Marcelo Mosse added 4 new photos.
As conjecturas sobre o novo Governo da Frelimo estão aí...fala-se de uma guerra intensa para arrumação das pedras. Guebuza insiste que Manuel Chang deve manter-se na pasta das Finanças mas isso não é do agrado de muitos... Chang encarnou todo um conjunto de coisas menos boas como a tragicómica Ematum – e tudo o que ela significou para o crescimento da dívida pública – a drenagem de fundos para parcerias público-privadas duvidosas e uma renitente falta de clareza sobre como usar as receitas da tributação sobre as mais valias...O braço de ferro continua forte entre Guebuza e Nyusi mas 40% do actual Governo vai continuar.
Se Tomas Salomão for o Primeiro Ministro de Nyusi, como se diz, menos mal. Tem autoridade para reorientar a política económica do Governo, onde a clarificação das prioridades de investimento público e uma mão fiscal mais pesada sobre a indústria extractiva impõem-se...e tem mais voz que Chang.
Não sei o que está a ser pensado para os Recursos Minerais...a Esperança Bias foi severamente secundarizada em muitas decisões e duvido que ela pretenda continuar mas poder ser que, com Guebuza fora de cena, ela sinta que terá mais poderes que o competente Nelson Ocuane (da ENH)...mas creio que o Abdul Razak Normomed deveria ser recolocado no MIREME. Íntegro, progressista e aberto ao debate...evitava as habituais tácticas da avestruz.
Dos 40%, Gabriel Muthisse é de ter em conta. É o ministro que reinaugurou uma tradição perdida....recordam-se dos briefings semanais do Pascoal Mocumbi? Do tempo dos governos dialogantes? Pois Muthisse, muito penalizado pelos atrasos, incertezas e negociatas impostas (entendam bem) na área das infraestruturas de logística, ganha por causa desse seu perfil aberto, de discussão (goste-se ou não) que devia ser marca de água de todo os governantes.
Não sei porquê, mas disseram-me que o Nyusi não conta com Ernesto Gove, no Banco de Moçambique. E não sei porquê anda agora aí uma campanha para amplificar um prémio que Gove acaba de receber de “banqueiro africano”. Pensei que esses prémios, muitos dos quais são troca de favores, eram apenas para banqueiros e não para bancários...As conjecturas sobre o novo Governo estão aí....
Sem comentários:
Enviar um comentário