terça-feira, 28 de outubro de 2014

Moçambique abre consulado em Macau


Ouvir com webReader
MOÇAMBIQUE abriu na sexta-feira um consulado-geral em Macau, um território chinês que utiliza o português como uma das suas línguas oficiais, confirmou em Maputo fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MNEC).
“Sim, posso dizer-lhe que o Senhor Filipe Chidumo, Secretário Permanente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, deslocou-se àquela região para dirigir a cerimónia de abertura do Consulado-geral de Moçambique em Macau”, declarou António Matonse, chefe do Gabinete de Comunicação e Imagem do MNEC, falando ao “Notícias”.
Para o embaixador António Inácio Jr., também do MNEC, a abertura deste consulado em Macau visa “reforçar ainda mais a cooperação bilateral” do país com a China.
O diplomata disse na inauguração desta representação diplomática em Macau que a China já investiu nos últimos anos mais de 4000 milhões de dólares em Moçambique.
Em declarações a jornalistas, à margem da cerimónia inaugural do consulado, António Inácio Jr. destacou que o investimento chinês no nosso país é diversificado, sendo que “42 por cento foram feitos no sector dos Transportes e Comunicações, 31 por cento na Indústria, como na Agricultura, e 12,5 por cento nos serviços”. Lembrou que a China é actualmente o segundo maior investidor em Moçambique, mas quer potenciar ainda mais a relação bilateral, esperando, ao nível puramente comercial, atingir em 2014 os 2000 milhões de dólares de trocas.
“Este consulado é a concretização de um objectivo que temos vindo a consolidar nos últimos anos para ampliar a nossa presença na “grande China” e num quadro de relacionamento privilegiado com este país, aqui formulado e vincado através de Macau, a cidade plataforma da China para os países de língua portuguesa”, disse.
Nesse sentido, salientou o diplomata, Moçambique quer potenciar também os contactos através do Fórum Macau, esperando a “mobilização de mais recursos, mais capitais e mais empresas” para investirem no seu país, não apenas nos sectores tradicionalmente mais rentáveis como os hidrocarbonetos, mas também ao “desenvolvimento de infra-estruturas necessárias à criação de condições para o crescimento sustentável da economia moçambicana”.
O consulado de Moçambique em Macau será liderado pelo diplomata Rafael Custódio Marques.
NOTÍCIAS – 28.10.2014

Sem comentários: