quarta-feira, 20 de março de 2019

Vídeos mostram tortura no regime de Nicolás Maduro


229
5
As imagens que revelam tortura para com reclusos por parte dos serviços de informação de Maduro foram divulgadas por um ex-funcionário da Direção Geral de Contrainteligência Militar da Venezuela.
Através de gravações feitas por câmaras ocultas, Ronald Dugarte tentou captar a realidade vivida dentro do estabelecimento
Marco Bello/Getty Images
Foram divulgadas algumas imagens que retratam episódios de maus tratos e tortura para com presos venezuelanos detidos por serviços de informação do regime de Nicolás Maduro. O vídeo foi revelado por um ex-funcionário da Direção Geral de Contrainteligência Militar, Ronald Dugarte, que se revoltou contra a violência cometida pelo regime contra os reclusos.
No vídeo, partilhado pelo jornal espanhol ABC, pode ver-se um preso com as mãos amarradas atrás das costas e os olhos vendados e um grupo de pessoas amontoadas num cubículo obrigadas a dormir nessa condição. Estes indivíduos não têm permissão nem para ir à casa-de-banho, nem para consultar um médico em caso de doença, de acordo com o ABC. Serão cerca de os 70 reclusos a viver nestas condições, à guarda do Serviço Bolivariano de Informações Nacional, em Caracas.
Através de gravações feitas por câmaras ocultas, Ronald Dugarte tentou captar a realidade vivida dentro do estabelecimento.  Revoltado com a tortura cometida nesse contexto, o tenente aproveitou na terça-feira para relatar numa videoconferência na sede da Organização dos Estados Americanos, todos os episódios que foi testemunhando, desde choques elétricos, asfixias com sacos de plástico, golpes e até injeção de substâncias desconhecidas.

Dugarte entregou as imagens, gravadas por câmara oculta, e uma lista de nomes de alguns dos torturadores ao instituto Casla, juntamente com uma lista de 77 detidos. As informações e documentos vão ser levados ao Tribunal Penal Internacional, no qual o diretor do instituto Casla, Tamara Suju, já denunciou abusos e torturas do regime de Maduro. Nos últimos dois meses, o instituto Casla apresentou à Organização dos Estados Americanos cerca de 40 novos casos de tortura.
De acordo com o ABC, Juan Guaidó, que assumiu o cargo de presidente interino da Venezuela em janeiro, prometeu uma amnistia a todos os soldados que, tal como no caso do tenente Ronald Dugarte, viraram as costas ao regime de Maduro e reconheceram a legitimidade do novo governo. Sioux Boumerang
Que coisa assustadora , aqueles gritos estridentes , aquelas nodoas negras , enfim , e depois presos , os traidores , ainda por cima , o regime , só pode , com o que poderemos comparar estas cenas , isto é que é tortura , cá  guantanamos , cá nodoas negras , cá abugraibes , aqueles quartos de tortura é que é,  assim pessoas deitadas a sofrer com o sono , muito horrivel , e vesse logo que conhessem este torturador arrependido , quando o veem pedem logo mesiricordia a chorar , de tão assustados , enfim , e financiar golpes de estado não é considerado tortura ? E o bloqueio economico não é tortura ? Isto agora os algoses de um povo é que se queixam de o povo se defender ? Estes que tentam o golpe de estado contra maduro são melhores do que aqueles que tentaram o golpe de estado contra chaves ? Quem os instigou agora queixase de estarem presos como se não fosse um crime o que lhes instigaram para fazer ? Os sioux no dakota até baleados foram e só cortaram uma estrada , desde presos as centenas , ate atacados com canhoes de agua sob temperaturas sob zero , velhos e criancas , alguem neste jornal ao menos se indignou ? Tortura isto ? Ide brincar para o circo , cambada de palhacos !
Ramón Hombrebueno
3 h
Isto é uma ínfima amostra da realidade diária das atrocidades praticadas pelo regime, já documentada e divulgada por alguns media, entre eles jornais venezuelanos no exílio, como é compreensível.

Várias entidades transnacionais e a título individual já detém e continuam a recolher elementos que incriminam o regime comunista castro-chavista cuja colecta engloba raptos, tortura e homicídios, entre outros, para em devido tempo servirem de base factual a um julgamento e previsível condenação que poderá ser semelhante à última decisão do TPI, ou seja prisão perpétua para o tirano mandante e seu governo.  

Todos os dias a asfixia do regime aumenta e o isolamento aperta mais, mas não devem aparecer mais Zapateros a oferecerem férias e a premiar a tirania.
António Joaquim Lucas
3 h
Não ha maneira deste sabujos jornalecos tranformados em promotores de uma elite corrupta aprenderem com a história?porque não dizem que são os assassinos capturados da tentativa de homicidio contra o  então presidente Maduro ??porque não falam de Guantanamo e do que lá se passa ??comportam-se mesmo como umas pros.....,nojentos !!
Paulo F.
4 h
E a notícia do autocarro que foi atacado em Itália por um Somali em protesto contra Salvini, e onde iam 50 crianças? Onde está? 
Cruzeiro O Verdadeiro
4 h
Não tem noticias, do presidente interino?

Sem comentários: