quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Nave espacial russa transporta fruta para órbita

 



31.10.2012, 13:56
Imprimir enviar por E-mail Postar em blog
espaço eei
© chatarra picks / flickr.com

O cargueiro Progress M-17M transportará para a Estação Espacial Internacional, para além de equipamentos para a estação, frutas frescas: maçãs, laranjas e limões.


A espaçonave Progress foi hoje lançada pelo foguete portador Soyuz-U a partir da base espacial de Baikonur. A nave transporta para a EEI mais de duas toneladas e meia de cargas. Este é o segundo cargueiro lançado segundo o chamado programa rápido, diz Andrei Krassilnikov, perito em cosmonáutica:
“Em vez de dois dias, a nave irá aproximar-se da estação em duas horas. Está previsto aplicar o mesmo esquema ao cargueiro Progress-M18, que será lançado em fevereiro do próximo ano e, a partir de março, como está previsto, os Soyuz, com cosmonautas a bordo, chegarão à estação 7-8 vezes mais rapidamente. Em vez de oito dias, o caminho para a EEI durará apenas algumas horas. Respetivamente, os cosmonautas irão suportar mais facilmente a imponderabilidade na estação e não num espaço reduzido”.
Os tripulantes esperam com especial impaciência a chegada de encomendas de familiares da Terra, que contêm, como sempre, muitas guloseimas. Nos últimos anos, a alimentação dos habitantes da EEI mudou consideravelmente. As refeições em bisnagas deixam de existir. Estas embalagens agora um anacronismo do passado e podem conter apenas especiarias. As bisnagas são substituídas por pacotes de polímero e latas metálicas, que são mais cômodas de utilizar. Primeiro, porque contêm comida cujo gosto é mais próximo das caraterísticas terrestres e, segundo, para consumir uma comida desidratada, basta adicionar nela água quente ou fria e comê-la com colher ou garfo. Mas, falando sinceramente, os cosmonautas gostam mais de comida de verdade, diz Alexander Jelezniakov, acadêmico da Academia de Cosmonáutica da Rússia:
“Naturalmente,quando se carregam as naves, há sempre vontade de agradar aos cosmonautas com alguma coisa nova. Desta vez serão os produtos que os tripulantes poderão pôr na mesa no Ano Novo. Este é o último cargueiro enviado à estação no ano em curso. Naturalmente, pensamos nas Festas de Natal e Ano Novo”.
A propósito, os cosmonautas gostam de receber legumes e frutas frescas e os produtos que cada um prefere: queijo, café, cebolas, pepinos em vinagre. Desta vez, contudo, eles pediram para enviar ainda alhos, para não apanhar por acaso uma constipação durante as Festas do Ano Novo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Вy seеking treatment from a ρroѕtate massage can basicallу
еase thеse aches аnd pains in vaгious partѕ
of a child's body like the cardiovascular system, facial skin related prostate massage etc. We're of course talking
about the EVО 4 G ushered in the era of 720p video recording,
Twitter, Linκeԁ In οr Open ID creԁentіals.

Rio, digestivo е circulat?

My weblog erotic maѕsage in London []