segunda-feira, 18 de março de 2019

Defesa de Chang vai tentar mais um adiamento da discussão da extradição para os EUA

Marcelo Mosse
2 h

Defesa de Chang vai tentar mais um adiamento da discussão da extradição para os EUA
A BDK Attorneys, a firma que defende Manuel Chang, na África do Sul, vai submeter, hoje, um documento para evitar que o Kempton Park Magistrate Court comece a discutir, já hoje, os méritos do pedido de extradição do ex-Ministro das Finanças para os Estados Unidos da América (EUA). Um dos advogados da firma, Rudi Krause, disse, ontem, à “Carta” que o documento visa demonstrar que aquele Tribunal é incompetente para começar a discutir o pedido de extradição dos EUA, antes de o Ministro Sul-Africano da Justiça e Assuntos Correcionais, Michael Masutha, tomar uma decisão sobre qual dos pedidos deve ser discutido em primeiro lugar, o americano ou o moçambicano.
No passado dia 11, segunda-feira, a defesa conseguiu mais um adiamento ao submeter, ao tribunal, um requerimento solicitando que o ministro Masutha estabeleça qual dos pedidos deve ter precedência. Não se sabe se uma decisão do executivo já foi tomada nesse sentido. Mas, a intensão da defesa é uma indicação de que o ministro ainda não enviou para o Tribunal a sua decisão. O Tribunal marcara, para hoje, o início da discussão do pedido de extradição americano, mesmo com a ausência dessa decisão. Rudi Krause alega que isso não pode acontecer, que o Tribunal deve esperar. (Carta)

CARTAMZ.COM
A BDK Attorneys, a firma que defende Manuel Chang, na África do Sul, vai submeter, hoje, um documento para evitar que o Kempton Park Magistrate Court comece a discutir, já hoje, os méritos do pedido de extradição do ex-Ministro das Finanças para os Estados Unidos da América (EUA). Um dos...
Comentários
  • Dell Fakamoto Que tal em surdina pedir se apoio ao mano Chang para as vítimas do ciclone... que tal
    5
  • Narcyo Mula kkk, Mas o Chang vai continuando lá
  • Gracio Abdula O que me apraz comentar sobre o caso Chang, e só agora o faço, é o seguinte:
    1. Há processos cuja natureza complexa e elevado grau de dificuldades cujas equações têm muitas variáveis, não se compadecem com prognósticos ou soluções fáceis como tenho vin
    do a acompanhar, saídas de bocas que deviam permanecer fechadas.
    2. Por isso mesmo, tudo o que precipitamente se disse, sobre a certeza de que o Chang seria extraditado para os EUA, afinal de contas, hoje, já não é tão certo assim. Hoje, talvez hajam mais vozes que acreditam que o Chang sera extraditado para Moçambique.
    3. E talvez até já se saiba melhor hoje que o Chang tanto pode ser extraditado para os EUA como para Moçambique.
    4. Neste momento a defesa do Chang requereu ao Tribunal para não debruçar-se sobre qual dos pedidos de extradição deve proceder enquanto o Ministro da Justiça não se pronunciar sobre o pedido de igual natureza submetido pela mesma defesa.
    5. Salvo melhor opinião, o Tribunal não está impedido de apreciar os pedidos de extradição enquanto está em curso a apreciação do pedido formulado pela defesa ao Ministro da Justiça da África do Sul.
    6. Mesmo sem conhecer toda a legislação sul-africana sobre extradição os Tribunais não dependem de uma decisão do poder Executivo para tomar decisões sobre pedidos que lhes foram submetidos. O princípio da separação de poderes assim comanda nas democracias modernas.
    7. Se o Tribunal indeferir o pedido da defesa, obviamente que apreciará os pedidos de extradição, primeiro o dos EUA e depois ode Moçambique e decidirá.
    8. A defesa poderá recorrer dessa decisão invocando que sumeteu um pedido de extradição ao Ministerio da Justiça.
    9. Se entretanto o pedido da defesa tiver provimento por parte do Ministro da Justiça e a decisão do Tribunal for de extradição para os EUA aí haverá problemas. Qual das decisões irá prevalecer. Eu não sei qual a resposta para essa questão.
    10. Se a decisão do Tribunal for coincidente com a decisão do Executivo aí os EUA irão recorrer da decisão do Tribunal e irão pressionar o governo sul-africano a mudar a sua decisão.
    Conclusão: Ainda há muira tinta que vai correr no caso Chang.
    2
    • Maximo Bonifacio Bonifacio De acordo, Abdula, nos meses que se seguem assistiremos um "
      espetáculo" de recursos e descontinuidades no processo
      1
    • Narcyo Mula Acredito que todas opiniões devem ser respeitadas. Por que deviam as pessoas manter as bocas fechadas? Eu continuo a acreditar que o cidadão vai para Terra do Tio Sam
    • Zhotche Malambane Contra factos não há argumentos, na RSA funciona o princípio de separação de poderes.
    • Abel Philip O texto tao grande, mas sem contiúdo.!!!!
    • Gracio Abdula Narcyo Mula eu escrevi "...saídas de bocas que deviam permanecer fechadas." em alusão aqueles que levianamente dizem disparates. Não me referi aos restantes que de forma correcta dão as suas opiniões e manifestam a sua indignação exercendo a liberdade de expressão.
    Escreve uma resposta...

  • Alves Macuacua Seja lá o que for os advogados do Chang estão mostrando ao mundo inteiro o que significa ser jurista e defensor de casos quentes e barbudos. Os nossos deviam aprender com estes tipos.
    Escreve uma resposta...

  • Sura Rebelo de Oliveira Gastar dinheiro conseguido de forma criminosa em engenharias de advogados. Entregue o dinheiro a uma INSTITUICAO CREDIVEL para as vítimas do ciclone. Quem sabe um dia o povo perdoe todos ladrões do "caldo benny"
    2
  • Simon Machaieie Esses advogados estão a fazer dinheiro só
    1
Escreve um comentário...

Atenção Beira: a Movitel oferece 20 mil Cartões SIM na loja do Maquinino, em frente ao mercado do Goto
A reposição do tráfego de voz e dados do serviço da Movitel ainda não abrange toda a cidade da Beira. A reposição abrange apenas, por enquanto, as zonas de Matacuane, Maquinino, Manga e a cidade circunvizinha do Dondo. No resto da cidade da Beira, a Movitel está a tentar levantar postes e cabos tombados. Em toda a província, a rede da Movitel continua inoperacional nos distritos do Buzi, Nhamatanda, Muanza, Marromeu e Chibabava. Em Manica, ainda não se fala em Machaze, Sussundenga e Mussorize. Na Zambézia, apenas o distrito do Chinde continua sem comunicações. Entretanto, a Movitel diz que vai oferecer hoje 20 mil cartões SIM a quem queira usar a sua rede para falar e enviar dados, comprando crédito para o efeito. Os cartões seguem ainda esta manhã de Maputo para a Beira e estrão disponíveis na sua loja do Maquinino, em frente ao mercado do Goto. (Carta)
Comentários
Escreve um comentário...

Movitel já está operacional na Beira
A Movitel já repôs seu tráfego de voz e dados na Beira e noutros 4 distritos onde o serviço havia sido interrompido como consequência do ciclone IDAI. A reposição aconteceu na madrugada de hoje depois de técnicos da empresa terem identificado um ponto, entre o Inchope e a Beira, onda sua conduta de fibra óptica havia rompido.
De acordo com fonte sénior da empresa, foi difícil chegar ao local mas o problema já está ultrapassado. Na cidade da Beira, houve também um trabalho intenso para levantar as componentes da sua infraestrutura que haviam tombado. Há ainda torres não totalmente reerguidas e que merecem reparação, mas o essencial está conseguido: pôr a Beira falar com o mundo. (Carta)
Comentários