes Caetano
Guedes Caetano estava inaugurar Hospital. Que tal se invés de dar essa resposta Araújo dissesse: Obrigado caro presidente, estamos a envidar esforços mas como sabe o orçamento para o município de Quelimane é pouco. Aumente o dinheiro.
12 h
Narcísio Mula
Narcísio Mula Mas vc não vê tratamento desigual, perante mesmo tipo de problemas? É que isso se chama dois pesos e duas medidas. Ou seja, o PR tem um discurso contundente quando está num municipio dirigido pelos outros partidos e um discurso mais brando quando está nos restantes 40 municipios onde o partido dele dirige.É disso que falamos
Guedes Caetano
Guedes Caetano Seria um discurso mais produtivo que esse que ele fez.
Narcísio Mula
Narcísio Mula Ok, eu quero ouvir o PR com o mesmo discurso perante problemas iguais. Se houver lixo em Maputo, que o diga.
Angelo Francisco
Angelo Francisco Eu também não vejo mal nenhum nisso, se há problemas tem de ser apontados. Mas ele, o presidente, já inaugurou várias unidades sanitárias em todo país, não falou de lixo e saneamento do meio. Talvez ele ama demais os munícipes de Quelimane.
22 h
Guedes Caetano
Guedes Caetano Gostava de exortar a todos que política é também ciência com métodos e técnicas que nos levam ao êxito. Pensar que política é um jogo que tudo vale e o adversário deve ser tratado com desdém é um retrocesso a ciência política
Narcísio Mula
Narcísio Mula Guedes Caetano, os dois fizeram politica. O PR começou (nao te esqueça que ele até é presidente da Frelimo). Por que razão o Araújo nao devia responder?
12 h
Guedes Caetano
Guedes Caetano kkk...NarcísioMula...então a resposta de Araújo é a mais adequada? Aí vem os ganhos políticos.
Narcísio Mula
Narcísio Mula Eucho que Araújo fez bem em mostrar que o PR tambem tem muitos assuntos para resolver. Repare que o Araújo nem negou a existencia de lixo. Mas mostrou ao PR que ele tem problemas na sua governação e ainda desafiou-o a trocar de posições momentaneamente (por 3 meses). Ele o Araújo pelo mens resolvia um dos problemas. Foi uma resposta adequada.
22 h
Guedes Caetano
Guedes Caetano Eu acho que não...para Araújo essa resposta não lhe traz ganhos nenhuns. Vejo esse discurso como troca de palavras. Ele não soube tirar proveito do discurso do presidente, jogou na defensiva. A política não deve ser um jogo de palavras fúteis. A crise é de domínio de todos moçambicanos mas duvido que a falta de meios de saneamento em Quelimane seja de domínio público. Sinceramente NarcísioMula...desta Araújo saiu mal na fotografia.
Narcísio Mula
Narcísio Mula Julgo na cidade de Quelimane o Araújo é mais popular que o PR.
22 h
Guedes Caetano
Guedes Caetano kkk...não sabia que Narcísio Mula também é político...agora o debate voltou-se a popularidade...kkk. Confesso que não estou a altura de enfrentar esse debate...kkk
12 h
Narcísio Mula
Narcísio Mula Não. Estava a responder teu último comentário sobre a eficácia da mensagem do Araújo. Os adeptos do Araújo adoraram essa resposta dele. E também acho que a bancada fa Frelimo na Assembléia Municipal adorou o que o PR disse
11 h
Narcísio Mula
Narcísio Mula É só por isso que falei de popularidade. A qualidade de pessoas que gostam de Araújo em Quelimane é maior do que os que gostam do Nyussi. Logo, a mensagem dele é bem recebida pela maior parte da população daquela urbe. Mas politicamente o PR também não esteve mal porque é oposição em Quelimane.
11 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria 1. Eusébio A. P. Gwembe, estavas num encontro entre camaradas. Não achas muita diferenca em relacão a um discurso público. Como é que vou saber onde estiveste e com quem estiveste e o que o Nyusi falou?

2. Em que jornais foi noticiado que Quelimane é no município onde se morre mais por questões higiénicas? 
3. Cada vez que debatemos fica provado que o discurso de Nyusi foi uma propaganda eleitorais que só satisfazia aos vermelhos e uns politicamente incautos. Manuel Araujo respondeu à medida do discurso.
Xavier Jorge Uamba
Xavier Jorge Uamba Eu pessoalmente nao vejoa necessidade de tanta discursao nesse assunto. Meus ilustres o PR para mim falou bem e no momento certo. Nao faz sentido inauguar um hospital sem antes termos capacidade de resolver problemas que provocam doenca. Manuel de Araujo foi muito infeliz na sua abordagem para mim era suposto que tivesse aproveitado o momento para explicar o PR o que estaria a falhar, ate pedir apoio na resolucao do problema em causa.
13 h
Siachukeni Lucas
Siachukeni Lucas Política nossa. kkkk
Albazino Ricardo Cumbane
Albazino Ricardo Cumbane MA é exímio nestes jogos, os acessores deviam ter avisado o Presidente para não ir por aquele caminho, falharam e teve o pediu. Viva a liberdade de expressão. Estão chocados porque estão habituados ao "sim Excia", encontraram um homem vertical que prefere morrer a deixar uma provocação sem resposta.
13 h
Micas Malombe
Micas Malombe E vai parecer acidente como foi com os outros, vale a pena isso? Pergunto a si Albazino
Albazino Ricardo Cumbane
Albazino Ricardo Cumbane Digo -te que este é o cancro do meu País, basta pensar diferente é inimigo deve ser abatido, mas muitos moçambicanos continuam a dizer o que pensam, igual ao que estamos aqui a fazer meu irmão, há muito pensar diferente e isso é salutar.
Albazino Ricardo Cumbane
Albazino Ricardo Cumbane MA é exímio nestes jogos, os acessores deviam ter avisado o Presidente para não ir por aquele caminho, falharam e teve o pediu. Viva a liberdade de expressão. Estão chocados porque estão habituados ao "sim Excia", encontraram um homem vertical que prefere morrer a deixar uma provocação sem resposta. O Presidente está preocupado com o lixo de Quelimane e MA com os ladrões que açambarcaram o erário público e nos levaram de volta à guerra, ESTÃO QUITES.
23 hEditado
Emilio Francisco Chauque
Emilio Francisco Chauque Cada um com as dificuldades que o seu trabalho oferece.


Fica algo assim: "quem Tu pensas que és para falar da minha incompetência? Cala-te e resolva o que te compete. Se achas o meu job o mais fácil, vamos trocar as posições, o que tu não fizeste em quase 2 anos, eu faço em 3 meses".

Agora vamos ver se o outro aceita o dasafio ehehehe...
63 h
Goncalves Oliveira
Goncalves Oliveira Acho muitos críticos sem análises convincentes. A pergunta é: Gostam de ver Quelimane na imundície? O PR quer ao contrário. Limpeza amigos!
23 h
Metical Birira Jovo
Metical Birira Jovo E tu gostas d ver o pais mergulhado na crise?
Yussuf Adam
Yussuf Adam Ha quantos anos comecou a construcao/reabilitacao do hospital de quelimane....Alguem que sugira ao Nyussi que e catolico que faca uma doacao para que a velha catedral de Qjelimane seja reabilitada....
33 h
Guedes Caetano
Guedes Caetano Isso sim...
Albazino Ricardo Cumbane
Albazino Ricardo Cumbane De acordo que Quelimane deve ficar limpa, como temos que concordar que Moçambique precisa de saber quem se beneficiou dos roubos, e porquê é que o Presidente não consegue a paz.
13 h
Edy Manuel
Edy Manuel Queremos paz.
11 h
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Sempre disse que Manuel de Araújo é populista a semelhança do seu partido, que não têm nenhum projecto de governação, limita-se aos fracassos da Frelimo e Renamo para definir a sua estratégia. Quem conhece a ideologia do MDM enquanto partido?! Eu lamento porque o MDM quando surgiu despertou alguma esperança no equilíbrio da nossa democracia, infelizmente não. 

Aguardemos pelo pronunciamento público do Presidente do Partido.
21 hEditado
Metical Birira Jovo
Metical Birira Jovo Não é isso que está em debate.
Eduardo Damiao Antonio
Eduardo Damiao Antonio Kki kkki
Albazino Ricardo Cumbane
Albazino Ricardo Cumbane O populismo é uma forma e fazer politica meu caro Estevão, e sabe porque é que tem sucesso? porque os partidos sérios comentem erros de palmatória e os populista estão a tomar o poder um pouco pelo mundo.
21 h
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia É preucupante porque os tais partidos tomam o poder e fazem gestão pública com base na emoção.
Jemusse Abel
Jemusse Abel KKKKKK Manuel de Araujo está preparado. Kkkkk
157 min
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Pode não estar, é emocionado.
Jemusse Abel
Jemusse Abel Kkkkkk este foi um remate... Eu nao pude analisar a profundidade do discurso do PR... Mas a dose de resposta foi pesada.....
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia kkkkk, acho que a resposta foi infeliz, mistura de assuntos!
Jemusse Abel
Jemusse Abel Ya. Mas fazer o quê! os adversários politicos...
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe A resposta de MA mostra o quão vai a direita quando pisca a esquerda
135 min
Jemusse Abel
Jemusse Abel Kkkk o discurso do PR era humilde estuto e carregado de uma mensagem de desqualificaçao do Outro que pra descurtinar so era preciso MA. Kakakak
Estevao Pangueia
Estevao Pangueia Não Jemusse Abel, não houve nenhuma astúcia no Presidente, a notícia da problemática do lixo em Quelimane tem "barbas brancas".
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Não houve nenhuma mensagem de desqualificação do outro, como quer deixar-nos crer, oh Jemusse Abel. O PR foi porta-voz de muitos que andam cansados de tapar nariz sempre que se fazem as estradas de Quelimane. Não foi nenhuma descoberta que o PR fez senão o repisar aquilo que tem vindo a ser falado de boca em boca. o MA deve por mão na consciência e trabalhar no lugar de mandar recados para todos os cantos. As balas da Renamo já cuspem lixo? Huuuuum
Jemusse Abel
Jemusse Abel Kkkkkk ahh sim... Tem que resolver o problema.. Cada um sua responsabilidade.
Siachukeni Lucas
Siachukeni Lucas Me parece k o PR não conhece tão bem a cidade onde ele morra, ou então segue um roteiro.
Germano Milagre
Germano Milagre Distrações ... assuntos de agenda nacional : Crise económica e financeira que já já terá dimensões que gerarão tragédias humanas enormes, paz efectiva, democracia efectiva com plena liberdade de imprensa, Trazer responsáveis de assassinatos a julgamento, responsabilizar os das dividas ocultas ... estes sim são os assuntos que deviamos andar a debater ... como sempre e sempre os mesmos nos distraem com fait-divers ... só não darmos corda...
16 min
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Mas seria o dia e o momento ideais para falar disso? Germano Milagre, num dia de inauguração do maior hospital da província? Huuuum
Albazino Ricardo Cumbane
Albazino Ricardo Cumbane Então quando é para das dividas já há melhores dias?Por favor...
O que é mais importante neste momento lixo ou crise, conflito, paz. ..?, ou seja, o que mais pesa entre lixo e a paz neste momento?

Mahamad Hanif Mussa, Laercio Eder Camal Mulima, Tesoura Júlio Tuboy e 15 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Samuel Bene
Samuel Bene Paz abrange muita coisa... todos problemas estão englobados na paz. Paz, paz, paz... khurula. Ntendere. Peace.
Eliminar
Mahomed Gouveia Chipondeny
Mahomed Gouveia Chipondeny ? Problemas wm cima de problemas
Eliminar
Franque Rangeiro
Franque Rangeiro O caro já esteve em Maputo cidade? Viste bem? Maputo e um lixo até na ponta vermelha
Eliminar
Uacheque Bernardo Francisco
Uacheque Bernardo Francisco Interessante!!!!
Eliminar
Siachukeni Lucas
Siachukeni Lucas Axó melhor a Paz
Eliminar
Mahomed Gouveia Chipondeny
Mahomed Gouveia Chipondeny Estou a pidir foto da cidade de quelimane no tempo de pio kanto ao lixo
Eliminar
Franque Rangeiro
Franque Rangeiro Sinceramente
Eliminar
Mahomed Gouveia Chipondeny
Mahomed Gouveia Chipondeny E xtou a pedir dados estatísticos da saúde kantos o número dos afectados pela cólera nakela época ou tempo
Eliminar
Siachukeni Lucas
Siachukeni Lucas Kkkkk. Ninguém irá lhe fornecer só se for pra manchar o trabalho do Mane hamh, aí tudo bem.
Eliminar
Eduardo Santos Mapata
Eduardo Santos Mapata
Eliminar
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw O Araújo continua a ser infeliz. Não é porque temos dívida e guerra que temos que deixar de recolher o lixo. Aliás a dívida e paz não são assuntos para os quais ele foi eleito. Ele está ali para resolver os problemas de Quelimane, incluindo o problema do lixo. Não deve, por isso, justificar a sua incompetência porque há no país outros problemas.
319 min
Eliminar
Eduardo Santos Mapata
Eduardo Santos Mapata A placa em que ele inaugorou na cidade de quelimane,nao notou que tinha erros gravissimos!?A Paz é um factor de extrema importancia, o roubo o nepotismo,brincadeiras de madrinha e los compadres tbem,
Entre o lixo e a Paz !?
Nao tem Nada a dizer ao povo pois enche a Boca com discurso de paz Paz Paz enquanto programam aniquilar a oposicao
Eliminar
Jeremias Chilaw
Jeremias Chilaw A placa, os erros, os roubos e outras coisas que aqui dizes ilibam o Araújo das suas responsabilidades entanto que edil de Quelimane?
Eliminar
Georgino Mariano Joaquim
Georgino Mariano Joaquim Meu ilustre, lixo em Quelimane é uma realidade negativa. O PR falou o adequado ao MA. Entre dois males me é estranho tentarmos procurar o melhor mal.
Eliminar
Regalado Onofre
Regalado Onofre Muito certo bém dito
Eliminar
Eduardo Sigauque
Eduardo Sigauque Lixo fora saude sim
Eliminar
Franque Rangeiro
Franque Rangeiro E guerra? Dividida? Estão a ficar loucos todos
Eliminar
Siachukeni Lucas
Siachukeni Lucas As mesmas dificuldades que o país passa em relação às dívidas, paz e outras coisas o Município de Quelimane não tá alheio. O nosso maior problema é não termos preparado pra ouvir um subordinado a responder o seu superior.
112 min
Eliminar
Josefa Carmo
Josefa Carmo A tomada de decisões
111 min
Eliminar
Inacio Arnaldo Mazive
Inacio Arnaldo Mazive Quem está a perturbar a paz é o Dhlakama
Eliminar
Siachukeni Lucas
Siachukeni Lucas Pra mim o PR sabia que o seu discurso teria uma pronta resposta do Mane e isso iria gerar um vuko-vuko aqui nas redes sociais e assim nos esquecemos dos reais problemas que o país tá atravessando, membros do Estado são assassinados e não se dá nenhum ultimato aos autores, os ladrões do povo tão lá e não são feitos nada. Mais uma vez Mane apenas disse aquilo que lhe cabe e achou certo como u membro da oposição.
18 min
Eliminar
Siachukeni Lucas
Siachukeni Lucas E quem endividar o país e o mergulhou nessa porcaria que vivemos hoje também é Dhlakama. kkkk
17 min
Eliminar
Regalado Onofre
Regalado Onofre Problema não é Dhlakama, é agência da frelimo, que nem que saber os autores de dívidas escrutínio secreto da frelimo e seus membros
Eliminar
Franque Rangeiro
Franque Rangeiro Vamos ser sérios a quanto tempo a frelimo governa isto é nada cerca de 40 anos e nada

1 comentário:

Anonimo disse...

Essa do presidente do Municipio nao tem mesmo logica. Entao o Presidente da Republica viu que a Cidade estava e esta cheia de lixo, aconselhou a Populacao a pautar pela higiene evitando deitar lixo a toa, sera que fez mal o engracado e que em nenhum momento falou do presidente do Municipio, mas sim pediu colaboracao das masasas para ajudar na limpeza. Ate um pai na sua casa aconselha os filhos a evitar deitar lixo em qualquer lugar. De facto existem pessoas que se aproveitam, duma pequena brecha por mais que a brecha nao exista para armar confusao. Vamos dar razao a quem tem razao , e neste aspecto o Edil falhou. Ja acertou em muitos, mas neste nota zero.