segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Nova Ministra dos recursos minerais e energia: Letícia Deusina da Silva Klemens



Nyusi nomeia “empresária” para ministra dos Recursos Minerais e Energia
PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Tema de Fundo - Tema de Fundo
Escrito por Adérito Caldeira  em 18 Outubro 2016
Share/Save/Bookmark
Foto de ArquivoO Presidente Filipe Jacinto Nyusi nomeou, nesta segunda-feira(17), Letícia Klemens para o cargo de ministra dos Recursos Minerais e Energia. A nova titular, de um dos pelouros mais estratégicos para o futuro do nosso País, é uma ilustre desconhecida do aparelho do Estado e das lides partidárias da Frelimo. Licenciada em Ciências Jurídicas, pelo Instituto Superior Politécnico Universitário de Maputo, o maior mérito da substituta do Pedro Couto(exonerado no passado dia 29) é ser sócia de parentes e pessoas próximas aos três primeiros Presidentes de Moçambique e de Alberto Chipande.
Se o antigo Presidente Armando Guebuza hipotecou as futuras receitas que o gás natural existente na bacia do Rovuma deverá gerar daqui há mais de cinco anos – endividando ilegalmente o País - o actual Chefe de Estado está rendido aos interesses empresariais em torno dessa indústria que ainda vai surgir.
exoneração de Pedro Couto (e acantonamento na Hidroeléctrica de Cahora Bassa) sem nenhum motivo, plausível ou não, indiciou que Nyusi havia sido pressionado na decisão, quiçá pelas empresas norte-americanas com quem o Presidente se avistara dias antes.
Couto é apontado como um funcionário público íntegro, que galgou no aparelho de Estado graças aos seus méritos profissionais, sem “empurrões” partidários e que estaria a analisar minuciosamente demais os processos que culminarão com o início da exploração do gás no Norte de Moçambique.
A escolha da sua sucessora deixa evidente que Filipe Nyusi foi “sensibilizado” pelos lobbys empresariais do partido Frelimo que estão ávidos por obter mais ganhos pessoais e pouco se importam com o desenvolvimento sustentável de Moçambique.
Letícia Deusina da Silva Klemens tem 44 anos de idade, além da licenciatura em Ciências Jurídicas não tem nenhuma outra formação académica relevante. Até a data da sua nomeação desempenhava as funções de presidente da mesa da assembleia geral do maior banco e Moçambique, o Millennium BIM, e também da desconhecida associação das mulheres empresárias e empreendedoras moçambicanas.
Mais relevantes são os parceiros comerciais da nova titular dos Recursos Minerais e Energia. Em 2010 associou-se a um sobrinho do antigo Chefe de Estado Armando Guebuza, Miguel Nhaca Guebuza, e ao marido de uma das filhas de Guebuza, Tendai Mavhunga, na empresa Beta Holding - Business And Technology Aplications, Limitada.
No ano seguinte Letícia Klemens, que é solteira, associou-se com o filho primogénito do falecido Presidente Samora Machel, Samora Moisés Machel Júnior, e ainda com o filho de Alberto Chipande, Nkutema Namoto Alberto Chipande, na empresa +258 Limitada. Fazem ainda parte da sociedade um sobrinho da esposa de Armando Guebuza, Joaquim Tobias Dai, e um parceiro de negócios da filha do antigo Presidente Joaquim Chissano, Jaime de Jesus Irachande Gouveia que é sócio de Martina Chissano.
Os interesses empresariais do sócios de Letícia Klemens, assim como dos seus familiares e parceiros, estendem-se do gás passando pela indústria extrativa até ao sector de energia.
Mas a nova titular dos Recursos Minerais e Energia não será a única membro do Governo em eventual conflito de interesses, os ministros Carlos Mesquita e Celso Correia também mantêm a sua actividade empresarial paralelamente às responsabilidades de servidores públicos.
Egidio Vaz adicionou 2 fotos novasa sentir-se pensativo.

A senhora de óculos à direita é a nova escolha do Presidente Nyusi para o ministério dos recursos minerais e energia ⚡.
Estou sem palavras.
3 hrs · 
Acho muito superficial avaliar a competencia e merito da nova Ministra de Moçambique apenas por uma foto! Qual o contexto e a ocasiao da foto ? O que tem a ver com competencia e merito ? Nao seria mais logico questionar a capacidade e experiencia de Letícia Klemens para um cargo tao importante como os Recursos Minerais ?

Sura Rebelo José de Matos nem me preocupa essa foto mas sim a questão q ja coloquei? Fundamentos. Ou é so cargo de confiança?
Like · 1 · 3 hrs

José de Matos Sura Rebelo, exactamente, mas para alguns a foto so por si ja diz tudo! Claro que ha muito para questionar, desde a saida de Couto ate a nomeaçao desta Ministra para um cargo tao importante e sensivel!
Like · 3 · 3 hrs

Aziza Throne QUEM É A NOVA MINISTRA DOS RECURSOS MINERAIS?
A madame Leticia Klemens, é fundadora da Companhia +258 Limitada, criada em 2011, na qual participam Nkutema Chipande, Tobias Daí e Samira Machel Jr. Ela é também sócia na Beta Holding, juntamente com o irmão do Presidente Guebuza, Miguel Nhaca Guebuza e o marido da filha do Presidente Guebuza, a Norah Armando Guebuza, o Zimbabweano Tendai Mavhunga. Leticia funda a +258 Limitada com Jesus Irachande Gouveia, que está támbem envolvido na Focus Associados, Teichman Moçambique, Archi & Focus e Associaados onde participa com a filha de Joaquim Chissano, Martina Joaquim Chissano. Portanto, as conclusões da lógica da nomeação são vossas. A senhorita não é experiente no sector, e logo um sector estruturante da economia.
Flavio Comole
Like · 2 · 3 hrs

Eduardo Domingos A madame Leticia Klemens, é fundadora da Companhia +258 Limitada, criada em 2011, na qual participam Nkutema Chipande, Tobias Daí e Samira Machel Jr. Ela é também sócia na Beta Holding, juntamente com o irmão do Presidente Guebuza, Miguel Nhaca Guebuza e o marido da filha do Presidente Guebuza, a Norah Armando Guebuza, o Zimbabweano Tendai Mavhunga. Leticia funda a +258 Limitada com Jesus Irachande Gouveia, que está támbem envolvido na Focus Associados, Teichman Moçambique, Archi & Focus e Associaados onde participa com a filha de Joaquim Chissano, Martina Joaquim Chissano. Portanto, as conclusões da lógica da nomeação são vossas. A senhorita não é experiente no sector, e logo um sector estruturante da economia.
Like · 3 · 3 hrs

José de Matos Temos de questionar a saida de Couto, a nomeaçao desta Senhora, o jogo de interesses, etc. etc., etc, mas é superficial avaliar tendo como base uma foto, como estoyu a ver em muitos comentarios!

Crocante Andrade é arreieira. logo tem experiencia de Minas😂😂😂🏃🏿🏃🏿🏃🏿🏃🏿🏃🏿
Like · 5 · 3 hrs

José de Matos Contexto desta postagem : comentarios baseados na foto ! O que deve ser questionado é mesmo isso, a saidaa de Couto e os criterios para a nomeaçao desta Ministra!
Like · 1 · 3 hrs · Edited

Aurélio Bull Gza Em muitas ocasiões eu usei bandeiras de outros países num aceno de apoio às respectivas selecção desportivas.
Like · 2 · 2 hrs

Maylene Paulo Money talk money......that is
Like · 1 · 2 hrs


Avelino Namarrocolo Amizades, nepotismo, compadrio, interesses eh a fórmula. Factos & factos!
Like · 3 · 2 hrs

Vaz de Sousa Critério de /para nomeação da nova Ministra???Razões da "exoneração" do seu antecessor?
Tanta coisa a acontecer que só me resta desejar boa sorte a recém escolhida.
Like · 3 · 2 hrs · Edited

Tomás Guimarães Palmas pra o post perguntas bem feitas
Like · 2 · 1 hr

Benjamim F. Malate Como é possível avaliar capacidade e experiência duma pessoa que nunca exerceu nenhuma função no aparelho estatal, gestão de coisas privadas e do estado são deverás diferentes. Essa caiu de "paraguedas " nesse ministério para salvaguardar alguns interesses privados e não para assegurar que os recursos naturais beneficiem o povo.
Like · 1 · 1 hr · Edited

Lourdes Morais Esses que "julgam", pela foto, devem ser os mesmos que num passado recente criticaram o PR, por ficar empolgado com a qualificação da Selecção Portuguesa no EURO/16😂😉😁😊
Like · 1 · 1 hr

Benjamim F. Malate Ninguém está preocupado com essa foto ou pelo menos ninguem que é minimamente racional e quer ver moçambique bem gerido, o problema é a promiscuidade que existe nessa nomeação, pior até existe conflito de interesses, vai ser ministra duma área em que ela tem interesses ridículo isso.
É bem capaz de aprovar contratos de exploração mineira para próprias
empresas delas.

Nota:As pessoas que estão a levantar questões sobre a foto, apenas querem desviar atenção do verdadeiro problema.
Like · 2 · 30 mins · Edited

Rui Jose de Carvalho Sou da mesma opiniao jose de Matos. As pessoas avaliam a foto do que as competências, se calhar a foto foi mal feita. Deixemos a senhora começar ai veremos e traremos as nossas conclusões.
Like · 1 · 1 hr

Angela Maria Serras Pires Mas a frelimo está sempre a questionar a mão externa e a criar leis contra os tugas
Like · 2 · 55 mins

Eddy Waku Lombëla Ela é Moçambicana ou Portuguesa?? é q estou a ver a bandeira d portugal não!
Gosto · 4 · 13 h

Sanito Maria Olga Jorge Sem comentarios.



Silvestre Baessa Filipe Estas sem palavras...Imagino que seja pelos melhores motivos...
Gosto · 1 · 13 h

Mazembe Correia Estás sem palavra pela positiva ou negativa caro Egidio Vaz

Amilcar Joaquim Inguane Essa foto nos leva a tantas leituras! Não terá sido tirada no dia da final do euro 2016?
Gosto · 11 · 13 h

Nélio D Santos Matola 😂😂😂😂😂😂😂

Bali D'Paulo Boa sorte para Ela

Lenon Arnaldo Se as bandeiras, camisetes até carros que usamos fosse o critério para definir a nacionalidade, epa muitos de nós seriamos brasileiros, Benfiquista, espanhóis bla bla bla 

Concentremos-nos no essencial.
Gosto · 28 · 13 h

Egidio Vaz O próprio PR apoia Portugal 🇵🇹
Gosto · 7 · 13 h

Rebeca Cipriano É muito moçambicana. Conheço -a. Fomos colegas durante todo o ensino secundário na Manyanga. Éramos vizinhas. .........
Gosto · 8 · 13 h

Lenon Arnaldo Vamos ao essencial: é competente; Ou melhor, ela tem cintura para gerir e lidar com falcões de dimensão mundial
Gosto · 4 · 13 h

LizBeth Sitoi Muito bem Lenon! Força Leticia

Imelde John Cada povo merece o Governo que tem...

Nelson Junior Comparem esta jovem senhora com o Pedro Couto...e tirem vossas conclusoes-isto eh uma vergonha...claro, com esta senhora, os mafiosos ja estao festejando...mais uma prova,que nos demonstra que este Nyusi nao sabe o que faz- O Pedro Couto era um homem de maxima integridade e incorruptivel....voces estao feitos ao bife...mas, esta senhora realmente percebe o mundo dos recursos minerais e energia????!!!!!!

Obedias Leeuwenhoek Chidengo Kikikikikiki vai aprender lá mesmo no pelouro
Gosto · 4 · 13 h

Dinis Nhancume Tsova tso, ni pfuni ku tsova...tsova! tsova!
Gosto · 12 · 13 h

Fakir Madeira Madeira Recursos naturais e energia nao,mas sim recursos minerais e energia.

Tocova Amisse Ha muita poliferaçao neste país, nao seja pla cor, ate podia ser pla cor e bandeira desde q seja moçambicana e q amostre trabalho q tanto almejamos. Nao dve ser pla amisade.

Nélio D Santos Matola muito hot a Senhora Ministra🙈

Manish Cantilal Parabens p ela .... Cargo merecido. Sem duvidas nem dividas boa noite
Gosto · 7 · 13 h

Silvestre Baessa Filipe Parece ser uma quadra disciplinada.
Gosto · 3 · 13 h

Egidio Vaz Quadra...... Já vi tudo
Gosto · 2 · 13 h

Tony Paiaze Kikiki essa também não aguentei

Roque King Malaia Kkkkkkkkk Quadra lol

Momade Adamo Quadra... essa marcou-me muitooo kkkk

Pascoal Nguilaze estou aki duuuu a ver ele so,ate kdo vai trocar,nao xtar ver k ele ja colocou agua em todo sitio.
Gosto · 2 · 13 h

Rufino Joao Luanda Essa foi e e' a FRELIMO de ontem e sempre, acabe a ele cmo presidente kem lhe coromber melhr!

Samuel Nhantumbo Hehehe. ...

Celso Lucas Timana Vivi 6 anos na Federação Russa, considero aquele país como segunda pátria, tanto quando estava lá e agora que estou cá ,quando há jogos, visto me da camisete daquele País,posso até festejar com a bandeira daquele pais... 

As fotos captadas nesses momentos podem levantar vuku vuku mesmo?...Ver mais
Gosto · 15 · 13 h

Chil Emerson David Pronto!!!!
Gosto · 1 · 12 h

Dyne Silver Não nos precipitemos, vamos esperar o trabalho dela...
Gosto · 4 · 13 h

Egidio João Grande, Nyusi onowona munhogani vadhidhi.

Zarito Angelo Oque esta em causa: A idade dela? A cor da pela? A indumentaria? O facto de ela estar, aparentemente, num ambiente de "curticao"? A senhora tem conhecimentos basicos sobre o leque das actividades ligadas ao sector que passa a ministrar? Tem ou nao comp...Ver mais

Rachi Picardo Moçambique é maningue nasty :)
Gosto · 1 · 13 h

Nelson Junior So leiam o curriculum dela... E notarao de que esta nomeacao foi feita pra facilitar os camaradas a enriquecerem-se mais...,esta mulher nao percebe nada sobre o mundo dos recursos naturais e energia...,Period!
Gosto · 4 · 13 h

Sabado Chambisse Nelson, ela percebe, pois é empresária nessa área e curiosamente virou ministra do sector, logo, eu encontro conflito de interesses
Gosto · 1 · 12 h

Nelson Junior caro meu, nao so o conflito de interesses mas sim, uma autentica mafia
Gosto · 1 · 12 h


Avestino Augusto Fundai Mocambicanos infelizes, reclamam de tudo e com todos. Para voces nada esta bem.
Gosto · 6 · 13 h

Moniz S. Walunga E' seu direito de reclamar e periodo! Tu tambem, e' teu direito de NAO reclamar nada quando quiser! Queres limitar as liberdades individuais das pessoas?! Pois bem, nao vais conseguir! Como ninguem iria conseguir limitar os teus direitos! Aceites tudo se quiseres, deixa os outros reclamarem tudo quando quiserem!
Gosto · 3 · 10 h · Editado

Avestino Augusto Fundai Que sa foda o direito

Moniz S. Walunga Avestino Augusto Fundai , assim vais apanhar AVC cedo porque ja' nao ha' como....que tal te mudares para a terra do Kim Jung-Un?! Kkkk

Nelson Junior Ps!...esta gente sente-se mais portuguesa do que mocambicana....

Brainer De Mello Estou a começar a pensar que o baixinho gosta de streap-tease!!! Depois do escândalo em volta da governadorazinha de Gaza,integrou Liloca na comitiva presidencial na viagem a Portugal! Numa altura em que o actual amor do bowito distribuía a nudez até para os cegos! E esta actual ministra a mostrar que os recursos minerais estão mais a baixo!!! É pra rir ou pra chorar!?!
Gosto · 11 · 13 h · Editado

Esperanca Matique E pra tudo rir e chorar kkkkk

Moniz S. Walunga Esperanca Matique , kkkkkkk, que resposta engracada!

El Padrinho De Portugal?
Gosto · 2 · 13 h

Remane Abudo a ver vamos
Gosto · 1 · 13 h

Felix Machado No comments

Buene Boaventura Paulo Uma moçambicana levou uma suspensão por exibir a bandeira da Rena (um partido de cá da pérola do Índico) e uma exibe a portuguesa e premiada por uma cadeira grande num ministério que vai cavar taco para refrouxar a nossa crise. Esta é que é a verdadeira inclusão...
Gosto · 11 · 13 h

Rafik Abdala Niku yuuu
Gosto · 1 · 13 h

Sura Rebelo Saudades do ministro Couto
Gosto · 2 · 13 h

Sura Rebelo Só uma perguntinha: não dá pra fazer a troca? A sra ia pra cahora basa e Couto regressa. .. santa ingenuidade kikiki
Gosto · 12 · 13 h

Egidio Vaz Kkkkk
Gosto · 1 · 13 h

Sura Rebelo Egidio Vaz a serio q me passou pela cabeça rsrsrs Sr Couto encaixa bem ali nos Recursos. Razão de saida?
Gosto · 1 · 13 h

Egidio Vaz Sura eu estou anestesiado. Espero tecer algum comentário amanhã. Aqui so vou balbuciando alguma coisa. Mas o meu estado é de choque.
Gosto · 9 · 13 h · Editado

Sura Rebelo Kikikikiki kikkkkkkk



Moniz S. Walunga Eu diria mais: a Sra que fosse colocada como Embaixadora em Portugal....e ficasse por la'!
Gosto · 1 · 10 h

Sura Rebelo Moniz S. Walunga essa "vaga"pra lisboa é minha kikikikikikiki

Moniz S. Walunga Kkkkkk, nao sabia!! Entao, Sura, comece a fazer e usar roupas c/bandeiras tugas....o Gomate vai te colocar, kkkkk!
Gosto · 1 · 2 h



Saidoskitas Iglesia Transou com ela nem
Gosto · 5 · 13 h

Gosto · 1 · 12 h

Saidoskitas Iglesia Acabei de ler o CV dela e concluí que ela não tem formação acadêmica nem experiência profissional na área de mineração... o que ela vai fazer lá... claro que ela é mais um buraco para incentivar mais corrupção...
Gosto · 4 · 12 h

Maria Lucia Rodrigues Francisco Se é mulher transou com ela.... se é homem é para aumentar a corrupção..... o que queremos gente? é bom dar essas dicas ao PR ao invés de nos entretermos nas redes sociais. Give us a break.....

Brainer De Mello A propósito da perninha à vista da sua excelência,lembrei-me da música "matarlatanta" da banda ghorowane!!!
Gosto · 3 · 13 h


Prateada Prateada Linda a senhora.

Moniz S. Walunga Ela so tem isso!! Mas a pasta que vai ocupar so' requer COMPETENCIA e nao beleza!!
Gosto · 2 · 10 h

Samuel Chacate Pk????perdeu palavra??

Cheu Domingos A caminho da terra prometida
Gosto · 2 · 13 h

Fauzio Mussagy Fernandes Apetites sexuais
Gosto · 5 · 13 h

Gosto · 1 · 13 h

Titos Cau Hiiii hiii. Sorry. Xiiiii.

Nelson Junior Esta santa senhora, percebe a planificacao das exploracoes dos recursos,da validacao dos mesmos, do marketing e acima de tudo da priorizacao dos precos?...percebe patavinas
Gosto · 4 · 13 h

Júnior Chichango Tem atributos físicos suficientes para acabar com a crise económica e ainda acelerar o desenvolvimento do país.
Gosto · 5 · 13 h

Ernesto Cossa Esse pais tem merdas de verdade. Essa senhora na cama vai decider oque? Mas um dia esse pais vai voltar ao Povo como o tempo de Samora. ela pode ser ministra sim mas aquele ministerio e chave para nossa economia, la tem q estar um homem duro. Exemplo da PGR tem uma mulher os ladroes estam livres, juro q se fosse um homem esses ladroes estariam no seus lugares certos que e Cadeia. Merda da politica
Gosto · 6 · 13 h

Caula Manuel Não seja machista, a sua mãe, irmã, amigas não têm competência? só o seu pai, o seu irmão ou seu amigo?

Guilherme Daniel Já passamos dessa fase. Agredir mulheres porque são mulheres. O exemplo da PGR é infeliz. Tínhamos menos criminosos quando eram homens a liderar? Quando o país regressar ao povo vai ser só com homens nas posições e mulheres sem espaço? O povo não acredita nesse caminho.
Gosto · 1 · 2 h

Ernesto Cossa Meus caros nenhuma mulher que esta na fonte de dinheiro é tao dura. Ela aceita tudo oque chefe diz ta bom. Sempre vai depender do homem. Vai ler a biblia para entenderem melhor. ..


Gentil Braga Meu país anima
Gosto · 1 · 12 h

Ivano Carvalho Como não :D

Orlando Nama As reuniões do Conselho de Ministros serão mais alegres...
Gosto · 6 · 12 h

Jaime Jose Chambule Não tenho nada de mal contra a senhora na imagem, infelizmente não conhecia a, mas há aque procurarmos saber os critérios usados com o nosso presidente para nomeiação dos dirigentes do governo! A parte da bandeira do outro país, não me importa, tendo em conta que nem a do meu país ainda não peguei na minha mão. Isso não quero dizer que não sou patriota, pelo ao contrário sou mais patriota mais que muitos que anda com bandeiras nas mãos! Mais que isto não falei!
Gosto · 1 · 12 h · Editado

Hélder Thavede É cargo político, basta a confiança.

Jorge Uaquihapala Nyusi no seu melhor, as manas de Nampula que o digam.
Gosto · 1 · 12 h

Raul João Mutema Queria ver um moçambicano a ser nomeado ministro em Portugal.

Olivia Mondlane Essa bandeira?
Gosto · 3 · 12 h

Raul João Mutema Isto é que viver num autêntico bananal de verdade.

De Kayrah Charles Porque será?

Mulandi HI Mina Kheni Este País já tem todas evidências do descalabro total e absoluto. Sinceramente falando este País tem pessoas com requisitos mais que suficientes pra dirigir o MIREME. Só a nivel do próprio Ministério tem quadros, falo de Engenheiros em Geologia e Minas pra além de outros com formações em áreas afins e com conhecimentos suficientes pra levar a bom porto os interesses do povo. Mas como este Governo não tem a mesma agenda com o povo, a nova ministra vai dar brilho aos conselhos de ministros, de acordo com Orlando Nama e vai saciar o apetite do Gomate. Ni ku dummmm!!!
Gosto · 4 · 12 h

Eusebio Jose Hum...essa bandeira!?

José Luís Ela é lusa-Moçambicana ou é fã da seleção das esquinas? Irei precisar dum calmante p'ra dormir...assim nao dá.
Gosto · 2 · 12 h


Gosto · 2 · 12 h

Elsa Matula Parabéns a Letícia .
Gosto · 3 · 12 h

Margaret Massinga 😭😭😭😭😭😭😭

Mulandi HI Mina Kheni A xa tiko xo mbomba...socorrooooooo
Gosto · 2 · 12 h

Sérgio Manuel Jabo As pernas trazem energia
Gosto · 8 · 12 h

Moniz S. Walunga E magia tambem, kkkkkk
Gosto · 1 · 10 h · Editado

Augusto De Almeida Mulher muito bonita. Vamos ver o trabalho.
Gosto · 2 · 12 h

Cristiana Cuamba fantochada
Gosto · 1 · 12 h

Benjamim F. Malate Só dá para rir este país anima pá, tiram um quadro que todos viam como alguém de uma integridade e competência invejável, vão por uma "modelo" desconhecida no lugar dele, assim é para pensarmos o quê.
Gosto · 5 · 12 h · Editado

Francisco De Assis Cossa Esta acredito que fará parte da comitiva do PR nas suas viagens.
Gosto · 7 · 12 h

Star Neves Nyusi wa hi danisa. Ntlha
Gosto · 3 · 12 h

Gosto · 4 · 12 h

Fernando Striker Saiu da APOLITECNICA afinal?

Moniz S. Walunga Fernando Striker , obrigado por postar o CV desta senhora!! Fuck, nao tem NUNHUM background para ser Ministra dos Recurso Munerais!!! Porrah,esta e' uma borrada do caracas!!! Filipe Nyusi e' mesmo Filipe Gomate!!
Gosto · 1 · 10 h · Editado

Calbe Jaime Vamos ao essencial. Sendo moçambicana e tendo competência (que espero que tenha), não vejo problemas.
Gosto · 1 · 12 h

Ricardino Jorge Ricardo A crise afetou o país e as escolhas ou nomeações do nosso PR. Só falta nomear Guebuza para a pasta do Director do FMI.
Gosto · 7 · 12 h

Idalino Uache Só pode ser uma? Mbuia dele
Gosto · 3 · 12 h

José Penicela Perdeu controlo

Egidio Vaz Parceiros de Negócio. Parceira de negócio dos Chipande, Tobias Dai e Guebuza. Afinal, o vício continua.
Gosto · 10 · 12 h · Editado

Dyne Silver Agora sim, está claro!
Gosto · 1 · 12 h

Ismael Chutumia Não bate mais cabeça, já encontraste a resposta...pensaste que tinha acabado? Hehehe
Gosto · 2 · 12 h


Zarito Angelo Este seu comentario vai agradar a muita gente (fas, admiradores, amigos, seguidores). Confesso incluindo mesmo a mim. Aqueles que andavam "zangados" consigo ultimamente se sentem reconciliados. Parabens. Boa estrategia

Ismael Valigy no comments...



Moniz S. Walunga Porrah com este CV POBRE e com "arranjos" de muitas tarefas sobrepostas da' para perceber que edta senhora NAO tem nenhum background para a cadeira que lhe poem e e' uma borrada grosseira! Quem vai respeitar esta senhora?!?
Gosto · 1 · 10 h · Editado

Fauzio Mussagy Fernandes Prontos negócios vão vender os recursos

Fauzio Mussagy Fernandes Todos passam deste ministério saem ricos Ta ai

Linette Olofsson Não a conheço e nem nunca a vi! Mas bandeira de Portugal porquê ? Era talvez dia de Portugal?
Gosto · 4 · 12 h · Editado

Mauro Silva Final do euro
Gosto · 1 · 10 h

Manucho Novele MBA for Women Business.Ver Tradução

Nelio Nhampossa O CV dela é contrário ao cargo! País das bananas!
Gosto · 3 · 12 h

Ussene Aboo kkkkkkkk

Sabado Chambisse Bandeira não é problema, na euforia temos sido todos portugueses.
Pessoalmente quando joga Alemanha uso até meias da seleção alemã mas nunca quando é contra Moçambique. Agora a outra parte é que inquieta um bocado. O CV não me parece expert em recursos minerais mas sim, em recursos humanos, a ver vamos.
Gosto · 2 · 12 h

Fernando Striker Os famosos chás podem ser potencialmente...
Gosto · 1 · 12 h

Manuelinho Albino Soares Agora sim! Os recursos minerais e toda a energia geridos por bancários!... Se não subir a taxa de juros, vamos todos á falêncja geoenergética...
Gosto · 4 · 12 h

Richard Phulchand Boa previsão... Muito provável.

Lyndo A. Mondlane Minha colega da escola primaria da maxaquene
Gosto · 2 · 12 h · Editado

Kumar Moz Era inteligente?
Gosto · 1 · 11 h

Lyndo A. Mondlane Bom.. Diría que sim...

Evanex Saboroso mesmo que fosse burra...quantos inteligentes na escola depois de vida profissinal deixaram o pais em rastos...queremos sabios nao inteligentes
Gosto · 2 · 1 h

Ricardino Jorge Ricardo O buraco deste país cada vez mais fundo. Mas tudo isso por falta de o quê mesmo?
Gosto · 1 · 12 h

Samuel Chacate Estão a insinuar k deve ñ ser moçambicana essa acusação é grave essa Sra ñ conheço + k ñ seja moçambicana duvido. Olha meus irmãos vamos deixar tudo k nós divide (/) essa coisa de moçambicanos de gema e aqueles k ñ é k nós divide ilustre.
Gosto · 2 · 12 h · Editado

Lyndo A. Mondlane É Moz, é bem mesmo..estudou comigo na escola primaria da maxaquene
Gosto · 1 · 12 h

Egidio Vaz Mas porquê tanta distração? Pessoalmente não insinuei nada. Há mais coisas que sei. Mas não é a questão da bandeira
Gosto · 2 · 12 h

Samuel Chacate Mas Vaz o problema ñ é você são os comentaristas ilustre! será que ainda ñ percebeu que estão noutro mundo ....?

Samuel Chacate + tb ñ vamos ler sua mente ...! O que ñ disse ñ sabemos tudo resto são insinuações vc ñ disse nada contrário do que tá no post.
Gosto · 1 · 12 h

Lito Baquete Estou a sonhar,, trata se de globalizacao ou diabolizacao

Alter Nativo Homem feio, gordo e com a bandeira de Portugal sobre mim... nem quero imaginar o dia em que me nomearem Ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique...
Gosto · 10 · 12 h


Novo Combatente De Moz Nhusy nomeou e continua a nomear governadores e ministros de pe descalco e sem medula espinal, alguns que nem sabem o que fazer na sua areia. Mas ha quem diz que somos melhor que o Malawi.
Gosto · 1 · 12 h

Mauro Silva E Vce como vai ganhar medula se nao tiver oportunidades .Samira era pastor tinha medula pra ser presidente

Mauro Silva Samora

Novo Combatente De Moz Samora era uma pessoa carismatica, dentro da Frelimo nao existe alguem melhor que ele. Samora estava mais preocupado com o povo do que com o dinheiro. Hoje nomea-se a pessoa a cargo de chefia pela amizade, familiaridade ou confianca no partido e nao pela competencia tecnica.

Benjamim F. Malate Assim vamos alcançar o desiderato de afundar o país de vez, não que não seja competente tbm ainda não é possível avaliar, mas por que tirar pessoas que aparentemente estão num bom caminho e todos são unânimes em dizer que confiam na sua competência e integridade, para pôr outras que parecer que cairam de "paraguedas", no governo, na AT, tbm tiraram alguém que todos viam com bons olhos e estava fazer um bom trabalho.
Gosto · 1 · 11 h · Editado

Armando Nzucule Jr. Levou tanto tempo para nos trazer esta surpresa??? Muito obrigado Eng. o Sr. como chefe do governo está a nos surpreender, pena que seja sempre pela negativa.
Gosto · 1 · 12 h

Nelson Cumbi Parabéns, agora com essa nomeação não teremos mais cortes de energia, todo o País terá rede elétrica, há muitos desafios nesse Ministério, o anterior acho que era incompetente ou não compreendia o funcionamento da máquina ou da casa. O presidente seguiu a opinião dos seus conselheiros. Mamã quero energia em condições na minha casa.

Francisco De Assis Cossa Temos que ter muito cuidado no que postamos nas redes sociais, em termos de conteúdo e fotografias, porque não sabemos o amanha do nada podemos ser chamados a ocupar cargos publicos pelo PR e na hora começa-se a investigar nossa vida e nosso perfil atravez do que andamos a postar.
Gosto · 7 · 12 h

Moniz S. Walunga Mas que pensamento o seu, hein?! Sonhas em ser nomeado para cargos publicos?! A doenca pelos cargos!!! Puxa....Boa sorte! Mas deixe os outros que nao se importam com futuros cargos manifestarem sua opinao!

Fauzio Mussagy Fernandes 😂😂😂😂😂😂😂😂

Fauzio Mussagy Fernandes Max jovem razão vimos governadora de Gaza em fotos, agora essa com bandeira Tuga


Nelson Cumbi Atenção Moçambicanos acho que a primeira mexida será a tarifa que pagamos actualmente, ela vem com muita força. A dívida é grande.

Ismael Chutumia Sai mais uma carta aberta ao Nyusi, urgente!

Agi Tuacale Não Não problema nenhum sr Elidio o mal dela é estudar e Portugal
Gosto · 1 · 12 h



Nurdyn Bin Rajab Lendo comentários

Fernando Striker Licenciada em Ciências Jurídicas pela APOLITECNICA. Nthla. 
😈😈😈😈😈😈😈😈😈😈😈😈
Gosto · 5 · 12 h

Malven Antonio Não muda nada, só andam a mudar dirigentes mas o sistema não muda

Nelson Cumbi O taxa de corrente eléctrica vai subir, agora não sei a que percentagem, nova ministra não vai decepcionar, tenho que trabalhar mais, ou seja mais de 12 horas para pelo menos conseguir sanar com a dívida, não contra mulheres mas sim com o que vai ser implementado, não irá fugir tanto ao que está acontecer com os combustíveis, enfim é o estágio em que nos encontrarmos, temos que pagar para salvar Mocambique, É verdade o Mocambique é para todos.
Gosto · 1 · 12 h

Nelson Cumbi Parabéns

Tomocene Antonio Tomocene Voces nao sabem o k falam

Abel Zico Hehehe... Tenho medo até de comentar. Business e business é que falam mais alto, o resto o resto que de "gunhe" mesmo. Com tanta gente capaz para essa área meu Deus... Yap!
Gosto · 1 · 11 h

Mauro Silva E kem disse ki ela não é capaz.
Gosto · 3 · 10 h

Abel Zico Ate pode ser capaz, mas não nessa área tão cricial em que ela cai de paraquedas. O próprio Nyusi caiu de paraquedas e o resultado é o que estamos a viver. Nada de defesinhas aqui, ela não vale para onde vai!

Armandinho Caula Vale a pena não ver notícia nem ter fecebook. Tá mal isso
Gosto · 3 · 11 h

Tony Mondlane Bananalandia so bananas


Kissmat Sacur É dama dele

Jose Mani Samuel Gostei do CV para a funcao de ministra no MIRENE. Pessoa certa no Lugar certo. Mocambuque on the rise (estou a citar Christine Lagarde)
Gosto · 2 · 11 h




Nominacao no Ministério dos recursos minerais e energia
Leticia Clemens.
By Saint-Louis Studio.
Gosto · 1 · 11 h

Jony Freitas Fernandes Fernandes O mal dela é nascer negra clara, como se nascer claro ou escuro fosse opcional. Se fosse negra escura como a actual ministra da justiça de portugal, era uma boa ministra, e os comentários aqui teriam outro cunho.
Gosto · 1 · 4 h

Gosto · 1 · 2 h


Guilherme Daniel Jony Freitas Fernandes Fernandes não creio, nem por sombras que seja esse o debate nem a motivação. Não se trata da cor da pele. Isto seria inventar problemas onde não existem

Jony Freitas Fernandes Fernandes Guilherme Daniel porque será que estão a perguntar se ela é portuguesa? não me vai dizer que é da bandeira

Guilherme Daniel Jony Freitas Fernandes Fernandes idiotices não devem ser respondidas com presunções ainda piores. Quem coloca a questão de ser ou não portuguesa tem pouca capacidade de olhar para o que interessa . Vontade de debater sem critério e sem nada para dizer.


Titos Cau Negocios e negocios. Tambem.


Edwin Hounnou Nyusi expulso Pedro Couto porque não facilitava negociatas das elites da Frelimo no gás e petróleo. Agora encontrou uma pessoa certa, capaz de abrir as portas aos camaradas da luta de libertação nacional para ficarem ricos de vez. A escolhida parece não se identificar com o capaz que dizem que vai servir. Enrolada em bandeiras estrangeiras, a mensagem é clara...
Gosto · 9 · 11 h

Hermenegildo Sitoe o k ela vai abrir são so portas?

Paulo Maputere Unga gona uno goniwa
Gosto · 3 · 11 h

Sonia Rosa Nguenha Cossa Se for verdade. Dra.Parabéns

Jose Mani Samuel Eu vou apartir de hoje tirar fotografias vossas com as camisrtes email bones USA para quando forem nomeados eu exibir e dizer que nao sao mocambicanos. Eu ja queimei tudo que nao tem emblema de mocambique. Se tivesse taco amanha pintava meu carro com a bandeira de Mocambuque. Amanha penduro disticos e bandeiras no meu quintal
Gosto · 4 · 11 h

Zarito Angelo Alguem me ajuda a compreender: oque está em causa? A idade dela? A tonalidade da cor da pele dela? A indumentaria? O facto de na foto aparentar estar num ambiente de "curticao"? Isso nao tem relevancia! A senhora tem conhecimentos sollidos sobre o leque das actividades ligadas ao sector que vai "ministrar"? Qual é a razao que sustentou a sua nomeacao? Confianca pessoal/politica? Boas referencias? Por encomenda? Amizade pessol? Será ela membro senior do partidao?
Gosto · 6 · 11 h

Moniz S. Walunga Veja o CV dela e tire tuas conclusoes!!

Zarito Angelo O cv dela esta exposto ao publico?

Aderito Tamele Mas ela é linda. Eu ate simpatisei com a cara dela... Vamos dar tempo ao tempo só.
Gosto · 1 · 11 h

Júlio Mutisse Portuguesa?

Mauro Silva Se fosse portuguesa nao seria nomeada.,todos dirigentes do teu país estudaram fora ou deram continuidade .por isso ela deve estar a apoiar a seleção de futebol
Gosto · 1 · 10 h

Júlio Mutisse Obrigado pela lição

Henrique Cabral Trucks Ate que pode ser portuguesa

Elias Valente Langa Neste momento nem tu, vais mudar,a fraqueza destes governo.voltou a repetir nosso presidente é um fraco.não vejo a hora das próximas eleições.são três anos mal dirigidos pelo actual governo de Nyusi


Rafael Titosse Passível de reflexão!

Fauzio Mussagy Fernandes Prontos.... Pedro Couto bloqueava os esquema, está HCB sentado em Maputo, salário, mordomias, regalias, protocolo, casa, tudo... Sai entra MULHER que nada sabe e mal conhece os dossier...
Gosto · 1 · 9 h

Ido Alfred Sera ?????
Voce conhece a Dra. Leticia ?
Gosto · 2 · 3 h

Filho Do Cinzentinho Ñ conhece nada esse.

Fauzio Mussagy Fernandes Assim com fragilidade de facilitar e organizar as boladas

Fauzio Mussagy Fernandes Pork não oferecem certificado de insucesso... ÁFRICA Precisa...
Gosto · 2 · 9 h

Fauzio Mussagy Fernandes O irmão do EXcia andou no FESTIVAL DA CULTURA o de Rasta que vive ou vivia fora ( Canadá ou Noruega) pode ser MINISTRO DA CULTURA já K AFRO MAN...
Gosto · 1 · 9 h

Juma De Alzira Paulo Amanha è so acordar cedo e ir na minha machamba,o resto nao me importa...
So me avisem kuando chegar tempo de propaganda eleitoral pra vir receber camisete e ir vos votar,ja que a o objetivo è so nos lembrarem nesse tempo de campanhas eleitorais...:

Cag Cag "News Nyuse" o cientista

Avestino Augusto Fundai Um dia havera uma revolta contra os adeptos d Barcelona, real madrid. Alguem nao pode apoiar portugal so porque e mocambicana?
Gosto · 6 · 6 h

Jony Freitas Fernandes Fernandes O que vale usar a camiseta com a cor da bandeira de moçambique e no dia seguinte endividar a pátria amada?

Jony Freitas Fernandes Fernandes porque estão a perguntar se ela é portuguesa? é da bandeira ou aquele nosso ''trauma''? teria que ter um carimbo na testa para verem se é moçambicana? quantos moçambicanos usaram a bandeira dos franceses? tem algum mal? alguma lei que proíbe?
Gosto · 3 · 5 h

Jony Freitas Fernandes Fernandes vamos lá mudar essa mentalidade, tirar esse ''trauma''. É só ver o número de comentários. Quer dizer ficamos doentes quando se nomeia uma negra de cor clara.
Gosto · 3 · 5 h

Jony Freitas Fernandes Fernandes Os outros ministros tinham alguma experiência, o primeiro ministro alguma vez foi ministro de outro sector?
Gosto · 3 · 5 h

Pedro Armando Sitole Paduana Foi ministro de agricultura e pescas

Jony Freitas Fernandes Fernandes Pedro Armando Sitole Paduana ok e os outros?

Jose Mani Samuel Dormi pensando no assunto é agora acredito na iinclusao, mudanca geracional (ou geracao da viragem como dizia padre Couto) r mais importante a promocao da mulher que durante muito tempo tem sido subalternizada. É muito boa a attitude do presidente porque muito cedo havemos decumprir com o's designios da equidade do genero
Gosto · 3 · 4 h

Morais Correia Isto é muito paranóico! E a procissão ainda só vai na primeira estação.

Genki Desu Ela eh mui linda. Esses governantes sao espertos, levam os nossos impostos e as nossas babies tambem, opah…
Gosto · 1 · 4 h

Ido Alfred Buakakakaka, eh mesmo isso.
Gosto · 1 · 3 h

Tatyosvaneyvald Cumbans Pk certas pessoas nao sabem ler bm intender dpz comentarem?

Hilário Tsope para o cargo de "MINISTRO?". Poxa pah.


Massada Comissario Porque sem palavras Dr Egidio Vaz?
Gosto · 1 · 3 h

Mahanguica Eduardo Egidio Vaz ela sabe assinar ou rubricar como se diz por ai. Nao vejo maka nenhuma. Parabens Dra

Sefo Assane Não tinha como não ser nomeada ministra..... Prontos...
Gosto · 2 · 3 h

Claudio Lombene Portuguesa?

Gosto · 4 · 2 h

Edio Matola Esse País perdeu rumo a muito tempo ! É presidente que voçês confiam, oh Egidio Vaz! É o vosso presidente. Esta País esta a saldo família, e eles estão pouco se lixando com as nossas reclamações, afinal de contas enquanto os cães vão ladrando a caravana vai andando, é assim que eles pensam, e um dia te surpeendes ao chegares a triste conclusão de que só com guerra, é que esses dão ouvidos!
Chocado, ja venho a muito tempo, e talvez isso seja minúsculo em comparação com outras coisas, que nem as dívidas e as suas consequências, dos quais voçês decidiram ajudar a sonegar o seu debate, levantando assuntos propagandisticos para nos desviar dos reais problemas e não falar dos mesmos.
Gosto · 1 · 2 h









Edson Godinho Good! avante Mocambique....mais uma no haren...!

Janeth Laice E Hamela Uma pergunta que não quer calar" qual a experiência que o Dr. Couto levava da área quando foi nomeado? " Toda a gente começa por algum sítio. ..não me sinto capaz de emitir alguma opinião sobre a prestação profissional da recém no meda ministra, pois não a conheço de lugar algum, nem a ela, nem a sua prestação. ..ninguém nasceu ministro, tida a gente teve a sua primeira vez. Vamos deixar a senhora trabalhar...
Gosto · 1 · 2 h

Edson Godinho Minha amiga Hamela, nao se experimentam cargos publicos e por favor, peco que releia o CV do Dr Couto, pois da actual Ministra sinto que conheces, mas o tempo dira....REMETO O ASSUNTO AO CRONOS"(deus do tempo na mitologia grega).
Gosto · 2 · 2 h

Janeth Laice E Hamela Não a conheço , nunca a vi, nem sequer havia alguma vez ouvido falar dela. Apenas acho que todo o mundo merece uma oportunidade, não um julgamento sem nunca termos apreciado a prestação dela. O Dr. Couto foi durante anos vice - ministro da minha área de actuação. O que se questiona aqui, é experiência na área. ...
Gosto · 2 · 21 min · Editado

Silvestre Baessa Filipe Janeth, o que o Edson Godinho esta dizer 'e que ha areas que nao se deve fazer testes. 'E preciso ter certeza e a certeza em sectores como este, tem como fundamento, experiencia e competencia comprovada em governacao, suficientes para lidar com o dossier energia e minas... Se o Presidente quiser testar (espero nao ser mal percebido) que o faca em sectores secundarios ou de low politics... Em todo caso desejo lhe toda a sorte possivel.
Gosto · 1 · 49 min

Janeth Laice E Hamela Silvestre Baessa Filipe, o que eu não quero compreender dos comentários neste post, são os julgamentos ou juízos atempados, não opiniões. ..
Gosto · 1 · 21 min · Editado



D C Batone Batone Gostaria de saber da nacionalidade dela, se é moçambicana com nacionalidade adquirida ou nacionalidade originária. Por tratar-se dum cargo público importante. Parece-me que o nosso amado presidente esqueceu-se que estamos a passar por um dos piores momentos da história da economia moçambicana, deste modo, não cabendo espaço para "períodos probatórios", experimentar pessoas. Agora o país virou "MOZPROBLEM", e o povo está a espera de soluções energéticas desde 2015 quando assumiu o poder, pois, tudo de bom e de mau é resultado dos programas do anterior governo. Excelência, faltam apenas 3 anos no seu mandato e ainda estamos a espera de alguma coisa que o destaque e torne diferente que os outros, queremos paz, governantes que tragam soluções e não usem o Estado para alargar o raio de abrangência das empresas particulares, queremos que congelem as contas no exterior dos devedores públicos e a transferência do valor para o Estado, o julgamento público dos cidadãos moçambicanos que causaram o rombo financeiro. Não é hora de tentar, agora é para fazer, seja um bom piloto deste magnífico navio que é Moçambique, não nos afunde por favor.
Gosto · 3 · 1 h · Editado

Jony Freitas Fernandes Fernandes perguntar não é proibido, mas o que lhe leva a perguntar a nacionalidade?
Gosto · 1 · 1 h

D C Batone Batone O funcionário público deve ter nacionalidade moçambicana. E na foto aparece com uma bandeira portuguesa, por isso quis perguntar também se é moçambicana ou portuguesa. Perguntar não é proibido não é?
Gosto · 2 · 1 h

D C Batone Batone Para além de descrever a carreira profissional dela de destaque, presente no decreto, acho que seria bom apresentar a biografia resumida dela, onde nasceu e o perfil académico dela. Como tem acontecido com os outros dirigentes. Isso não seria bom? Para nós o povo conhecermos a nossa ministra. Kiiii
Gosto · 3 · 1 h

Carlos Domingos Belas palavras e boa tomada de atenção, só o problema ele não ouve !


Gabriela Das Neves Santos Ee uma portuguesa?

Dario Cossa Cossa Sr egidio pareces frustrado mal a sr tomou posse ja tas a questionar sei la o que? Deixa a trabalhar e tires tuas ilacoes depois.
Gosto · 3 · 1 h

Elísio Nhantumbo Parece me que o pedido de uma arca igual a de Noé feito pelo Egidio Vaz há alguns anos ao antigo PR (GEUS) para colocar os moçambicanos rumo a terra prometida foi atendido. Só que a arca foi abandonada a meio caminho e no alto mar pelo comandante. pessoalmente não tenho problemas com a nomeaçao porque foi feita por quem é competente pra faze-la. Mas preocupam-me as teias.
Gosto · 1 · 1 h

Domingos Cherene Empoderamento da mulher. Espero que tenha sido nomeada por meritocracia

Adelino Buque A Sra. Nomeada é empresária de mérito, tem uma formação académica e social sólidas, moçambicana de origem, jovem e competente, parabéns senhor Presidente.
Gosto · 1 · 1 h

Edio Matola Oh empresaria de mérito!!! Por curiosidade, como se tornou empresaria, ela? Herdeira, empréstimo, que nem o famoso ministro jovem, ou como mesmo?
Gosto · 1 · 18 min

Evanex Saboroso Parem de falar da bandeira, pois ela nao tomou posse com essa bandeira eh uma foto de sei la que envento desportivo talvez foi o dia que portugal ganhou o EURO e todos nos boa parte dos mocambicanos esteve a apoiar a seleccao Portuguesa pelos lacos que nos unem...so sei que ela eh GOSTOSA igual as pedras preciosas que o seu ministerio gere.
Gosto · 2 · 1 h

Mavuto Cachingamba Viola Bom dia meu amigo vaz.
Nao vejo a sua dúvida na aposta da nova ministra, me parece k estamos a precipitar bastante, devemos dar crédito e so depos k podemos julgar.
Em relação a area de conhecimento nada tenho contra. Pork a liderança nao carece exclusivamente de habilitações ou area de conhecimento.

Rui Tenreiro Egidio Vaz — publicar sem contextualizar é fofocar. Dito isso, eu espero que não apoie futebol português, pois isso será então razão para nos deixar sem palavras. Isto é milando, não é informação.
Gosto · 1 · 33 min


Henrique Aly Egidio: FUNDAÇÃO HILLARY CLINTON - eleições presidenciais nos EUA. Se tudo CORRER BEM a nova ministra dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique será... A CASA BRANCA!!! Espero ter ajudado a "abalar" a tua perplexidade. Abraço
Gosto · 2 · 14 min

Arlindo Mate Sr. Egídio não vale inveja Vamos deixar a senhora Trabalhar depois vamos tirar as conclusões.



Egidio Vaz Porquê sou chamado de invejoso aqui? Consegue ver algo que tenha escrito e que seja de inveja? E aponte

2 comentários:

Unknown disse...

A foto assim como as vestes não dizem nada, o certo é a competência de cada um. Quem é que no seu tempo livre não curte uma Manica gelada, um whisky, se for homem veste uns calcões e se for mulher a sua maneira, enquanto tem competência que valem ouro. Vamos esperar o tempo de trabalho dela dar nos resposta, talvez questionar a competência da pessoa que a nomeou, que para me esta levar o país ao colapso total se as coisas continuarem como estão. Disso todo mundo já sabe porque o tempo esta nos dizer. Cada um (rico ou pobre) se parar e ver a vida que levava antes e um pouco depois das eleições vai ter a resposta porque o tempo passa e a vida piora.

Unknown disse...

Ela faz parte de uma linhagem de exploracao ilegal de recursos naturais que o nosso pais possui.