terça-feira, 28 de outubro de 2014

As dúvidas de Sergio Vieira

6/7 · 
Responsável por elaborar um relatório sobre as circunstâncias da morte de Eduardo Mondlane, Sérgio Vieira diz ter a versão do assassinato, em 1969, do então...
DW.DE|DE DEUTSCHE WELLE (WWW.DW.DE)
  • 4 pessoas gostam disto.
  • Joao Cabrita Sérgio Vieira agora afirma que Mondlane "recebeu a encomenda quando estava a sair do escritório, já estava no carro e foi Silvério Nungo que lhe trouxe a encomenda." Antes, a Frelimo dizía-nos ter sido Verónica Nanmiva a entregar a encomenda a Eduardo Mondlane. Eusébio A. P. Gwembe, são incongruências destas que levam as pessoas a questionar a seriedade do seu Partido.
  • Arlindo António Chiuiane Nhantumbo Outro enigma;onde esta o resultado do inquérito da INTERPOL e das autoridades policiais tanzanianas ? Constou q tudo fora rio àdentro.Crivel ?
  • Joao Cabrita De acordo com a versão oficial da Frelimo, no momento em que se carregavam os contentores no porto de Dar es Salam, houve um que caiu ao mar - o que continha todos os elementos sobre a investigação do assassinato de Mondlane... Um caso de «tudo por água abaixo»? Claro que não: A Interpol e a CID (PIC) tanzaniana têm cópias das investigações.
  • Arlindo António Chiuiane Nhantumbo Porque motivo os pretensos assassinos indiciados por vieira nao foram detidos e julgados (na altura) pelas autoridades tanzanianas ao abrigo do inquérito da interpol ?
  • Arlindo António Chiuiane Nhantumbo Na década 70 HOUVE RUMORES DE CLIVAGENS ENTRE UM DOS FILHOS DE MONDLANE E O CIRCULO DO PODER.EM CAUSA A AUTORIA MORAL DA MORTE DE MONDLANE.DISCORDAVA SOBRE A VERSAO OFICIAL.POR POUCO NAO FOI DETIDO.A SOLUÇAO TERÀ SIDO ENVIA-LO PARA OS EUA.(RUMORES)
  • Arlindo António Chiuiane Nhantumbo Outro aspecto curioso;JANET MONDLANE CONCEDEU UMA ENTREVISTA A TVM.NESTA E QUANDO SE REFERIA A MORTE DO MARIDO ,CORTE DA EMISSAO ,SEM SOM.A ENTREVISTA NAO FOI RETOMADA.TANTO ACASO É PROVIDENCIAL.A MORTE DE MONDLANE É SUSPEITA.
  • Arlindo António Chiuiane Nhantumbo HÀ UMA RELAÇAO CURIOSA ENTRE MTELELA,MONDLANE,NACHINGWEIA.A ELIMINAÇAO DE FONTES.IMPORTAVA GERAR O VAZIO.MTELELA RESULTOU DE UM ACTO REFLECTIDO.
  • Eusébio A. P. Gwembe Vou ler a entrevista primeiro, Cabrita. Boa tarde
  • Brazao Catopola mas umas incongruências que demonstram tentativas de esconder algo: 1) Chissano disse taxativamente que morreu em casa da elisabethi vs SV diz que morreu praticamente à caminho. Será que o Sv não sabia o que se dava como conteúdo historico-ideologico nas escolas quando afirma que alguém escreveu uma mentira? A COREMO tinha suas bases na Zambia mas sempre agiu dentro de moçambique. Quanto a apropriação da historia, é ridiculo seus questionamentos: pessoas como Arouca, maximo Dias, Joana Simiao, Kamba Siimango, Djakama, estavam na luta pela libertação do Pais e não na luta pela determinação divida da FRELIMO como unica e ligitima proprietária da historia. è preciso compreender que o país precisa da sua historia para avançar..a maior parte dos problemas hoje não têm origem isolada mas uma sequencia e consequências embora não lineares mas que configuram o cenário atual...
  • Joao Cabrita Em entrevista ao semanário SAVANA (edição de 18.2.1994) Sérgio Vieira afirmou que:

    «Mondlane passou nesse dia 3 de Fevereiro para ir buscar o correio e, depois, ir trabalhar. Recebe as coisas e quando vai para o carro, quando já está a entrar no car
    ro, o Nungo pega no embrulho, volta-se para uma camarada nossa, que também nunca soube o que tinha feito e que era totalmente inocente, e diz: ‘Olha, leva este embrulho ao Presidente Mondlane que ele se esqueceu.’ E ela entrega-lhe, efectivamente, o embrulho à porta do carro. Esta camarada é a Rosária (Macamo). Está mais que provado que ignorava totalmente o que é que entregou.»
  • Eusébio A. P. Gwembe Cabrita, a idade e o tempo são mestres da vida. De 94 para hoje é provavelmente possível que ele tenha novos elementos do facto. Afinal, ele não é autor para descrever com exactidão
  • Joao Cabrita Seja o que for, Sérgio Vieira não deixa de ser o homem da Segurança da Frelimo e que agiu com a cobertura de quem detinha o poder. A versão dele é a versão da Frelimo, a versão de sempre e que serviu para justificar a execução sumária de Silvério Nungu.

    Eusébio A. P. Gwembe, não faz sentido que Nungu estivesse presente nos escritórios da Frelimo quando Mondlane lá foi para buscar o correio. Sabendo do conteúdo da encomenda - como alega Sérgio Vieira - os escritórios da Frelimo seriam o último local de poiso de Nungo nesse dia, não fosse ele, Nungo, cair vítima da sua própria cilada.

Sem comentários: