segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

ENTREVISTA DE AFONSO DHLAKAMA EM SATUNGIRA

A paz não pode ser refém da Constituição”
“A Constituição deve servir os interesses superiores de um povo e não de um punhado de pessoas”
Magro, envelhecido e com palavras comedi­das, Afonso Dhlakama ressurgiu a partir do seu burgo, Satungira, onde sempre se es­conde quando se sente ameaça­do. O lugar é de difícil acesso e quem lá chega pela primeira vez, não conhece o caminho de volta 
Os jornalistas abandonam as suas viaturas numa mata e fazem dezenas de quilómetros transpor­tados em motorizadas. Quando pensam que já chegaram ao desti­no, há ainda sete quilómetros que vão deixar todos cansados, dado que são feitos a pé. No meio de ár­vores frondosas e que produzem muita sombra, vê-se a “fortaleza” de Afonso Dhlakama: uma casa pequena, construída à base de pau, pique e barro. 
O líder da Renamo não era vis­to há quatro meses. Está mais ma­gro, mais calmo, mas não lhe foge a ideia de governar à força as seis províncias onde teve maior nú­mero de votos. Na entrevista que se segue, Dhlakama diz que “ser governador ou administrador não significa ter um espaço físico” e acrescenta que a Frelimo e Filipe Nyusi atropelaram a Constituição, por estarem a governar com base na fraude. O líder da Renamo tem também uma visão simples em re­lação à Constituição: “A paz e esta­bilidade política não podem ficar reféns de um papel escrito pelo próprio homem”. A seguir, as par­tes mais significativas da entrevista com o homem que conduz a Rena­mo desde Outubro de 1977.

O presidente da Renamo, Afon­so Dhlakama, anunciou que vai governar à força, a partir de Mar­ço, as províncias onde teve maior número de votos nas eleições ge­rais de 2014. Como pensa realizar este objectivo?
Sem dúvida que será a contínua luta pela democracia. Pretende­mos continuar a lutar e comple­tar os objectivos que traçámos em 1977, quando iniciámos a luta pela democracia. Portanto, que fique claro que não vim cá (Satungira) para voltar a pegar em armas. O que eu queria era continuar a man­ter encontros populares em todo o país para explicar e orientar o povo sobre os passos que devem ser dados para uma democracia ge­nuína. Mas, infelizmente, os meus irmãos da Frelimo orientaram as Forças Armadas e de Defesa de Moçambique para me eliminarem fisicamente. Isto não é segredo para ninguém. Aliás, as próprias Forças de Defesa já anunciaram publicamente que foram elas que atacaram as minhas comitivas em Manica e, depois, cercaram a mi­nha residência na Beira, facto que me obrigou a sair da Beira a pé até aqui. Aqui, sinto-me seguro. Vim aqui não para mostrar a minha capacidade de guerrilheiro. Vim aqui para mostrar a capacidade de um líder pacífico, um líder ainda com vontade de negociar. Anun­ciei, de facto, a formação do nosso governo a partir de Março. Talvez me perguntasse… ‘senhor presi­dente, como é que vai governar nas seis províncias se já existem governadores lá?’. Ser governador ou administrador não significa ter um espaço físico, ou seja, não sig­nifica entrarmos no palácio da mi­nha irmã Helena Taipo ou, então, no palácio do governador da Zam­bézia. A democracia não é feita nos gabinetes. Não precisamos de um gabinete de luxo com ar condicio­nado, internet e tudo mais, nem precisamos de cadeiras de luxo. Eu estou a dirigir a Renamo a partir de uma casa feita de palha e paus. Governar significa coordenar to­das as actividades de todos os dis­tritos. Ter em mão todo o poder executivo, ou seja, a população estar do seu lado e lidar com inves­tidores nacionais e estrangeiros. Agora, se os actuais governadores mostrarem resistência à nossa go­vernação ou, então, ordenarem as Forças de Defesa e Segurança para pôr em causa a nossa governação, aí não teremos outra hipótese senão empurrá-los… um bocadi­nho… para fora do palácio e colo­car os nossos governadores nesses palácios. Portanto, a resposta seria essa. É uma resposta satisfatória e de reconciliação nacional.
A decisão de criar um novo Governo, quando já existe um, atropela a Constituição da Repú­blica...
Não, não, não. Mas também a nossa Constituição não diz que um partido pode formar um governo sem que tenha ganho as eleições, tal como a Frelimo fez. Legalmen­te, eu e a Renamo é que estamos no caminho certo, e não estamos a violar a Constituição, pois ganhá­mos as eleições e podemos por di­reito formar um governo, tal como o faremos em Março. Aliás, pelo menos, vamos governar onde os editais confirmam que Dhlakama e a Renamo tiveram a maioria. O presidente Nyusi e a Frelimo estão a governar onde perderam ou, então, onde ganharam através de fraude. Estes é que feriram a Cons­tituição.
A Constituição não diz que quem tem maior número de votos numa província deve, a partir daí, governá-la.
Reconheço. A Constituição não diz isso. Mas também a Constitui­ção não diz que quem roubar votos e usar a Polícia para reprimir os seus opositores é que deve gover­nar. A Constituição também não diz que estes que fazem isso, tal como os meus irmãos da Frelimo, devem ser protegidos. Estamos também a brincar com a Constitui­ção de Moçambique. Mas há uma saída para isso. Podemos fazer uma revisão da nossa Constituição. Podemos convidar constituciona­listas nacionais e estrangeiros para fazerem uma emenda à Constitui­ção. A Constituição deve servir os interesses superiores de um povo e não de um punhado de pessoas. A paz e estabilidade política não podem ficar reféns de um papel escrito pelo próprio homem. Che­ga! Não estamos a dizer que vamos colocar fronteiras no rio Save para dividir o país. Aí sim, estaria a vio­lar a Constituição e a colocar em causa a unidade nacional.
Esta decisão da Renamo signi­fica que o diálogo está definitiva­mente fechado?
Com certeza. Mesmo se você estivesse no meu lugar, depois da­queles ataques que sofri, toda a confiança que tinha depositado no Governo da Frelimo e no Presiden­te Nyusi ruía, pior ainda quando eu soube que os ataques foram pro­tagonizados pelas Forças de Defe­sa e Segurança, que, afinal, são comandadas pela mesma pessoa que diz que quer dialogar comigo. Sinceramente, não atacaram uma base, planificaram a minha morte. Se não morri, é porque Deus está comigo. Então, diga-me lá por que devo acreditar em pessoas que ten­taram matar-me três vezes, quando eu sempre mostrei disponibilidade para dialogar. Concluímos que os nossos irmãos não estão interes­sados no diálogo, então, a partir de agora, vamos ditar as regras. Primeiro, vamos indicar os nossos governadores e só depois vamos negociar, com a questão da minha segurança bem definida e com a mediação da Igreja Católica e do presidente Jacob Zuma, da África do Sul.
Apesar do seu posicionamento, o Presidente da República tem estado a dizer que há contactos e abertura para o diálogo...
Tenho pena. Mas digo que o Presidente da República está a fal­tar a verdade aos moçambicanos. Ðepois da minha saída da Beira, dias depois dele mandar cercar a minha casa, tenho a certeza que ele é que mandou, pois é o Co­mandante-em-Chefe das Forças de Defesa e Segurança que estiveram na minha casa, nunca mais houve contacto entre o Governo e a Re­namo em torno do diálogo. Per­demos confiança nos mediadores. Eles nem sequer se pronunciaram sobre aqueles acontecimentos e de­cidimos recorrer à Igreja Católica e a mediação do presidente da Áfri­ca do Sul. Fomos respondidos posi­tivamente tanto pela igreja, assim como pelo presidente sul-africano. Mas tanto a igreja, assim como o presidente sul-africano, estão à espera que o Governo moçambi­cano manifeste a mesma vontade para nos ajudar. Ainda há dias, vi na STV o Presidente da Repúbli­ca a afirmar que fará tudo ao seu alcance para “puxar o presidente Dhlakama para a cidade”. Puxar? Eu não estou num buraco. Eu es­tou em Moçambique e no meio da população. Se, de facto, há mudan­ça de atitude por parte do Gover­no, nós estamos preparados. Mas, mesmo que haja mudança de atitu­de para melhor, a minha resposta será: só depois de estabelecermos o nosso governo. É este governo que ditará as regras de diálogo. Sei que ele estava a falar em me puxar, depois do encontro que manteve com o ministro britânico para Áfri­ca, um ministro que falou durante 25 minutos comigo pelo telefone. Eu recomendei ao ministro para informar o Presidente da Repúbli­ca que eu quero a paz. Não quero morrer. Acredito que ele não gos­taria que um dia fosse emboscado pelos guerrilheiros da Renamo ao descer de um helicóptero. Não sou terrorista.
O Presidente da República diz que está com dificuldades para dialogar com o seu partido, por falta de organização.
(Risos) Falta de organização? Quando tentaram matar-me não é porque sabiam que eu sou o líder. Temos um secretário-geral que é o número dois. Tenho um gabinete que funciona em Maputo. Temos uma bancada na Assembleia da República. Todos estes órgãos são contactáveis fisicamente e têm hierarquia. Com quem o Governo negociou em Roma? Com quem o Governo negociava no Centro de Conferências Joaquim Chis­sano? É propaganda. A Renamo tem estrutura. Estrutura não sig­nifica apenas Afonso Dhlakama. Para mim, é uma forma de faltar à verdade aos moçambicanos. É uma forma para não justificar os atentados contra a minha pessoa. Fiquei à espera de algum pro­nunciamento do Chefe de Estado sobre os ataques de Setembro e o cerca à minha casa. Nada. Mas os que atacaram foram as Forças Ar­madas e o Presidente da República é o Comandante-em-Chefe. Sendo assim, ele sabia dos planos para me eliminarem. Agora afirma que não temos liderança. Agora estou disposto a tratar de questões do fu­turo do meu país.
Circulam informações dando conta que a Renamo está a trei­nar jovens e a armá-los. Não. Não estamos a formar jovens. Já houve vários pedidos e todos foram rejei­tados. Os guerrilheiros que vocês viram ao longo da caminhada para aqui onde estamos são todos anti­gos guerrilheiros e é com eles que estamos a colocar novos quartéis nas seis províncias para defender o nosso governo. Não posso es­conder isso. Iniciámos esta acção há pouco tempo. É uma resposta às acções do Governo, que todos os dias envia jovens das Forças de Defesa e Segurança para as regiões onde ganhámos. Eu sei que estes vão tentar criar resistência nas re­giões onde ganhámos e eu, estra­tegicamente, como líder e general, mando só três dos meus guerrilhei­ros para empurrá-los.
Tem estado a dar ordens para os focos de ataques que vêm sen­do reportados em algumas zonas do país e que a Polícia atribuiu à Renamo?
Temos quartéis nas províncias. Em resposta aos ataques que te­mos sofrido nestes quartéis, pro­tagonizados pelas Forças de De­fesa e Segurança, temos saído em defesa, como, por exemplo, o que aconteceu em Chigubo, província de Gaza. Tentaram atacar a nossa base. Foram seguidos pelas nos­sas forças e foram atacados. Em Morrumbala, na Zambézia, está a acontecer o mesmo. Confirmo que os ataques são em resposta aos ata­ques às nossas bases. Temos feito isso em legítima defesa, aliás, a me­lhor defesa é o ataque. Já não será como passado. Mas no dia em que o Governo parar de nos seguir, nós pararemos imediatamente.
Como reage ao atentado contra o secretário-geral da Renamo?
Simples. Tentar calar a boca. Sa­bem que estou em Satungira e ele é o número dois. Quero lembrar que Manuel Bissopo foi baleado quando seguia para o distrito de Marromeu, onde tinha agendado vários encontros políticos com a população. Tentaram matá-lo para nos intimidar. Na Renamo, quan­do um membro é assassinado por razões políticas, ficamos mais uni­dos e mais fortes.
Quero aproveitar apelar aos meus irmãos da Frelimo para pa­rarem imediatamente de raptar e assassinar os nossos membros de base. Aqui em Gorongosa há muitos desmobilizados de guerra e membros da Frelimo. Não nos custa nada ir à casa dos mesmos e eliminá-los fisicamente. Felizmen­te, esta não é prática da Renamo. Somos um partido da Direita e acreditamos em Deus. É pecado para nós. Todo o ser humano tem direito à vida. Sei que há norte-co­reanos a treinar jovens numa base de Matalane, que depois são distri­buídos pelas províncias do Centro, com uma lista dos membros da Re­namo que devem ser abatidos. Es­tão a criar terror no seio dos nossos membros. Parem, por favor.
Quem é que vê na Renamo como seu sucessor?
(Risos) Não sei, não sei. Cabe a cada membro mostrar trabalho suficiente para conquistar simpatia dos membros e chegar à presidên­cia do partido. Não posso indicar ninguém, porque não se trata de poder tradicional. O meu pai, o ré­gulo Mangunde, está a preparar um dos meus irmãos para lhe substituir. Eu fui eleito e o próximo presidente também deverá ser eleito de acordo com os estatutos do partido.
(O País )

59 pessoas gostam disto.
22 comentários
Comments
Cofe Emanuel Vilanculos Luta pela Democracia, hahahaha irelevante esta luta... democracia não é o melhor modelo e tem seus efeitos colaterais como fraudes eleitorais, exclusão de membros da oposição, etc. esta luta dele hoje em dia é irrelevante, em 1975 O Regime da frelimo cometia graves violacoes de direitos humanos coisa k justificava uma luta ... coisa k não acontece hoje em dia.
José de Matos "Luta pela Democracia, hahahaha irelevante esta luta... democracia não é o melhor modelo e tem seus efeitos colaterais como fraudes eleitorais, exclusão de membros da oposição"

Errado, Cofe Emanuel Vilanculos, muito errado!
A democracia é sim o melhor sistema e as fraudes e exclusao sao incoompativeis com democtacia e Estado de direito!
José de Matos Outra coisa, Cofe Emanuel Vilanculos, nao ha graves violaçoes dos direitos humanos hoje?
POR FAVOR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cofe Emanuel Vilanculos FRAUDES VÃO ACONTECER SEMPRE O SER HUMANO É MAU POR NATUREZA... não ha, em 75 Havia fuzilamentos avalizados pelos tribunais, chicotadas, operacao producao, campo de reducação, coisa que não não existe hj
José de Matos De novo estas muito errado,Cofe Emanuel Vilanculos, nem posso acreditar como acreditas nessas coisas! Em democracia nao ha fraudes, e sem ir muito longe, dou-te exemplos, Africa do Sul, Botsuana, etc.
Os abusos contra os direitos humanos em Mocambique sao constantemente noticiados! Quantas pessoas sao mortas pela Policia! As emboscadas contra Dhlakama e Bisso po nao sao abusos contra os direitos humanos ? Quando incendeiam palhotas, perseguem e prendem, nao sao crimes contra os direitos jumanos ? Os crimes politicos em que pessoas sao assassinadas, nao sao violaçoes contra os direitos humanos?

Cofe Emanuel Vilanculos, deves informar-te e reflectir antes de escrever certas coisas!
Cofe Emanuel Vilanculos não tens uma mente aberta es alguem contra Frelimo
José de Matos Cofe Emanuel Vilanculos , poupa-me, esta bem ? Tu nao sabes conversar e estas a merter muita agua, evita defenderes fraudes e abusos dos direitos humanos!
Gosto115/2 às 10:21Editado
José de Matos Outra coisa, Cofe Emanuel Vilanculos, aqui nao vais ter espaço para escreveres coisas do genero:

"não tens uma mente aberta es alguem contra Frelimo"

Convesa so sobre o tema, nao tentes ataque pessoal!
Meque Joaö Gove Gove Epha eu nem comentario tenho pk tou cancado dos malandros
Felisberto Catao Meu muito obrigado tambem ao nosso grande homen sr Jose de Mato,we're together.
Isaias Nyamunda Grande entrevista
Eduardo Mazive Se a democracia não é o melhor sistema, qual é, então o melhor sistema? Esta pergunta é direccionada, em particular, para Cofe Emanuel Vilanculos.
Cofe Emanuel Vilanculos monarquico como nos emirados arabes
Eduardo Mazive E quem seria o rei?
Eduardo Mazive Porque o Nyusi?
Cofe Emanuel Vilanculos não existiria fraudes eleitorais pk não haveria eleicoess
Eduardo Mazive Para ser rei tem que ter nascido numa família real e Nyusi não nasceu numa familia real!
Cofe Emanuel Vilanculos não existiria exclusao pk nao haveria oposicao
Eduardo Mazive Para ser rei tem que vir de uma familia real e em Moz nao temos familia real!
José de Matos "chines, rei, nao haveria eleiçoes, nao haveria oposiçao, etc." Mais ou menos como antigamente antes da democriacia, nao é ? E isso seria muito bom, Cofe Emanuel Vilanculos ?

Wena, pah!
Cofe Emanuel Vilanculos familia real não cai do ceu, cria-se, democracia tem suas consequencias como fraudes, exclusao,etc
José de Matos Cofe Emanuel Vilanculos, ainda estas ai ? Na verdadeira democracia nao existem fraudes nem exclusao!
Eduardo Mazive Pensa que eu "Machangana de Gaza", posso aceitar Nyusi "Chingondo de CaboDelgado" como meu rei?
Eduardo Mazive José de Matos , isso é algo que nao irás conseguir explicar a uma pessoa com microcefalia (um conselho: desista!)
Cofe Emanuel Vilanculos Meus senhores saiam da caixinha, olhem para dubai, china o desenvolvimento k existe..... o que devemos combater e repudiar é violacao dos direitos humanos, não democracia modelo imposto pelo ocidente
José de Matos Cofe Emanuel Vilanculos, sai tu da caixa da incoerencia, Moçambique escolheu a democracia, os moçambicanos querem a verdadeira democracia!
Eduardo Mazive Cofe Emanuel Vilanculos, voce é um exempli acabado daquilo que os tiranos querem como Cidadania!
Cofe Emanuel Vilanculos quando o sapato ti aperta não adianta insistir, olha esta democracia que existe aqui como esta ter consequencias graves, com mortes, exclusao, fraudes e gasta-se rios de dinheiro com eleiçõs, dhlakama não ve isso que arolei como efeito colateral de democracia ve como malandrice da frelimo o que é erradissimo.... democracia falhou em Moçambique
José de Matos Nao falhou, nunca foi tentada!

Cofe Emanuel Vilanculos Vamos lutar pelo respeito dos direitos humanos, combate a corrupcao e vamos exigir boa governacao......isso eu apoio...
Eduardo Mazive Leia a história da Grécia antiga. Leia a história da revoluçao francesa, leia a história de Moçambique, leia a história de Roma antiga e leia a bíblia (e aprenda que nem Deus impõe que as pessoas o sigam mas deixa que elas escolham entre ele e o diabo- o chamado livre arbítrio - coisa que faz parte da natureza humana).
Eduardo Mazive Cofe Emanuel Vilanculos , sabe o que sao direitos humanos? Direito humano inclui direitos politicos e civis sendo o direito de escolher o governo e governantes um deles!
José de Matos Cofe Emanuel Vilanculos , e porque nunca exiges boa governaçao e direitos humanos e perdes tempo a acreditar que Nyusi deve ser rei, , que nao devemos ter eleiçoes nem oposiçao ?

Hewenah !!!!
BI Lata "A libertação das mentes do povo africano será a batalha mais dura do que a erradicação dos regimes coloniais" (Patrice Lumumba ".
José de Matos BI Lata , Lumumba tinha razao, libertar as mentes é dificil !
BI Lata Razao pela qual trouxe essa citacao para #Cofe Emanuel Vilanculos
Nyldo Castelo A Boa governação e uma verdadeira democracia em países africanos constituem utopias, mas vale a pena sonhar e lutar por elas, assim como está a fazer o papá Ndlakama.
Eduardo Mazive Nyldo Castelo , a gente só luta pelas utopias...
Nyldo Castelo Mas para se conseguir concretizar o sonho de ver uma verdadeira democracia, ! primeiro o povo precisa saber o que é essa coisa de democracia, e a partir daí o mesmo povo poderá lutar pelo alcance da mesma.... porque vejo que a renamo , está praticame...Ver mais
Eduardo Mazive Alguém já se deu ao trabalho de explicar o que é democracia ao povo? O povo, na sua maioria, principalmente no sul de Moçambique é assim como Cofe Emanuel Vilanculos.
Nyldo Castelo eis a questão!!!! Caro Eduardo, o trabalho aqui é imenso, Explicar o que é essa coisa de democracia, explicá-lo também os seus processos, mas o sucesso total desse processo requer que o mesmo povo seja alfabetizado para melhor o entendimento da matéria da democracia.
Gosto215/2 às 14:22Editado
BI Lata E deficil concretizar uma democracia d forma efectiva num país onde maior numero d populacao e analfabeto, tudo k os academicos ou poucos letrados falam pensam k esta contra os dirigentes e acatam geralmente o k o dirigente diz. Por isso um dirigente k governa um povo onde ha poucos instruidos sente mais confortado d k num pais onde ha muitos instruidos,pois pensa k é uma ameaca enquanto e uma oportunidade para melhorar alguns aspectos n sua governacao a partir dos diferentes pontos d vista k possam surgir.
Gosto315/2 às 15:03Editado
Eduardo Mazive Nao admira que Africa fica cada vez mais pobre enquanto o mundo prospera!
Alberto Comé Este, é um dos poucos debates que constatei muita eloquência. Parabéns e Obrigado, por usarem as ferramentas mentais, sermos aspirantes e não devotos. Assim o País prospera e quiçá o mundo, com este tipo de pensamento. Ademais, só para terminar: “Pensar diferente também é uma forma de Pensar ou Agir, se não me aceitam como sou, então, que me façam nascer de novo, sem livre arbítrio”.
BI Lata Como k a Africa nao fica pobre,com esses lideres k so pensam n sua vida.As vezes me pergunto pork esses lideres pensam quase d igual maneira?ja imaginou um lider k vai depositar muito dinheiro num pais europeu e deixa d desenvolver o seu pais e quando morre,sera k recupera o tal dinheiro? Isso para dizer k os lideres africanos ainda estao num sono profundo.
Gosto215/2 às 15:40Editado
Elcidio Alberto Maleane Governem sem nux matar
Eduardo Mazive Aqui está o problema, nunca dar carta branca aos politicos para governar ao seu bel prazer, mas sim influenciar a sua escolha para o governo e fiscalizar a sua conduta. Essa é a unica forma de garantir que os governantes façam o que o povo quer, que é viver em paz e com esperança.
Elcidio Alberto Maleane Mas com o regime nao é possível e daí k recorrem a musculatura
Eduardo Mazive o escravo liberta-se, a liberdade nao é dada, é conquistada!
Elcidio Alberto Maleane Kkk aí xta e ja ta em curso o processo de libertaxao
BI Lata Concordo plenamente com sr.#Edurado Mazive quando diz k a liberdade nao e dada,mas sim conquista se,essa palavras so me faz lembrar dos ilustres Booker, Du Bois, Garvay, Damae, Cesaire, Senghor, entre outros k lutaram tanto para liberdade do Homem negro.
Gosto215/2 às 15:19Editado
Alberto Comé BI Lata, concordo igualmente consigo. Grandes lutadores, defensores da liberdade e emancipação da mente e integridade física dos negros. Essas FIGURAS aí. Faço da suas palavras, as minhas, Eduardo Mazive.
Gosto215/2 às 15:24Editado
Joefarman Manjate Mas a luta pela emancipacao da mente negra está ,no continente preterida pelas ganantes lideranças africanas!

A democracia pode ser entendida por analfabetos se houver boa vontade patriotica para o povo assimile esta nova maneira de convivencia política!

Há no nosso seio muitos letrados mas que em matéria de democracia são um verdadeiro atentado à coexistência pacífica!
Alberto Comé Naturalmente, caro Joefaman Manjate. Mas não é que estes letrados desconhecem a DEMOCRACIA, mas porque vendem a sua liberdade pela moeda.
BI Lata E muito triste isso, ver um letrado vender a sua consciencia
Alberto Comé Concerteza.
Americo Cipriano Vamos ver o desfeixo desta novela, estamos de ouvidos e olhos bem abertos, bem atentos... Ja confortados com esta triste realidade, democrancia postiça! Mas ok, mbora la ver o tio Março oqu nos trará de novo no proximo e por sinal, ultimo capitulo da novela ELEICOES GERAIS 2014.

Estamos atentos!!!
Clecio DoRosàrio Laquimane Espero qui nao nos matem principalmente eu, tenho muita vida pela frente, porfavor
Joefarman Manjate So olhar... Só olhar e chorar !
BI Lata Nao e possivel olhar e calar enquanto estudou so faz isso quando e "covarde"
Eduardo Mazive Olhar e calar é cobardia e desonestidade intelectual (e até pecado porque equivale a apoiar o errado e nao o certo), na verdade é suicídio e mau serviço as futuras gerações porque terão que fazer o trabalho que deixamos de fazer.
BI Lata Esse espirito reina em mocambique, pois ja temos muitos academicos ate outros sao docentes em outros paises, mas nada fazem para o bem deste pais, sao poucos e muito poucos mesmo k conseguem expressar o que pensam d pais, as vezes pergunto,pork e k o simples licenciado fala d realidade mocambicana d k um prof. Doutor por exemplo,cade o seu papel para p desenvolvimento d país?sera problema d fome k a pessoa vende a sua consciencia?
Alberto Comé Este(a) é um(a) post ou publicação, por parte da Renamo, que na sua totalidade, concordei e concordo indiscutivelmente. Por sinal, acompanhei a entrevista pela televisão, foi mesmo emocionante, Obrigado, José de Matos.
BI Lata #Santo Agostinho disse, " uma lei justa nao é lei alguma "
Alberto Comé Ninguém é incapaz de fazer ou mudar qualquer que seja a coisa, - o simples fato de o fazer(algo), é justamente o oposto de não fazer -. A incapacidade surge, justamente quando pensamos que não somos capazes”. Inspired In Dalai Lama.
Cristiano Manejo Ai sim...
Veja grande entrevista Sacripanta Telton Mobel , Ércio Banze e aí Mr Mario Xavier Kamanguene
Sa Momad O pior de tudo é que alguns moçambicanos acusam a Renamo de plantar terror na zona Centro do país, atacar a população e saquear seus bens. E a frelimo sai de vítima e defensor da pátria amada.
Valente Manhique O mesmo discurso de sempre, Renamo acusa Frelimo e vice versa, ponham mão na consciência que esse jogo sujo em nome da democracia não interessa a ninguém, interessa nos a paz e não egocentrismo alicerçado pela avidez de poder, e pela fome de riqueza e boa vida. Não façam de nós mais "carne de canhao", enquanto vossas vidas vão indo serenas e seguras nos palácios e nessas casas de pau e barro, onde vossos seguranças vos dão o maior conforto.
Se realmente amam a paz, porque impõem condicionalismos para o diálogo?
Se realmente amam a paz, gozem do estatuto de líderes que são e se sentem se como adultos conscientes e não teleguiados e acabem duma vez por todas com essas ameaças.
Haja coragem e maturidade, deixem de hipocrisia e assumam que nós moçambicanos não somos instrumentos ou meios para vos conduzir ao poder.
Edson Oliveira O pior d tdo filhos e familiares dos tais nem se encontram aqui em mz.
Abilio Zavala Eu pessa que tods nos ja extamos no mexm cossesso nuito obrigado grand homem forsa meu homem
BI Lata Ta baixar nivel n escrita
Alberto Comé É verdade, vamos criar e alimentar o espírito literário, para uma melhor escrita, o progresso e desenvolvimento da Língua Portuguesa. É só evitar escrever por via de abreviaturas, que a vontade de escrever corretamente irá o ajudá-lo a melhorar o nível da mesma.
Jonh Domingos Jemusse só para dizer que eles fazem porcarias e fogem
Abilio Zavala E dev fazr mas
Nelson Macuiana Esse senhor daria um bom actor isso sim todo aquele que e militar ou polícia ew treinado para matar fica na Fortaleza e tem casas luchuosas passa a vida a mudar de mulheres e os filhos São formados eu detesto políticos no geral São todos mentirosos
Gosto216/2 às 6:27
Fim
Foto de Unay Cambuma.
236 pessoas gostam disto.
78 comentários
Comments
Sipo Mtambo hezvouko...mudhara Afonso Dhlakama varikuSatunjira..!!!!.
Gosto14 h
David Victor Certo.
Gosto14 h
David Victor Peço que me atualize o ataque de hoje.
Gosto14 h
Ebenezer Eben Certo
Gosto4 h
Gosto14 h
Titos Sentinela Salvador
Gosto24 h
Abudo Gulamussene Viva o meu presidente Dlakama...ninguém vai te calar chefe.
Gosto34 h
Abudo Gulamussene Temos que pôr um ponto final nessa ditadura...
Gosto14 h
Rafique Nhagumbo Boco Xpero isso p breve e xeio d ansiedade
Gosto4 h
Jeremias Mazive Só há atualizações quando os rangers vencem. Devem ter sido escorracados pela fir.
Gosto3 h
Vino Graziano Voce e um nhansala de verdade, porque nao ligas pra o Khalau ou Morteiro(monteiro)ou ministro da defesa pra lhe dar os dados onde as fds ou fir sairam vitoriosas desses combates em vez de xtar a nos encomodar aqui nas redes sociais. Se nao tens nada construtivo pra dizeres vai procurar roubar telefones dos cidadaos duqui xtar aqui a comentar besteiras
Gosto3 h
Jeremias Mazive Não precisa ficar nervoso Mano. Não ofendi ninguém. É que esperei dados e nunca mais. Não é por mal Mano Vi no. Apenas foi um comentário.
Gosto3 h
Jeremias Mazive Então me desculpe. Nunca mais vou comentar. Só vou assistir os vossos comentários.
Gosto3 h
Manuel Preso Repare bem meu irmao! O Unay quando lança um Breaking é porque ja procurou ter a certeza dos acontecimentos, espere mano.
Gosto3 h
Isaac Manjate Tenho informacoes de home sobre is cambates de muxungue.
Gosto3 h
Magid Manjor Nao se preocupe,frelimo nunca venceu unica vez aos rangers
Gosto2 h
Jeremias Mazive Com tantos blindados não iriam aguentar. Ainda nem começaram bombardeamentos de saturação.
Gosto13 h
Joao Luis Ai está o cara
Gosto13 h
Simao Sequeiro Langa Sequeiro => ele e mesmo lider faz tudo mais alguma coisa para o bem dos #Mozambicanos ate a pe vai"
Gosto23 h
Simon Mashaba Conta
Gosto3 h
Prince Abraham Desta vez a fraude vai doer e muito
Gosto13 h
Kleimor Romao Belo Por isso não foge a esperança
Gosto3 h
Simao Sequeiro Langa Sequeiro => quando crescer quero ser com#Presidente #Dlhakama!
Gosto13 h
Zacarias Matope Matope Ele começou com 18 anos
Gosto3 h
Crm Crm Sim SENHOR!!!!!
Gosto13 h
Rosse Chipanhola Grande líder ..... Sempre presente com clareza no destino do seu povo querido, estamos , faz tudo por tudo pra que o seu povo querido
Gosto43 h
Baunett Banco Hero da paz
Gosto3 h
Regalado Onofre Muito certo, força a democracia total
Gosto13 h
Edwin Hounnou Inteligente! Estratega de primeira água.
Gosto23 h
Socraty Graziano Falou bonito presidente da renamo. O povo xta contigo...
Gosto13 h
Gil De Maria Pro Strong man into heart.
Ver tradução
Gosto23 h
Aquelino Bardo Borge Valeu mano agora os ataques de muxumgue hoje ?
Gosto3 h
Ndimomwene Joao Atenção malucos da Frelimo essas palavras ja estao nos ouvidos de todo o povo ate o simples pacato cidadão k vive a 100km de uma vila, contudo as palhaçadas k usavam para enganar os nossos pais e avos antigamente ja nao funcionam quem ta no comando das informacoes sao os jovens, melhor pensar em mudar de lado antes que seja tarde porque se o tempo chegar e tentar resistir nao haverá paciencia vai ser "empurrado um bocadinho para fora do ...",
Gosto13 h
Cremildo Fondo Pra os cegos k ainda continuam na segueira,AFONSO DLAKAMA é o pai da salvação, parabens senhor presidente és um sofredor por justa causa,a luta continua
Gosto23 h
Sergio Simeao Triste e tbem coragem do homem,lutar pelo sonho, lembro mi um livro k tinha um titulo( Lutar por mocambique)de eduardo mondlane e hoje já lutar pela democracia
Gosto13 h
Joao Jordao Jota Exe cota é Cabeça
Gosto43 h
Maria Armando Apoiado e muita foça e coragem Presidente Dhlakama!
Gosto22 h
Magid Manjor Grande lutador do povo
Gosto22 h
David Junior Boca's Napharama de Satungira,
Gosto2 h
Raul Novinte Tira a lata d coca-cola do seu perfil, seja honesto.......
Gosto12 h
David Junior Boca's Não uso casaco pra política, mas sim cabeça pra fazer minha vida honestamente, 

Nem vce cm teu Napharama neste país ninguém tem razão. 
Bandos de corruptos d Frenamo.

Gosto2 h
Paul Cofe David Junior Boca's Ñ fala assim mascarado c pessoas d elite meu irmão,ñ saberás o amanhã até qndo estiveres na porta do vizinho pedindo sal
Gosto1 h
Adelino Antonio You are the man, wise and humble
Ver tradução
Gosto2 h
Angandimasso Alface Luís Boa Noite A Todos Resistentes. Assim O Velho Ta Nos Dar Forças, E Akeles Xtao Tendo Medo E Arrependido Por Ter Emboscado O Liderao Deles.
Gosto12 h
Rafa Barroso Tudo isso por amor ao povo, ele é líder e presidente do povo e amado pelo povo. Força esperamos por ele no poder com todo amor e carinho de todos Moçambicanas.
Gosto22 h
Marito Mulieca Mecias mexmo
Gosto12 h
Augusto Torres Macho cm punhos de ferro. Força Messias.
Gosto12 h
Emilio Isac Zandamela Granda Homem!
Gosto12 h
Gosto12 h
Oliveira Madilson Carlitos O cota e inteligente; filosofo ; Alias "sabio". E verdade k nao e necessario tablet, computador, internet e nem cadeiras de roda (luxo) para governar...ideias positivas inspiradas do platao. Many thanks my dear....
Gosto12 h
Pedro Filipe Grande homem ! Por favor,não matem essa lenda,deixem que o tempo se encarregue disso. Bem haja cota Dlhakas !
Gosto12 h
Aziza Throne Que constituiçao?
Gosto12 h
Yamiko Keison Constituicao da frelimo em nome de moz. K porcaria
Gosto1 h
Unay Cambuma Inbox: " Os tipos estao tremidos. Vao dias que andam reforcando os postos policiais noite adentro anunciando sempre que as coisas nao estao bem. Rumores ha segundo os quais o comandante que ordenou o ataque a Nabuco, namaita_Murrupula, esta, respondendo ao senhor Khalau aos quadradinhos visto nao ser ele quem deu ordens, o que deduz que ha' guerra aberta entre o ministro do interior, quem ordenou o ataque e o comandante geral. " há 1 hora · Enviado da Web
Gosto21 hEditado
Aziza Throne Magro, envelhecido e com pala ?????????? Jornaal da frelimo pá.. A Esse ta vos dá há 40 anos
Gosto31 h
Gidi Fakanimoto Grande mensagem. O povo está consigo.
Gosto11 h
Momed Shelyns SÓ VOU ACREDITAR QUANDO CHEGAR MARÇO E A RENSMO TOMAR CONTA, ASSIM SÓ PENSO Q É MAIS UM BRIFING
Gosto1 h
Pereira Brito Camacho Alguem tem duvida da governaçao em Março, sei que muitos gananciosos nao acreditam, é só aguardar
Gosto1 h
Mário Caetano Inácio Gosto. Falou bem e foi direicto. O povo xta contigo Sr Salvador que Deus ti ilumine
Gosto1 h
Ndimomwene Joao Tenho toda certeza que estao atrás dos jornalistas ta STV, DW Africa com um montante de dinheiro para os mostrar o caminho ate a casa de Dlakama em Santugira em vez de pensar nas vias pacíficas que poderá levar a sobrevivência/existência do partido dos camarada no cento e norte, Arma é o instrumento que os homens da renamo txunam sem Stress quando o objectivo é se defender e defender a população
Gosto1 h
Francisco Sousa Fica tranquilo porque nao vai consigur lembrar mais o caminho
Gosto1 h
Ndimomwene Joao Os Graudos da frelimo estao mesmo preocupados de como chegar ate naquela casa
Angandimasso Alface Luís Ya,eles Vao Seguir Mesmo Os Jornalistas.
Ishmael Da Lnes Lampiao Mas tambem a constituicao nao diz que quem roubar os votos e usar a policia pra reprimir os seus opositores e que deve governar
Gosto1 h
Mussá Taissone Tamos a espera de Março
Gosto1 h
Mussá Taissone .mas também essa constituição é tudo a favor de um grupo?
Gosto1 h
Gulumba D. Mutemba Igual a este em África nao existe.
Gosto11 h
Nito L. Manhice Se sabedoria pudesse ser emprestada ou dividida era so dar 10% ao FJNyusi que virava um presidente não um palhaço
Gosto21 h
Pedro Greya Homem com H grandeeeeeee.
Gosto1 h
Geoge Mhlanga Baba tongai Mozambique yedu ngeyedu vandau tinomuda baba
Gosto1 h
Cassimo Ismael Eu tiro o chapeu pra esse kota,ele é o meu heroi,merece uma estatua d ouro,nas regiões autónomas no Moçambique do Norte.
Gosto145 min
Caitano Jose Jone razao pelo qual ele e d sofala sou pod falar vces os apoante exta boca desd d quanto k sempre bm cmo e d sofala pod falar .kkkk viva frelimo viva nysi camarada da linha d frente quenda next pais e nyussi nao a mais otro unay vce e mentirozo
Oliveira Madilson Carlitos Unay nao mente...voce que e mentiroso. Mentira e isso o que escreveste ...porque na lingua portuguesa nao faz sentido Caitano
Daudo Bilale Todos nos nisso mesmo se for pra abrirmos novas cidades o q s frelixo pensa q tudo foi feito por deus nao sabem q foram homens porq to a completar 40anos q nunca vi pelo menos uma vila aberta por esses v reiabilitacao apenas sujarem paredes sem pintura nos postos casa em ruina meus sentimentos trabalhadores autendicos presos.
Gosto138 min
Mandinho Frank viva a renamo
Margarido Abrantes O verdadeiro presidente de Moçambique real
Gosto127 min
Manuel Rodrigues diga nao as guerras........................
Jaime Fernando O homem que ama o seu povo Deus ti abensoua
Marcelino Seda Excelentissimo
Arthur Correia Palavras sabias!


Aderito Augusto Cumbe Palhaçadas do lider da renamo e seus seguidores pensa ki governar pais é como assar perdiz em uma lareira?nunca me sentirei orgulhoso de ter um presidente incompetente com exe velho magro e sem caràcter
Mandinho Joseph Mundiara Mundiara caitano jose jone to preparar resposta pra voce por causa dessa sua boca suja. cu da tua mae
Angandimasso Alface Luís Ate 10% É Muito,mesmo Lhe Empresta 5,5 Seria Normal Para Aumentar A Parte K Lhe Falta. Depois Falam K É Engenheiro,.,.,k Engenheria Tem,de Bruteza.?
Gosto5 min
Sigeldo Joao Anselmo Anselmo Forxa ai cota.xtmoj cansadoj cm esses inogentos
Gosto3 min

1 comentário:

Mate disse...

Gostaria de saber como é que se faz ou vai se fazer isso de governar em Março?