Ficheiros BES
A informação disponibilizada, com acesso livre a todos os leitores, é uma das bases da investigação do Expresso, que publicou centenas de notícias ao longo de meses, e que contribuiu PARA a revelação do caso que acabou no colapso de um dos grupos económicos mais poderosos do país, na desagregação do império da família que o controlava e na intervenção pública no Banco Espírito Santo. O processo afetou milhares de clientes, trabalhadores, acionistas, investidores em diversos países e teve ramificações na política, na economia e no sistema financeiro, numa escala sem precedentes.
Ao longo de vários dias, o Expresso irá divulgar documentos dos seus próprios arquivos, a que foi tendo acesso e que foi trabalhando ao longo do tempo por via das suas próprias fontes envolvidas nos processos, cuja identidade é protegida. A publicação desses documentos obedece aos princípios deontológicos da profissão e ao Código de Conduta do Expresso. Com esta iniciativa, inédita, o Expresso pretende contribuir PARA a compreensão completa do tema que, a par da investigação jornalística, está sob investigação judicial das autoridades públicas, e política, na Comissão Parlamentar de Inquérito. O Expresso publica assim notícias e análises mas também as fontes primárias e não editadas que as sustentam.
Esta partilha será feita ao longo do tempo, em função da oportunidade e da possibilidade de libertar documentos. Muitas fontes documentais e orais da redação nunca poderão ser disponibilizadas, por uma questão de sigilo e proteção de fontes. O objetivo do Expresso é servir a comunidade de leitores, investigadores, lesados, jornalistas na busca comum do apuramento dos factos e da compreensão do caso.
PARA ler os Ficheiros BES, clique nas notícias em baixo.
- Outubro de 2012: KPMG tinha dúvidas sobre créditos do BES Angola em 2011
- Junho de 2013: Alertas da KPMG de 2012 sobre o BES Angola não geraram reação
- Setembro de 2013: Papel comercial do GES mostrava contas pujantes - mas falsas
- Outubro de 2013: Quando a família Espírito Santo quis depor Salgado - e depois recuou
- Janeiro de 2014: Conheça o relatório do "buraco" no GES que ficou na gaveta durante meses
- Salgado não tinha tempo para tratar da fortuna e dos impostos (e agora a culpa é do técnico fiscal)
- Julho: Seis da manhã: o email da noite em que Maria Luís não conseguiu falar com Portas sobre o BES
- Julho 2014: Governo e supervisores quiseram estudar recapitalização do BES, 15 dias depois o banco quebrou
- setembro de 2014: Entrevista a Sikander Sattar, presidente da KPMG Portugal
- "Trata-se de um stress muito grave": a ata em que Morais Pires revela a "tempestade perfeita" no BES
Esta lista de notícias e cartas continuará a ser atualizada.
Sem comentários:
Enviar um comentário