segunda-feira, 18 de março de 2019

Conselho de Ministros se vai reunir na Beira e importantes decisões sobre como lidar com os efeitos do maldido idai deverão ser tomadas

Amanhã o Conselho de Ministros se vai reunir na Beira e importantes decisões sobre como lidar com os efeitos do maldido idai deverão ser tomadas. A situação é gravíssima e não temos estrutura para lidar com a situação. O mundo inteiro está solidário. O bom de tudo é nos unirmos como país para lidar com a situação e o mundo já se mobiliza (até o facebook fará chegar apoios por via de alguma organizações).
Como cidadã espero que a sessão do Conselho de Ministros (i) seja alargada aos governadores da províncias, administradores de distritos e edis dos municípios afectados. A ideia é que se criem equipas que envolvam diferentes entidades. (ii) que se decida sobre um plano de reconstrução de emergência que seja arrojado e se aproveite a oportunidade para corrigir alguns erros. É altura de retirar as pessoas das zonas de risco, então, um projecto de habitação social que não leva muito tempo a construir (para isso teremos de ser sérios e esquecer a nossa mão grande de roubar e lembrar que há gente sofrendo). Estas habitações irão beneficiar sobretudo pessoas desfavorecidas que perderam tudo que construiram ao longo dos anos (se gente abastada perdeu quase tudo, imagem só os de menos posses e vivendo na periferia?). (iii) estabelecimento de um sistema do Estado de apresentação de preocupações. Concretamente linhas aonde as pessoas poderão reportar o desaparecimento de familiares e amigos, e por sua vez haver uma lista de pessoas desaparecidas (aqui as estruturas do bairro poderão ser instrumentais e terão a oportunidade de mostrar serviço à nação).
Finalmente, quero dizer que estou bastante orgulhosa por ver moçambicanos mobilizando-se em apoio aos seus compatriotas. Esse é um passo para construirmos uma nação com valores de irmandade. Continuemos a doar-nos.
Comentários
  • Raul Almeida existem fundações de ex presidentes que ainda não se pronunciaram e nem deram ainda a cara para pelo menos prestarem condolências ao povo que os elegeu.
    1
    • Elson Reis Cuna A solidariedade nem sempre tem de ser com "pompas"! Hà muitos que apoiam no anonimato. Acho não ser altura de apontar dedo à ninguém, mas sim, apoiarmos às vítimas. Quem não consegue apoio financeiro ou material, que dobra os joelhos e reza...
    • Raul Almeida Elson Reis Cuna até concordo mas esses senhores tem o DEVER de se pronunciarem e agirem.
      1
    Escreve uma resposta...

  • Carlos Macamo Falou certo sobre a mão grande. Os valores que desviam são bem gordos.
    2
  • Jeremya Mastarde Câmaradas diminuir a mão Grande, este caso é sensível
    2
  • Buene Boaventura Paulo Doa a quem doer, estás no bom caminho, parabéns... Espero que o meu Município pegue isto a sério. Em pouco tempo podemos reconstruir Beira, Dondo, Nhamatanda, Búzi, Gondola e outros locais severamente destruídos
    1
  • Alfredo Mocumbiy Muito certo quando referencia o nao roubo e seriedade fico um pouco desiludido com o comportamento de certos compatriotas que vao se beneficiar de suas facilidades para desviar bens alocados as vitimas, espero que tal doenca de mao roubalheira nao se manifeste nestes termos porque o mundo inteiro esta a dar o seu maximo para prestar o devido apoio, em relacao ao encontro do conselho de ministros cinseramente eu espero que nos traga solucoes robustas de modo a evitar que das proximas vezes estejamos prontos para fazer face a este tipo de tragedias a tempo util evitando desta forma que haja perdas humanas em numeros assustadores como os que tenho vindo a acompanhar atravez dos orgaos de comunicacao...
  • Artur Sitoe De facto Fatima Mimbire união é tudo que precisamos neste momento!
  • Pita Jasse Junior As tuas intervenções independentemente das circunstâncias e dos meios usados, deixaram de me surpreender quando percebi que a Fatima Mimbire é uma pessoa com valores morais extraordinários! Sinceramente adjectivos me faltam para reconhecer o espírito de Humanismo que existe em ti. As vezes me pergunto o que seria de Moçambique se existissem 10 Fatimas Mimbire?! Bem haja
    2
  • Damiao Cuambe Espero que não seja um encontro para planejar como desviar as doações.Eu jamais confiarei nesses imbecis.
    5
    Escreve uma resposta...

  • Jaime Mboene Mboene Se os camaradas aproveitassem diminuir um pouco de dinheiro que eles deteem,por mais que aproveitem a fazer campanha,ajudaria muito.
    1
  • Anacleto Machava Qual é o custo de deslocação do CM para Beira? Esse dinheiro poderia ser usado para fins mais úteis para as vítimas. Não temos dinheiro para tanto show off.
    6
    Ocultar 12 respostas
    • Justino Chizango Já não sabemos oque e bom e mau. Fazer mas como? Liberdade de pensamento e de expressão.
    • Fatima Mimbire Anacleto Machava muitos ja estao por lá. para mim o mais importante é ter os ministros importantes e os governadores, administradores e edis sentados na mesma mesa.
      quem vai fazer show off numa altura destas, só podem set os oportunistas que ja aumentaram os precos dos servicos.
      4
    • Anacleto Machava Fatima Mimbire custo-benefício??? Cada ministro leva consigo muita gente. Per diem dessa gente toda, etc. Mas ok, ga famba gona....
    • Fatima Mimbire Anacleto Machava por isso dizia os mais importantes. faz um post fazendo esse alerta, mano, muiti util e relevante.
    • Anacleto Machava Fatima Mimbire yuh, estou na plateia!
      2
    • Sergio Nguenha Gosto dos que oferecem apoios sem necessariamente precisarem de sair na TV dizer o que fez no âmbito disto ou daquilo. Dar não é exibição é apenas um acto altruísta pelo que não precisamos de publicitar este gesto. Façamos como têm feito as testemunhas de Jeová. Elas são tão discreta que até pode se pensar que nunca se envolvem em assuntos humanitários como estes mas porque quando elas o fazem não informam, Deus apenas é que sabe o que cada de nós tem feito no âmbito de ajuda humanitária. Nada de show off.
      1
    • Carlos Paruque Nos partilhamos um perfil extremo de perigos naturais, com a frequencia de fenomenos como ciclones ,simples reconstrucao nao basta deve incorporar resiliencia que acredito deve estar enquadrado no quadro legal para o planeamento territorial. Mais do que vivermos a pensar em solidariedades quando isto acontence devemos assumir arquitectura adaptativa para reducao de riscos. Espero que o CM olhe para este aspecto...
      1
    • Elísio Nhantumbo Atenção Anacleto. Os Ministros tem um valor de representação e as viagens para as províncias estão sempre acauteladas nos orçamentos. Então não creio que se esteja a fazer um exercício financeiro extra. Quando se justificar o governo vai pedir um orçamento rectificativo. Até lá assumamos que esta se a operar dentro limites programados.
    • Elísio Nhantumbo Concordo com a Fátima sobre a necessidade de resolvermos este assunto de uma vez por todas. É preciso reassentar definitivamente as pessoas em locais seguros. Os municípios são chamados a facilitar o acesso a terreno para habitação e assegurar a infraestruturas básicas. A burocracia para ter um talhão pode ser um factor que contribuir para a vulnerabilidade das populações.
      1
    • Anacleto Machava Elísio Nhantumbo Esse valor poderia ser canalizado para fins mais benéficos para os afectados! Repito, essa sessão na Beira não passa de um show off que só nos vai custar dinheiro que não temos e tanto precisamos! Essa engenharia toda só enteressa aos que com isso vê boladas para à custa do sofrimento do povo encherem os bolsos de dinheiro! Haja vergonha, pelo menos!!!
    Escreve uma resposta...

  • Justino Chizango Concordo plenamente com o teu pensamento.
    Juntos unamos esforços para fazer do centro do pais uma zona de esperança. Aos residentes vai o nosso encorajamento e conforto.
    Moçambique solidário
    1
  • Djabru Do Rosario Muito bem dito. Parabéns mana Fatima Mimbire. Acrescento, temos que começar a pensar em Construções Verticais ajuda muito.
    2
  • Maguelane Muyanga Agora mais do que nunca o País está precisando dos 2 milhões e meio de Dólares norte americanos nas mãos de alguns moçambicanos.
    1
  • Fausto Julio Dias Beira? Esperemos que cada um viaje na sua conta pessoal e não do nosso dinheiro! Só o dinheiro que se vai gastar despesas da viagem podia ajudar talvez 10 famílias isso é muito!
    Escreve uma resposta...

  • Wa Ka Matsinhe Basquete 👏👏👏👏👏...Bonito, valeu pela motivação Fatima Mimbire...
  • Carlos Paruque Nos partilhamos um perfil extremo de perigos naturais, com a frequencia de fenomenos como ciclones ,simples reconstrucao nao basta deve incorporar resiliencia que acredito deve estar enquadrado no quadro legal para o planeamento territorial. Mais do que vivermos a pensar em solidariedades quando isto acontence devemos assumir arquitectura adaptativa para reducao de riscos. espero que o CM olhe tambem para isto...
  • Domingos Moises Bem dito!
  • Hermenigildo De Sousa Artur Força por tudo que tens feito, agora é o momento de advocarmos sobre a situação da Beira, penso eu, que os dirigentes das escolas e outras instituições publicas e privadas não estão a fazer o seu papel isso é mão.
    Neste momento ñ podemos receber um donativo e não canaliz. Isto é mão
  • Bilis Soda ideias muito boas, ja agora quero acreditar que ainda existe o dinheiro do segundo lote das t-sherts da campanha da CIP, quital doar esses dolares para as vitimas dessa calamidade?
    • Bilis Soda Parece que somos muitos que nao gostamos das verdades, a titulo de exemplo é a atetude da titia Fatima que se sente irritada por simples comentário, tendo eu o conhecimento de que a Sra é uma das investigadora da CIP achei-a a pessoa indicada para fazer chegar minha humilde opiniao. ser polite é uma "virtude" e nao um simples desejo, ainda bem que aprendi que devia colocar as minhas ideias ou seja oque penso sem medo das pessoas que nao sao polite. também sou da opiniao organize a sua cachimonia de modo a evitar ofender os homems que estao agora a trabalhar para minimizar o sofrimento daquele povo que sofre hoje. ja agora saberia me dizer por onde anda o Deviz Simango? pergunto-lhe na qualidade de investigadora. ja ia me esquecendo a minha consciencia esta altamente gerida pois oque eu disse ou escrevi era exactamente oque queria escrever. Bom dia
    Escreve uma resposta...

  • Adelino Branquinho A situação no presente momento , não permite contabilizar custos; mas, reunir esforços para minimizar dramas, sequelas e sofrimentos.
    1
    • Fatima Mimbire Adelino Branquinho verdade. mas nao temos de ficar afogados nesse assunto. temos de ter multifoco. há que pensar na reconstrução como solução para reduzir o impacto das calamidades que serão cada vez mais regulares.
      1
    Escreve uma resposta...

  • Arion Sanela Certo fatiminha
  • Iss Nells 👏👏👏👏👏 Fátima.
  • Joao Ferrao Parece me esteanho que se esteja a ignorar o edil da Beira na tomada de decisoes sobre a urbe...
    1
    Escreve uma resposta...

  • Saguate Sussundenga Junior Estamos juntos e alinhados
  • Sema Neno Moja Eu vos digo com toda essa situaçao triste alguem vai kerer se aproveitar e ja sabemos quem e' (nyusi e seu gang de malfeitores)a pior calamidade e' frelimo pessoal
    1
  • Greatyman Majasse Beira ta viver um apocalipse..parece uma punicao divina. Nao sei como la a minha filia ta 80% na Beira 15%no Buzi...nao tenho nenhuma informacao deles..partindo dos meus pais ,tios irmao sobrinho,avos.....
  • Júlio Massango Mas, que tal se a reconstrução da Beira fosse feita em zonas de maior segurança em termos de prevenção de cheias ou inundações. 
    Não é fácil transferir uma cidade mas a oportunidade parece-me apropriada para o ensaio. 
    Aos afectados, vai uma mão amiga!
  • Dereck Mulatinho Apoiada!

Sem comentários: