quinta-feira, 7 de março de 2019

Canal de Moçambique, nr. 502 - 6 de Março de 2019.


O FIM DE FRELIMO E ESFORÇO PARA SOBREVIVENCIA
Moçambique: “porcaria”
março 6, 2019 Redacção 0 comentários Armando Guebuza, Celso Correia, FILIPE NYUSI, Frelimo, Graça Machel, Inês Moiane, Moçambique, Renamo

Moçambique é rotulado de “porcaria”, numa transcrição feita na edição desta quarta-feira (06 de Marco de 2019) de uma alegada gravação de uma conversa entre o actual ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correio e Inês Moiane, a antiga secretário do presidente da República, Armando Emilio Guebuza.
A referida transcrição tem passagens simplesmente fantasmagóricas e em algum momento sinistras, que só lendo a longa transcrição, com “chamada” na capa do semanário e que ocupa cinco páginas, se pode ter a real dimensão da história.
Eis algumas das passagens da referida transcrição das palavras atribuídas ao ministro Celso Correia, sempre dirigindo-se a Inês Moiane, implicada no processo das dívidas ocultas:
“… Porque no dia que te fizerem mal a ti, só começares a falar de segredos de Estado, essa porcaria, o país vira de quatro […]” (Sic).
“Graça Machel, os mesmos de sempre, são aqueles que tem relações com a chancelaria. Foram a batalha da oposição…”
“…Inês, é preciso que se limpe. Presidente Chissano quando saiu era o gajo mais odiado, passados cinco anos era a pessoa mais adorada”
“Eu não tenho dúvidas! Eu não tenho dúvidas. E fiquei a pensar, disse que a única pessoa é Inês, nem a mama da Luz consegue. Nem vale a pena. A única pessoa capaz de arranjar maneira de vez és tu. Só que tu tambem encontrastes traidores” (sic).
“A Frelimo foi sempre assim […] se é para lutarem, lutem por votos. Pela primeira vez na história da Frelimo presidente Guebuza foi justo”.

“Eu vou fazer a mesma coisa. O que tens de fazer, nós já tínhamos falado. Tu não podes dizer a ninguém, a ninguém, a ninguém. Eles (Nyusi e Guebuza) que se encontrem num sitio, numa praia, no Bilene, na Casa de Goba, que se encontrem lá, senta, e falam como homens! Como homens, como homens, é mito simples, é dizer olha (…) (sic) ”.
“Então, cada vez que Chivale escreve uma coisa, dizem que presidente Guebuza está por detrás (…) Ele pode ter problemas comigo, mas eu não lhe conheço de lado nenhum. Mas independentemente do Chivale. (…) há um grupo de bandidos sérios. Inês, há um grupo de bandidos sérios, que está a criar uma desestabilização”
“Abra coração. Sei lá. Ao presidente Nyusi vou falar… não sei, não sei. Tu está a ver agora a oportunidade (…) morreu Dhlakama (…) destruir a Renamo. Se o presidente Guebuza e presidente Nyusi falarem (…) destrói a Renamo! Acaba. E o presidente Guebuza tem muito a dar que o presidente Nyusi (…) essa coisa que ele é o presidente, ele é quem manda, mentira isso aí! Ele tem tarimba assim, assim! Já viveu uma vida inteira. Já viveu a Frelimo (…) conhece como cada um joga, já jogou”.
“Depois aquele Maleane geriu mal este processo. Primeiro ministro, então? Os principais responsáveis da má gestão são eles, são eles os dois! ”.
“… aqueles gajos da procuradoria prepararam tudo, estou ta dizer isso … nunca vai acontecer nada…”
“Tu tens acesso ao poder, és o poder, não te atrapalhes com miúdos, com pessoas à tua volta… é um erro erro erro, devias estar descansada a assistir”.
“Não fui burro em Cahora Bassa, porque eu em Cahora Bassa podia ter ganho 100 milhões, tinha proposta de 100, tinha (…) ganhei (…) milhões de dólares”
Comentários
Escreve um comentário...
  • Bilale Paulo Sao fantoches
  • Emìlio Daùsse A oposição tem tudo,mas tudo para tirar a frelimo do poder,basta se unir,chamar todas as organizações da sociedade civil para discutir estratégia de tirar esse latrocínios do poder.
    • Arnaldo Mendes Nem. devem ter comprado o jornal
    • Arnaldo Mendes Arnaldo Mendes O "canal" já deu tantos "trunfos" a oposição, não sabem usar
    • Arnaldo Mendes Mais grave foi aquela notícia, onde a procuradora, numa unformação a embaixadora da Suécia dizia que não podia acusar o PR por que ele eatava demasiadamente envolvido, é o que digo sempre, só em 2024

Sem comentários: