terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Frelimo é um grande obstáculo à paz

O partido Frelimo, logo a seguir à Independência Ncional, 25 de Junho de 1975, sempre se mostrou ser um grande obstáculo à paz e ao desenvolvimento. Contra o povo, introduziu a pena de morte, limitou a livre circulação de pessoas e bens e transformou o país numa grande aldeia comunal onde dominava a vontade dos libertadores que haviam substituído os colonialistas nos seus piores aspectos e formas.
O sistema e as eleições multipartidários introduzidos pela força da guerra civil de 16 anos revelaram-se impotentes de mudar a maneira de pensar e agir dos dirigentes da Frelimo. O estado continua sendo a couraça do partido dos camaradas através do qual roubam ao povo e o escravizam.
As eleições cíclicas multipartidárias organizadas pela CNE, dominada pela Frelimo, são incapazes de alterar a situação. O problema de Moçambique – o subdesenvolvimento económico e social, a falta de liberdade e a nula distribuição da riqueza nacional – não sera resolvido através de eleições já vencedores antecipados.
Mesmo a actual crise – de governar a província onde cada partido tiver vencido – não será superada porque a Frelimo vai ai ao ring (eleições) já com a vitória no bolso, tal como acontece com o seu candidadto presidencial e com os assentos parlamentares já distribuídos. Assim, as eleições servem para enganar os mais distraídos de que “aqui também se joga à democraia”.
A solução deve ser encontrada nas eleições livres, transparentes e pacíficas e isso não tem acontecido desde 1994. Em eleições livres e transparentes sóvence que for escolhido pelo povo e não pela mais esperto que pode mandar introduzir votos falsos e ordena na polícia para perseguir e prender 
os seus adversarios.

Não serão as conversações que demoverão a Frelimo, mesmo com a Igreja Católica e Jacob Zuma pelo meio. O que se assitiu, durante dois anos, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, foi uma passagem de modelo da falta de respeito pelo povo. Andaram a comer e a se insultarem para não chegarem a nada.
As eleições livres e transparentes capazes de remover o obstáculo do caminho do desenvolvimento deverão ser organizadas por uma entidade crédível e acima de qualquer suspeita : NAÇÕES UNIDAS. Está provado que a SADC não tem qualquer credibilidade, a União Africana é um clube de compadres, ditadores e corruptos e a União Europeia está mais interessada nos interesses económicos dos seus integrantes.
O apelo para que as eleições, em Moçambique, sejam organizadas e monitoradas pelas NAÇÕES UNIDAS visa trazer a paz, tranquilidade e o desenvolvimento. As eleições não podem continuar a ser arbitradas pelas equipas em jogo.
A burla aparece porque uma das equipas tem mais árbitros que as outras e agravada pelo facto de ter sob o seu commando as forças de defesa e segurança que as utiliza a seu favour sempre que estiver em apuros.
Raul Novinte e 20 outras pessoas gostam disto.
Comments
Aderito Raul Magaia E porquê vão ao jogo sabendo que não vão ganhar?
1
13 h
José Nbeua Vão para mostrar ao mundo e ao país até onde vai a ladroagem e gamanço dos frelos,a pouca vergonha e falta de respeito pelas pertenças populares.
Para um dia deste serem derrotados e esmagados,assuminfo as tesponsabilidades de todos os crimes incluindo os do pefiodo da luts armada. 
Ainda vamos saber quem matou Mondlane!!!!
2
13 h
José Nbeua #Edwin, uma força de bloqueio a tudo k tenha k ver com a democracia e o desenvolvimento.
O país se desenvolve com a actividade das pessoas,dos cidadãos e estes não podem ter criatividade plena c medo e fome.
Não podem crescer livremente quando o estado lhez põem a bota em cima e os obriga a faxer e pensar o k os frelos querem
2
13 h
Joao Moreno Edwin 5 estrelas, vamos gritar por essa fórmula. Vamos tentar tudo o que for possível e o impossível, caso contrário este governo é separatista e aí começo a dar força a ideia de primeiro governação das 6 provincias separadas das outras
1
12 h
Edwin Hounnou Aderito Raul Magaia, agaia, como voce queria que agissem?
1
12 h
Felizberto Pinto NÃO SÃO AS NAÇÕES UNIDAS QUE VISAM TRAZER A PAZ, NAÇÕES UNIDAS É TIPO CEE (COMUNIDADE ECONOMICA EUROPEIA) MAS SÓ QUE ESTAM METIDOS ATÉ AO PESCOÇO EM TRAFULHICES PELO MUNDO TODO E A FRELIMO SÃO ALGUNS DOS TIPOS QUE COMEM COM ELES, DEPOIS VÊM COM AQUELAS PUBLICIDADES DO TIPO (VAMOS AJUDAR AFRICA, O SEU CONTRIBUTO CONTA) Á ANOS E ANOS QUE SE ESTÁ A FAZER ISSO , PARA ONDE PENSAM QUE VAI ESSA MASSA TODA ? JACOB ZUMA É OUTRO FALSO PROFETA QUE ANDA A ALDRABAR OS SUL AFRICANOS, A GUERRA DOS 16 ANOS TEVE COMO OBJETIVO A PAZ EM MOÇAMBIQUE, INFELIZMENTE NÃO SE CONSEGUIU NA TOTALIDADE PORQUE A FRELIMO ANDOU E ANDA ATÉ HOJE A FAZER GUERRA , OS PR MATAM-SE UNS AOS OUTROS POR CAUSA DA GANANCIA DO PODER E NISTO JUNTA-SE A COMUNIDADE INTERNACIONAL QUE TAMBEM TÊM PARTICIPAÇÃO NESSES CRIMES, OS OBSERVADORES DAS ELEIÇÕES SÃO OUTROS MACACOS QUE COMPACTUAM COM CRIMES E ACEITAM SER CORROMPIDOS PELA FRELIMO , A IMPRENSA EUROPEIA E ATÉ MOÇAMBICANA QUANDO SE TRATA DE CRIMES COMETIDOS PELA FRELIMO DIZ (EM MOÇAMBIQUE MORRERAM TANTAS PESSOAS DEVIDO A POLICIA, ... MORREU GILLES CISTAC... , QUANDO QUEREM PÔR AS CULPAS DOS ASSASSINATOS E RAPTOS CONDENAM A RENAMO SEM TEREM PROVAS) CONVERSAS JÁ NÃO VALE A PENA, COM CONVERSAS COM A FRELIMO NÃO SE SAI DO LUGAR , A RENAMO JÁ CONSTATOU ISSO A SADC ESTAM METIDOS COM MAFIOSOS DA FRELIMO, ELEIÇÕES LIVRES E TRANSPARENTES, COM BANDIDOS NA CNE , MMV, POLICIA, TEM QUE TER APARELHO A FILMAR 24 SOBRE 24 HORAS , AS ELEIÇÕES FEITAS COM APARELHOS INFORMATICOS TAMBEM TÊM QUE SER VIGIADOS , ELES ESTUDAM O SOFTWARE E FAZEM FRAUDES ELEITORAIS, INDEPENDENTEMENTE DISTO TUDO , TENHO UMA NOVIDADE PARA TODOS, A RENAMO VAI GOVERNAR A PARTIR DE MARÇO SE ISSO NÃO ACONTECER EU DIVULGO AQUI UNS VIDEOS DE SAMORA, E CONVERSAS DE UM EX-PR ANTES DO ASSASSINATO DE SAMORA, EX PR AO TELEFONE..., E TEM MUITO MAIS ...
3
12 h
Francisco Pacheco Chigogoro A frelimo e um tronco no meio da rua
1
12 h
José Nbeua E dos bem grandes. Mas o mais perigoso é saber k não é o partido inteiro k faz e desfaz este país; e um grupelho de velhos caqueticos e corcundas não de corpo,mas principalmente de mente,c cabeças oucas e vazias,incapazes de compreender os tempos modernos dos nossos duas!
1
12 hEditado
Francisco Pacheco Chigogoro O nachingweismo atrofiou por completo as mentes pacatas que restava nos camaradas
Jose Majasse Dombe Os Nachingweianos desafiou meus pais!
1
11 h
Domingos Luis Candrinho O dr.teodoto umguana ds e necessario haver reforma no seio da frelimo para esse pais caminhar livremente,sem isso havera declineo pleno
Joao Moreno Se a frelimo estivesse preparada para mudanças internas não estaríamos aqui a dançar
Castigo Machava Meu caro ilustre Edwin Hounnou! Quero parabenizar te pela maneira sabia de expor o teu pensamento. As vezes tenho conversado comigo mesmo tentando entender o tipo de democracia que Mocambique vive. Tento tambem entender a consonancia entre o discurso dos nossos dirigentes e a pratica ou seja, o que se fala e o k se faz. Nisto, cheguei a uma humilde e simplista e particular conclusao: somos pobres em pensar e ricos em sonhar. E isto nao nos leva a lado nenhum. Nos proximos 50 anos continuaremos sempre como um dos 10 paises mais pobres do mundo e o sonho dominar a pratica. As estatisticas continuarao a nosso favor como um dos paises que mais cresce economicamente mas a populacao de Chiconono distrito de Muembe no Niassa e a populacao Ruruni, distrito de Lugela na Zambezia e ainda a populacao de Chaimite, distrito de Chibuto em Gaza, continuara com problemas de falta de agua potavel, escolas e hospitais distantes. Sinto pena deste mocambique que me parece destinada a morrer pobre Enquanto tem tudo pra se desenvolver.
9 hEditado
Raul Novinte Concordo contigo meu amigo Edwin Hounnou! Frelimo não só é obstaculo à Paz mas também o obstaculo para o avanço político e desenvolvimento econômico e social de Moçambique.
2
7 hEditado
Manasse Mudlhovo Edwin Hounnou a soluçäo nao esta fora de portas mas sim nós precisamos de uma CNE e um CC equilibrado. Mas com perpetuaçao dessa politica de exclusäo visivel na composiçao rece-feita na AR. Proponho um assalto a casa branca com uma despartidarizaçäo ou multipartidarizaçao do aparelho do estado, este ultimo é o mais provavel e enficaz a partir dai teremos um peso de voto a favor do povo do que de uma certa elite politica...
1
6 h
Tchuggana Dulcidio e preciso jogar com as mesmas armas .o centro de decisao esta contaminado eles nunca aceitam equilibrio para poder articular melhor a fraude.

Sem comentários: