Cremildo Maculuve! Você é comerciante de Guerra!
Devias emigrar para a Síria ou Palestina afim de saciar os teus apetites pela A Guerra!
Tu achas que Dlhakama, agiu duma forma fraca ao proibir o uso das armas afim de defender se da invasão policial à sua residência? Pelo contrário,
DLHAKAMA, saiu à superar politicamente aos mentores deste baixo jogo político!
1 - Daqui em diante todo o mundo, vai classificar Dlhakama como vítima de agressão armada pelo, Governo, ao provar que às armas que ele entregou às autoridades faziam parte do paiol do Estado, capturados pelos seus temíveis homens na emboscada das Amatongas;
2 - Dlhakama daqui em diante vai torna-se num herói que está a lutar pacificamente contra um regime que usa armas para superar os seus adversários políticos;
3 - Dlhakama, saiu mais reforçada à sua imagem de Líder político militar comprometido com a PAZ, e fiel aos Acordos de Paz de Roma, Pois mesmo com capacidades militares, preferiu à PAZ do que a Guerra;
3 - Dlhakama, provou com A e B, que os seus adversários, aproveitam a sua postura de seriedade para lhe abusar de confiança;
4 - Dlhakama, não foi surpreendido pelo assalto à mão armada a sua residência, mas sim jogou politicamente de modo que o Governo, violasse o AGP, à Luz do dia, testemunhado pelas figuras medianeiras, jornalistas, Direitos Humanos, Governantes, outros líderes políticos assim como com o público em geral, ao desarmar a Renamo à força, à margem de qualquer entendimento pacífico com o Governo! Preferiu ser desarmado à força numa cidade do que numa emboscada cobarde no mato;
5 - Provou ao mundo que às forças governamentais são mesmo "piriquitos"! Em Gorongosa a FIR não tinha coragem de lhe arrancar às mesmas armas, senão na Cidade da Beira, numa zona de luxo e de habitação;
6 - Dlhakama, humilhou o Governo da Frelimo, ao provar mais uma vez que o que estava de trás da extinção unilateral da EMOCHM era para engendrar um esquema afim de desarmar a Renamo à força fora dos olhares das forças internacionais;
7 - Dlhakama, acaba de adquirir provas materiais para acusar os seus adversários de planificar um assassinato físico à sua pessoa e daí está aberto uma batalha jurídica afim de levar os mesmos à barra dos Tribunais das Nações Unidas, pois por três vezes queriam o assassinar, e ultimamente, perderam-lhe a palavra quando, em posição de fraqueza, aproveitaram desarmá-lo à custa duma falsa garantia pacífica que lhe levou a sair do seu esconderijo seguro para às zonas de jurisprudência do Governo sem desconfiança e,
8 - Estão abertas às possibilidades de Dlhakama, exigir novas Eleições Gerais, afim de garantir a eleição de um novo governo que possa assegurar a convivência pacífica entre a Oposição e o Governo!..
6 pessoas gostam disto.
José Francisco Narciso O Dhlakama esse que se descreve aqui é, o mesmo Dhlakama aquele que vimos todos na Stv? Eu acho que não, porque aquele que eu vi na Stv é outro Afonso Dhlakama, eu vi um Dhlakama mentiroso, eu diria um mentiroso chegando ao insulto a consciência humana. Ele presta declarações difamatórias consciente de que as Forças de Defesa e Segurança do Estado, nunca vão entrar em debate nesta momento, porque as Forças de Defesa e Segurança, não estão para entrar em debate com os criminosos. A pergunta de um simples cidadão : o que fazia o Pacífico Afonso Dhlakama com tanto arsenal na sua residência? O não vai dizer o santo Dhlakama é, que tinha o arsenal para a casa de Javalis! Ele não é o mesmo que dizia que a nossa Polícia eram miúdos que não valiam nada? De pronto hoje encontramos um Dhlakama religioso que nunca foi capaz de matar uma mosca! Por favor caros compatriotas, vamos ser um pouco sérios. Vamos - nos alegrar pelo menos o saber de que o desarme da Renamo, empresa privada de Dhlakama, já começou.
Issufo Issufo Excelente ponto de vista politico expresso aqui pelo ilustre Ya-Qub Sibindy. Aa guerras nao feitas e ganhas so e apenas pelas armas, mas tambem pela Diplomacia. O tiro saiu pela culatra.
Nelson JL Mazungaire Eisj , so observo
Geoffrey Mereja Pita Abdula Pelos vistos alguns ficaram ofendidos ao ler esse texto.
Geoffrey Mereja Pita Abdula Também só observo
Sabine Gastão Bem bem esse ya-qub sibindy esta de que lado? Esh só óleo
Innocent H. Ab será que o autor deste Post é o mesmo do post publicado pelo mesmo usuario ontem sob titulo (aproximado): O QUE ESTARÀ A PASSAR NA CIDADE DA BEIRA? Confunde a opiniao.
Alfredo Muchanga Yeap... Opiniões completamente diferentes em pouco espaço de tempo.... Estranho
Gosto · Responder · 1 · 12/10 às 17:58
RESPOSTA AO SENHOR ALBANO MANUEL COMISSARIO COMISSARIO E AOS OUTROS ILUSTRES IGNORANTES INTELECTUAIS!
Albano Manuel Comissario Comissario! Você sofre de miopia política! Confundes uma crítica construtiva com um elogio!
Saber ler não é simplesmente uma arte de ligar o alfabeto português, mas sim também é um dom de saber intrepetar o sentido da mensagem!
Você devia socorrer-se das pessoas que dominam essa arte de interpetação do sentido das mensagens, antes de si dispir à sua ignorância neste espaço público!
O nosso post é direccionado ao Governo da República de Moçambique, num sentido de crítica construtiva pela forma negativa de desarmamento coercivo à Renamo!
Como a legião de "intelectuais ignorantes" que infelizmente constituem à maioria dos intervenientes neste espaço nobre do Facebook, ainda, imbuídos pelo seu ódio horrível contra o PIMO e o seu Líder, estão desviar o sentido da crítica da nossa mensagem e do respectivo grupo alvo, porque desde o período da instituição da Constituição da República de 1990, que consagra a liberdade de expressão, esses senhores "analfabetos intelectuais" têm confundido o direito de criticar com a Liberdade de Insultar!
Como não conseguiram detectar nenhuma palavra pejorativa ao Governo, logo socorreram-se à famosa acusação de lambebotismo!
O PIMO, nunca esteve à favor da manutenção das armas ao poder da Renamo!
Mas sim o que criticamos ao Governo, é a estratégia ERRADA que o mesmo acabou usando, porque na verdade, se o Governo continua convencido que assaltar à casa do Dlhakama e desarmar à sua Guarda, significa que desarmou à Renamo com sucesso, está muito enganado!
Nem desarmou e nem iniciou!... Neste momento pode estar a desencadear-se uma operação de mudança dos esconderijos, para evitar que Dlhakama, sequestrado, venha indicar todas localizações dos paiois da Renamo!
Se não haver diálogo inteligente, mesmo que o Governo leve Dlhakama ao Tribunal, ele vai ser absorvido, porque numa operação relâmpaga, entregou às armas à Governadora de Sofala, sob o testemunho dos ilustres observadores, medianeiros e os jornalistas!
É por isso que o PIMO dirigiu-se aos mentores políticos dessa decisão, se eles julgavam que o último Conflito de 16 meses, era só alimentado com 16 metralhadoras do tipo AKM?
Ainda perguntamos aos mesmos, se a festa das Palmeiras, seria igual à outras zonas ainda suspeitas da movimentação dos homens armados da Renamo?
A nossa opinião final!..queremos dizer que não é inteligente desarmar Dlhakama à força, porque acreditamos que o poder militar do Líder da Renamo, não está limitado à sua guarda pessoal, mas sim ao seu poder de dar ordens de Comando Militar para que todos os seus guerrilheiros deponham armas numa ÚNICA VOZ, tal e qual como provou ao mundo no dia 4 de Outubro de 1992!
Não é estratégico isolar Dlhakama, do presente conflito armado, mesmo matá-lo, a factura seria mais cara para o Estado do que dialogar com ele e, pacificamente a Renamo pela voz do seu Líder receber às ordens para entregar às armas ao Estado!
Se o Governo já esgotou os seus vocabulários políticos para dialogar com Dlhakama e a Renamo, acreditamos que não seria mesmo com os outros partidos políticos e à Sociedade Civil interessados na inclusão ao diálogo para alcançar um acordo duma PAZ sólida e duradoira!..
Fora disso, parece que o Governo tem mais apetite de mergulhar o País numa Guerra do que o seu adversário directo - a Renamo!
Yá-Qub Sibindy Líder Da Consciência Construtiva Meu caro José Francisco Narciso! Estado não é um partido político ou associação de qualquer índole, que toma decisões vinculativas ao seu grupo!
O Estado é uma instituição de alto relevo numa Sociedade! O ESTADO não pode si induzir a erros, sob o protexto de reprimir qualquer Ilegalidade, fora dos parametros legais!
1 - Às armas que Dlhakama, detinha não as adquiriu no mercado negro! Ele detinha essas armas à cobertura dos Protocolos do AGP;
2 - O Estado Moçambicano devia accionar um mecanismo jurídico para reahaver essas armas, no lugar de protagonizar um assalto relâmpago! Se Dlhakama, desobedecesse essa íntimação, o Estado podia no último caso recorrer à polícia para fazer cumprir às ordens das autoridades!
3 - Elogiar o assalto policial à residência do Dlhakama sem mandato judicial, é um atentado contra à Prudência do Mandato do Presidente Nyusi, assim como apoiar um prejuízo político para ele e o seu partido Frelimo! Pois ficou marcado que a Polícia recebe ordens dos políticos, ao efectuar um assalto sem mandato de captura!
4 - Nós os moçambicanos pacíficos, devemos repudiar essa atitude que no fim ao cabo não dignifica o nosso Chefe do Estado, principalmente quando a Renamo acusa com provas as FDS de serem progonistas dos dois ataques à coluna do Líder da Renamo!
5 - Dlhakama ao reiterar à sua postura de não retaliar, deixa isolado o seu adversário directo com uma imagem de uma organização fora da lei que age com características terroristas!
6 - Estamos muito preocupados com essa fraqueza do Estado, apesar de ter usado a Força com sucesso, mas também caiu na armadilha da Renamo, ao mudar a sua imagem de um movimento terrorista para o Governo!
Gosto · Responder · 4 · 11/10 às 22:20 · Editado
Agostinho Augusto Boa observacao
José Francisco Narciso Mas já foi feito, este acessoramento feito aqui aos bandidos armados, de transferir os seus arsenais a outros esconderijos, pode ser verdade e pode ser que não. Tudo vai depender da pedagogia que o governo vai tomar, no sentido de que o Dhlakama tome a consciência e a certeza de que ele e o seu partido / movimiento / guerrilheiro, não tem outra alternativa, que não seja o depor as armas e, que o próprio Dhlakama saiba que o seu lugar de lutar e defender Moçambique, está na casa comum dos Moçambicanos (AR) porque para ele as coisas não voltaram a ser iguais. Por tanto alegremo-nos os Moçambicanos, que pelo menos de algo modo, devia haver um princípio como primeiro passo a dar neste processo longo e árduo, com a colaboração do próprio Afonso, claro está! Num estado de direito, nunca se deve permitir que cada cidadão tenha seu próprio arsenal na residência particular, se chame Afonso Dhlakama ou como se chame.
