sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Renamo instada a entregar as armas

VOLUNTARIAMENTE: 
Sexta, 06 Novembro 2015

A POLÍCIA da República de Moçambique (PRM) exprime a sua preocupação com as armas que ainda se encontram na posse das forças residuais da Renamo, razão pela qual convida este antigo movimento rebelde a entregá-las voluntariamente.

Este sentimento foi expresso, em Maputo, durante uma conferência de imprensa convocada terça-feira pelo porta-voz do Comando-Geral da PRM, Inácio Dina.
O oficial explicou que o processo de recolha de armas iniciou a partir do momento em que o próprio líder da Renamo, Afonso Dhlakama, decidiu entregar as que estavam no interior da sua residência, “inclusivamente a arma de uso pessoal”.
Foi precisamente a 9 de Outubro último quando as Forças de Defesa e Segurança cercaram a residência de Dhlakama na cidade da Beira, tendo recolhido todas as armas que se encontravam na posse da sua guarda pessoal.
Infelizmente, segundo Dina, a força residual da Renamo teima em ignorar o convite para a entrega voluntária das armas.
Explicou que o compromisso da PRM é evitar que as armas continuem em mãos alheias, sobretudo nas mãos da força residual da Renamo, “porque o seu líder já fez a entrega e este acto indica a vontade de um líder, que é dos seus pares, que o devem fazer voluntariamente como ele o fez”.
Dina advertiu que se os homens da Renamo insistirem em fazer ouvidos de mercador aos apelos da sua corporação nada resta senão continuar com as nossas acções.
Referiu que a insistência para o desarmamento do antigo movimento rebelde se deve as acções que nos últimos tempos estão a ser levadas a cabo pelos seus homens armados.
Estas acções culminaram com tiroteios e algum reacender de insegurança provocada com o recurso a armas de fogo nas províncias da Zambézia e de Tete na semana passada.
Contudo, devido à presença policial e à vigilância e controlo permanente que a PRM está a efectuar reduziu bastante a gravidade dos tiroteios, tendo sido possível restaurar a normalidade.
Questionado sobre o número de armas recolhidas desde o início do processo a esta parte Dina disse ser muito prematuro avançar quantidades exactas.
Referiu que o número é elevado porque as pessoas estão a perceber a extrema necessidade de colaborar na denúncia de locais onde possa haver armas bem como de indivíduos na posse de armas ilegais.
Muitas armas estão em esconderijos muito antigos, ou seja, há mais de cinco ou 10 anos, pelo que a sua movimentação acarreta riscos. Por isso as armas acabam sendo destruídas no local.
“As armas de fogo que se encontram em bom estado vão ser conservadas, tendo como fiéis depositárias as Forças de Defesa e Segurança. Neste momento se fôssemos a avançar em números seríamos bastante infelizes”, concluiu.

Comments

Luis Munguambe Sinceramente como Moçambicano dói-me ter que conviver com esta realidade dura. Será que não existe alguém sério neste pais nem por engano?


Anidia Tacaiana Doi sim....


Costa James qualquer um cercado entregaria ate a propria mae,mas dizer que e de levre vontade,tenho as minhas duvidas e o tempo dira e contara a sua verdadeira historia deste episiodio.lamento somente o facto de o Governo achar k pode acabar com o braco armado da renamo,quem sabe a unica coisa possivel ate E dividir a Renamo em varios grupos,e ai a resolucao sera numca.


Samyr Iqbal Essa policia esta preocupada com armas da RENAMO que estam bem controlada a mais de 20 anos , deviam e preocupar com ARMAS que estam nas mao dos assaltantes, raptores que desde 3 anos estm raptar pessoas a luz do dia, homens com catana que estam aterorrizar o bairo da polana canico ja vao mais de 6 meses a policia nao concegue tirar CATANAS dad mao de alguns gatuno e que TIRAR ARMAS DAS MAOS DOS PROFISSIONAIS DE GUERRA.............


Anidia Tacaiana E so para desviar a atencao,,,


Nasser Ossemane A força ?


Luis Munguambe Ainda bem que so confio no Reino de Deus. Esta mais que claro que governos Humanos nunca vão conseguir estabelecer a paz no Mundo. Arrogância, Ganância, Ignorância, Corrupção, Satanismo, é a receita destes governos.

Like · Reply · 2 · 22 hrs

Rafael Omar Mas se é instada a entregar, como será voluntariamente?

Like · Reply · 1 · 22 hrs

Anidia Tacaiana Quem escreveu este texto pensa que todos nao conhecemos o portugues...kkkkkk

Like · Reply · 1 · 21 hrs

Antolinho André Estes manos devem entregar as armas e trabalharem para comer.

Like · Reply · 1 · 20 hrs

Samyr Iqbal Estes homens tem armas nas suas mao a mais de 20 anos, ate hoje o ESTADO nunca lhes sustentou, eles TEABALHAVAM e alimentavam se dos seus suores, ELES estam a usar essas ARMAS em suas propias defesas, contar os LADROES DOS IMPOSTOS, terra dos pobres onde fazem suas machambas a mais de 20 anos e derepente ja APARECE UM DONO DO TERRENO que ninguem nunca conheceu nem oviu falar, estam a defender contra os ladroes dos bens dos pobres(DELES) etc etc...

Like · Reply · 1 · 16 hrs

Antolinho André Se é assim que todos sejam distribuídos armas para poderem defender os seus bens. A partir dai policia e exército é desnecessário porque cada um pode realizar com zelo esta nobre tarefa.


Samyr Iqbal Praticamente NAO TEMOS POLICIA NEM EXERCITO, nossa policia nao consegue desmantelar LADROES DE ESPELHO E PISCA dos carros, mas sim estm preocupados com B.I e pedir refresco toda hora, EXERCITO e para compabeter aos invasor nao serem CAPANGAS de alguns para irem queimar casa do POVO... e so ver as coisas com OLHOS ABERTOS nao é toda hora SIM CHEFE, AS ORDENS CHEFE,

Like · Reply · 1 · 16 hrs

Antolinho André Em suma na sua visão não temos estado em Moçambique. Agora entendo porquê a renamo não entrega as armas para vivermos tranquilos. Numa organização quando não há principio de ordem reina anarquia. Numa anarquia ninguém manda em ninguém. O exército tem tarefa estabelecido pela constituição da República. Para além de combater os invasores os infractores internos com intenção de derrubar a ordem estabelecida.


Samyr Iqbal em mocambique temos um estado (boneco) que nao faz nada se nao MAIS DIVIDAS NO ESTERIOR, NAO HA ORDEM PUBLICA , JUSTICA NAO FUNCIONA, EM TODA FUNCAO PUBLICA SO ESTAM CORRUPTOS a estorquir dinheiro ao povo, policia que esta EXIGIR INSPECAO DO VEICULO eriquecendo portugueses e alguns HOMENS DO ESTADO.....




Khan Amad Olha meu amigo.se existe líder em África e à renamo, q sabe controlar os seus homem.obg

Like · Reply · 1 · 10 hrs

Antolinho André Samyr o problema é teu porquê não muda para um país onde tudo é feito a força se não cumpre leva um tiro. Quando o estado é humano confundem no de inoperacional.

Sem comentários: