Ministério Público surdo e mudo como sempre
Este é o novo descalabro, neste país de adversidades. Um dos meus amigos gravou e enviou-me o noticiário na íntegra daquilo que foi o jornal da noite da STV de 7 de Outubro de 2015. Dentre várias coisas que vi e que andam mal no meu Moçambique, não gostei nada de saber que a EDM vai gastar cerca de 100 milhões de meticais (cem milhões de meticais) para reparar o transformador avariado, com vista a repor o fornecimento da energia eléctrica em Maputo e Matola.
Meus amigos: cem milhões de meticais não são cem mil meticais. São 1.500 milhões de libras ou ainda 2.300 milhões de dólares americanos. O próprio porta-voz da EDM, Luís Amado, diz com toda a naturalidade que a empresa mandou vir dois técnicos portugueses para se juntar aos moçambicanos nessa tarefa “gigantesca”.
Desconfiei logo de início desses números redondos. Em seguida, liguei para um amigo meu que é administrador na EDM (não vou trazer aqui o seu nome por questões éticas ) e questionei-lhe sobre o assunto. Sem papas na língua confirmou-me o que eu já sabia: trata-se definitivamente de uma roubalheira. Isto é um rombo de proporções alarmantes protagonizado por algumas pessoas bem colocadas na EDM e que cuidam dos dinheiros.
Garantiu-me que bem feitas as contas, a avaria que se verificou no tal transformador, a sua reposição não chegaria a custar um milhão de rands (isto não chega nem a quatro milhões de meticais). O esquema já está bem desenhado: depois da conclusão dos trabalhos falsificam facturas em nome dos cem milhões de meticais para justificar a quem de direito. Realmente grande parte desse dinheiro terá ido aos bolsos de algumas pessoas. É assim o nosso Moçambique. saques e mais saques.
Eu, Nini Satar, tenho dupla nacionalidade mas nada me faz esquecer Moçambique. não posso marimbar para Moçambique. Moçambique é o meu país de coração, terra onde nasci por isso preocupo-me quando vejo que está a mercê de tiranos, de gatunos sem escrúpulos.
O meu amigo, o tal administrador da EDM, sossegou-me com a justificativa de que irá fazer uma denúncia ao Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC). Talvez até seja alguma ingenuidade. Depois da denúncia o que vai acontecer?
Pelos meus cálculos, conhecendo Moçambique como é que funciona, a directora do GCCC, Ana Maria Gêmo, vai mandar um dos seus putos para se inteirar do assunto junto à EDM. Lá, efectivamente, lhe vão apresentar recibos adulterados com toda a justificativa que precisa e o tal puto nem terá capacidade para perceber que os recibos são falsos.
Por outro lado, em nenhum momento vi um assunto a ser tratado até ao fim como mandam as normas. A Procuradoria ou não tem gente capaz ou é cúmplice do abandalhamento do meu país.
Isto chega a ser irónico, ou seja, parece um filme para crianças de seis anos. Enquanto no país, no seu todo, rouba-se o dinheiro do povo, li uma notícia há dias que dizia que o Presidente da República, Filipe Nyusi, viajou para uma das províncias moçambicanas num voo comercial por conta da austeridade. O Presidente poupa e o mesmo dinheiro poupado ao invés de beneficiar o povo vai ao bolso de alguém.
Li também há dias que o Presidente da República recebeu em audiência , em Maputo, o vice-Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e outros dignitários num encontro cujo principal objectivo era a busca de uma solução para a crise política que se instalou no Lesotho. À primeira vista não há nada a censurar. Mas quando esmiuçarmos o nosso Moçambique vemos que tem problemas pontuais por resolver. Temos a crise política com a Renamo. Temos os nossos irmãos e familiares que abandonaram as suas casas, machambas, escolas, empregos… por medo da guerra.
Quer dizer, não conseguimos resolver o que está dentro do nosso quintal mas julgamo-nos com capacidade para resolver os problemas do vizinho?! Essa iminente guerra em Moçambique nos vai empobrecer ainda mais. Vai dizimar o nosso pobre gado, galinha, cabrito. Não julgam, senhores decisores, que fora da roubalheira de costume é pertinente resolver os problemas do povo? Do eleitor? E o pão já subiu…o que será do povo!!??
Nini Satar

Sem comentários:
Enviar um comentário