segunda-feira, 15 de julho de 2019

Insurgentes causam morte em mais dois ataques em Mocímboa da Praia



Apesar do governo, na voz do Ministro da Defesa Nacional, Salvador Mtumuke, defender que a acção dos insurgentes, que continuam a aterrorizar a província de Cabo Delgado, está agora confinada aos distritos de Palma, Macomia e Mocímboa da Praia, o facto é que estes continuam a ceifar vidas humanas e a destruir diversos bens.
Na última quinta-feira, 11 de Julho, duas aldeias do distrito de Mocímboa da Praia foram vítimas de dois ataques militares, protagonizados pelos insurgentes, que saldaram em uma morte e no incêndio de algumas palhotas.
O primeiro ataque reportado â "Carta" aconteceu por volta das 19 horas, na aldeia Malinde, no Posto Administrativo de Mbau, onde, de acordo com as fontes, foram vítimas alguns agricultores, que ainda se encontravam nas suas machambas a terminar a sua colheita de arroz.
Durante a referida acção, garantem as fontes, uma camponesa ficou gravemente ferida, após ser atingida por uma bala, tendo sido socorrida para o Centro de Saúde de Miangalewa, no distrito de Muidumbe.
Acrescentam as fontes que os insurgentes incendiaram ainda algumas palhotas e plantações de arroz e gergelim, para além de terem roubado considerável quantidade destes cereais e outros produtos alimentares que as vítimas deixaram no local.
Outro ataque também reportado ao nosso jornal, igualmente ocorrido na mesma noite de 11 de Julho (quinta-feira), teve lugar na aldeia Makulo, que dista a cerca de 20 quilómetros daquela vila autárquica.
De acordo com as fontes, neste ataque, uma cidadã foi morta e diversas palhotas foram incendiadas, para além de os atacantes terem levado consigo diversos bens alimentares. Revelam igualmente que as vítimas fazem parte de um grupo de famílias que decidiu regressar ao local, depois de a zona ter registado urna certa tranquilidade.
Makulo, refira-se, foi uma das primeiras aldeias do interior de Mocímboa da Praia a ser atacada, em Outubro de 2017.
Membros das FDS e malfeitores trocam tiros
Enquanto isso, no dia seguinte, sexta-feira (12 de Julho), uma viatura das Forças de Defesa e Segurança (FDS) foi vítima de uma emboscada na zona de Namaneco, Posto Administrativo de Quiterajo, distrito de Macomia, que resultou em sete óbitos, sendo dois militares e cinco insurgentes.
Segundo as fontes, houve igualmente feridos graves em ambas as partes, dos quais dois agentes das FDS que se encontram,
neste momento, internados na Ortopedia do Hospital Provincial de Cabo Delgado.
CARTA – 15.07.2019

Sem comentários: