by Dércio Ernesto on Wednesday, 31 October 2012 at 05:52 ·
Sr. Director
Em primeiro saúdo a vossa Excia. Sr Director por ter aceite publicar este artigo.
A Escola é um lugar que é visto como onde se baseiam os mais nobres e aceites valores que devem nortear o homem novo, ou seja, é onde se molda pela ciência e pela técnica o homem do amanha para se tornar o melhor o mundo no qual vivemos.
Este artigo não vê pra contrastar aquilo que é ou deve ser a Escola, mas sim surge para analisar a forma como a sociedade moçambicana olha a importância da Escola. Um encarregado de educação tem o dever de colocar o seu educando na Escola e dar-lhe condições necessárias para que este possa alcançar o sucesso, mas é exactamente este aspecto de se olhar apenas para Escola como a única forma de se poder descobrir o potencial humano, quem sabe se aquele educando tem alguns “dotes” da bola, da pintura, da música, da natação se apenas estamos preocupados em formar doutores em função daquilo que os pais e encarregados de educação desenharam como “tipo ideal” para os seus educandos.
É desta maneira que se pode descrever o paradigma da Escola no país. É comum ver em outros países onde as condições de vida estão desenvolvidas pais a preocuparem-se em desenvolver o potencial dos seus filhos mandando-os a prática de outras actividades que não estejam estreitamente e obrigatoriamente à prática da ciência, porque só será desta maneira que se pode descobrir as potencialidades reais de um indivíduo, deixando-o fazer aquilo que quer e melhor sabe fazer e quiçá tenhamos um “Ronaldindo Gaúcho” que mesmo sem ter ido a Escola encontra-se em patamares superiores devido ao talento.
É correcto ter pessoas instruídas na base de uma educação obtida na Escola, mas é também preciso se cultivar e explorar o talento que o homem possui, principalmente quando este ainda se encontra na flor da idade.
Em primeiro saúdo a vossa Excia. Sr Director por ter aceite publicar este artigo.
A Escola é um lugar que é visto como onde se baseiam os mais nobres e aceites valores que devem nortear o homem novo, ou seja, é onde se molda pela ciência e pela técnica o homem do amanha para se tornar o melhor o mundo no qual vivemos.
Este artigo não vê pra contrastar aquilo que é ou deve ser a Escola, mas sim surge para analisar a forma como a sociedade moçambicana olha a importância da Escola. Um encarregado de educação tem o dever de colocar o seu educando na Escola e dar-lhe condições necessárias para que este possa alcançar o sucesso, mas é exactamente este aspecto de se olhar apenas para Escola como a única forma de se poder descobrir o potencial humano, quem sabe se aquele educando tem alguns “dotes” da bola, da pintura, da música, da natação se apenas estamos preocupados em formar doutores em função daquilo que os pais e encarregados de educação desenharam como “tipo ideal” para os seus educandos.
É desta maneira que se pode descrever o paradigma da Escola no país. É comum ver em outros países onde as condições de vida estão desenvolvidas pais a preocuparem-se em desenvolver o potencial dos seus filhos mandando-os a prática de outras actividades que não estejam estreitamente e obrigatoriamente à prática da ciência, porque só será desta maneira que se pode descobrir as potencialidades reais de um indivíduo, deixando-o fazer aquilo que quer e melhor sabe fazer e quiçá tenhamos um “Ronaldindo Gaúcho” que mesmo sem ter ido a Escola encontra-se em patamares superiores devido ao talento.
É correcto ter pessoas instruídas na base de uma educação obtida na Escola, mas é também preciso se cultivar e explorar o talento que o homem possui, principalmente quando este ainda se encontra na flor da idade.
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