Tuesday, January 20, 2015

Inclusão: estarão os significados na cabeça?


Durante os estudos de Licenciatura em Filosofia, lá pelo longiquo ano de 2000, o problema do significado das palavras, na perspectiva Wittgensteiniana, levantava acesos debates na sala de aulas.
De Wittgenstein aprendemos que os significados das palavras não estão na cabeça, mas sim, que dependem do uso das mesmas palavras. E, para as teorias da verdade, esta depende da concordância entre o uso estabelecido das palavras e o seu uso na ocasião. Nada de apriorismo kantiano.

Vem esse prólogo a propósito do termo governo inclusivo usado pelo Presidente da República no discurso de sua investidura.
Explico-me.
Habermas, quando fala de bases de validez de um acto de falante, refere que a veracidade do fala pode ser aferida da sequencia dos actos praticados pelo sujeito falante.

O Presidente da República, após o discurso, formou o seu governo, primeiro, com a nomeaçao dos Ministros e Vice-ministros e, segundo, dos governadores.
Vozes não faltaram afirmando que o Presidente defraudou as expectativas, pois o seu governo, expresso pelas nomeacoes, nada tem inclusivo. Algumas vozes apelidaram esse governo de "desastroso". Nada contra as opiniões expressas.
No entanto, se o significado das palavras depende do seu uso, essas vozes críticas já se deram ao trabalho de se questionar os possiveis significados e usos da palavra inclusivo proferida pelo PR?
Examinando as criticas, para essas vozes, parece haver um e único sentido e signigicado do termo inclusivo: o politico. 
No meu entender, a inclusao pode ser étnica, social, economica, geracional, de género. O que nos leva a inferir a composiçao do Governo de Filipe Nyusi? Não é absolutamente inclusivo? Ademais, o próprio PR não disse que seria um governo inclusivo politicamente, mas Sim, simplesmente inclusivo. E acredito eu que alguma inclusão houve neste governo, desde a geracional à étnico-regional. Posso estar errado.
Assim sendo, retiremos os significados que estão apenas nas nossas cabeças e vejamos o uso das palavras em cada contexto.

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