quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O que fazer se a terceira guerra mundial começar?


guerra, psicologia
Foto de arquivo

Parece que, nos últimos tempos, o mundo enlouqueceu. As informações dos locais de combate não param durante todo o dia. A mídia insiste implacavelmente em informações sobre a quantidade de mortos e as filas de refugiados que diariamente aumentam devido a bombardeamentos.

O psicólogo Takhir Bazarov, professor da Universidade Estatal de Moscou Lomonossov, dá conselhos, em uma entrevista concedida à Voz da Rússia, como não entrar em pânico e deixar de pensar na possibilidade do início da terceira guerra mundial.
– Como não ceder à histeria em massa e por que é que semelhantes ideias surgem na véspera do centenário da primeira guerra mundial?
– Depois de cem anos do início da primeira guerra mundial, o pressentimento da ameaça crescente de uma terceira guerra torna-se particularmente evidente. Há cem anos atrás, a humanidade (a civilização europeia, antes de tudo) confrontou-se pela primeira vez com o fenómeno da “guerra mundial”. O que significa isso?
Principalmente, a mudança radical da forma de vida de milhões de pessoas. Embora, para os habitantes da Europa, o tempo que antecedeu a guerra não tivesse sido particularmente feliz ou relaxante, era um tempo de esperanças e expectativas de um futuro previsível. E, de súbito, milhões de vítimas humanas, a mudança radical da organização do mundo. E, o principal, a impossibilidade de influir nos acontecimentos. As preferências individuais, a existência de opinião própria tornaram-se insignificantes perante o rosto da ideia nacional de grupo.
Depois, veio a segunda guerra mundial, que, ainda em maior grau, reduziu o preço da vida humana. Foi precisamente esta guerra que mostrou de que forma a violência de um homem contra outro pode ser fácil, até que ponto é difícil resistir a essa violência. Essa é a primeira causa do medo das pessoas. Estas conservaram a memória histórica de guerras anteriores.
A base do medo é, antes de tudo, o receio pela própria vida e pelo destino dos seus parentes. Mas, além disso, o medo de se tornar cruel para enfrentar a crueldade. No que respeita às formas de não se deixar cair na histeria de massas, há apenas duas. Primeira, trata-se da orientação para a compreensão racional da situação. Segunda, a atividade no que depende de nós.
Do ponto de vista da primeira, é completamente claro que não pode haver qualquer terceira guerra mundial. Qualquer confronto militar global será, hoje, uma catástrofe universal. Trata-se de uma guerra onde não haverá vencedores, nem vencidos. Pode-se imaginar quem ousará lançar-se em semelhante loucura? Do ponto de vista da segunda, quando aumenta a tensão, é importante garantir para si e os seus próximos as condições maximamente seguras de vida.
– Segundo o senhor, como se deve comportar uma pessoa preocupada com o seu futuro e o futuro dos seus próximos? Deve preparar-se para um possível conflito militar ou colocar de lado a ideia da possibilidade de uma guerra e continuar vivendo como sempre?
– Antes de tudo, a pessoa deve manter-se realista e com atenção. Toda a sua preparação para possíveis excessos é a garantia de um lugar de residência seguro e a criação de um mundo circundante viável. Se disparam sobre você mísseis e minas, é preciso ter um refúgio que o defenda. Se existe a possibilidade de abandonar esse lugar, é preciso fazer isso. Fazem parte da zona de segurança também os vizinhos com quem é preciso estabelecer boa comunicação e boas relações, que pressupõem confiança e ajuda mútua.
– Quando a mídia mostra diariamente dezenas de imagens dos locais de ações armadas na Ucrânia e na fronteira de Israel com a Palestina, o que podemos fazer para evitar o sentimento opressor de ameaça eminente?
Antes de tudo, é minimizar o caráter traumatizante da influência dos mídia, prestar-lhes menos atenção, ver programas com temas positivos. É preciso deixar de ser um recetor passivo de tudo o que a mídia propõe. Uma análise própria, mesmo que curta e não muito profunda, do que se lê ou se ouve na TV, pode ter um efeito positivo. A algumas pessoas ajudam o trabalho ou a ocupação preferida, a que se podem dedicar com paixão. Além disso, resta sempre uma receita absolutamente garantida para ultrapassar o medo ou a depressão: prestar ajuda aos que dela necessitam.
