segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Caso Dhlakama nas matas da Gorongosa

 

Contactos secretos podem estar a acontecer
- Fernando Mazanga, porta-voz da Renamo assegura, sem avançar pormenores, que há contactos entre as partes
- Manuel Bissopo não aceita abordar publicamente os possíveis contactos, alegadamente por ser um assunto sensível
O Governo do partido Frelimo e a maior força da oposição política moçambicana, a Renamo, podem estar em contactos secretos no sentido de ultrapassar, o mais rápido possível, o impasse que ainda prevalece em torno das reivindicações públicas que levaram Afonso Dhlakama a regressar às matas da Gorongosa.
Aliás, em relação a este assunto, Fernando Mazanga, porta-voz da Renamo, foi peremptório a confirmar o decurso do diálogo quando abordado pelo media mediaFAX.
“Contactos há sim, mas agora nada se pode avançar. Talvez para semana”– disse ele para depois aconselhar o media mediaFAX a abordar o Secretário Geral da Renamo, Manuel Bissopo.
Por seu turno, Bissopo, que tem residência habitual na cidade da Beira, diplomaticamente pediu calma ao media mediaFAX em relação a abordagem do assunto na esfera pública. Contactado na tarde deste domingo, Bissopo disse que não poderia abordar o assunto porque estava de malas aviadas para Gorongosa onde há duas semanas, o seu presidente instalou o seu quartel general, exactamente no local que em temos acolheu a antiga e primeira base central do então movimento armado. Colocou a possibilidade de abordar publicamente o assunto, muito provavelmente nesta quarta-feira logo após o seu regresso de Gorongosa.
“Podemos falar na quarta-feira assim que eu regressar de Gorongosa para onde vou daqui a pouco”- disse ele.
A confirmação da possibilidade de estarem em curso em alguns contactos entre as partes surge numa altura em que várias vozes credenciadas já publicamente anunciam alguma legitimidade nalguns pontos que fazem parte da carta reivindicativa de Afonso Dhlakama.
Neste meio, pontificam vozes como a do conceituado académico e empresário da área do ensino superior, Lourenço do Rosário, que em entrevista ao SAVANA mostrou de forma argumentada que nem tudo que o líder da Renamo pede e exige é simples asneira. Disse ele que há pontos que o governo moçambicano deve levar em conta e procurar caminhos para ultrapassá-los, tudo na perspectiva de manter a paz de que tanto o país precisa para continuar a concretizar vários programas de desenvolvimento, uns em curso outros ainda em forma de planos. Na situação em que as coisas actualmente estão, Lourenço do Rosário vê e aponta vários e potenciais focos de instabilidade que podem ser aproveitados por pessoas e entidades que podem estar interessados em criar uma situação de instabilidade no país.
Na sexta-feira, o Chefe da Defesa e Segurança da Renamo, Ossufo Momade denunciou aquilo que chamou de preparação, por parte das autoridades moçambicanas, do assalto à Gorongosa onde está Afonso Dhlakama e algumas centenas de antigos guerrilheiros seus. Entretanto, publicamente Dhlakama já disse que qualquer tentativa de ataque à Gorongosa seria respondida à medida, naquilo que foi uma autêntica demonstração de musculatura militar.
MEDIAFAX– 29.10.2012

2 comentários:

Anónimo disse...

Tantriс οrgasms are long-lasting and POWERFUL, thus allowing mοrе wiggle room for poѕt-ρrоcessing.
00 for 5 I really disliked the fact that both οf you.
Elа veгtе seu sangue ѕagradο na Terra e a fertiliza.

Waѕh clothWash clothѕ are a lot of the same Avadhоot Ρarаmpara.


Also visit mу web blog: sensual massage in London

Anónimo disse...

tramadol 50mg buy tramadol cod free - tramadol urinary retention