Graciano Cornelio desta vez esta claro. havia nebulosidade no post anterior. embora nao ter comentado,li o post, e tive o mesmo posicionamento dos chamados " analfabetos intelectuais".
Gosto · Responder · 1 · 11/10 às 17:16
Senito Dalas Cadango Sr. Sibinde. Embora muitas vezes não concorde com os teus pontos de vista. Desta impressiou-me pelo post em epígrafe. Temos de dar
a César o que é de César. Parabéns, ilustre.
Gosto · Responder · 2 · 12/10 às 17:44
Autonomia Governativa Esta de parabens ilustre abordagem, parece que o nosso governo dessa vez saiu muito mal na figura com a estrategia usada pelo Lider de Renamo. Eu pergunto quem sao os acessores do Chefe do Estado? Parece que os acessores do Lider da Renamo sao mais inteligentes que os do Chefe do Estado,oque mas encomoda ao povo é que tais acessores sao pagos com o dinheiro dos contribuintes.
Gosto · Responder · 1 · 12/10 às 21:37
Evaristo Cumbane Amigo Yaqub Sibindy es muito inteligente. Embora muitos vao me dizer k sou lambe botas. Mas o que esta certo deve ser louvado. Penso k existe uma total descoordenacao neste processo e isso pode nos fazer pagar uma factura pesada. Tudo mal feito
Santos Luis Antonio Senhor camarada yà-qub nao é que agente n gosta do seu partido nos queremos o seu partido sim..mas si senhor eu gostaria q seguisse cm com os proceguimento d seu partido .estamos a ver que o senhor sai a falar mal da renamo .significa estas a favor d outro partido nao seu partido.pq?.,nos queremos novos partidos da virada por favor cria mas empenho para seu partido para adirimos la
Joaquim António Zandamela Tem sido uma pratica para muitos, ao ñ entender linguagem usada em certos post's ñ saber abster se, preferindo injuriar! É mau! Quanto a questão do desarmamento da guarda de Afonso Dlhacama, o espectáculo ñ saiu bem na imagem mas a necessidade de desarmar é justo. Se calhar neste momento estaremos nós a mediatizar o caso do que já está. Me parece que Dlhacama compreendeu melhor esta necessidade do nós! Vamos esperar os próximos dias!
Antonio Martins O Narciso esta a chaamar de bandidos armados a quem? Eu gostava que você se fossem um homem na verdade fosse ao CC pedir os Editais das eleições passadas, não é com um CD que diz que fulano foi vencedor sem documentos à vista. Nesta terra como a lei não funciona tudo fica em água de bacalhau que pena um país como o nosso ter donos que fazem e desfazem a seu belo prazer.
Gosto · Responder · 2 · 11/10 às 19:36
Joao Carlos Antonio O senhor é maluco xto a companhar o seu ponto de vista ontem disseste um algo hoje diz outra coisa eis lambe bota xtas a ouvit
Joao Batista Mabutana a frelimo MX uma vez erra n percebo pk eles quem guerra se ja tm tda riqueza roubam matam depois dao vacina d raiva caes we a gente k pricisam nessa frelimo a paz em Mozambique sou viveu cm Joaquim Alberto chissano
Quivi José Faera Agora intendi não no primeiro post
Arthur Correia Devias ter vergonha na cara Narciso!!! Pois não sabes o que dizes.
Sergio Jamal Merecido este esclarecimento pessoal com mentes suja
Gosto · Responder · 1 · 12/10 às 8:51
Manuel Dique Onde tinha deixada esta ideia Alimentou-nos ,aque tranya-se o erro k si leva no pais, arrongancia nao nos leva logem deste Mocambique.
Nelson Armando Do Nascimento Gostei no que li
Yuxel Yussinira Yuxel Yuxel Bem falado
Nairo Guina Rachide Bem falado


























Sem comentários:
Enviar um comentário