  • #mario silveiramario silveira 29 Agosto, 17:03
    vencem hoje, os Russos na Ortodoxia Cristã Russa.
  • #PauBrasilPauBrasil 29 Agosto, 17:22
    Veja os terrorista USA. Ânimos se acirrando: Ex- Oficial americano da CIA está putin com Putin Ex -Oficial da CIA propõe assassinato de Putin O ex-oficial de inteligência quer mais sanções contra a Rússia para levar à remoção de Putin ", e também com um buraco de bala na parte de trás de sua cabeça" se necessário Kit Daniels PrisonPlanet.com 28 de agosto de 2014 Herbert E. Meyer, que serviu como assistente especial do diretor da CIA durante o governo Reagan, disse que o objetivo das sanções dos EUA contra a Rússia "devem ser para dizer aos russos que não mantenham Putin no poder, ou tolerem Putin no poder, Postado por Um novo Despertar às 19:05 Nenhum comentário:
  • #Wiliam Mello da SilvaWiliam Mello da Silva 30 Agosto, 06:03
    pra mim e histeria da mídia uma guerra nuclear acho pouco improvável os senhores da guerra não quer tambem morrer!!!
  • #litlebitlitlebit 30 Agosto, 19:53
    A Rússia deve começar as acções preparatórias e as consequentes modalidades de acção para um cenário sem resposta e ter prontas muitíssimo mais para a reacção que certamente irá enfrentar e de forma diversa incluindo a espacial. Não esquecer quem está a destruir a civilização são muito poucos.
  • #Rafael AbreuRafael Abreu 30 Agosto, 21:47
    os senhores da guerra não iram morrer, pois ficariam protegidos em seu sistema de cavernas ente radiação... (obs não é caverna o nome... esqueci kkkk)
  • #efraim correia de britoefraim correia de brito 4 Setembro, 23:00
    Deus está dando oportunidade para que o ser humano se arrependa de seus pecados e aceite a Jesus cristo seu filho como único e suficiente Salvador.As guerras os conflitos e etc,sao frutos da desobediencia do homem que não quér Deus, pôis só Deus tem o poder e quér nos livrar desse mundo que jáz no maligno,que o Senhor Jesus nos livre de todo mal.Amem, que a páz de Deus alcance a toda a humanidade.
  • #Pedro Paulo Fernandes heggdornePedro Paulo Fernandes heggdorne 8 Setembro, 23:09
    Esparta cairá toda grécia cairá... Esse mundo não tem lugar para países que ficam caçando guerras e roubando, fazendo covardias... A Russia tem que tomar uma posição, tenho certeza que a maioria da população mundial já não aguenta mais as covardias extremas que os EUA fazem com o planeta, basta olhar a história, sempre eles caçando o mundo tem que por um ponto final nessa história mesmo que seja ruim no momento, mas vai ser para liberdade do povo que vive no mundo.
  • #Onildo SilvaOnildo Silva 10 Setembro, 00:24
    o resultado seria a ocupação final da russia pela otan, china
  • #Brasil_NÃO_é_ocidental_Brasil_É_LatinoBrasil_NÃO_é_ocidental_Brasil_É_Latino 15 Setembro, 16:10
    se começar, façam o favor de varrer os EUA da façe da Terra no primeiro mês, sem limites de esforços (mandem o BRICS todo descarregar bombas e mais bombas) e lgoo em seguida caçar a suas autoridades políticas, banqueiros (FMI, Banco Mundial e Goldman Sachs) e donos de multinacionais como a Coca cola e a Monsanto, Ford, entre outras q patrocinam golpes de Estados, e matá-los todos, SEM EXCEÇÕES, e isso TAMBÉM inclui pessoas próximas a essa elite satânica 100% devota ao ''Anjo Rebelde que foi expulso do paraíso''
  • #Brasil_NÃO_é_ocidental_Brasil_É_LatinoBrasil_NÃO_é_ocidental_Brasil_É_Latino 15 Setembro, 16:20
    efraim correia de brito, tem que lembrar q nem todos poderão ter este privilégio, pois se entregaram ao ''coisa ruim'' de forma voluntária, e pra esses não tem volta... agora mesmo para grandes e renomados cientistas que negam firmemente a existência do Criador, estes ainda tem chance de perdão pois ''estão em cima do muro'', não pularam para o lado do 'coisa ruim'... e aqueles lideres que eu citei no comentário anterior, praticamente todos eles se entregaram ao 'coisa ruim' de forma VOLUNTÁRIA E CONSCIENTE, pra estes não tem mais volta, e eles SABEM MUITO BEM NO QUE ESTÃO SE METENDO... então penso eu que não devemos ter tolerância com esses amantes da morte e da guerra, que governam os EUA atualmente... e SE for pra haver guerra deste porte, penso eu que eles devem ser o alvo principal a ser caçado...

Sem comentários: