quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Renamo com deputados em Maputo

Renamo “rouba” deputados à Frelimo e MDM em Maputo

A Renamo teve um desempenho eleitoral inédito em Maputo, conquistando dois assentos na Assembleia da República. De acordo com dados da Comissão Provincial de Eleições CPE, ao nível da capital, o partido de Afonso Dhlakama arrecadou 82,447 votos, o que representa 20.05%, fazendo eleger 3 deputados, mais dois relativamente ao que conseguira em 2009. Entram, deste modo, para a Assembleia da Republica, pela Renamo, António Eduardo Namburete (Cabeça de lista), António Timba (tesoureiro) e Ivan Mazanga (filho de Fernando Mazanga, que actualmente exerce a função de vogal na Comissão Nacional de Eleições). O MDM, que por sinal perdeu um assento a favor da Renamo, conseguiu eleger 2 deputados. Na lista constam os nomes de Lutero Simango (cabeça de lista e irmão do presidente do partido), e Venâncio Mondlane, chefe da bancada do partido do galo na Assembleia Municipal em Maputo. O MDM arrecadou 64,490 votos (15.68%.).
A Frelimo conseguiu eleger 11 deputados, perdendo um relativamente a 2009. O partido no poder arrecadou 257,829 votos (62.69%). Na lista dos “caloiros” da Frelimo a caminho da Assembleia da Republica estão Pedro Cossa (Secretário da OJM) e Helena Musica. Dentre os demais deputados eleitos pela Frelimo em Maputo constam os nomes de Conceita Sortane, António Niquice, António Hama Thai, Hermenegildo Mateus Infante, Danilo Aly Teixeira, Esmeralda Aurélio Mutemba, Margarida Manuel Salimo, Buanar Muhamede e Isadora da Esperança Faztudo.
Em Maputo estavam em disputa 16 assentos. De referir que foram inscritos 708, 812 eleitores dos quais 281,572 não votou, representando uma taxa de abstenção de 39.78%.
(Ilódio Bata)
MEDIA FAX – 21.10.2014

Sem comentários: