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A Rússia irá ter em breve um Serviço Federal de Aviação de Salvamento. O novo serviço irá utilizar aeronaves de produção nacional, cuja compra está prevista na encomenda de Estado para 2020. Aproximadamente metade do parque de aviões será constituída por An-2 modernizados, a serem montados numa empresa aeronáutica na cidade de Jukovski, nos arredores de Moscou.
O Serviço Federal de Aviação de Salvamento será estruturado segundo o princípio territorial. Como está previsto, serão criados centros de três níveis – para a evacuação internacional de doentes, interregional e para a evacuação dentro de repúblicas e regiões. Para cada centro serão adquiridos aviões de longo e médio percurso e ligeiros, assim como helicópteros, equipados com equipamentos médicos.
Os aviões modernizados An-2 são a melhor variante para voos locais, destaca o redator-chefe do portal eletrônico Avia.ru, Roman Gussarov:
“Por suas qualidades, esta máquina está fora de concorrência, podendo, em caso de modernização, ser explorada durante muito tempo. Tal projeto já foi realizado: dois aviões experimentais já estão sendo explorados. As máquinas têm novos motores americanos que são mais econômicos em várias vezes em comparação com os antigos. Graças a novos sistemas de aviónica, as aeronaves ganham diferentes caraterísticas técnicas de voo: o raio de ação aumenta em 50% e o consumo de combustível diminui em várias vezes.
Um An-2 é capaz de transportar 20 passageiros com carga e tem uma qualidade única: pode decolar e pousar em pistas muito curtas. O avião pode levantar voo a partir de campos, estradas rurais e quaisquer áreas de terra batida com um comprimento de 100 metros, diz Alexei Komarov, perito da revista Panorama de Transportes Aéreos:
“Este é um momento importante para aviões de serviços médicos, que são utilizados frequentemente em tais condições. Em grandes cidades podem ser utilizados helicópteros, mas os An são muito convenientes para as zonas rurais e distritos afastados”.
Além de An-2 modernizados (An-2MS), o avião An-148 de médio curso pode tornar-se básico para a aviação de salvamento. Contudo, estas máquinas são produzidas por enquanto em pequenas séries. As encomendas do Estado poderão aumentar consideravelmente a produção.
Na opinião de peritos, no Serviço Federal de Aviação de Salvamento é necessário utilizar diferentes tipos de aeronaves. Em regiões com uma alta concentração populacional, em que são necessários com maior frequência aviões do Ministério das Situações de Emergência para evacuar, por exemplo, vítimas de acidentes de viação, devem ser utilizados grandes helicópteros. Ao mesmo tempo, os aviões são melhores para transportar médicos para povoações em regiões afastadas.
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