domingo, 14 de julho de 2019

DA PRISÃO DE GUEBUZA A "FALÊNCIA" DO ESTADO DE DIREITO

DA PRISÃO DE GUEBUZA A "FALÊNCIA" DO ESTADO DE DIREITO
Este "inglório" tempo de crise "económica", mas acima de tudo de valores, revela a emergência de muitos "especialistas", que se formam juristas, economistas, psicólogos num ápice... igual ao engenheiro de construção civil que se forma em 10 h de voo, TAP, entre Portela e Mavalane!
Vejo muita cólera chamar-se ciência, vejo muita inveja apelidar-se razão, como vejo muita ignorância tornar-se arma letal... vejo o preocupante silêncio do "bons"... e vejo uma sociedade que porta-se igual ao povo que escolheu a crucificação de Cristo no lugar de Barabbás (que andará nas matas a ordenar que pessoas sejam mortas e impedidas de prosseguirem suas justas expectativas...)
Não será minha sina defender o indefensável, mas será minha defender que inocentes, à luz da Lei, porque à luz do subjectivismo nunca seremos tais defensores, tenham sua dignidade e direitos intactos... digo isto porque vejo um mundo ávido e desejoso de ver Guebuza preso, dispensando para o efeito o devido Mandado e as regras processuais que ensinam a fazé-lo... isto apenas depois de analisados os factos que o possam determinar ou não... portanto haverá que ter factos minuciosamente analisados e haverá que seguir a Lei para o julgamento e posterior condenação... aí sim veremos coincidência ou não entre os nossos interesses, às vezes inconfessos, e o veredicto dos homens da Lei, também falíveis porque homens!
Pelo que "prender" Guebuza fora do formalismo devido, deve lembrar a inquisição e nunca um Estado de Direito Democrático.... que a suceder significará a falência de tal Estado... tal como a pretensão, pois a justa pretensão deverá ser a da busca da verdade material, que desconhecemos!
p.s. haverá um homem de mãos ensanguentadas que exige sem cessar "justiça"... tal homem se torna ávido apenas porque o que se lhe podia imputar andará prescrito...
p.s.2 haverá igualmente que escrever sem cessar sobre este "hiato" de dívidas... portanto apenas o início!
Comentários
  • Rodrigo Fernandes Gostei de ouvir!...mas e muita pena. O nosso Pais depende de voces!
  • Alexandre Chivale Ó sotor, às vezes o que parece não é! Sotor tá lembrado de como está a "Djilma"? No "Brasiu" parecia que a ideia era caçar o Lula, mas o fim último era a Presidenta! Algo me diz que na Pátria Amada a empreitada tem os mesmos contornos e propósitos!

    Jikulumeso!
    9
  • Licinio Mauaie São "maderssos" , depois vão nos dar "xabude"
    3
  • Alexandre Chivale Camarada Augusto BáfuaBáfua, não se mete!
    1
  • Fernando Jorge Francisco Cumbana É pena que os ditos doutores nao empregam os seus conhecimentos para o bem da sociedade ,procurando soluçoes cientificas para resolver tantos problemas do país.Logo que tem canudo desdobram se em debates nas redes socias criticando o poder,mas sem trazer soluçoes alternativas.Se o motivo è protagonismo deviam se empenhar mais no trabalho depois aparecerem para amostrar a competencia
    8
  • Filimao Suaze Muito obrigado Isalcio, well done my friend,well said. Com tanta poeira hoje em Maputo, os de ja orelhas antes empoeiradas, te ouvirao com muita dor e perturbaçao. Invejo-te a acutilância e contundência.
    7
  • Augusto BáfuaBáfua Je suis "Presidente Aberto"...
  • João Ferro Ferro bem soado mas algo falta em vês de falar falar...queremos nos a conclusão da vossa competência para o mesmo.
  • Matchecane Wa Chico MEU IRMAO, EU NAO SOU POLITICO E NEM TO INERESSADO NESSA DROGA MAS 'E VERDADE QUE HA EXAGEROS POR PARTE DE ALGUNS MEMBROS DO PARTIDO CUJO NOME NAO SE PODE ESCREVER.
  • Matchecane Wa Chico DO JEITO QUE "FALAS" 'E COMO SE ACABASSES DE DESCER DO PLANETA MARTE OU QUALQUER OUTRO MENOS EXPLODADO E DEREPENTE LHE PEDISSEM PARA DIZER ALGO SOBRE A ACTUALIDADE POLITICO-ECONOMICA DE MOZ. EM ALGUM MOMENTO TEMOS QUE ENCARAR A REALIDADE. E NAO PARTIRMOS EM DEFESA DAQUELES QUE DESGRACAM O POVO TODO.
    1
    • Isalcio Mahanjane Jeronimo Pelembe, pedir-lhe-ei para que avance com argumentos que me contradigam... acima de tudo jurídicos... paixões à parte... quanto ao resto, donde pareço vir, sugiro que guarde para si... tem um bom dia! Ainda sobre a desgraça popular... tenho comigo que precisaria de elabora muito sobre tal para nos dar a real visão do que se passa...
      1
    • Matchecane Wa Chico QUANDO ESTIVERES A TRATAR DE ASSUNTOS COMO ESTE TENS QUE SER UM POUCO MODERADO MEU IRMAO. EU NAO SOU JURISTA SOU APENAS UM CIDADAO QUE TEM ALGO A DIZER SOBRE OS TEMAS DO DIA, AINDA QUE ESTEJA ERRADO. BOA SEMANA PRA SI E A FAMILIA TODA
    • Isalcio Mahanjane Jeronimo Pelembe, meu cuidado será tão só referente as regras jurídicas e de deontologia... porque não andarei por outras águas... quanto ao cuidado que pede, confesso não ter medo, já andei injusta e ilegalmente preso, faltar-me-á a refeição de raízes, que inevitável, tarde ou cedo... Alexandre Chivale, já só olho!
      1
    • Alexandre Chivale Só podes. Equação algébrica não é para qualquer mortal
    • Felisberto José Utui Eu só lhe recordo ó Isalcio que nem sempre que cada um de nós pensa está correcto. Daí, mormente se reconhecemos nosso desconhecimento ou parco domínio de uma certa matéria a que nos queremos debruçar por via de opinião. Correcto seria admitir que os Ver Mais
  • Marta Cuna kkkkkkkkk
  • Antolinho André De facto a excelente elaboração do presente texto dispensa qualquer argumento senão intervenções mal elaboradas misturadas com insultos sinal de que não tem argumentos válidos e consistentes sobre a matéria.
  • Tania Delma Ubisse A quem um dia fez juramento para o bem da sociedade mas agora nem o valor da mesma tem estou indignada .

Sem comentários: