"Quando será que deixamos de ter de nos equilibrar no fio da navalha? "
MARCO DO CORREIO por Machado da Graça
Olá Roberto
Como estás tu, meu amigo? Comigo está tudo bem, felizmente.
Só que bastante preocupado. E isso porque me parece que entrámos numa situação muito parecida com aquela que conduziu aos recentes cerca de dois anos de guerra.
Se te recordas aquilo começou com determinadas exigências da Renamo que o Governo considerava absolutamente impossíveis de aceitar. Dhlakama afirmava, repetidamente, que nunca mais voltaria à guerra, mas, numa reunião da cúpula do seu partido, em Quelimane, terá sido muito pressionado pela ala militar para abandonar essa atitude pacifista.
Perante a posição intransigente do Governo transferiu-se para Sandjungira, onde foi fazendo demonstrações de força, com desfiles militares e coisas do género. Por fim chegámos à guerra aberta.
Agora estamos numa situação parecida: Perante todas as tropelias que ocorreram durante estas eleições Dhlakama está a exigir a constituição de um Governo de Unidade Nacional. E diz que vai negociar isso com o Governo/Frelimo. E repete que não vai recorrer à guerra. Mas adverte que os seus apoiantes estão muito zangados e não sabe se os vai conseguir controlar.
Ora o facto é que os tais apoiantes zangados continuam armados e nas suas bases.
Temos assim todos os ingredientes para asneira grossa se a diplomacia e o bom senso não prevalecerem.
Quando será que deixamos de ter de nos equilibrar no fio da navalha?
Um abraço para ti do
Machado da Graça
PS – Em Marrocos, no Campeonato Africano de Vela (estilo “optimist”), a nossa selecção ganhou tudo quanto havia para ganhar, por equipas, em masculinos e em femininos. Todo o ouro em disputa vem para Moçambique. E ninguém fala disso...
Presidente será da Frelimo
Frelimo será o maior partido do País
Renamo-é o segundo Partido
MDM-se bem que tenha aumentado o numero dod deputados será o terceiro Partido
-O Afonso será o lider da Renamo....
...E pergunta-se: porque é que houve eleiçoes,e tanto tanto dinheiro gasto
Caros senhores,assistimos à um teatro de bobos feis e sujos....sem valores morais!
MLT