quinta-feira, 11 de julho de 2019

Militares do Sudão afirmam ter neutralizado tentativa de golpe

Por France Presse


Manifestantes tomam as ruas de Cartum, capital do Sudão, em foto de maio — Foto: Ashraf Shazly/AFP Manifestantes tomam as ruas de Cartum, capital do Sudão, em foto de maio — Foto: Ashraf Shazly/AFP
Manifestantes tomam as ruas de Cartum, capital do Sudão, em foto de maio — Foto: Ashraf Shazly/AFP
Os militares no poder no Sudão neutralizaram uma tentativa de golpe, anunciou um general nesta quinta-feira (11) na televisão estatal. De acordo com a junta que governa o país africano, 12 oficiais e quatro soldados foram presos.
"Oficiais e soldados do Exército, dos serviços de inteligência e da segurança nacionais, alguns deles reformados, estavam tentando levar um golpe adiante", disse o general Jamal Omar, membro do conselho militar que governa o país.
"As forças regulares foram capazes de desativar o golpe", acrescentou, sem informar onde a intentona aconteceu. Omar afirmou que doze oficiais e quatro soldados foram detidos.

Acordo de transição

O anúncio ocorre após a reunião entre representantes do Conselho Militar e líderes do protesto popular em Cartum para finalizar os termos de um acordo sobre a transição para um governo civil.
Na sexta-feira passada, as duas partes anunciaram um acordo sobre uma instância encarregada de levar adiante a transição durante um período de três anos.
Os protestos no Sudão começaram em dezembro devido à decisão do governo de triplicar o preço do pão. O movimento se tornou político e acabou provocando a queda de Omar al-Bashir, que governava há três décadas, destituído pelos militares.
Protestos no Sudão começaram no dia 19 de dezembro por conta dos altos preços do pão. — Foto: Igor Estrella/Arte G1 Protestos no Sudão começaram no dia 19 de dezembro por conta dos altos preços do pão. — Foto: Igor Estrella/Arte G1
Protestos no Sudão começaram no dia 19 de dezembro por conta dos altos preços do pão. — Foto: Igor Estrella/Arte G1

Sem comentários: