terça-feira, 28 de outubro de 2014

GUN À VISTA?

Machado da Graça:
Governo de Unidade Nacional é perigoso
LikeLike · 
  • Eusébio A. P. Gwembe Muito perigoso e inaceitável para os vencedores.
    6 hrs · Like · 1
  • José de Matos Eu nao apoio o GUN iporque iria beneficiar a Frelimo!
    5 hrs · Edited · Like · 3
  • Aziza Throne Perigosissimo
    5 hrs · Like · 1
  • Linette Olofsson concordo Machado da Graça ! especilamente para a oposição!
    5 hrs · Like
  • Eusébio A. P. Gwembe Tsvangirai, não é, Linette? Mas se Dhlakama entrasse, o galo viria ocupar o segundo lugar. Contudo, não me parece tal venha.a.acontecer.
    5 hrs · Like
  • Joao Cabrita Machado da Graça disse «perigoso». O que mais terá dito na entrevista antes que possamos comentar? Se a oposição assegurar o controlo de ministérios-chave (Interior, Administração Pública e Defesa) como forma de se despartidarizar as instituições do Estado e assim assegurar a realização de eleições livres e justas (em vez da palhaçada a que temos vindo a assistir desde 1994), o GUN seria o veículo adequado. Se o GUN for para a oligarquia detentora do poder neutralizar a oposição e manter a actual bagunça, então é de rejeitar liminarmente essa opção.
    5 hrs · Edited · Like · 5
  • Aziza Throne Mas Cabrita.. Pela experiencia que temos em africa os GUN sao para acomodar os perdedores e esses normalmente asseguram os ministerios chave.
    4 hrs · Like · 3
  • Jeremias Luis Chauque Estou curioso para saber como o controlo do Ministério do Interior, da Função Pública e da Defesa pode contribuir para a despartidarização do Estado e posterior realização de eleições livres e justas. Eu me junto aos que se opõem ao GUN. O nosso problema é que passamos a vida a inventar soluções paliativas dos problemas e nuca acertamos. Quem defende o GUN tem que antes nos dizer quais as soluções que tem para os problemas deste país e porque podem ser somente resolvidos com a instauração da GUN. De contrário nunca apoiaria tal proposta....
    4 hrs · Like
  • Noe Nhantumbo Importante e que se comece por publicar os resultados das eleições...Concordo com Machado da Graça nas condições que o Cabrita coloca. Foi exactamente a acção da PRM e das FADM partidarizados que empurraram Moçambique para as hostilidades militares...alguns pensavam que poderiam pulverizar a oposição impondo-se militarmente...depois visto que não tinham segurança de vencer as eleições utilizaram a PRM/FIR para acautelar "vantagens cirúrgicas" que garantem a sua vitoria fraudulenta...não brinquemos ao berlinde dos intelectuais e pseudo-intelectuais numa questão que afecta milhões de pessoas vivendo na indigência enquanto que uns pouco e seus filhos bem como fauna acompanhante se banqueteia... o pais esta paralisado a espera de resultados que continuam na "cozinha" da CNE/STAE... agora mais do que nunca queremos ver liderança activa e cantarolando o passado de "libertadores" e quejandos...o espaço de manobra esta ficando cada vez mais estreito e aqueles que tem tudo a perder estão apavorados...
    4 hrs · Like · 5
  • Abdullah Abou-Shakur Muito perigoso e inaceitável para os vencedores que os orgaos eleitorais e toda amaquina roubavotista tende a marginalizar e impedir a manifestacao da vontade politica popular exercida em 15-Out-2014.
    3 hrs · Like · 3
  • Abdullah Abou-Shakur E eu repasso o coment de Noe Nhantumbo com que concordo plenamente: ...
    3 hrs · Edited · Like · 2
  • Abdullah Abou-Shakur Importante e que se comece por publicar os resultados das eleições...Concordo com Machado da Graça nas condições que o Cabrita coloca. Foi exactamente a acção da PRM e das FADM partidarizados que empurraram Moçambique para as hostilidades militares...alguns pensavam que poderiam pulverizar a oposição impondo-se militarmente...depois visto que não tinham segurança de vencer as eleições utilizaram a PRM/FIR para acautelar "vantagens cirúrgicas" que garantem a sua vitoria fraudulenta...não brinquemos ao berlinde dos intelectuais e pseudo-intelectuais numa questão que afecta milhões de pessoas vivendo na indigência enquanto que uns pouco e seus filhos bem como fauna acompanhante se banqueteia... o pais esta paralisado a espera de resultados que continuam na "cozinha" da CNE/STAE... agora mais do que nunca queremos ver liderança activa e cantarolando o passado de "libertadores" e quejandos...o espaço de manobra esta ficando cada vez mais estreito e aqueles que tem tudo a perder estão apavorados...
    3 hrs · Like
  • Francisco Campira Na verdade o GUN nao e eficaz em Africa, temos o exemplo do Zimbabwe em que o MDC e o Tshivangirai foram eliminados do processo politico, restando ao mdc a accao dum Partido `SILHUETA`.E verdade que o figurino por estas terras nao seria tao fragilizado assim,atendendo qeu a Renamo esta armada a Luz da Lei, mas nao deixaria de se tornar um perigo que eventualmente e com o tempo levaria a destruicao da Renamo.Saida?Governo de Transicao para reorganizar novas Eleicoes ou permitir-se no minimo a realizacao duma Segunda Volta entre os Candidatos mais votados, o que a frelimo tem dificuldades de aceitar por temer uma derrota estrondosa.
    2 hrs · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque Permitir-se a realização de uma segunda volta seria bom, uma vez que os deputados já eleitos podem calmamente usufruir o bolo na Assembleia da República sem nenhuma ameaça. Hummmmm
    2 hrs · Like · 1
  • Abdullah Abou-Shakur Resultados reais sim, Deputados a parte
    2 hrs · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque Então o problema é nas presidenciais?
    2 hrs · Like
  • Antonio A. S. Kawaria Eusebio, sim porque os verdadeiros vencedores nao sao a Frelimo e Nyusi
    2 hrs · Like
  • Abdullah Abou-Shakur O factor deputados eleitos deve ser consequente de todo o processo e uma vez revisto ou refeito, a alteracao das representatividades era inevitavel, afinal nao so roubaram votos referentes a eleicao do PR mas tambem AP e AR.
    2 hrs · Like · 1
  • Francisco Campira A que BOLO se refere amigo Jeremias Luis Chauque, esse e o problema dos frelimistas, usam meios finaceiros e benesses como isca para reverterem as crises.O que aconteceu em 2009 nao vai-se reeditar,escreve,fiquem com o vosso BOLO e nos Renamistas vamos aumentar a PRESSAO ALTA SOBRE VOS.Desta vez a coisa esta muito feia,ROUBARAM TANTO AO PONTO DA VOSSA PANCA ESTAR A ARREBENTAR.Diz-se por ai QUE TUDO O QUE E EXAGERADO,FAZ MAL,sera verdade Jeremias?
    2 hrs · Like
  • Jeremias Luis Chauque Francisco Campira ha de convir que quem acha que houve fraude deveria exigir que as eleições, como um todo, fossem anuladas. Desta forma estaria a mostrar corência, a não ser que tal pessoa tivesse algum interesse particular em não querer que as eleições legislativas se realizassem. Ja agora, fico feliz por saber que ja falas como um RENAMISTA, é uma grande evolução para quem há pouco tempo estava a vestir outra camisola.
    2 hrs · Like · 1
  • Jeremias Luis Chauque Mais, não é verdade que o bolo do Estado seja somente do interesse de um partido, pois não foi isso que vimos aquando do debate sobre as regalias dos deputados na Assembleia da República, que mesmo contra tudo e todos os senhores aprovaram as suas regalias riquissimas, sem excepção ou voto contra dos bons da fita.
    2 hrs · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane joao cabrita, professor, te admiro, mas cree mesmo que a frelimo, ou quialquer governo sensato ia entregar os ministerios de defesa e interior a um opositor???? oh professor por favorr
    2 hrs · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane nao ha nenhuma solucao jeremias chauque, se ninguem aportou solucao aos problemas do povo durante os 5 anos de mandato da oposicao, nem durante os 45 dias de campanha... se trata de abocanhar, participar nos ganhos.. o povo esse que se lixe.. ninguem tem planos nem vai salvar esse povo.. nao ha programas de nada do estilo..
    1 hr · Edited · Like
  • Francisco Campira Amigo Jeremias Luis Chauque, na verdade a ra
    1 hr · Like
  • Joao Cabrita Falei em controlo, e não em entrega de ministérios-chave,Lindo A. Mondlane. Obviamente que o poder de decisão caberá em última instância no actual figurino político a um Presidente da República. Pode parecer utópico, mas se de facto o Partidol Frelimo crê no que propala - defesa de um Estado de Direito - então terá mesmo de comprometer-se em garantir, perante a Nação, que a corporação a que Jeremias Luis Chauquepertence não mais será utilizada pelo poder político para lidar com actos eleitorais como se fossem motins; que as FADM deixarão de ser desdobradas no terreno como se os eleitores fossem invasores estrangeiros; ou que o Ministério da Administração Estatal não mais faça uso das suas prerrogativas para continuar a manter o STAE como casa de jogo de azar. Não vejo alternativa mais pacífica do que esta.
    1 hr · Edited · Like · 5
  • Francisco Campira Amigo Jeremias Luis Chauque, o Abdullah Abou-Shakur foi claro.Estando nós á espera e expectantes sobretudo do anuncio dos resultados da Quinta seria de bom grado tomarmos a decisão sobre o destino a darmos ao país, exactamente logo apos tal anuncio A segunda volta dos CANDIDATOS A PR torna-se um imperativo pois aqui quem ganha forma o seu governo enquanto para as
    legislativas e provinciais, a reaccao positiva ou negativa vai depender da Quinta.Penso que a CNE vai a tempo de dar a César o que é de César, entendes amigo...o POVO ESTÁ Á ESPERA DO ANÚNCIO.
    1 hr · Like
  • Lindo A. Mondlane controlo como marcaçao pode ser..mas nao controlo, como comandancia, so o mandela fez com buthelezi e so ele sabia como funcionouai... depoi esse nosso continente rico em golpes de estado e similares...
    1 hr · Edited · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane mas Francisco Campira, nao se havia pactado que a segunda volta é quando nao se supera 50% em ennhum dos candidatos?.. ou seja nos marcamos normas e depois nao cumprimos..entao para que ter regulamentos e leis?..eu ja ia propor uma segunda volta com todos candidatos incluso os que lhe foi denegada a participaçao na primeira volta, seria mais justo.. ja que quebramos as nossas proprias normas..porque nao assim?
    1 hr · Like
  • Abdullah Abou-Shakur A segunda volta é quando nao se supera 50% em ennhum dos candidatos mas com a particularidade de eleicoes caracterizadas por pacificas, livres e justas. Eh o contrario do que se verificou nas de 15-Out-14, onde a PRM-FIR romperam a paz e a liberdade que era de se esperar do processo e a FRELIMO (CNE, STAE, EDM + o tanas) teve a infamia de romper com a possibilidade da justeza do escrutinio.
    1 hr · Edited · Like · 1
  • Francisco Campira Lino A. Mondlane, os níveis de FRAUDES foram gritantes ou seja roubousse tanto ao ponto dos ladrões se descontrolarem é que cada vez que roubavam o número de votos da Renamo Resistência Nacional Moçambicanamoçambicana e de Afonso Marcacho Marceta Dlhakama aumentavam.Daí que seria de bom grado tiraressem as provas dos nove.Estou convencido que CNE vai trazeres surpresas tais como trouxe ao longo da contagem de votos.Afinal de contas os vogais estiveram toda a semana nas Províncias a procurar elementos e quiçá votos que ainda pululavam nas mãos de alheios e também dos Membros das Mesas de Votos.
    1 hr · Like · 1
  • Eduardo Domingos Lindo A. Mondlane neto de sanguinario ngungunhana democracia que defendes eh essa onde os resultados sao produzidos na sede dum partido? Eh essa democracia que defendes em que os orgaos eleitorais distribuem nrs de votos ao seu bel prazer? Se sim, preferimos morrer lutando com armas na mao para por fim a esse estado de coisas.
    1 hr · Edited · Like · 2
  • Lindo A. Mondlane em algum sitio diz-isso? amigo Abdullah Abou-Shakur???... em que parte da constituiçao?, em que regulamento? em que parte da lei eleitoral?..creio que a lei eleitoral ou que quer que regula isto, nao entra em matizes ou é 50%+1 ou é 50%-1..nao pode entrar porque tudo isso é subjectivo, se as eleiçoes foram ou nao transparentes (aceitavis) depende da visao de cada qual..
    1 hr · Like
  • Lindo A. Mondlane mas mano mingo como diz a josina malique..onde defendi eu os resultados pelo menos neste post?..kkkkkk
    1 hr · Like
  • José de Matos O que o Lindo A. Mondlane insiste sempre é que as fraudes e irregularidades nao aconteceram ou se aconteceram nao tem influencia e por isso temos de aceitar os resultados! E a minha questao para o Arlindo continua a ser esta : em Espanha estas eleiçoes seriam consideradas livres, justas e transparentes? Nao podemos ter uma democracia para Moçambique e outra para Espanha! Cristalino!
    1 hr · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane alguns disseram que foram transparentes e se lhes mandou ir comer camarao na indonesia e nao em mz..outros disseram que houve irregularidades que nao comprometem os resultados..foram timidamente ovacionados e ainda outros disseram que nem houve eleiçoes e foram efusivamente ovacionados, abraçados e beijados..ou seja depende da musica, se é agradavel..aplausos se nao,...a comer camarao a custa dos indonesios que parace que estes gostam e amam as irregularidades...em fim
    1 hr · Edited · Like
  • Eduardo Domingos E qual eh a sua opiniao Lindo A. Mondlane neto de ngungunhana e primo de Jeremias Luis Chauque sobre essas eleicoes?
    1 hr · Like
  • Lindo A. Mondlane esperarei os resultados Eduardo Domingos, se esperei 5 anos por estas eleiçoes, nao vejo nenhum problema 2 dias mais..
    1 hr · Like
  • Lindo A. Mondlane José de Matos, voce ja disse varias vezes que mz, nao é espanha....
    1 hr · Like
  • Eduardo Domingos Que resultados esperas meu irmao, for a destes que a frelimo andou a produzir? O meu voto defenderei com dentes e garras.
    1 hr · Like
  • José de Matos E porque nao queres que Moçambique seja com Espanha,Lindo A. Mondlane? Afinal ha diferentes tipos de democracia?
    1 hr · Like
  • Lindo A. Mondlane se mz fosse espanha alguns estariam presos por apologia da violencia... pelo que nao é comparavel José de MatosEduardo Domingos, as que se anunciem...
    1 hr · Like
  • Lindo A. Mondlane eu disse isso?..eu sisse que nao é..nao disse que nao quero que seja... para isso ainda faltam decadas ou seculos mesmo..nao temos como comparar com este pais..
    1 hr · Like
  • José de Matos Lindo A. Mondlane,o Eduardo Domingos nao te questionou sobre os resultados, questionou sobre o processo!
    Em Espanha, num processo igual, quantos ja estariam presos? O Governo ja teria caido, nao é?
    1 hr · Edited · Like
  • José de Matos Lindo, afinal Moçambique vai demorar seculos para ter niveis aceitaveis de democracia?
    Awenaaaaaaaa!!!!
    1 hr · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane niveis de desenvolvimento, nao manipules amigo..
    1 hr · Like
  • Eduardo Domingos A frelimo quer forcar um GUN dai o G40 tera materia para ridicularizar a oposicao. Segunda volta so se realiza quando ha empate tecnico ou ninguem conseguiu reunir 50 mais um o que nao eh o caso. Um ganhou so que lhe recusam a Vitoria. Aqui restam dois caminhos: 1. Violencia generalizada para se repor a justice. 2. repeticao das elicoes.
    1 hr · Like
  • José de Matos Nada, Lindo A. Mondlane, nao manipules, transparencia e ética nao tem nada a ver com niveis de desenvolvimento, ja estas a meter muita agua!
    1 hr · Like
  • Lindo A. Mondlane o que é repor a justiça? neste caso Eduardo Domingos?... que ganhe quem nao ganhou??? José de Matos, levamos 2 semans dando voltas no trnco de um cajueiro e naodá..ja disse, traiga aqui provas, e deixemos de suposiçoes..traiga aqui mais boletins como aquele da matola e deixemos de supor situaçoes hipoteticas..as suspeitas nunca levam a ninguema a nenhum tribunal...
  • Eduardo Domingos Pergunte a tua frelimo Lindo A. Mondlane quanta fraude cometeu talvez traga te as provas que tanto precisas. Pergunte a fulana do stae detida na beira estava ao service de quem.
  • Germano Milagre Eu concordo com a ideia do Machado da Graça ... e pode ver-se no Zimbabwe o que aconteceu ... pode ter-se ministros que depois são como uma casta diferente e só mina o trabalho da oposição ... preferível estar na oposição e continuar a lutar por uma democracia a sério
  • Aziza Throne Mano mingo... Repeticao como e em q moldes. Nos mesmos kkkk . GUn nao funciona nao

Sem comentários: