CABO DELGADO - MOCIMBOA DA PRAIA
MARÇO SANGRENTO
05 de Março de 2019
Depois de uma relativa calmia, nos Distritos de conflito armado, Caça-goelas de Cabo Delgado surpreenderam fazendo ataques em cascata. O último ataque deu-se na madrugada deste dia 05 de Março e presume-se que seja o mesmíssimo grupo a actuar no mesmo espaço.
Foram como danos, dezenas de sobras de casas incendiadas e 3 mortos nas aldeias Manilha, 2 na aldeia Mumu e 1 na aldeia Totwe, totalizando seis mortos, todos de gente adulta e campina. E na 4@ aldeia, a aldeia Mitope, apenas incendiaram várias infra-estruturas precárias pertencentes a famílias pacatas. As suas forçadas mudanças de domicilio, afectam de sobremaneira, muitos alunos e professores que abandonam seus ofícios e locais de ensino formal. Ora, os funerais dos decapitados, foram realizados por gente corajosa assim que tantos já haviam desertado das referidas aldeias.
A estas alturas, o desespero por parte dos residentes nativos é maior e para além dessas mesmas aldeias ao redor da estrada que liga Moçambique e Tanzânia terem sido abandonadas, várias empresas dispensaram seus trabalhadores, alguns dos quais, voltam para as suas proveniências.
AGRAVANTE
Distritos alvos de ataques de insurgentes encontram-se as escuras desde o dia de hoje. A EDM, área operacional de Cabo Delgado já identificou o Poste de conduta de energia eléctrica que caiu por forca de aguas de chuva, na zona de Menhengueleua e promete repor o problema. Contudo, por motivos de segurança de cada um dos engenheiros eléctricos e para o sucesso da acção, a reposição será feita por uma equipa conjunta, em plena luz do dia, nas próximas horas. Este problema afecta os distritos de Muidumbe, Nangade, Mueda, Mocimbua da praia e Palma.
Este corte, afecta directamente Unidades sanitárias e Rádios Comunitárias dos distritos supracitados.
Pinnacle News
Sem comentários:
Enviar um comentário